Sua recomendação a Abu Jafar Muhammad bin Na Numan Al Ahwal3

Abu Ja’far relatou que o Imam Assadeq (A.S.) lhe disse: Allah o Glorificado imputou a desonra à algumas pessoas no Alcorão Sagrado por terem revelado segredos. Abu Ja’far perguntou: “Que Allah faça de mim teu sacrifício, onde se encontra isso no Alcorão Sagrado?” O Imam (A.S.) respondeu: Em Seu dizer: “Ao tomarem conhecimento de alguma notícia, quer fosse de paz ou de guerra, divulgavam com espalhafato…” (Alcorão Sagrado, C.4 – V.83) Então, acrescentou: Os que divulgam nossos segredos são como os que desembainham espadas contra nós. A misericórdia de Allah esteja sobre aquele que esconde sob seus pés tudo o que ouve sobre nossas questões ocultas.

Meu conhecimento dos maus entre vós é mais preciso do que o conhecimento de um veterinário acerca de seus animais enfermos. Os maus que estão entre vós são os que recitam o Alcorão Sagrado publicamente apenas, cumprem as preces no último momento do tempo prescrito e não controlam suas línguas. Quando Al Hassan bin Ali (A.S.) foi apunhalado e o povo se rebelou, ele admitiu um acordo com Muawiya. Por isso, seus seguidores vieram até ele e disseram: “A paz sobre ti, promotor da humilhação dos crentes!” Ele (A.S.) disse: “Não sou eu quem humilha os crentes. Sou quem consolida os crentes. Quando percebi que eram mais fracos do que eles, busquei a paz para que vós e eu também pudéssemos permanecer entre eles”. Por essa mesma razão o sábio Khidr avariou o barco para que seus proprietários pudessem mantê-lo4.

Ó filho de Annu’man, quando eu digo algo para algum de vós, ele conta para outros o que eu disse. Tal atitude o faz merecer minha maldição e reprovação. Meu pai costumava dizer: “Nada é mais agradável do que a taqiyyah. É a melhor proteção dos crentes fiéis. Sem a taqiyyah, Allah não teria sido adorado”.5

Allah diz a esse respeito: “Que os fiéis não tomem por confidentes os incrédulos, em detrimento dos outros fiéis. Aqueles que assim procederem, de maneira alguma terão o auxílio de Allah, salvo se for para vos precaverdes e vos resguardardes”. (Alcorão Sagrado, C.3 – V.28)

Ó filho de Annu’man, toma cuidado com a discórdia, pois anula as boas ações. Toma cuidado com a discussão, pois resulta em destruição. Cuidado com a inclinação à disputa, pois isso te afastará de Allah. Aqueles que te precederam costumavam manter silêncio, e tu estás a aprender como falar! Se algum deles desejasse se dedicar à adoração, teria que aprender a se manter em silêncio por dez anos primeiro. Se aprendesse corretamente, então se iniciaria na adoração. Do contrário, diria: Não estou preparado o bastante para isso. Somente estará à salvo aquele que se mantém em silêncio diante da obscenidade e que tolera o prejuízo sob o governo de autoridades injustas. Esses são os castos, os puros e os verdadeiros seguidores. Ademais, são crentes fiéis. Os mais hediondos para mim são os que propagam notícias, os fofoqueiros e os invejosos. Não são dos meus e eu não sou deles. Meus discípulos são somente aqueles que se submetem aos nossos assuntos, aos nossos rumos, e que se apóiam em nós em todo assunto. Eu juro por Allah, se doares ouro no peso equivalente a esta terra na causa de Allah, e em seguida invejares um crente, serás derretido junto com esse ouro e então queimado no Inferno. Ó filho de Annu’man, o que revela nossos segredos é mais corrupto do que aquele que assassina um dos nossos com a espada. Ele é certamente mais corrupto. Ele é certamente mais corrupto.

Ó filho de Annu’man, aquele que narra algo que deve ser mantido em segredo, está nos assassinando intencionalmente. Ó filho de Annu’man, nas sombras do regime opressor, deves receber calorosamente todos aqueles que teme. Aquele que se opõe abertamente a um governo injusto está se matando, se destruindo. Allah diz: “não permitais que vossas mãos contribuam para a vossa destruição…” (Alcorão Sagrado, C.2 – V.195)

Ó filho de Annu’man, em verdade, nós, a família do profeta, ainda não nos livramos de Satã nas pessoas daqueles que não estão nem conosco nem com nossa religião. Quando um indivíduo desses é exaltado e respeitado pelo povo, Satã prontamente ordena que fabrique mentiras contra nós. Sempre que um desses se vai, outro surge. Ó filho de Annu’man, aquele que diz, “eu não sei”, quando não encontra resposta para uma questão está se comportando com justiça em relação ao conhecimento. Os crentes fiéis que nutrem rancor numa determinada situação devem se livrar desse sentimento logo que a situação chegue ao m. Ó filho de Annu’man, o sábio, o Imam puri cado, não pode te contar tudo o que sabe, porque é o segredo de Allah que Ele o revelou a Gabriel. Gabriel o revelou a Mohammad e ele o revelou a Ali (A.S.), que o revelou a Al Hassan (A.S.), que o revelou a Al Hussein (A.S.), que o revelou a Ali Ibn Hussein (A.S.), que o revelou a Mohammad al Baqer (A.S.), que o revelou a alguém. Não sejas apressado. Essa questão6 esteve prestes a surgir três vezes, porém, foi adiada pois tu a declaraste publicamente. Teus inimigos conhecem melhor os teus segredos.

