Suas palavras a Kumayl bin Zayd15

Ó Kumayl, os corações são repositórios. O melhor deles é aquele que retém seu conteúdo. Portanto, preserva o que digo a ti. Os indivíduos são de três tipos: um é o sábio e religioso. Então, há o que busca o conhecimento, que também está no caminho da redenção. E por m, há o homem vulgar que segue a todo propagador e se verga na direção de todo vento. Não busca a luz resplandecente do conhecimento para ser guiado, e não procura a proteção de nenhum apoio confiável para ser salvo.

Ó Kumayl, o conhecimento é melhor do que a riqueza. O conhecimento te protege, quando tu é que tens que proteger a riqueza. A riqueza diminuiu a medida que é gasta, enquanto o conhecimento se multiplica à medida que é transmitido. O conhecimento governa enquanto a riqueza é governada.

Ó Kumayl, o amor aos sábios é crença, pela qual se pauta as ações. Com ela o homem adquire obediência durante sua vida e um bom nome depois de sua morte. O benefício da riqueza se desvanece quando a riqueza se desvanece. Aqueles que acumulam riquezas estão mortos ainda que estejam vivendo, enquanto que aqueles agraciados com o conhecimento permanecerão vivos na memória das pessoas enquanto o mundo viver. Seus corpos se vão, porém, sua lembrança vive nos corações. Vê, aqui há um montante de conhecimento (e Amir al Mu’uminin apontou para o peito). Eu desejaria encontrar alguém que pudesse recebê-lo.

Sim, eu encontrei esse indivíduo, porém, não era digno de confiança; Exploraria a religião por ganhos mundanos, e pela virtude dos favores de Allah dominaria as pessoas, e por meio dos argumentos de Allah se faria senhor dos Seus devotos. Ou ainda, seria obediente à verdade, entretanto, não haveria inteligência em seu peito. Na primeira oportunidade de dúvida abrigaria desconfianças em seu coração. Assim, num caso ou no outro, não seria bom o su ciente. Ou o homem é ávido por prazeres, facilmente levado pelas paixões, ou é ávido em acumular riquezas. Nenhum possui respeito a religião ou sabedoria e convicção em qualquer assunto. O exemplo mais próximo desses é o gado extraviado. É dessa maneira que o conhecimento morre junto com seus portadores.

Ó Allah, sim; mas a terra nunca se esvazia completamente daqueles que sustentam o argumento de Allah aberta ou intimamente, ou que sejam tementes. Estando ocultos a fim de que os argumentos, provas e relatos de Seu Livro não sejam refutados. Onde estão eles? Por Allah, eles são poucos em número, mas são grandes na estima perante Allah. Por meio deles Allah preserva Seus argumentos e provas até que sejam confiados a outros semelhantes a eles, e lança as sementes da religião nos corações desses seus semelhantes. O conhecimento os conduziu ao autêntico entendimento e, por conseguinte, se associaram ao espírito da convicção. Eles tomam por fácil aquilo que as pessoas serenas consideram difícil. Se afeiçoam ao que os ignorantes consideram estranho. Vivem neste mundo com seus corpos, porém, seus espíritos repousam nas alturas.

Ó Kumayl, eles são os encarregados de Allah sobre Suas criaturas, os representantes de Allah na terra, Suas lâmpadas em Seus territórios, e os proclamadores de Sua religião. Ó, como eu aspiro vê-los! Peço o perdão de Allah para mim e para ti.


15 Kumayl ibn Ziyad é um dos companheiros do Imam Ali (A.S.). Testemunhou a batalha de Se n junto com o Imam Ali (A.S.) e era um grande devoto. Foi assassinado por Hajjaj Al-Taqa , no ano 83 Hejrita.

- voltar -