Palavras sobre a qualidade da aderência à linhagem do Profeta (S.A.A.S.), Monoteísmo, fé, Islam, descrença e o mal

O Imam Assadeq (A.S.) perguntou a um homem que compareceu diante dele sobre sua fé. “Eu sou um de vossos seguidores e aderentes”, ele respondeu. O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Allah certamente aceitará o servo que Ele amar e dará o paraíso àquele que Ele aceitar. De que tipo de nossos seguidores tu és?” O homem não encontrou resposta. Sadir perguntou então ao Imam (A.S.): “Quantos são os tipos de vossos seguidores, filho do Profeta?” O Imam Assadeq (A.S.) falou: “Nossos seguidores são de três tipos. Um é aquele que nge ser nosso seguidor, quando na realidade, é o oposto disso; outro é aquele que nos ama secretamente e não nos segue em público, e um terceiro é aquele que nos ama secreta e abertamente. Esse é do melhor grupo de seguidores. São os que se saciam da água fresca e recebem o conhecimento da interpretação correta do Livro de Allah, da distinção do certo e do errado e das causas de todas as coisas. Portanto, fazem parte do grupo superior. A pobreza, a privação e os vários gêneros de crise são para eles mais velozes do que os cavalos de corrida. Sofreram a dificuldade e o prejuízo e têm sido abalados e testados. Por isso, têm sido feridos e assassinados, dispersos nas regiões remotas. Por meio deles, Allah cura os enfermos e enriquece os destituídos. Ademais, vós recebeis triunfo, chuvas abençoadas e ganhos somente por meio deles. São pouquíssimos em número, mas são os possuidores das melhores posições diante de Allah. O outro tipo é o mais baixo grupo. São os que nos amam publicamente, mas seguem as práticas dos governantes. Suas línguas estão conosco enquanto suas espadas estão desembainhadas diante de nossa face.

O terceiro tipo é o grupo intermediário. Nos amam secretamente e nos ignoram em público. Eu juro que se eles nos amarem secretamente com sinceridade, e não em público, serão como os que jejuam de dia e se dedicam à adoração de noite. Os sinais do ascetismo são mostrados por suas faces. São pacíficos e humildes”. O homem declarou: “Eu sou um dos que vos amam secreta e abertamente”. O Imam (A.S.) disse: “Nossos seguidores em segredo e em público possuem vários sinais com os quais são reconhecidos”. Quando o homem perguntou sobre quais seriam esses sinais, o Imam (A.S.) disse: “São certas características, a primeira delas é que conhecem o tawhid (monoteísmo) com perfeição, são cientes de seus princípios e creem na Unicidade Divina e em sua descrição. Em seguida, reconhecem os esboços, as realidades, as provisões e a interpretação da fé”. Sadir interrompeu comentando: “Ó filho do Mensageiro de Allah, eu jamais te ouvi descrever a fé dessa forma”. O Imam (A.S.) respondeu: “Sim, Sadir. O interlocutor não deve perguntar sobre a fé antes de conhecer o Único em quem ele deve acreditar”. “Ó filho do Mensageiro de Allah”, perguntou Sadir, “Poderias explicar o que disseste?” O Imam (A.S.) falou: “Aquele que afirma que conhece Allah em vista da impressão intrínseca presente no coração, é um politeísta. Aquele que afirma conhecer Allah pelo nome, não pelo significado, está afirmando o contrário, pois o nome é algo novo, criado. Aquele que afirma que adora o nome ou o significado está associando outros a Allah. Aquele que afirma que adora o significado pela descrição, não pela percepção, está se referindo a alguma coisa ausente. Aquele que afirma que adora a descrição e o que é descrito está anulando a unicidade de Allah, pois a descrição é algo diferente do que é descrito. Aquele que afirma que acrescenta o que é descrito à descrição está subestimando o que é maior. Esses todos não respeitam verdadeiramente a Allah”. “Qual é o caminho para a crença verdadeira na unicidade de Allah?”, perguntaram.

Ele (A.S.) disse: “A porta da busca está aberta e a busca da saída existe. O conhecimento presente deve preceder sua descrição enquanto que o conhecimento da descrição do ausente deve preceder o conhecimento dele”. “Como podemos conhecer a testemunha antes que conheçamos sua descrição?”, perguntaram. Ele (A.S.) respondeu: “Deveis primeiro conhece-lo, vos tornar cientes de seu conhecimento e conhecer a vós mesmos por meio dele. Não deveis vos conhecer por meio de vós mesmos. Deveis também saber que tudo o que Ele tem é para Ele próprio e por intermédio Dele próprio. Um exemplo disso foi o dos irmãos de José (A.S.) quando se dirigiram a ele perguntando, “Tu és José?” Ele disse: “Sim, eu sou José e este é meu irmão”. Eles o conheceram por meio dele. Não o conheceram por meio de outros nem por si próprios devido ao que estava impresso em seus corações. Allah diz: “(fazemos brotar vivejantes vergéis) cujos similares jamais podereis produzir”. (Alcorão Sagrado, C. 27 – V.60). O significado disso é que não deveis nomear um líder sozinhos, por vossos desejos e vontades. Quanto aos três tipos, Allah não falará com eles, não olhará para eles no Dia da Ressurreição, não os secundará e preparará para eles um doloroso castigo. São aqueles que plantam uma árvore que Allah não plantou, ou seja, são os que nomeiam um líder a partir de seus desejos, que negam um líder que Allah nomeia; que afirmam que aquelas duas pessoas (os dois imames da época) nada têm a ver com o Islam. Allah diz: “Teu Senhor cria e escolhe da maneira que melhor Lhe apraz, ao passo que eles não têm a faculdade da escolha…” (Alcorão Sagrado, C.28 – V.68).”

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