Os textos e dizeres apresentados a seguir foram transmitidos pelo Imam Abu Abdillah Jafar bin Mohammad Assadeq (A.S.).

Sua recomendação a Abdullah bin Jundab1

Relata-se que o Imam Assadeq (A.S.) disse:

Ó Abdullah, Satã montou suas armadilhas neste mundo enganoso visando somente os nossos seguidores, mas, na opinião deles, a vida futura é muito melhor para que busquem algo que a substitua. Em seguida disse: Ó, para os corações que estão cheios de luz este mundo se assemelha a uma serpente ou a um inimigo desconhecido. Encontram afeto em Allah e acham estranho tudo aquilo em que as pessoas mundanas encontram diversão. Em verdade, são meus seguidores. Revelam cada assunto que suscita rebelião na fé e suportam todo infortúnio. Ó filho de Jundab, é dever de todo muçulmano, que a firme nos conhecer, julgar suas próprias ações diariamente; caso perceba que praticou alguma boa ação, deverá continuar a praticá-la, e se perceber que cometeu um pecado, deve pedir perdão a Allah para que não venha a ser humilhado no Dia da Ressurreição. Abençoado seja o servo de Allah que não invejar os malfeitores pelo que possuem neste mundo. Abençoado seja o servo que se empenhar incessantemente pela vida futura. Abençoado seja aquele que não for iludido pelas falsas expectativas. A misericórdia de Allah esteja sobre aqueles que foram lâmpadas e luzes, os que propagaram nosso nome por meio de suas ações e esforços; diferem sobremaneira daqueles que divulgaram nossos segredos. Ó filho de Jundab, os verdadeiros crentes fiéis são aqueles que temem a Allah e se esforçam arduamente para que a orientação que receberam não venha a ser tirada deles. Quando recordam a Allah e Sua graça, sentem-se apreensivos e receosos. Se os versículos de Allah são recitados diante deles, aumentam sua fé em virtude do poder que Ele demonstra, e depositam a confiança em seu Senhor.

Ó filho de Jundab, no passado, a ignorância estava ereta e fundamentada. A razão disso era que tomavam a religião de Allah como um passatempo ao ponto de que um indivíduo fazia algo, em nome de Allah, com a intenção a outro. Tratava-se de um povo injusto. Ó filho de Jundab, se os nossos seguidores escolherem a retidão os anjos os cumprimentarão e eles receberão provisões das alturas, dos céus e da terra, e Allah atenderá todas as suas súplicas. Ó filho de Jundab, fala somente o que for bom sobre os pecadores de teu grupo. Deves suplicar a Allah insistentemente para guiá-los para o arrependimento. Aquele que nos apresenta, que nos segue, que se afasta de nossos inimigos, que diz somente o que sabe, que não diz nada que ignore ou que considere isso grave, estará no Paraíso. Ó filho de Jundab, perecerá aquele que confiar em seus atos. Aquele que comete pecados e Confia inteiramente na misericórdia de Allah, não se entristecerá. Os seguros são aqueles que se encontram entre o temor e a esperança; cujos corações se encontram numa situação semelhante a estar na garra de um pássaro, devido a ansiedade pela recompensa e o medo do castigo.

Ó filho de Jundab, aquele que car satisfeito ao saber que Allah lhe dará as huris do Paraíso em casamento e uma coroa de luz, deverá ser bom com seu irmão na fé. Ó filho de Jundab, dorme pouco à noite e fala pouco durante o dia. Os órgãos menos agradecidos do corpo são os olhos e a língua. A mãe do profeta Salomão (A.S.) o instruiu, dizendo: “Ó filho, toma cuidado com o hábito de dormir muito, pois isso te fará pobre no dia em que as pessoas precisarão de suas ações”. Ó filho de Jundab, Satã tem algumas armadilhas que usa para os incautos. Assegurai-vos contra suas armadilhas e laços. Abdullah bin Jundab relatou que perguntou, “ó filho do Mensageiro de Allah, quais são essas armadilhas e laços?” E o Imam Assadeq (A.S.) respondeu: A armadilha de Satã é a negação da caridade aos irmãos, e o laço é dormir sem cumprir as preces obrigatórias. Em verdade, nenhuma adoração é mais meritória do que caminhar para uma visita e doação em caridade aos irmãos na fé. Ai daqueles que descuidam de suas preces, que dormem negligentemente, e que zombam de Allah e de Seus sinais. “…não participarão da bem-aventurança da vida futura; Allah não lhes falará nem olhará para eles, no Dia da Ressurreição, tampouco os puri cará e sofrerão um doloroso castigo”. (Alcorão Sagrado, C.3 – V.77)

