Quarenta Tradições sobre os Ahlul Bait (AS)

Por: Sayyed Ali Hussein Dolat Abadi

1

‘Ata Ibn Yasar relata de Umm Salama: “O seguinte ayat do Sagrado Alcorão foi revelado em minha casa: “Permanecei em vossos lares, e não façais exibições como as (da época da) ignorância. Observai a oração, pagai o zakat, obedecei a Deus e ao seu Mensageiro. Deus deseja afastar de vós toda impureza, ó povo da Casa, bem como purificar-vos integralmente”. Em seguida, ela disse: “O Santo Profeta (saas) chamou a Ali, Fatima, Al Hasan e Al Husein e disse: “Estes formam o povo da Casa”. (Al Mustadrak- al Hakim)

2

Shahr Ibn Haushah cita de Umm Salama: “O Profeta (saas) pôs um manto sobre Ali, Al Hasan, al Husein e Fatima e disse: “Ó Allah! Estes são os membros de minha família. Mantenha-os isentos de todo tipo de impureza e inteiramente purificados.” Umm Salama perguntou: “Eu faço parte deles?” O Profeta respondeu: “Tu estás na senda da retidão.” (Musnad Ibn Hambal)

3

Safyyah, filha de Shaiba relata: “Aisha contou: “O Profeta (saas) saiu de manhã, vestindo um manto negro de lã. Então, Al Hasan ibn Ali surgiu e o Profeta (saas) o pôs sob o manto. Em seguida Al Husain ibn Ali (as) chegou e o Profeta (saas) também o cobriu com o manto. Em seguida, Fatima chegou e o Profeta (saas) também a pôs sob o manto. Por fim, Ali chegou e juntou-se a sua família embaixo do manto. Então, o Profeta (saas) recitou o ayat: “Deus deseja afastar de vós toda impureza, ó povo da Casa, bem como purificar-vos integralmente”.” (Sahih Muslim)

4

Abu Said Khudri narra do Santo Profeta (saas): “Este ayat foi revelado a respeito de cinco pessoas: Eu, Ali, AlHasan, Al Huseine Fatima: “Deus deseja afastar de vós toda impureza, ó povo da Casa, bem como purificar-vos integralmente”. (33:33)”

5

O Conceito dos Sahaba sobre Ahlul Bayt (as)

Abu Dawud narra de Abul Hamra’: “Na época do Profeta (saas) montei guarda em Medina por sete meses. Eu costumava ver o Profeta (saas) sempre que a aurora rompia; ele ia até a entrada da casa de Ali (as) e Fatima (as) e dizia: “A prece! A prece! Deus deseja afastar de vós toda impureza, ó povo da Casa, bem como purificar-vos integralmente”.”

6

Anas (relata): “Por seis meses o apóstolo de Deus(saas) passou regularmente na frente da casa de Fatima(as), sempre que saía para fazer a prece da aurora, e então dizia: “Zelai pela prece ó Ahlul Bayt! Deus deseja afastar de vós toda impureza, ó povo da Casa, bem como purificar-vos integralmente”.” (Sunan At Tirmidhi)

7

Yazid Ibn Hayyan conta: Quando Zaid Ibn Arqam citou o hadith de Çaqalain “Eu vos deixo dois encargos: O livro de Allah e minha Ahlul Bayt” nós perguntamos: “Quem são os Ahlul Bayt? As esposas (do Profeta)?” Ele respondeu: “Não. Eu juro por Allah que muitas vezes uma mulher vive algum tempo com um homem e então se divorcia e volta para o seu pai e seus parentes. A família do Profeta é formada por suas raízes e seu grupo é formado por aqueles para quem a doação em caridade foi vedada”. (S. Muslim)

8

O número de Imames dos Ahlul Bayt

Jabir Bin Samura relata: “Ouví o Mensageiro de Deus (saas) dizer: “Esta religião permanecerá até que o Dia da Ressurreição chegue ou os doze califas quraishitas vos governem”.” (ibid)

