Seu sermão sobre a fé e a descrença

Quando Allah criou os assuntos, Ele escolheu para Si o que quis e selecionou o que gostou. Dentre as coisas que Ele gostou estava a fé. Ele a aceitou, portanto, retirou o nome da fé de Seu Nome e presenteou-a cada uma das criaturas que Ele amava. Em seguida, apresentou-a, facilitando suas fontes para aquele que desejasse possuí-la, e tornando difíceis seus pilares para o que demonstrasse oposição. Ele também a tornou a fortaleza daquele que for leal a fé, a segurança daquele que desejar adentrá-la, daquele que quiser possuir sua beleza, a religião daquele que a abraçá-la, o refúgio daquele que buscar sua proteção, o vínculo daquele que se apegar a ela, a evidência daquele que falar sobre ela, a honra daquele que que a conhecer, a sabedoria daquele que a proclama, a luz daquele que buscar seu esclarecimento, a prova daquele que discute sobre ela, a reivindicação daquele que apresenta seu argumento, o conhecimento daquele que compreende, a narrativa daquele que relatar, a regra daquele que julgar, a paciência daquele que narrar, o raciocínio daquele que pondera sobre as coisas, a compreensão daquele que medita, a convicção daquele que reconhece, a percepção interior daquele que determina, a visão daquele que examina, a lição daquele que aprende, a salvação daquele que crer nela, o amor ao Senhor para aquele que é virtuoso, a proximidade daquele que busca a proximidade, a confiança daquele que Confia em Allah, o descanso daquele que deposita a confiança em Allah, a marca daquele que é caritativo, o bem-estar daquele que apressa o passo na direção de Allah, o abrigo daquele que persevera, a veste daquele que teme a Allah, a puri cação daquele que busca a orientação correta, a segurança daquele que se submete a Allah e o espírito do sincero.

A fé é o princípio do direito. A orientação correta é o caminho do princípio do direito. A retidão é sua qualidade e a glória é seu feitio. O rumo da fé é iluminado. Seu marco é brilhante. Suas luzes são resplandecentes. Sua extremidade é elevada. Sua pista é fácil. Sua ordenha está preparada. Seu prêmio é muito precioso. Seu povo é formado pelos anciões. Seus cavaleiros são nobres. Os virtuosos são seus sinais de orientação. A castidade é sua luz. A morte é o seu extremo. O mundo, sua pista. A ressurreição, sua ordenha. O Paraíso, seu prêmio. O Inferno, sua punição. O temor a Allah, sua carruagem, os caridosos, seus cavaleiros. Por meio da fé, as ações virtuosas são apresentadas. Por meio das ações virtuosas a compreensão é adquirida. Por meio da compreensão, a morte é temida. A morte é o selo do mundo.

Por intermédio do mundo, a outra vida se aproxima. Por meio da ressurreição, o Paraíso é vislumbrado. O Paraíso é a razão do lamento do povo do Inferno. O Inferno é a admoestação do temor. O temor é a origem da caridade. O temor é um propósito cujo seguidor nunca se perde. De modo similar, aquele que adota o temor a Deus nunca se lamentará pois é o rumo através do qual os vencedores alcançaram a vitória. Os perdedores foram superados devido à desobediência. Acaso o inteligente aprenderá e o temente se recordará?

A fé se apoia em quatro suportes: perseverança, convicção, justiça e esforço. A perseverança possui quatro aspectos: ansiedade, receio, abstenção quanto ao mundo e antecipação quanto a morte. Assim, aquele que anseia pelo Paraíso ignorará as paixões, aquele que teme o Fogo se refreará das ações proibidas; aquele que se abstém do mundo considerará suaves as dificuldades e aquele que antecipa a morte se apressa para as boas ações. A convicção também possui quatro aspectos: percepção prudente, a inteligência e a compreensão, a habilidade de extrair lições das coisas instrutivas e de seguir os precedentes das pessoas do passado. Portanto, aquele que percebe com prudência, a sabedoria se manifesta a ele, e aquele para quem a sabedoria se manifesta, é capaz de avaliar o que é instrutivo, e aquele que é capaz disso, é justo como as pessoas do passado. A justiça também possui quatro aspectos: compreensão aguçada, conhecimento profundo, boa capacidade de decisão e sólida perseverança. Portanto, aquele que compreende chega a adquirir o conhecimento profundo; aquele que adquire o conhecimento profundo bebe da fonte do juízo; e aquele que exerce a perseverança nunca comete más ações em seus assuntos e leva uma vida louvável entre as pessoas. O esforço pela causa de Deus também possui quatro aspectos: convocar os outros ao bem, impedi-los de cometer o mal, lutar na senda de Allah com sinceridade e firmeza em todas as ocasiões e abominar os corruptos. Assim, aquele que convoca os outros ao bem dá força aos crentes; aquele que dissuade os demais da prática do mal humilha os descrentes; aquele que luta sinceramente em todas as ocasiões cumpre todas as suas obrigações; e aquele que abomina os corruptos e se irrita por Allah, Allah estará irado em seu favor e o deixará satisfeito no Dia do Julgamento.

