Sua ordem a Mohammad bin Abi Bakr quando o nomeou governador do Egito

Teme a Allah e obedece a Ele aberta e intimamente. Dedica-te a Allah nas situações públicas ou privadas. Trata os muçulmanos com indulgência, os pecadores com severidade e os dhimmis (os não-muçulmanos sob a proteção do estado) com justiça. Restabelece os direitos do injustiçado, castiga com dureza os injustos, perdoa as pessoas e sê caridoso tanto quanto possível. Allah recompensará os caridosos e punirá os pecadores.

Eu te ordeno que convoques o povo que está sob o teu poder a obedecer a Allah e a adotar a união. Se fizerem isso, terão boa saúde e uma recompensa que será muito grande para ser estimada ou compreendida. Comporta-te humildemente com as pessoas; dê o mesmo tratamento e atenda às necessidades da mesma maneira; considera igualmente o que está próximo e o que está afastado. Exerce o arbítrio com justiça, não sigas os desejos, e então, não te preocupes com alguma culpa por Allah. Em verdade, Allah está com o temente, que prefere a obediência e a ordem de Allah à qualquer outra coisa.

Abdulllah bin Abi Ra ‘ foi o redator desta ordem. Amirul Mu’uminin (A.S.) escreveu ao povo do Egito a seguinte ordem (a citaremos brevemente):

Do servo de Allah, Ali Amirul Mu’uminin. A Mohammad bin Abi Bakr e ao povo do Egito:

A paz esteja contigo.

Recebi tua missiva, compreendi tua questão, admirei teu interesse no que é obrigatório sobre ti, no que se refere ao zelo, exceto que nada seja mais adequado aos muçulmanos, e acreditei que foi uma boa intenção ou uma opinião inocente que te levou a levantar tal questão.

Apega-te ao temor a Deus, estando de pé ou sentado, em segredo ou publicamente. Se exerceres o arbítrio entre as pessoas, deve tratá-las com fidalguia e tolerância; mantenha um semblante relaxado diante delas e usa a mesma expressão a todos, de maneira que os in fluentes não esperem injustiça de sua parte em favor deles, e que nem os fracos desesperem de tua justiça. Exige evidência do queixoso e o juramento do réu. Promove a reconciliação de duas pessoas a menos que isso inclua impedimento de uma questão legal ou a aprovação de algo proibido. Favorece os juristas, os sinceros, os fiéis, os tímidos e os tementes (em detrimento) dos lascivos, mentirosos e enganadores.

Considera os virtuosos como irmãos e os depravados e traidores como inimigos. Os mais amados de meus amigos são os mais devotados à recordação de Allah e que mais O temem. Espero que sejas um deles, se Deus quiser. Ordeno a ti o temor a Allah considerando as questões sobre as quais serás inquirido e que terás inevitavelmente de enfrentar. Allah, em Seu Livro, diz: “Toda alma é refém de suas ações”. (Alcorão Sagrado, C.74 – V.38) “Deus vos exorta a Dele vos lembrardes, porque para Ele será o Retorno”. (Alcorão Sagrado, C.3 – V.28) “Por teu Senhor, que pediremos contas a todos; de tudo o que tiverem feito”. (Alcorão Sagrado, C.15 – V.92 e 93). Assim, apega-te ao temor a Allah pois o temor aproxima o melhor de ti de uma maneira sem precedentes, e é o meio de alcançar todo o bem deste mundo e do mundo do além, de modo especial. Allah diz: “Será perguntado aos tementes: Que revelou o vosso Senhor?” Dirão: “O melhor!” Para os benfeitores neste mundo, há uma recompensa; porém, a da outra vida é preferível. Que magnífica a morada dos tementes!” (Alcorão Sagrado, C.16 – V.30)

Sabei ó servos de Allah, que o temor dividiu as alegrias deste mundo passageiro e as do outro mundo, pois os tementes compartilham com os demais a alegria nos assuntos deste mundo enquanto que, os demais não compartilham com eles das alegrias do outro mundo. Allah, o Majestoso, diz: “Pergunta-lhes: “Quem pode proibir as galas de Allah e o desfrutar dos bons alimentos que Ele preparou para os Seus servos?” Dize-lhes: “Estas coisas pertencem aos que creem, durante a vida neste mundo; porém, serão exclusivas dos crentes no Dia da Ressurreição. Assim elucidamos os versículos aos sensatos”. (Alcorão Sagrado, C.7 – V.32) Eles viveram neste mundo da melhor maneira e se alimentaram do melhor alimento.

