Ditos do Imam al-Hassan (A.S.)

1 – Os que consultam os outros sobre seus assuntos são guiados para o que é correto.

2 – Baixeza é não agradecer pelas graças.

3 – O Imam Al Hassan (A.S.) disse a um de seus filhos: “Ó filho, não se torne amigo de ninguém sem antes conhecer seus meios de ação e as fontes de sua moral. Quando o tiveres examinado e te agradar sua companhia, sê um amigo para ele com base na indulgência para as suas faltas e na consolação em seus infortúnios.

4 – Não combata o recorrer ao pedido como o triunfante combate, e não confie no destino como alguém que se entrega. A busca das graças é uma tradição profética e a busca moderada é uma forma de castidade. Contudo, nem a castidade interromperá a provisão nem a ambição trará algo além do que foi decretado. A provisão já foi dividida e a ambição leva aos pecados.

5 – O verdadeiro amigo próximo é aquele que é atraído pela cordialidade a despeito do parentesco distante, e o que verdadeiramente está distante é aquele que é afastado pela cordialidade, apesar do parentesco próximo. Nada está mais próximo do corpo do que a mão; e as mãos podem ser amputadas em virtude da traição.

6 – Aquele que Confia na escolha de Allah para ele, não desejará estar numa situação diferente daquela que Allah escolheu para ele.

7 – A desonra é menos suportável do que o Fogo do Inferno.

8 – O bem que é desprovido do que é mal é o agradecimento da graça e a paciência no sofrimento.

9 – O Imam Al Hassan (A.S.) disse a um homem que acabara de ser curado de uma doença: “Allah lembrou de ti, portanto, lembra Dele; e teve clemência de ti, então, agradece a Ele”.

10 – O Imam Al Hassan (A.S.), ao concluir o acordo de paz com Muawiya, disse: “Por Allah, não houve dúvida nem tristeza que nos fizesse deixar de enfrentar o povo da Síria. Combateríamos os sírios com segurança e firmeza. Hoje, a inimizade, infelizmente, arrebatou a segurança e a intolerância arrebatou a firmeza. Quando combatestes em Si n, vossa religião precedeu vossa vida mundana. Hoje, vossa vida mundana precedeu vossa religião”.

11 – Eu não conheço ninguém que não seja tolo em sua relação com seu Senhor.

12 – Quando alguém o acusou de altivez, o Imam Al Hassan (A.S.) disse:

Não, eu tenho honra. Allah diz: “A honra pertence só a Allah, ao Seu mensageiro e aos fiéis…” (Alcorão Sagrado, C.63 – V.8)

13 – Ao descrever as características de um de seus irmãos virtuosos, Imam Al Hassan (A.S.) disse: “Ele foi, na minha opinião, a melhor das pessoas. O principal de suas características. O que o tornava grande ao meu ver, era a insignificância deste mundo para ele. Se encontrava além da força da ignorância. Não estendia sua mão para ninguém senão para os dignos de confiança e apenas para algo proveitoso. Não se queixava, não demonstrava insatisfação ou irritação. Passava a maior parte do tempo em silêncio, porém, quando falava, se destacava entre os oradores. Era fisicamente fraco e magro, mas em situações graves, se assemelhava a um leão. Quando se reunia com os sábios, adotava a disposição de quem ouve atentamente e não de quem fala mais do que ouve. Não era superado em silêncio mesmo se fosse superado no discurso. Não era de dizer o que não praticava nem de praticar o que não dizia. Quando ignorava o que fazer entre duas questões, a que adotava, era a mais próxima da vontade de seu Senhor; costumava perceber a que se aproximava mais dos seus desejos pessoais, de modo que adotava a outra. Não culpava ninguém por uma ação semelhante a algo de que ele próprio fosse passível de desculpa”.

14 – Aquele que for assíduo em seu comparecimento à mesquita, obterá uma destas oito coisas: um versículo do Alcorão Sagrado decisivo, um irmão prestativo, uma informação original, uma mercê esperada, uma palavra que orienta para o certo, uma palavra que salva da perdição, ou um abandono dos pecados por vergonha ou temor.

15 – O povo de Quraish visitou o Imam al Hassan (A.S.) pelo nascimento de um filho. Eles disseram (empregando uma expressão usual de congratulação para tais ocasiões): “Regojiza-te com a existência deste cavaleiro!” Ele perguntou: “O que é esse dizer? Quem sabe, ele poderá ser um que caminha a pé”. “Ó filho do Mensageiro de Allah”, disse Jabir, “O que devemos dizer então?” O Imam (A.S.) respondeu: “Ao parabenizar por um recém-nascido, digam: “Sê grato ao Doador, abençoada seja esta dádiva, que Allah o faça alcançar a maturidade e conceda o sustento a ele”.

16 – Quando foi indagado sobre a nobreza, Imam Al Hassan (A.S.) disse: “Nobreza é o apego à religião, o trato correto com os bens e a observância dos direitos”.

17 – A percepção mais capacitada com discernimento é a que é mais incisiva na definição do que é melhor. A audição mais perceptiva é aquela que retém o que deve ser recordado e produz com isso benefícios. O coração que é mais íntegro é o que é isento de suspeitas.

18 – Quando um homem pediu a ele um conselho, Imam Al Hassan (A.S.) disse: “Não me elogies, pois eu me conheço melhor do que ninguém. Não me desminta, porque a opinião daquele que é desmentido perde o valor. Não difame ninguém na minha presença”. Quando o homem pediu autorização para se retirar, o Imam (A.S.) a deu.

19 – Aquele que quiser praticar os atos de adoração deverá se puri car para isso. Declinai dos atos recomendáveis se prejudicarem os obrigatórios. A convicção é um refúgio seguro. Aquele que avalia que a jornada será longa se preparará para ela. O homem de intelecto não deve enganar os que buscam seu conselho. Entre a admoestação e vós está a barreira da arrogância. O conhecimento invalida as desculpas dos eruditos. Tudo que é antecipado exige pausa e tudo o que interrompido se ocupa com a negligência.

20 – Ó servos, temei a Allah, buscai a Ele sinceramente e empenhai-vos em escapar de Sua punição. Começai a agir antes que o castigo chegue e antes que venha a destruidora dos prazeres. O conforto deste mundo não é permanente, não há como ser confiante quanto aos seus infortúnios e seus problemas não podem ser evitados. É certamente uma ilusão instável e um pilar inseguro e inclinado. Ó servos de Allah, deveis extrair uma advertência a partir dos exemplos, tirar lições dos acontecimentos relatados, abandonar os pecados na busca do Paraíso e beneficiar-vos das admoestações. Basta Allah por protetor e apoiador, o Livro de Allah basta por arguidor e oponente, o Paraíso é recompensa su ciente e o Inferno é pena su ciente e um mal resultado.

21 – Quando um de vós encontrar com seus irmãos na fé deverá beijá-los no local onde há luz em suas frontes.

22 – Quando passou por algumas pessoas que estavam brincando e rindo no Eid Al Fitr, o Imam Al Hassan (A.S.) parou junto a elas e disse: “Allah fez do mês de Ramadan uma senda de disputa para Suas criaturas, de modo que, competissem mutuamente na obediência a Ele para alcançar Seu aprazimento. Algumas passaram outras e puderam vencer, enquanto os demais ficaram para trás e fracassaram. Como é estranho que se brinque e ria no dia em que os benfeitores foram recompensados e os malfeitores estão perdendo. Por Allah, eu juro, se a cortina for retirada, perceberão que os benfeitores estão ocupados na busca do melhor e os malfeitores em seus pecados”. Então, o Imam (A.S.) foi embora.

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