As joias dispersas do Imam Assadeq (A.S.)

Tal como foram chamados, por alguns xiitas, os dizeres de Imam Jafar Assadeq (A.S.).

1 – O julgamento sem a correta avaliação provoca a discrepância, a crítica causa a inimizade, a ausência de tolerância provoca o escândalo, a revelação dos segredos provoca a baixeza, a generosidade causa a inteligência e a mesquinhez leva à inadvertência.

2 – Três características reúnem o melhor deste mundo e do outro para aquele que as possuir: a aderência a Allah, a satisfação com o Seu decreto e a confiança Nele.

3 – Aquele que negligenciar três coisas estará num estado de privação: o recorrer aos generosos, o associar-se aos sábios e a atração da atenção dos influentes.

4 – Religiosidade, modéstia e generosidade. Essas três coisas geram a afeição alheia.

5 – Aquele que renegar três coisas obterá outras três: aquele que renegar o mal obterá a dignidade; aquele que renegar a arrogância obterá a nobreza; aquele que renegar a avareza obterá a honra.

6 – Três características geram o ódio: a hipocrisia, a opressão e a presunção.

7 – Aquele que não tiver uma destas três características não será considerado um nobre: um intelecto que o embeleze, uma fortuna que o capacite a prescindir das pessoas ou uma família que o apoie.

8 – Estas três características causam a degradação: a inveja, o costume de difundir boatos e a frivolidade.

9 -Três características só são conhecidas em três situações: os clementes são conhecidos em situações de ira, os corajosos são conhecidos nas guerras e os irmãos são conhecidos em situações de necessidade.

10 – Certamente é um hipócrita, mesmo que pratique as preces e cumpra o jejum, o que fizer três coisas: que mentir quando falar, que faltar com a palavra quando prometer e que não for leal quando algo lhe for confiado.

11 – Toma cuidado com três tipos de pessoa: o traidor, o opressor e o propagador de rumores. Aquele que trai os outros por tua causa, certamente o trairá. Aquele que oprimir por tua causa, certamente te oprimirá; e aquele que te fala alguma coisa dos outros, falará algo de ti para os outros.

12 – Ninguém deve ser considerado confiável até que respeite três coisas: recursos financeiros, segredos e honra alheia. Aquele que respeitar duas delas e não a terceira, não merecerá confiança.

13 – Não busques o conselho do tolo nem a ajuda do mentiroso tampouco confies na afeição do mal-humorado. O mentiroso te fará enxergar perto o que que está distante ou te fará enxergar distante o que está perto, o tolo poderá fazer o melhor para te ajudar mas não será capaz; e o mal-humorado te trairá no que te for mais confidencial e romperá o teu vínculo mais importante.

14 – Quatro coisas nunca se saciam com quatro coisas: a terra nunca está saciada com a chuva, o olho nunca se sacia com a visão, a mulher nunca está satisfeita com o homem e o sábio nunca está satisfeito com o conhecimento.

15 – Quatro condutas fazem com que a velhice chegue antes do tempo: comer refeições secas, sentar em terrenos úmidos, subir escadarias e copular com mulheres velhas.

16 – As mulheres são de três tipos: uma é por ti, outra é por ti e contra ti e a terceira é contra ti. A primeira é a virgem. A segunda é a que não é virgem. A terceira, é a mãe de filhos de outro homem.

17 – Aquele que possuir estas três características é verdadeiramente um homem respeitável: a capacidade de reprimir a cólera, de perdoar o mal cometido e de estimar os outros com sua alma e seus bens.

18 – Três coisas inevitavelmente sofrerão outras três: o cavalo sofrerá uma queda, a espada sofrerá um golpe errado, e o sábio sofrerá um deslize.

19 – A eloquência está em três coisas: a abordagem do sentido pretendido, o afastamento das palavras desnecessárias e a capacidade de explicar grandes significados com poucas palavras.

20 – A segurança está em três coisas: no controle da língua, na amplidão da casa e no sentimento de tristeza pelas faltas cometidas.

21 – A ignorância se encontra em três coisas: na troca dos amigos, no impedimento de algo sem prova e na especulação de assuntos que não lhe dizem respeito.