9

Jabir Ibn Abdallah al Ansari relata: Quando Allah revelou o ayat, “Ó crentes, obedecei a Deus, a Seu mensageiro e às autoridades decisivas dentre vós”. “Eu perguntei: “Ó Rasulullah, conhecemos Allah e Seu Mensageiro, mas então quem são os Ulul Amr (Autoridades Decisivas) a quem Allah tornou a obediência igual a obediência a Ele a Seu Mensageiro?” O Profeta (saas) disse: “Ó Jabir, eles são, depois de mim, os meus sucessores e os orientadores dos muçulmanos. O primeiro deles é Ali Ibn Abi Talib; em seguida Al Hasan e então Al Husein; em seguida Ali Ibn Al Husein, Mohammad Ibn ali, conhecido na Torá como Báqir, a quem tu verás. Ó Jábir, quando o vires comunica-lhe a minha saudação por mim. Depois dele, virá Sádiq, Ja’far Ibn Mohammad, então Musa Ibn Jafar, Ali Ibn Musa, Mohammad Ibn Ali, Ali Ibn Mohammad, Hasan Ibn Ali e depois dele, o Gha’im, cujo nome e cuja alcunha serão os meus. Ele é a autoridade de Allah na terra e Seu preservador (da Lei divina) entre os Seus servos. Será o filho de Hasan Ibn ali (al Askari). Será aquele por cujas mãos Allah abrirá o oriente e o ocidente. Ele permanecerá oculto de seus seguidores e dos que o amam; sua autoridade não será atestada senão por aquele que Allah tenha examinado sua fé”. Jábir disse: “Eu perguntei, “Ó Mensageiro de Allah, seus seguidores se beneficiarão com ele durante sua ocultação?” Ele respondeu: “Sim. Por Aquele que me designou para a profecia, buscarão o esplendor de sua luz e se beneficiarão em sua ausência como as pessoas se beneficiam do sol quando as nuvens o encobrem”. (Kamal Ud Din)

10

Hanash Al Kinani relata: “Eu ouvi Abu Dharr contando: “Eu ouvi o Profeta (saas) dizer: “Minha família entre vós é como a Arca de Noé para o povo dele: Quem embarcasse nela estaria a salvo e quem ficasse para trás, se afogaria”.” (Mustadrak AlHakim)

11

Disse o Mensageiro de Deus (saas): “Aquele que morre sem (reconhecer) o Imam (de sua época) morre como na época da ignorância (pré-islâmica)”. (Musnad Ibn Hambal)

12

Imam Ali (as) relatou: “O Santo Profeta (saas) informou-me que entre os primeiros que entrarão no Paraíso estarão eu, Fatima (as), Al Hasan (as) e Al Husein (as). Eu perguntei: “Ó Mensageiro de Deus! E quanto aos que me seguirem e me amarem? Ele respondeu: “Eles te seguirão até o Paraíso”.” (Mustadrak Al Hakim)

13

Zaid Ibn Arqam disse: “Um dia, o Mensageiro de Deus (saas) pregou a nós próximo a um poço chamado Khum, no caminho entre Makka e Medina. Ele louvou e glorificou a Deus, fez uma série de admoestações e em seguida disse: “Ó povo, eu sou um homem também, a quem logo um proclamador da parte do Senhor convocará, e eu o seguirei. (Portanto), eu vos deixo dois encargos: O primeiro é o Livro de Deus, o qual possui orientação e luz; assim, preservai o Livro de Deus e apegai-vos firmemente a ele. (A segunda) é a minha família (Ahlul Bayt)”.” (S. Muslim)

14

Jumi Ibn Umayr Taymi relatou: “Eu e minha tia fomos visitar Aisha. Ela foi perguntada sobre quem era a pessoa mais amada pelo Profeta (saas). Ela respondeu: “Fatima (as)”. Perguntaram então: “E entre os homens?” Respondeu: “Ali (as), que até onde eu sei, tinha o hábito de jejuar e manter-se em devoção durante a noite”. (Sunan At Tirmidhi)

15

Imam Al Baqir (as) disse sobre o ayat “Se não sabeis, recorrei aos que conhecem a Mensagem…”, “Nós (Ahlul Bayt) somos os que possuem o conhecimento da Mensagem”. (Al Manáqib)

16

Zaid Ibn Arqam narrou: “O Profeta (saas) disse a Ali, a Fatima, a Hasan e a Husein: “Eu estou em guerra com qualquer um que vos combater, e estou em paz e harmonia com qualquer um que estiver em paz e harmonia convosco”. (Tirmidhi)

17

Abu Said Khudri relata: “Eu perguntei ao Mensageiro de Deus (saas) sobre o nobre ayat” e aquele que possui o conhecimento do Livro (13:43). Ele (saas) respondeu: “Refere-se a meu irmão, Ali Ibn Abu Talib”.” (Shawahidul Tanzil)

18

Relata o Imam Ali (as): “Sempre que eu perguntava algo ao Santo Profeta (saas), ele me respondia; eu ficava em silêncio e então, ele começava a falar”. (Tirmidhi)

19

O Imam Sadiq (as) disse: “Nossos seguidores (xiitas) são castos, dedicados, leais, dignos de confiança e austeros. Eles praticam cinquenta raka’s de prece diariamente; dedicam-se às preces durante a noite e jejuam durante o dia; pagam o zakat daquilo que possuem; cumprem o Hajj e se abstêm de qualquer ato ilícito”. (Sifatul Shi’a)