Ó filho de Annu’man, proteja a ti mesmo. Tu me desobedeceste. Não reveles os meus segredos. Al Mughirah Bin Sayyed criou mentiras sobre meu pai e revelou seus segredos, por conseguinte, Allah o fez sofrer o calor do ferro. Da mesma maneira, Abul Khattab mentiu sobre mim e revelou meus segredos; assim, Allah o fez sofrer o calor do ferro. Aqueles que guardarem nossos assuntos, Allah os adornará com isso neste mundo e no outro, concederá a eles suas porções, e os protegerá do calor do ferro e da estreita prisão no túmulo. Certa vez, os israelitas foram atingidos por uma severa fome, ao ponto de seus animais e filhos perecerem. Por isso, o profeta Moisés (A.S.) suplicou a Allah que os salvasse. Allah disse: “Ó Moisés, eles praticaram abertamente a fornicação e a usura, construíram templos e desperdiçaram o zakat”. Moisés disse: “Ó Senhor, tem misericórdia deles por Tua compaixão. Eles não têm compreensão”. Assim, Allah informou a Moisés que enviaria a chuva sobre eles e os testaria por quarenta dias. Contudo, eles comentaram em público o assunto, então, Allah fez a chuva cessar por quarenta dias. Do mesmo modo, quando tua questão estava prestes a surgir, tornaste público o assunto em nossas reuniões. Ó Abu Ja’far, o que tens a ver com as pessoas? Deixe-as em paz e não chames ninguém para esse assunto. Eu juro por Allah, se os habitantes dos céus e da terra se ajudassem com o intuito de desviar um servo a quem Allah queira guiar, não seriam capazes de fazê-lo. Deixa as pessoas em paz e não digas este é meu irmão, meu tio ou vizinho.

Quando Allah o Glorificado quer beneficiar alguém, torna sua alma tão fecunda que ele aceita qualquer coisa boa e recusa qualquer mal. Então, Allah lança uma palavra em seu coração que corrige inteiramente seu assunto. Ó filho de Annu’man, se desejas que teu irmão preserve tua amizade, não zombe dele nem discuta com ele, não o trates com soberba nem o maltrates. Não conte todos os teus segredos para ele, somente os segredos que não te prejudicarão no caso de teu inimigo chegar a conhece-los; porque é possível que algum dia teu amigo venha a se tornar teu inimigo. Ó filho de Annu’man, um servo não será um crente el até que aprenda três coisas, uma de Allah, outra de Seu Mensageiro e outra do Imam. O que ele deve aprender de Allah é a salvaguarda dos segredos, Allah o Glorificado diz: “Ele é o conhecedor do Invisível e não revela os Seus mistérios a quem quer que seja”. (Alcorão Sagrado, C.72 – V.26) O que deve aprender com o Profeta (S.A.A.S.) é tratar as pessoas com gentileza. O que deve aprender com o Imam (A.S.) é ser perseverante diante do infortúnio e das crises até que o Alívio (o socorro de Allah) aconteça.

Ó filho de Annu’man, a eloquência não é a agudeza da língua nem o falar excessivamente; é a objetividade e o argumento pela evidência. Ó filho de Annu’man, aquele que se senta com aqueles que ofendem os amados de Allah está sendo desobediente a Ele. Aquele que reprime sua ira por nossa causa, quando não pode demonstrá-la, estará conosco no ponto mais elevado. Allah fará aqueles que começam o seu dia revelando nossos segredos provarem o calor do ferro e a estreita prisão no túmulo. Ó filho de Annu’man, não busques o conhecimento com o intuito de ostentá-lo, por orgulho ou por prazer com a polêmica. Não o abandones pelo desejo da ignorância, por menosprezo à erudição ou por acanhamento diante das pessoas. O conhecimento protegido se assemelha a uma tocha coberta.

Ó filho de Annu’man, quando Allah o Glorificado deseja o bem de um servo, Ele coloca um ponto branco em seu coração. Assim, o coração estará na busca do que é certo. Então o servo será tão rápido como um pássaro retornando a seu ninho para resolver seus assuntos. Ó filho de Annu’man, Allah fez o amor a nós, a família do Profeta, descer dos céus. O depositou em reservatórios, como aqueles destinados ao ouro e a prata, sob o Trono Divino. Ele o fez descer em quantidades limitadas e o entregou somente à melhor de Suas criaturas. Se encontra numa nuvem semelhante àquelas das chuvas. Allah deseja entregá-lo exclusivamente a quem Ele ama; então, permite que a nuvem o derrame sobre o agraciado. Assim, desce como a chuva sobre os fetos nos úteros de suas mães.


3 Foi um dos companheiros eis do Imam Assadiq e do Imam Al-Kadhem (A.S.). Um el sábio, devoto e um grande orador. Autor de diversas obras tais como o livro do “Imamato” e o livro da “Sabedoria”.

4 Se refere à história de Moisés (A.S.) e do Sábio Khidr que é mencionada no Alcorão Sagrado (C.65 – V.82).

5 A taqiyyah é a dissimulação da fé diante dos inimigos em situações de perseguição ou em que a revelação da crença pode por em risco a vida do el.

6 A questão mencionada é o advento do Imam Mahdi (A.S.).

- voltar -