Imam Jafar ibn Mohammad Assadeq (A.S.) O sexto Imam dos Ahlul Bait (A.S.)

Nascimento: Medina, 17 de Rabi Al-Awal do ano 80 Hejrita (equivalente a 12 de maio de 699 d.C.)

Martírio: Medina, 25 de Shawal do ano 148 Hejrita (equivalente a 31 de janeiro de 765 d.C.)

Tempo de Imamato: 34 anos / Sua idade abençoada: 68 anos

Seu assassino: Abu Jafar Al-Mansour / por meio do seu empregado, Mohammad bin Salman, que o envenenou

Seu abençoado sepultamento: Medina (Cemitério de Al-Baqui)

Seu pai foi o Imam Mohammad ibn Ali Al-Baqer (A.S.), sua mãe Fátima bent Al-Qasem ibn Mohammad ibn abi Bakr, filha do primeiro Califa, e sua avó Asma bent Abdul Raman ibn Abi Bakr. O Imam Assadeq (A.S.) dizia sobre sua mãe: “Minha mãe era crente, convicta e benfeitora. E Deus ama os benfeitores”.

Nasceu na cidade de Medina, no dia do nascimento de seu avô, o grande Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), 17 de Rabi Al-Awal, no ano 80 Hejrita (equivalente a 12 de maio de 699 d.C.). Ele foi conhecido por diversos apelidos entre tais: Al-Saber (o paciente), Al-Fadhel (o virtuoso), Al-Taher (o puro), e o mais conhecido dos apelidos foi Al-Sadiq (o verdadeiro), sendo que todos os seus apelidos caracterizavam algum traço de sua grande personalidade e conduta elevada.

A opressão dos omíadas tinha se espalhado por todo o país e as injustiças praticadas por eles, especialmente no trágico acontecimento de Karbala, foram um dos principais motivos para a extinção do seu governo e aniquilação de seus rastros, abrindo o caminho para os abássidas, que tinham como lema principal, para alcançar o governo, “apoiar aos Ahlul Bait (A.S.)”. Claro que este lema foi uma mentira, uma falsidade, para poderem por meio dele alcançar o poder e ganhar o voto e apoio dos seguidores e amantes dos Ahlul Bait (A.S.).

O Imam Assadeq (A.S.) vivenciou a época de quatro governantes omíadas, que durou quarenta anos. Foram eles: Hisham ibn Abdel Malik, Yazid ibn Adel Malik, Ibrahim ibn Walid e Maruwan ibn Mohammad, apelidado de “Himar – Burro”. Ele testemunhou a revolução dos abássidas e a perseguição aos omíadas por parte dos primeiros. Então, o Imam Assadeq (A.S.) aproveitou do ambiente de transição parafirmar e fortalecer os princípios da religião e os ensinamentos islâmicos na alma das pessoas, numa época em que a descrença e o desvio dos incrédulos estava afetando a sociedade. Ele (A.S.) espalhou os ensinamentos da escola dos Ahlul Bait (A.S.) e fortaleceu seus grandiosos ensinamentos, e espalhou em todos os lados de uma forma esplêndida e grandiosa que, por exemplo, quando o Imam (A.S.) tinha sido escolhido pelo governante abássida Abu Jafar Al-Mansour diversas vezes para a divulgação dos ensinamentos islâmicos no Iraque, o Imam (A.S.) aproveitava muito bem desta oportunidade para levar adiante os conhecimentos verdadeiros e não conhecidos por grande parte das pessoas e de todas as classes sociais. Al-Hassan ibn Washa disse a sua famosa frase: “Testemunhei nesta Mesquita (Koufa) novecentos sábios, cada um com um grupo de alunos, e dizendo: Jafar ibn Mohammad (Assadeq) me disse…”

O conhecimento e as tradições foram ensinados por ele (A.S.) para mais de quatro mil homens entre tais os líderes das quatro principais escolas islâmicas sunitas, entre eles Malik ibn Anas, o líder da escola malequita, que disse: “Juro que meus olhos jamais viram alguém mais virtuoso do que Jafar ibn Mohammad, em seu ascetismo, virtude, devoção e temor a Deus. Cada vez que eu o procurava ele me honrava e vinha até mim”.

Como também Abu Hanifa, o líder da escola hana ta, que foi aluno do Imam Assadeq (A.S.) por dois anos, e disse: “Se não fossem os dois anos, Nu ́man (Abu Hanifa) iria a ruína”. Entre muitos outros sábios e líderes, pois o Imam (A.S) difundiu seu conhecimento e suas dádivas para todos. Uma das condutas do Imam (A.S.) era a sua frequente recordação de Deus, sua constante prostração e era um homem de muitas dádivas. As narrações a firmam que em um certo dia o Imam (A.S.) foi visto com uma pá de areia, num dia ensolarado, suando, e com marcas de trabalho duro em suas mãos. Então, uma pessoa chegou ao Imam Assadeq (A.S.) pedindo a licença para que fizesse aquele trabalho no lugar dele, mas o Imam disse: “Gosto quando o homem lida com o calor do sol para conseguir seu ganha pão”.

- voltar -