Ó filho de Jundab, Allah proverá de tranquilidade aquele que começar o seu dia preocupado em como salvar-se do Inferno, buscando poucos favores de seu Senhor. Allah fará do Inferno a morada daquele que enganar, humilhar e agredir seu irmão. Quem invejar um crente el, sua fé dissolverá como o sal dissolve na água. Ó filho de Jundab, aquele que se esforça para ajudar seu irmão se compara ao que caminha entre Safa e Marwa durante a peregrinação. Aquele que atende seu irmão em necessidade é considerado no mesmo grau que aquele cujo sangue foi derramado nas batalhas de Badr e Uhud na causa de Allah. Allah não puniu um povo sem que antes desrespeitassem os direitos dos pobres entre eles. Ó filho de Jundab, informa aos nossos seguidores que não estejam muito tranquilos. O caminho da aderência a nossa liderança não é obtido sem piedade, dedicação e o consolo aos irmãos, por Allah. Aquele que oprimir as pessoas não fará parte dos nossos seguidores. Ó filho de Jundab, as características de nossos seguidores são muitas: generosidade, liberalidade com os irmãos, o cumprimento de cinquenta ra’kat2 de dia ou de noite (os dezessete obrigatórios e trinta e três voluntários). Nossos seguidores nunca gritam como cães nem são avaros como corvos. Nunca moram ao lado de nossos inimigos nem pedem coisa alguma a quem nos odeia quando se encontram em extrema dificuldade. Nossos seguidores não comem a carne da enguia nem passam as mãos sobre os calçados durante a ablução. Observam o cumprimento da prece do meio do dia e não consomem nenhuma bebida inebriante. Abdullah bin Jundab relato que perguntou: “Que Allah me faça o teu sacrifício, onde posso encontrar esses seguidores?” E o Imam Assadeq (A.S.) respondeu: Tu os encontrará nos cumes das montanhas e nos limites das cidades. Sempre que estiveres numa cidade, conhecerás o el perguntando ao povo sobre quem entre eles é o que não é vizinho de ninguém e que ninguém é vizinho dele. Esse é o crente el. É o que diz Allah no Alcorão Sagrado: “E um homem socorreu da parte mais afastada da cidade…” (Alcorão Sagrado, C.36 – V.20) Era Habib, o carpinteiro, o único crente fiel.

Ó filho de Jundab, todos os pecados são passíveis de perdão, exceto o ato de maltratar alguém do teu grupo. Toda caridade é aceitável exceto aquela que é feita por ostentação. Ó filho de Jundab, ama as pessoas por Allah. Agarra-te ao apoio mais firme. Persevera na orientação para que tuas ações sejam aceitas. Allah diz: “Somos indulgentíssimo com o el, arrependido, que pratica o bem e se encaminha”. (Alcorão Sagrado, C.20 – V.82) Portanto, somente a fé será aceita. Nenhuma fé sem ação, nenhuma ação sem convicção e nenhuma convicção sem submissão. A liderança de todos esses itens pertence à orientação. As ações daquele que segue a orientação correta será aceita e ascenderá até o Domínio Divino. “Allah orienta à senda reta a quem Ele quer”. (Alcorão Sagrado, C.2 – V.213) Ó filho de Jundab, se almejas a proximidade de Allah, o Glorificado, e morar no Paraíso elevado em Sua vizinhança, deverás desprezar os prazeres mundanos, considerar a morte continuamente e não deixar nada para amanhã.

Fica sabendo que conseguirás a recompensa de tudo que adiantares em caridade, e sofrerás o castigo por tudo o que atrasares nesse sentido. Ó filho de Jundab, aquele que se priva de aproveitar do que possui está acumulando para outros. Aquele que obedece suas paixões está obedecendo ao seu inimigo. Para aqueles que confiam Nele, Allah resolverá seus assuntos mundanos e os seus assuntos da vida futura, e preservará para eles tudo o que perderem. Aquele que não escolhe a perseverança para enfrentar cada infortúnio, agradecer por toda graça, e a calma para lidar com toda complexidade, certamente não vencerá. Sê tolerante sempre que um infortúnio te atingir, seja em teu filho, em teus bens ou em outros assuntos de tua vida. A realidade de todo infortúnio é que Allah toma por empréstimo e devolve a dádiva para testar tua tolerância e modo de pensar. Confia em Allah de um modo que não venhas a ousar desobedecer a Ele. Tema a Allah de um modo que não desesperes de Sua misericórdia. Não creias na palavra e no elogio do ignorante para que não te tornes um arrogante, tirano ou em alguém que superestima suas ações. A adoração e a modéstia são as melhores ações. Não desperdice teus bens e considera o que é direito de outros, o que deixarás para eles. Fica satisfeito com o que Allah está dando a ti.

