Sobre as bases do Islam e a realidade do arrependimento e do pedido de perdão

Kumayl bin Zyad relatou: “Perguntei a Amirul Mu’uminin (A.S.) sobre os pilares do Islam”. Ele respondeu: “Os pilares do Islam são sete. O primeiro deles é o intelecto, sobre o qual a perseverança se fundamenta. O segundo é a preservação da honra e da fidelidade. O terceiro é a recitação correta do Alcorão Sagrado. O quarto é o amor ou o repúdio por Allah. O quinto é o reconhecimento da família de Mohammad (S.A.A.S.) e a lealdade para com a sua liderança (Wilayah). O sexto é a observância dos direitos dos irmãos e a proteção deles. O sétimo é ser um bom vizinho”.

Kumayl Bin Zyad disse: “Eu perguntei: “Ocorre que um servo de Allah comete um pecado e em seguida pede perdão. Qual é o limite do perdão de Allah?”” O Imam Ali (A.S.) respondeu: “É o arrependimento, filho de Zyad”.

Perguntei admirado: “Apenas isso?” E ele (A.S.) respondeu que não. Tornei a perguntar: “Como então?” Ele respondeu: “Quando um servo comete um pecado, ele diz, “busco o perdão de Allah”, com um movimento.

Eu quis saber: “Qual é esse movimento?” E o Imam Ali (A.S.) respondeu: “É o movimento dos lábios e da língua. Ele deve então adicionar verdade à esse movimento”. Eu perguntei: “Qual é essa verdade?” Ele (A.S.) disse: “É o certificado do arrependido”. E eu disse: “Se eu fizer isso, serei considerado um dos que se arrependem?” Ao que o Imam (A.S.) respondeu que não. Surpreso perguntei: “Como assim?” E ele (A.S.) explicou: “Será assim porque não terás alcançado a origem ainda”. Perguntei: “Qual é então a origem do pedido de perdão a Allah?” O Imam (A.S.) respondeu: “Referir-se ao pecado do qual há o arrependimento e que se está pedindo perdão. Este é o primeiro grau dos adoradores. O abandono dos pecados e a busca do perdão possuem seis indicativos. O primeiro é o sentimento de tristeza pelas más ações passadas. O segundo é se determinar a não cometer aquele pecado novamente. O terceiro é observar os direitos alheios que são compulsórios para o crente. O quarto é observar os direitos de Allah em todo assunto obrigatório. O quinto é dissolver a carne que foi composta com o consumo do proibido ou de coisas conseguidas ilicitamente, até que a pele toque os ossos19. Só então a pessoa poderá começar a constituir uma nova carne. O sexto é fazer o corpo sofrer com a obediência a Allah tão severamente quanto a intensidade dos prazeres sentidos com a desobediência a Ele”.


19 Por meio do jejum.

- voltar -