Seu sermão de resposta a Muawiya

Todo louvor e agradecimento pertencem a Allah. A paz esteja sobre Mohammad o Profeta e sobre sua família. Este é para aqueles que me conhecem, pois os que não me conhecem, digo que sou Al Hassan, o filho do mensageiro de Allah (S.A.A.S.); sou o filho do anunciador das boas novas, o admoestador. Sou o filho do escolhido para a Mensagem Divina. Sou o filho daquele a quem os anjos abençoaram. Sou o filho daquele por quem a ummah foi honrada. Sou o filho daquele a quem foi enviado Gabriel, o emissário de Allah. Sou o filho daquele que foi enviado como misericórdia a humanidade. Todas as bênçãos e a paz estejam sobre ele e sobre sua família”.

Como Muawiya não pôde conter seu rancor e inveja, disse ao Imam: “Ó Hassan, descreva as tâmaras maduras para nós!” O Imam Al Hassan (A.S.) disse: “Sim, Muawiya, eu o farei. Tâmaras maduras são polinizadas pelo vento, bafejadas pelo sol, coloridas pela lua, maturadas pelo clima quente e refrescadas pela noite”. Então, o Imam Al Hassan (A.S.) retomou seu discurso: “Eu sou o filho daquele cuja súplica é atendida. Sou o filho daquele que se aproximou de seu Senhor na distância de dois arcos, ou ainda menos. Sou o filho do intercessor obedecido. Sou o filho de Mecca e de Mina. Sou o filho daquele cujo seguidor será bem-sucedido e cujo traidor encontrará a infelicidade. Sou o filho daquele para quem a terra foi criada e transformada num local puro para a prostração. Sou o filho daquele para quem as anunciações celestiais desceram sucessivamente. Sou o filho daqueles a quem Allah retirou a impureza e purificou integralmente”. Muawiya disse: “Ó Hassan! Penso que estás a ambicionar o califado!” O Imam al Hassan (A.S.) respondeu: “Ai de ti, Muawiya.

O verdadeiro califa é aquele que segue as práticas do Mensageiro de Allah (S.A.A.S.) e põe em prática a obediência a Allah. Eu juro por minha vida, somos os sinais da orientação e os marcos iluminados do temor a Allah. Quanto a vós, ó Muawiya, sois os que eliminaram as tradições (proféticas), reviveram as heresias, tomaram os servos de Allah como escravos e as riquezas de Allah como meios de diversão. Por isso, Ele obscureceu vossos assuntos e vivereis um breve período carregando as consequências de vossas más ações. Ó Muawiya, Allah criou duas cidades, uma no oriente e outra no ocidente. Denominou-as de Jabulqa e Jabulsa. Allah não enviou outra pessoa a elas senão meu avô, o Profeta (S.A.A.S.)”. Muawiya então perguntou: “Ó Abu Mohammad, conte a nós sobre a noite de Qadr”. O Imam (A.S.) disse: “Sim, deves perguntar essas coisas. Allah criou sete céus, criou os gênios de sete elementos e os seres humanos de sete elementos. Portanto, procures a noite de Qadr da vigésima terceira à vigésima sétima de Ramadan”. Em seguida, o Imam (A.S.) se retirou.

- voltar -