Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O jejum é a escola do temor a Deus – Sheikh Youssef Ajordi – 09/04/2021

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, sendo que o significado do temor a Deus é se distanciar dos atos ilícitos e praticar aquilo que satisfaça a vontade de Deus.

Esta sexta-feira é a última do mês de Sha´ban e estamos à beira do mês de Ramadhan.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus.” (2:183)

Os fiéis

O discurso é direcionado aos fiéis. O Imam Assadiq (A.S.) falou a respeito da importância desta mensagem e dizia: “O mais belo neste discurso dá fim ao cansaço e ao desgaste”.

Tem algo melhor e mais belo do que sermos classificados como fiéis? Deus está dizendo: “Ó fieis, foi prescrito sobre vos o jejum tal como foi prescrito a vossos antepassados”. Ou seja, o jejum não foi prescrito apenas sobre nós e sim sobre os povos que nos antecederam.

O jejum é a escola do temor a Deus

O temor é um grau cujo se o homem conseguir conquistar o protegerá de muitas coisas. É a fortaleza que protege o ser humano, e é como um escudo que o protege do mal. Normalmente temer é algo que se sente no interior do homem quando o ser humano sente a presença de Deus de uma forma continua.

Quando e onde sentir isto?

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, temei a Deus! E que cada alma considere o que tiver oferecido, para o dia de amanhã; temei, pois, a Deus, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis.” (59:18) Deus repete o temor a Ele duas vezes no mesmo versículo. Este temor, uma das melhores formas de conquistá-lo é o jejum, sendo também que pode ser conquistado por outros meios, mas o jejum é a melhor forma. Mas como isso acontece?

A resposta: Quem quiser conquistar o temor a Deus deve jejuar, pois durante o Ramadhan o ser humano é paciente perante as paixões e perante os prazeres. O fiel não só se abstém da comida e da bebida. Isso na verdade leva ele a se abster dos pecados e dos atos ilícitos. Com a paciência e a perseverança cujo o fiel tem para praticar o jejum e não praticar algo que o invalida esta pessoa estará se treinando e conquistando um dom cujo é o temor, que vira um hábito e ela o praticará no seu dia dia com total natureza. Ao longo do jejum quando sente a presença de Deus e por isso não quebra o jejum só isso por si só é a grande prova de que o jejum é a melhor forma de fortalecer o temor a Deus em si mesmo.

O significado de temer a Deus

O significado é muito simples. É como um imunizante que protege o corpo das infecções e ilicitudes dos pecados. É como a vacina a qual ativa o sistema imunológico do homem tornando aquele corpo imune a uma certa doença. Ao ser conquistado o temor o fiel se imuniza contra as ilicitudes e os atos que desagradam a Deus e atraem a sua ira. O temor protege o fiel do desvio e por isso dizemos: “Felicitações a quem conquistar o temor a Deus”.

O jejum do mês de Ramadhan é a melhor escola para o seu aprendizado. A fome e a sede são uma forma da pessoa conseguir sentir a fome e a sede que sentirá no dia do juízo final e a sua obediência a Deus que o fará não quebrar o jejum ao longo do dia. No fim do Ramadhan quem passar no teste receberá o diploma glorioso do temor a Deus e esperamos que todos nós conquistemos esta medalha, e para conquistar este troféu devemos entrar no mês de Ramadhan totalmente decididos que iremos temer a Deus com todas as nossas forças para podermos alcançar este grau que todos os fiéis almejam.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

«
»