22 – Aquele que possuir estas três características sofrerá seus maus resultados: a inclinação às conspirações, ao não-cumprimento da palavra e à rebelião. O que se prova pelas palavras de Allah: “… a conspiração para o mal somente assedia os seus autores…” (Alcorão Sagrado, C.35 – V.43) “Repara, pois, qual foi o resultado de sua conspiração! Nós os exterminamos juntamente com todo o seu povo”. (Alcorão Sagrado, C.27 – V.51) “…quem perjurar, perjurará em prejuízo próprio…” (Alcorão Sagrado, C.48 – V.10) “Ó humanos sabei que a vossa iniquidade só recairá sobre vós, isso é somente entretenimento na vida terrena”. (Alcorão Sagrado, C.10 – V.23)

23 – Três coisas fazem um homem parar de buscar proeminência: a ausência de autodeterminação, a ausência de organização e a falta de opinião.

24 – A determinação deve estar presente em três situações: no serviço aos dotados de autoridade, na obediência ao pai e na submissão ao líder.

25 – A gentileza é encontrada em três indivíduos: na esposa cordata, no filho piedoso e no bom amigo.

26 – Aquele a quem foram dadas três características terá três coisas: a satisfação, com o que recebeu, o total desprendimento, em relação ao que esteja de posse de outros; e o afastamento, da curiosidade.

27 – A generosidade é sem valor a menos que seja acompanhada de três condutas: ser liberal na prosperidade ou na provação, doar para os que merecem e acreditar que o agradecimento dos que receberam seja mais valioso do que aquilo que foi dado.

28 – Um homem não é desculpado por três coisas: buscar o conselho de seus admiradores, tratar o invejoso com cortesia e demonstrar abertamente sua afeição pelas pessoas.

29 – A inteligência não é alcançada a menos que três coisas sejam praticadas: a submissão ao direito, não importando a que parte ele pertença, a aceitação nas pessoas de tudo o que se aceita em si mesmo e o tratamento tolerante ao que agiu mal.

30 – As graças não permanecerão a menos que se tenha três coisas: conhecimento do que cabe a Allah o Louvado a respeito das graças, a gratidão e o cuidado em não apontar falhas no que se recebeu.

31 – Se uma pessoa for atingida por uma destas três coisas, esperará que a morte a leve: pobreza incessante, escandalosa indignidade ou a derrota para um inimigo.

32 – Aquele que recusa três coisas será atingido por outras três: aquele que recusa a segurança será atingido pela frustração, aquele que recusa algum favor será atingido pela tristeza e aquele que recusa ter a amizade de muitos irmãos será atingido pela perda.

33 – É uma obrigação para todos evitar três coisas: ter relações com os malfeitores, conversar com as mulheres e sentar com os hereges.

34 – A nobreza de caráter é provada por meio de três: natureza afável, capacidade de reprimir a ira e de afastar o olhar das coisas proibidas.

35 – Aquele que põe sua confiança nestes três, é ludibriado: a crença no impossível, a confiança no que não a merece e a cobiça por algo que não lhe pertence.

36 – Aquele que for dado a três coisas estará estragando sua religião e o seu mundo: a desconfiança de tudo, a crença em tudo que ouve e a submissão à esposa.

37 – Os melhores soberanos são aqueles que possuem três características: bondade, generosidade e justiça.

38 – Os soberanos não devem negligenciar três coisas: a proteção das fronteiras, tratar os assuntos dos súditos com atenção e escolher os virtuosos para os cargos o ciais.

39 – Três são as obrigações dos amigos dos soberanos e dos súditos: a obediência a eles, o aconselhamento e a súplica a Allah para que lhes deem o triunfo e lhes conceda bondade.

40 – Três são as obrigações dos governantes em relação aos chefes e aos súditos em geral: recompensar os caridosos adequadamente para que sejam incentivados em sua ação; proteger a reputação dos que agiram mal para que se arrependam e abandonem o mau comportamento, e harmonizar todos os súditos com a justiça e a bondade.

41 – Três tipos de indivíduos certamente degenerarão se os soberanos os abandoná-los: o indivíduo malicioso e preguiçoso que se extravia do comportamento geral, o indivíduo que conclama à heresia usando como lema a ordem do bem e a proibição do mal, e o povo de uma cidade que vota para um líder que impede o soberano de aplicar as leis a eles.

42 – O homem de intelecto não deve subestimar a ninguém. As pessoas que nunca devem ser subestimadas são três: os eruditos, os governantes e os irmãos na fé. Aquele que subestimar os eruditos estragará sua religião, aquele que subestima os governantes destruirá seus prazeres (mundanos) e aquele que subestimar os irmãos corromperá a si mesmo.