Nunca olhes para o que os outros possuem. Não espere aquilo que não virá para as tuas mãos. Aquele que se satisfaz com o que tem alcança a autossuficiência, o que não se satisfaz com o que tem nunca se saciará. Toma a tua porção da vida futura. Não sejas arrogante quando for agraciado com bens nem intolerante quando provares da pobreza. Não sejas tão grosseiro ao ponto de que as pessoas evitem se aproximar de ti. Não sejas modesto de uma maneira que alguém chegue a humilhar-te. Não discutas com aquele que está acima de ti. Não zombes daquele que ocupa uma posição subalterna a tua. Não dispute sobre algo cujos donos por direito formam a parte contrária. Nunca dê ouvidos ao tolo. Não te humilhes diante de ninguém. Nunca confie na proteção de ninguém. Não te dediques a algo sem antes verificá-lo completamente, e conheça como entrar e sair de uma situação para não te lamentar. Considera teu intelecto um parente cuja opinião procuras. Considera teu conhecimento um pai que segues o que ele diz. Considera teu ego um inimigo contra quem lutas e um empréstimo que terás que pagar. Foste designado médico de ti mesmo e te foi mostrada a receita para a cura do mal e o remédio. Atenta, pois, para a maneira como tratarás de ti mesmo. Se fizeste um favor a alguém, não cometas uma falta, mencionando o que fizeste ou demonstrando alguma exigência de consideração da parte favorecida. Deves, antes, adicionar um favor ao anterior. Tal atitude será mais conveniente e ratificará a tua recompensa na vida futura. Sê discreto no falar e serás reconhecido indulgente, quer sejas sábio ou ignorante. O silêncio é um ornamento diante dos sábios e uma proteção diante dos ignorantes.

Ó filho de Jundab, certa vez, Jesus o filho de Maria (A.S.) perguntou aos seus companheiros: “Se por acaso, um de vós passar por um de seus irmãos e perceber que sua túnica está levantada e que parte de seus genitais está à mostra, deverá cobri-lo ou descobrir inteiramente seus genitais?” “Decerto que deverá cobri-lo”, responderam. “Não, descobrirá inteiramente seus genitais”, disse ele. Então, perceberam que ele falava por uma parábola. “Ó espírito de Allah, como é isso?” perguntaram. Ele (A.S.) explicou: “Quando perceberdes o erro de vosso irmão, não devereis escondê-lo. Eu vos digo, em verdade, que não conseguireis o que desejais até que abandoneis vossas paixões. Não olheis para a mulher estranha pois o olhar acende o apetite sexual no coração. O que será iniquidade su ciente. Abençoados sejam aqueles cuja visão está no coração e não nos olhos. Não procureis os defeitos alheios se comportando como senhores. Deveis inspecionar os vossos defeitos, se comportando como escravos. As pessoas ou são doentes ou sadias. Sede bondosos com os doentes e agradecei a Allah pela saúde”.

Ó filho de Jundab, respeita aquele que tenha rompido relações contigo, dá a ele o que ele te negou, trata com bondade aquele que te maltratou, cumprimenta aquele que te ofendeu, sê justo com aquele que discutiu contigo e perdoa aquele que te prejudicou do mesmo modo que gostarias que os outros te perdoassem. Extrai lições do perdão que recebes de Allah; não vês, acaso, que o sol de Allah cobre os piedosos e os depravados e que a Sua chuva cai sobre os virtuosos e os malfeitores? Ó filho de Jundab, não faças caridade abertamente com o propósito de que as pessoas se aliem a ti. Se o fizeres, a recompensa será tirada de ti. Não deves deixar que a mão esquerda saiba o que a mão direita doou. Aquele a quem dás a caridade em segredo certamente te recompensará abertamente diante de todos, no dia em que não será prejudicial a ti que as pessoas testemunhem tua caridade. Abaixa tua voz, pois o teu Senhor Que conhece tudo o que dizes em voz baixa ou audível, já conhece a questão antes que tu perguntes. Quando jejuares, não deves falar mal de ninguém, nem oprimir a pessoa alguma. Não sejas como aqueles que jejuam por ostentação, com suas faces empoeiradas, seus cabelos desgrenhados e bocas ressecadas apenas para fazer as pessoas saberem que estão jejuando.

