Sua descrição do mundo para os tementes

Jabir bin Abdillah Al Ansari relatou: Estávamos citando os defeitos deste mundo quando Amirul Mu’uminin (A.S.) chegou, após a meia-noite quando terminou de lutar contra seus inimigos em Basra, e nos perguntou sobre a questão que discutíamos. Quando soube que estávamos menosprezando este mundo, ele disse:

Todo louvor e gratidão pertencem a Allah. Por que algumas pessoas estão desprezando este mundo? É por que adotam o desprendimento em relação a ele? Este mundo é a morada da sinceridade para aqueles que agem com sinceridade nele. É a morada do bem-estar para aqueles que o compreendem. É a morada da riqueza para aqueles que cuidam de se prover com ele. É o lugar da prostração do Profeta de Allah (S.A.A.S.), o lugar de descida da revelação de Allah, o lugar das orações dos anjos, a casa dos adoradores de Allah e o lugar de comércio dos discípulos de Allah. Neste mundo, os discípulos adquirem a misericórdia divina e ganham o Paraíso. Quem pode ofender a este mundo, ó Jabir? Ele, o mundo, declarou sua partida, informou sua natureza descontínua, anunciou sua futilidade, exibiu seu infortúnio na exibição do infortúnio, incitou o prazer por meio do prazer, encerrou seu tempo com um infortúnio, e o iniciou com graça e saúde como sinais de receio e atração dos desejos. Alguns o menosprezam depois de lamentarem. O mundo os serviu sinceramente, recordou-os e eles relembraram, admoestou-os e eles adquiriram conhecimento, assustou-os e eles temeram, atraiu para seus desejos e eles se tornaram cobiçosos. Ó vós que menosprezais o mundo, porém, sois enganados por sua ilusão, em quais situações o mundo merece vosso menosprezo? Em quais situações ele vos seduz? Foi quando vossos pais foram transformados em farrapos? Ou quando vossas mães deitaram suas cabeças no pó? Muito frequentemente fostes os que trataram de muitos, cuidando para que se curassem; prescrevendo remédios ou buscando médicos para eles. Contudo, não fostes capazes de conseguir vosso intento, e vossas esperanças não se realizaram. Na verdade, o mundo representou a verdade para vós na situação daquelas pessoas e apresentou que a vossa maneira seria semelhante a delas, quando vossos entes queridos em nada vos beneficiariam e vossos apelos não seriam atendidos. Quando a agonia da morte alcança o clímax, quando o lamento é inútil e a lamúria não tem qualquer efeito. Quando o esterno pressiona violentamente e a garganta sufoca. Então, nenhum apelo se ouve e nenhum tom assusta. Por quanto tempo a aflição ocorrerá até que o momento final chegue? Então, sereis carregados num esquife por quatro mãos, e colocados no túmulo, num local estreito, para sempre.

Assim, a força se vai, o período da vida chega ao m, as pessoas bondosas vos deixam, os irmãos amáveis se separam de vós. Além disso, os amigos íntimos não mais se aproximam, os visitantes não ficam por muito tempo, a morada não é mais ampla. As práticas não são mais possíveis e as notícias não mais estão disponíveis. Os herdeiros se apressam a se apossar de suas partes na herança, a aflição sobrevém, e os pecados rodeiam. Caso tenhais praticado boas ações durante a vida, seu prêmio será agradável. Do contrário, se foram más as vossas ações, o resultado será o sofrimento. Como é proveitoso para a alma decidir quando a morte é o resultado inevitável e o túmulo é a derradeira morada? Certamente se trata de uma admoestação su ciente.

Jabir disse: Em seguida, Amirul Mu’uminin (A.S.) convidou-me a visitar os túmulos. Ali, ele falou:

Ó ocupantes do pó, ocupantes da estranheza, vossas antigas casas têm sido habitadas, vossa herança foi distribuída, vossas antigas esposas se casaram. Essas são as notícias que trazemos a vós. Quais são as notícias que trazeis a nós?

Depois de um bom tempo em silêncio, o Imam disse:

Juro por Aquele que elevou os céus, que se tornaram elevados, e estendeu a terra, que então foi estendida; se lhes fosse permitido falar, diriam: “Descobrimos que a melhor provisão é o temor a Allah”. Então disse: “Ó Jabir, podes retornar”.

- voltar -