43 – Os governantes são de três classes. Uma é a dos governantes bondosos. Trata-se de uma benção para o governante e para o povo. A segunda é a que somente se preocupa em proteger o que possui. Não são elogiados nem reprovados. Ainda que estejam mais próximos da reprovação. A terceira é a corrupta. São amaldiçoados. Os governantes são reprovados pela existência dessa classe.

44 – Todas as pessoas necessitam de três coisas: segurança, justiça e fertilidade.

45 – Três pessoas perturbam a vida: o governante injusto, o mau vizinho e a esposa de língua ferina.

46 – Um local para morar não tem valor sem três coisas: vento agradável, muita água fresca e uma terra produtiva.

47 – Três coisas resultam em tristeza: vanglória, orgulho e competição pelo poder.

48 – Três características são arraigadas no filho de Adão: inveja, cobiça e apetite.

49 – Se uma destas três características for encontrada num indivíduo, ele terá todas em sua excelência, nobreza e beleza: a piedade, a clemência e a coragem.

50 – Aquele que receber três características será perfeito: a inteligência, a beleza e a eloquência.

51 – A segurança será a porção de três categorias até que cheguem ao seu propósito: as mulheres até que deem a luz, os soberanos até que morram e os ausentes até que retornem.

52 – Três características geram a privação: a insistência em pedir, a difamação e a zombaria.

53 – O fim de três coisas é ruim: o ataque dos guerreiros intrépidos nas guerras em momentos inapropriados, mesmo se vencerem, tomar remédios quando se está com saúde, ainda que se tenha segurança, e pedir aos governantes, mesmo quando são solícitos.

54 – Todo homem afirma a correção de três assuntos: de sua religião, de seu capricho quando o domina, e de seu modo de levar a vida.

55 – As pessoas são de três tipos: os líderes obedecidos, os indivíduos iguais e os que são contrários.

56 – Os pilares deste mundo são três; fogo, sal e água.

57 – Aquele que busca três coisas indevidamente será justamente privado de outras três: aquele que busca os prazeres mundanos será justamente privado da vida futura, aquele que busca a liderança indevidamente será justamente privado da obediência; e aquele que busca fortuna indevidamente será justamente privado dela em caráter permanente.

58 – Indivíduos de caráter forte não devem fazer três coisas: não devem tomar um veneno por experimento, mesmo que se espere que se salvem, não devem contar seus segredos a um parente invejoso, mesmo que possivelmente ele não contará a ninguém e não devem singrar os mares, mesmo que sua riqueza se encontre lá.

59 – As pessoas de qualquer cidade não podem prescindir de três indivíduos, na busca de sua opinião a respeito das questões da vida e da religião. Se não tiverem tais indivíduos para recorrer serão incivilizadas: o sábio jurista e piedoso, o governante virtuoso que é obedecido e o erudito de medicina digno de confiança.

60 – Um amigo é testado de três maneiras: peça a ele algum dinheiro, deposite algum dinheiro em sua guarda e faça-o participar num assunto desfavorável. Se ele fizer essas coisas, será um verdadeiro amigo.

61 – Se as pessoas estiverem à salvo de três coisas, estarão a salvo de modo abrangente: as línguas obscenas, as mãos dos maus e as más ações.

62 – Um senhor não estará tranquilo se o seu servo não possuir uma de três características: uma religião que o oriente (para o correto), uma natureza bondosa que o torne educado ou o temor que o impeça de cometer más ações.

63 – Um homem precisa de três características para viver pacificamente em seu lar com seus dependentes. Ele deve se firmar a elas mesmo se não fizerem parte de sua natureza: disposição ao bom relacionamento, moderada autoridade e ciúme racional.

64 – Todo artesão precisa de três características sem as quais não terá lucros: habilidade em seu ofício, fidelidade a respeito do que é confiado e capacidade de agradar os fregueses.

65 – A razão daquele que sofrer um destes três infortúnios se perderá: uma graça que tenha sido perdida, uma esposa in el ou uma tragédia com um ente querido.

66 – A coragem depende de três características, cada uma delas possui uma vantagem que a outra não possui: a generosidade do espírito, a recusa à humilhação e a busca da fama. Se um herói possuí-las juntas, será um campeão imbatível e o mais famoso dos destemidos. Se as possuir em diferentes graus, será mais corajoso e intrépido.