20

“Certa vez, Ibn Abass Al Hassan e Al Hussein (as) adoeceram. Ali (as), Fatima (as) e Fidda, sua serva, fizeram o voto de jejuar por três dias (pedindo a Deus) pela saúde deles. Ambos se recuperaram. Ali (as), conseguiu por empréstimo 3 sa’a de cevada. Fatima (as) moeu uma parte da cevada e preparou cinco pães para o desjejum. No momento que se preparavam para quebrar o jejum, um pedinte veio até a porta e disse: “Saudações a vós, família do Profeta. Eu sou um muçulmano necessitado, dai-me um pouco de comida, para que Allah vos alimente no Paraíso”. Eles preferiram servi-lo. Assim, passaram a noite apenas bebendo água e jejuaram o dia seguinte. No momento do chamado da prece do crepúsculo, prepararam a refeição do desjejum. Foi quando um órfão apareceu à porta, e eles o serviram com o que tinham. No final do terceiro dia, um cativo veio até eles no momento do desjejum e pediu algo para comer, e novamente doaram o pão que tinham. Na manhã seguinte, Ali (as) e seus dois filhos foram até o Profeta (saas). Quando ele (saas) nos viu tremendo de fome, disse: “Quão angustiante é vê-los nesse estado!” O profeta (saas) voltou com eles até a casa e encontrou Fatima (as) em oração, enfraquecida pela fome e com os olhos fundos. O Santo Profeta (saas) ficou aflito com o que viu. Naquele momento Gabriel desceu e disse: “Ó Mohammad! Recebe a sura Insan; Allah te felicita por tua Ahlul Bayt.” Em seguida, recitou a sura para ele”. (Kashful Ghummah)

21

Urwah Ibn Al zubayr relata: “Nós estávamos sentados na mesquita do Profeta conversando sobre os feitos dos que estiveram em Badr e Ridwan. Abu Darda disse: “Ó povo! Desejais que eu vos apresente aquele cuja riqueza é menor do que a todos, cuja castidade está acima de todas as demais, e cuja adoração é a mais assídua?” As pessoas perguntaram quem seria aquele. Ele respondeu “Ali Ibn Abu Talib”.” (Al Amali)

22

Abdallah Ibn Ubaid Ibn Umar relatou: “Al Hassan Ibn Ali (as) realizou a peregrinação vinte cinco vezes, a pé. Não obstante tivesse cavalos de raça a sua disposição”. (Mustadrak Al Hakim)

23

Abu Matar Al Basri relatou: “Ali havia chamado seu servo várias vezes e não obtivera resposta. O Imam (as) saiu e o encontrou junto a porta, então disse: “Por que não atendeste?” O servo respondeu: “Eu estava com preguiça e tinha certeza que tu não me castigarias”. O Imam (as) disse: “Louvado seja Deus por me incluir entre os indivíduos que não inspiram temor ou ameaça aos demais…” (Al Manáqib)

24

Disse o Mensageiro de Deus (saas): “Tende cuidado no que diz respeito a minha família; tende cuidado no que diz respeito a minha família; tende cuidado no que diz respeito a minha família!” (S. Muslim)

25

Relata Ibn Abbas: “Quando foi revelado o ayat: “(Ó Mohammad) dize: “Não peço recompensa alguma por isso (o encargo da Profecia) exceto o amor por meus parentes”. As pessoas perguntaram: “Ó Mensageiro de Deus! Quem são estes teus parentes, a quem o amor é compulsório de nossa parte?” Ele respondeu: “Ali, Fatima e seus dois filhos”.” (Al Kas’shaf)

26

Imam Hasan Ibn Ali (as) ministrou um sermão quando Ali (as) foi martirizado e depois de louvar a Deus, disse: “Eu pertenço a uma família a quem Deus tornou compulsório o amor, para todo muçulmano. Ele, o Bendito, o Ingente revelou a Seu Mensageiro: “Dize: “Não peço recompensa alguma por isso (o encargo da Profecia) exceto o amor por meus parentes. E a quem quer que seja que praticar uma boa ação, Nós aumentaremos sua excelência”. (42:23) E esse incremento do bem é o amor a nós, Ahlul Bayt.” (Tirmidhi)

27

Zaid Ibn Arqam relata: “Quando o Mensageiro de Deus (saas) retornou de sua última Peregrinação e parou em Ghadir Khum, ordenou que varressem o chão sob uma árvore e disse; “Allah é o meu patrono e eu sou o guardião de todo crente”. Em seguida, pegou a mão de Ali e a ergueu, dizendo: “Para aquele que eu for guardião, este homem também será seu guardião. Ó Allah, ama aquele que o amar e sê inimigo daquele que for seu inimigo”.”