Ó filho de Jundab, todo bem e todo mal estão diante de ti; verás o verdadeiro bem e o verdadeiro mal na vida futura. Allah o Glorificado pôs todo bem no Paraíso e todo mal no Inferno, pois ambos se perpetuam. É dever teu, a quem Allah agraciou com a orientação, honrou com a fé, premiou com inteligência, concedeu um cérebro com o qual as graças são reconhecidas, e deu conhecimento e sabedoria para administrar os assuntos religiosos, que, portanto, consideres obrigatório para ti agradecer a Allah, nunca demonstrar ingratidão, nunca esquecer, mas sim, obedecer e nunca desafiar a Ele. Tal obrigação se refere tanto as antigas graças que Allah perfeitamente avaliou, como as novas que Ele concedeu após a criação, as grandes recompensas que Ele prometeu, o favor de impor sobre ti somente o possível e a garantia que Ele deu de auxiliá-lo no cumprimento disso. Ainda assim, o homem ignora e não é capaz de fazer o que Allah lhe ordenou. Escolheu menosprezar o vínculo entre o Senhor e ele, seguiu seus caprichos, passou à aquiescência com suas paixões e preferiu este mundo à vida futura, e no entanto, tem esperança de habitar o Paraíso Mais Elevado.

Não esperes ter as posições dos benfeitores enquanto praticares as ações dos malfeitores. Quando a Hora ocorrer, a Ressurreição surgirá, a Grande Calamidade virá, o Onipotente estabelecerá a balança para o julgamento e as criaturas serão trazidas à vida para o Dia do Juízo, então saberás de quem será a honra e a exaltação e de quem será a tristeza e a frustração. Portanto, esforça-te neste mundo para que sejas triunfante no outro.

Ó filho de Jundab, em uma de Suas revelações, Allah, o Majestoso, o Glorificado, disse: “Somente aceitarei as preces daquele que se humilhar diante de Minha grandeza, que se abstiver dos prazeres por Minha causa, que passar o seu dia recordando a Mim, que nunca tiranizar Minhas criaturas, que atender o faminto, que vestir o desnudo, que tratar com bondade o que sofreu uma tragédia, e que abrigar o viajante. Sua luz brilhará como a luz do sol. Eu darei a ele luz na escuridão e serenidade na crise. Eu o protegerei com Meu poder e designarei meus anjos como seus guardiões. Eu atenderei quando chamar por Mim e Darei a ele o que pedir. Tais servos se assemelham ao Paraíso Mais Elevado, seus frutos são inigualáveis e não se alteram”.

Ó filho de Jundab, o Islam é desnudo; a modéstia é sua veste, o decoro é o seu ornamento, a boa ação é o seu caráter e a piedade é o seu pilar. Tudo possui uma base. A base do Islam é o amor a nós, a família do Profeta. Ó filho de Jundab, Allah, o Abençoado, o Exaltado, possui uma muralha de luz que é estruturada com berilos e seda, e decorada com a mais na seda verde; tal muralha se encontra fixa entre nossos inimigos e nossos seguidores. Quando os cérebros ferverem, os corações chegarem às gargantas e os fígados forem queimados no longo período do tormento da Ressurreição, os queridos por Allah serão levados para dentro dessa muralha. Estarão sob a proteção de Allah. Terão tudo o que desejarem e tudo o que agradar aos seus olhos. Os inimigos de Allah estarão cobertos de suor e tomados pelo terror. Olharão para o que Allah terá designado para eles e dirão: “Por que não vemos aqui, aqueles (os fiéis) que contávamos entre os maldosos? Aqueles dos quais escarnecíamos? Ou acaso, escapam à nossa visão?” (Alcorão Sagrado, C.38 – V.62 e 63). Então, os amados por Allah olharão e rirão deles. É o que diz Allah: “Porém, hoje, os fiéis rirão dos descrentes, e reclinados sobre almofadas, observarão”. (Alcorão Sagrado, C.83 – V.34 e 35) Naquele momento, Allah levará qualquer um que haja apoiado algum de nossos seguidores, mesmo com uma única palavra, ao Paraíso sem nenhum acerto de contas.


1 Foi um dos companheiros mais próximos do Imam Assadeq, do Imam Al-Kadhem e do Imam Al-Redha (A.S.).

2 Ciclo da oração.

- voltar -