67 – Três são as obrigações dos filhos em relação aos pais: ser grato a eles em qualquer situação, obedece-los em tudo que ordenarem ou advertirem, exceto nos atos de desobediência a Allah, e aconselhá-los aberta ou secretamente.

68 – Os pais têm três obrigações com os seus filhos: escolher uma boa mãe, escolher um bom nome e proporcionar uma boa educação.

69 – Os irmãos precisam de três coisas para que sua fraternidade dure, se não as tiverem, divergirão e por m, se odiarão. São elas: tratarem um ao outro com justiça, serem indulgentes e evitarem a inveja.

70 – A família se enfraquecerá e será sobrepujada por seus inimigos, se aqueles que a compõem não observarem três coisas: evitar a inveja entre eles para que não se dividam em vários grupos; se visitarem com frequência para que se crie a intimidade entre eles e buscarem a cooperação para que se fortaleçam.

71 – Os maridos não devem prescindir de três coisas no relacionamento com suas esposas: flexibilidade, gentileza e amor para obter a aquiescência delas, e moralidade, pois devem ter um bom comportamento para obter o amor delas. E devem buscar melhores condições de sustento.

72 – A esposa não deve prescindir de três coisas no relacionamento com um marido de boa natureza: deve se manter livre de qualquer impureza para que seu marido confie nela em qualquer situação, deve cuidar dele de modo que ele a poupe quando cometer um erro, e deve demonstrar amor a ele com boa aparência e charme.

73 – O favor não é perfeito em três circunstâncias: quando não é feito logo que possível, quando não é considerado pouco mesmo quando for muito, quando não é considerado uma obrigação daquele que o faz para com aquele que o recebe.

74 – A alegria se encontra somente em três coisas: na lealdade, no respeito aos direitos e na prestação de ajuda nos infortúnios.

75 – A evidência na sensatez das opiniões está em três coisas: na boa recepção, no bem ouvir e na boa resposta.

76 – Os homens são de três tipos: os inteligentes, os tolos e os perversos. O inteligente é aquele que responde quando é questionado, é correto quando fala, e compreende o que ouve. O tolo é aquele que se precipita ao falar, atordoa quando conversa e pratica o mal quando é incitado a isso. O perverso é aquele que trai a confiança e insulta quando fala.

77 – Os irmãos são de três tipos: um é como o alimento que você precisa a todo momento. Esse é o inteligente. O outro é como a doença. Esse é o tolo. O terceiro é como o remédio. Esse é o perspicaz.

78 – Três demonstram a posição de quem os escolheu: o mensageiro demonstra a posição de quem o encarregou, o presente demonstra a posição de quem o deu, e o livro demonstra a posição de seu autor.

79 – O conhecimento é de três tipos: o versículo, a obrigação correta e a Sunnah praticada.

80 – Os indivíduos são de três tipos: um ignorante que recusa o aprendizado, um sábio cujo conhecimento o debilita e o inteligente que se esforça tanto por este mundo como pelo outro.

81 – A estranheza não se encontra em três características: na natureza afável, na abstinência quanto ao mal e no afastamento da dúvida.

82 – Os dias são três: um é passado e não pode mais ser alcançado, outro é presente e deve ser usado, e o terceiro não chegou ainda, e dele as pessoas só possuem a expectativa.

83 – A fé não ajudará aqueles que não possuírem três coisas: clemência com a qual a ignorância é refutada, piedade que impeça a busca do que é proibido, e a ética em que as pessoas são tratadas com gentileza.

84 – É perfeita a fé dos que possuem três qualidades; (os indivíduos) cuja cólera não os afasta do que é direito, cuja satisfação não os induz ao erro, e que perdoam quando contam com a força.

85 – As pessoas deste mundo precisam de três coisas: conforto sem tédio, abundância com satisfação e coragem sem indolência.

86 – O inteligente não deve se esquecer de três coisas: a extinção deste mundo, a mudança das condições e os desastres inesperados.

87 – Fé, inteligência e esmero são três coisas que não são perfeitas em ninguém.

88 – Irmãos são de três tipos: um que dá sua alma por ti, outro que dá sua riqueza por ti. Esses dois são sinceros. O terceiro tipo é o que tira de ti o que quer e precisa de ti por diversão. Não deves contá-lo entre os confiáveis.

89 – Os servos não alcançarão a realidade da fé sem que antes possuam três qualidades: o conhecimento da religião, a moderação na subsistência e a perseverança diante dos infortúnios. Todo poder pertence a Allah, o Sublime, o Grandioso.

- voltar -