28

Anas Ibn Malik e Buraida narraram: “O Mensageiro de Deus (saas) recitou o seguinte ayat: “(essa luz brilha) nas casas onde Allah permitiu que (Seu nome) fosse exaltado”. (24:36). Um homem levantou-se e disse: “Ó Mensageiro de Deus, que casas são essas?” Ele respondeu: “As casas dos profetas”. Abu Bakr levantou-se e perguntou: “Ó Mensageiro de Deus, a casa de Ali e Fatima está entre elas?” O Profeta (saas) respondeu: “Sim, e é a mais bela”.

29

Abdul Rahman Ibn Abi Laila narrou: “Ka’ab Ibn Ojrah encontrou-me e perguntou: “Gostarias de receber um dos presentes que ouvi do Profeta (saas)? Eu respondi: “Sim. “Então ele disse: “Nós perguntamos ao Mensageiro de Deus como devíamos enviar o salawat, da maneira correta, segundo a instrução dada por Deus. Ele disse: “Dize: “Ó Allah, exalta Mohammad e sua família como exaltaste Abraão e sua família. Em verdade, Tu és Beneficente, Digno de Louvor. Ó Allah, abençoa Mohammad e sua família como abençoaste Abraão e sua família. Tu és Beneficente e Digno de Louvor”.”

30

Disse o Mensageiro de Deus (saas): “O sallah oferecido sem o salawat para mim e minha família, não é aceito por Deus”.

31

O Mensageiro de Deus (saas) disse: “Amai a Deus por Suas graças, as quais vos são concedidas, amai a mim, por Deus e amai a minha família, por mim”.

32

Zaid ibn Arqam relata: “Eu estava à serviço do Mensageiro de Deus (saas) quando Fatima (as) havia saído de sua casa, vestida num manto grosseiro, e se encaminhava ao aposento do Mensageiro (saas). Seus filhos, Hasan e Husein a acompanhavam e Ali caminhava um pouco atrás deles. O Santo Profeta (saas) olhou para eles e disse: “Aquele que os ama, ama a mim e aquele que os odeia, na verdade, odeia a mim”. (S. Tirmidhi)

33

Umm Salama relatou: “Eu ouvi o Mensageiro de Deus (saas) dizer a Ali: “Os hipócritas não terão amor por ti e os crentes jamais serão teus inimigos”.” (Musnad Ibn Hambal)

34

Disse o Mensageiro de Deus (saas): “No dia do Juízo nenhum servo dará um passo sem antes ser questionado sobre quatro coisas: sua vida e como a passou; seu corpo e o modo como o utilizou; suas posses, o modo como foram adquiridas e como foram gastas; e sobre o amor em relação a nossa família (Ahlul Bayt)”.

35

Disse o Mensageiro de Deus (saas): “Eu juro por Allah, nenhum servo amará minha família sem que Allah, o Glorioso, o Altíssimo, conceda-lhe uma luz que o porá junto a mim diante do Haudh no Dia do Julgamento. Allah estará oculto para aqueles servos que foram inimigos de minha família”.

36

O Imam Ali (as) relatou: “O Mensageiro de Deus (saas) segurou as mãos de Hasan e Husein e disse: “Aquele que amar a estes dois e a seus pais estará junto a mim no Dia da Ressurreição”.”

37

Disse o Mensageiro de Deus (saas): “Todo aquele que odeia os Ahlul Bayt é um hipócrita”.

38

Disse o Mensageiro de Deus: “Ó filhos de Abdul Mutalib! Eu pedi a Deus três coisas para vós: Que Ele vos desse perseverança; que oriente os extraviados e confira conhecimento aos ignorantes. Eu também pedi a Deus que vos tornasse generosos, corajosos e afáveis. Assim, se um homem entre vós ficar em pé no local de oração de Abraão, inclinar-se, realizar as preces diárias e o jejum, porém encontrar-se com Deus nutrindo ira ou ódio para com Mohammad ou sua família (Ahlul Bayt), será introduzido no Inferno”. Al Mustadrak Al Hakim

39

O Mensageiro de Deus (saas) disse: “Existem seis pessoas a quem Deus, eu e todos os profetas, cujas preces são atendidas, amaldiçoaram: Aquela que acrescenta algo ao Alcorão, aquela que considera o decreto de Deus uma mentira; aquela que deseja dominar, forçar ou humilhar alguém que for honrado perante Deus; aquela que busca respeitar ou honrar uma pessoa a quem Deus destinou a humilhação; aquela que abandona a minha tradição; e aquela que considera ilícito o que minha Ahlul Bayt predicou e considera permissível o que é ilícito”.

40

O Mensageiro de Deus (saas) disse: “Logo depois que eu me for a minha nação assassinará os membros de minha família e os expulsará de suas casas. Decerto que as tribos que mais me odeiam são Bani Umayyah, Bani Mughayrah e Bani Makhzum”.

«
»