Sabei, ó servos de Allah, se temerdes a Allah, respeitando Seu Profeta (S.A.A.S.) mediante o respeito a sua família, então adorareis a Allah com a melhor adoração, referindo-se a Ele com a mais sublime menção, agradecendo a Ele da melhor maneira, seguindo o melhor da tolerância e da gratidão, praticando a melhor diligência, mesmo que outros ofereçam preces mais longas que as vossas, jejuem um número maior de dias e deem mais em caridade do que vós. Sois mais leais a Allah e mais dedicados aos discípulos e ao povo de autoridade entre a família do Profeta (S.A.A.S.). Portanto, ó servos de Allah, temei a morte e sua aproximação, suas crises e agonias. Aprontai tudo o que for necessário. A morte virá como um grande evento e um assunto de suprema importância, ou será um bem em que não haverá nenhum mal ou será um mal no qual não haverá nada de bom. Quem estará mais próximo do Paraíso do que aquele que se esforça nesse sentido, e quem está mais próximo do Inferno do que aquele que se esforça na direção dele? Mencionai a morte tanto quanto possível, sempre que vossa alma vos afasta dessa lembrança. Eu ouvi o Profeta (S.A.A.S.) dizer: “Menciona frequentemente a destruidora dos prazeres”.

Sabei, pois, que para aqueles a quem Allah não perdoará nem tratará com clemência, o que haverá depois da morte será mais amargo do que a própria morte. Ó Mohammad bin Abi Bakr, ca sabendo que eu entreguei a ti o cargo sobre o Egito, que é a minha posição de maior força. Assim, sê determinado na oposição às paixões e sirva como um escudo de tua religião mesmo que só te falte uma hora no mundo. Não acendas a ira de Allah por agradar a outros, porque Allah é capaz de tomar o lugar dos outros enquanto os outros não são capazes de tomar o lugar de Allah. Sê severo com os opressores e um impedimento para eles. Sê indulgente com os bondosos, atraia-os para perto de ti, e escolha-os para a tua companhia, como irmãos. Avalia a tua prece, pois és o imam, liderando a prece coletiva. A responsabilidade de qualquer falha que ocorrer na prece dos seguidores de um imam recairá sobre o imam. De modo semelhante, o imam ganhará as mesmas recompensas do cumprimento perfeito ou imperfeito da prece dos que o seguem, e eles receberão a recompensa integral. Avalia tua ablução, pois é um elemento complementar da prece. A prece, daquele cuja ablução é rejeitada, é nula. Lembra que todo ato teu depende da prece (para a aceitação). Saiba também que aquele que negligencia sua prece, negligenciará também outros atos obrigatórios do Islam.

Ó povo do Egito, procurai ao máximo aplicar vossas palavras em ações e vossas crenças interiores em ações exteriores, e não deixeis que vossa língua contrarie vossas ações. O Mensageiro de Allah (S.A.A.S.) disse: “A respeito de meu povo eu não temo nem o crente nem o descrente. Quanto ao crente, Allah proverá proteção a ele em razão de sua crença, e quanto ao descrente, Allah o humilhará em razão de sua descrença. Contudo, o que eu temo sobre cada um de vós é o que é hipócrita em seu coração e erudito na palavra. Ele diz o que considerais bom e não o que vos desagrada”. Ele é bem claro. O Profeta (S.A.A.S.) também disse: “O verdadeiro crente é aquele que ca satisfeito com as boas ações e se sente infeliz ao praticar más ações”. Os hipócritas não possuirão duas características juntas: boa disposição e perfeito entendimento da Sunnah.

Saiba, ó Mohammad bin Abi Bakr, que o melhor do entendimento é a piedade na religião de Allah e a prática dos atos de obediência a Allah. Que Allah ajude a ti e a nós a agradecer e recordar a Ele, a cumprir as obrigações religiosas e os atos de obediência a Ele. Allah tudo ouve e tudo vê. Saiba que este mundo é o lugar do infortúnio e da extinção, enquanto que a vida no além é o lugar da continuidade e da recompensa. Se podes escolher o que é permanente, fazer isso. Allah pode conceder-te a capacidade de ver o que Ele nos mostra e de compreender o que Ele nos faz compreender; de modo que não demonstramos fraqueza no cumprimento de Suas ordens e não cometamos o que Ele proibiu. Inevitavelmente, receberás a tua porção deste mundo, porém, precisas mais da tua porção da vida futura. Se tiveres que escolher entre duas coisas, o assunto do mundo ou o assunto referente a outra vida, deverás começar pelo segundo. Se és capaz de ter um grande desejo de agir bem com a pura intenção, então fazer isso. Allah concede a um servo de acordo com sua intenção, se ele ama o bem e o povo do bem. Se ele não for capaz disso, Allah o considerará um benfeitor, se Ele quiser.

Eu ordeno que temas a Allah e ordeno também outras sete características que abrangem o Islam: o temor a Allah sem o temor às pessoas nas questões referentes a Allah, a melhor palavra é aquela que é confirmada pelas ações, não emita dois decretos diferentes sobre a mesma questão para que seus assuntos não sejam contraditórios e tu não divirjas do que é correto; deseja para os teus súditos tudo o que desejas para ti mesmo e para os de sua casa; decide a prova de Allah e conduz teu súdito à retidão, ocupa-te com as adversidades na busca do que é direito, então não tema a reprovação por parte de Allah e cumpre as obrigações para com Ele; aconselha os muçulmanos que recorrerem a ti, sê o exemplo dos próximos e dos que estão distantes, recomenda o bem e proíba o mal. Sofre pacientemente o que te suceda, porque a paciência é firmeza.

Que a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre ti.

- voltar -