A descrença se estabelece sobre quatro pilares: corrupção, extravagância, dúvida e sedição. Corrupção tem quatro aspectos: grosseria, cegueira, inadvertência e rebelião. O grosseiro humilhará os crentes, odiará os juristas e insistirá na culpa. O cego desconsiderará a recordação, terá um caráter ruim, desafiará o Criador e será incitado por Satã. O inadvertido a igirá a si mesmo, dará as costas, considerará retidão as suas seduções, será enganado pelas expectativas, será tomado pelo remorso, será descoberto e sofrerá o que não imaginou. O que se rebela contra Allah, duvidará. E quem duvidar, Allah se exaltará a seu respeito. Então, o humilhará com Seu poder e o rebaixará com Sua Majestade, pois quem duvida esquece e desconsidera o Senhor Generoso.

A extravagância possui quatro aspectos: a busca da satisfação dos desejos, a disputa, o extravio e a dissensão. Assim, aquele que busca os desejos não está propenso ao correto; não alcança nada senão a sua rendição aos desejos. Sempre que uma questão de desobediência o abandona outra o domina. Ele vive em confusão. Aquele que discute e rivaliza é vitimado pelo fracasso e seus assuntos são arruinados. Aquele que se desvia da verdade, considera mal o que é bom e bom o que é mal, permanece embriagado pela desorientação. Aquele que rompe com Allah e Seu Mensageiro, seu caminho se torna difícil, seus assuntos se complicam e sua via de fuga se estreita. Aquele que toma um rumo diferente do rumo dos crentes certamente incorre na apostasia.

A dúvida também possui quatro aspectos: insensatez, medo, hesitação e submissão indevida. Assim, sobre quais bênçãos de Vosso Senhor podem disputar insistentemente? Aquele que tem pavor ao que possa sobrevir a ele terá que correr. Aquele que hesita será deixado para trás, o último o alcançará e os demônios o pisotearão. Aquele que se submete às criaturas e coisas, com a destruição deste e do outro mundo perecerá em ambos. Apenas os portadores da convicção podem ser salvos.

A sedição também possui quatro aspectos: a afeição ao adorno, a auto sedução, a interpretação distorcida, e a confusão entre o certo e o errado. O adorno exclui a evidência. A auto sedução conduz à luxúria. A distorção leva a quem a adota a uma inclinação perversa. A confusão é um complexo agrupado de trevas. Essa é a descrença, seus pilares e aspectos.

A hipocrisia se encontra sobre quatro pilares: capricho, negligência, rancor e ambição. O capricho possui quatro aspectos: opressão, agressão, cobiça e insubordinação. Quem oprime terá seus problemas aumentados, será frustrado e derrotado. Aquele que agride, não terá garantia contra os infortúnios e seu coração será inseguro. Aquele que não reprime seus desejos, mergulhará em aflições. Aquele que desobedece a Allah estará se desviando intencionalmente sem que tenha qualquer desculpa ou evidência.

Os aspectos da negligência são: arrogância, orgulho, desleixo e expectativa excessiva. A arrogância afasta do que é direito. O orgulho no presente conduz ao descuido futuro. O desleixo implica cegueira. Em virtude da expectativa, a pessoa terá conhecimento do que terá que responder por sua condição atual, e aquele que conhece isso morre por dentro por causa do horror pelo que conclui.

Os aspectos do rancor são: a presunção, a vanglória, o fervor fanático e o tribalismo. O presunçoso cará para trás e será reprovado. O que é dado à vanglória é dissoluto, o fervoroso fanático é obstinado. O que adota o tribalismo é injusto. Quão péssima condição se encontra na reprovação, na dissolução e na obstinação!

Os aspectos da ambição são: complacência, distração, disputa e altivez. A complacência por si mesmo é desagradável a Allah. A distração é futilidade, a disputa é infortúnio, uma vez que leva ao pecado. A altivez é dispersão e afastamento da realidade, jogo, ocupação materialista e substituição do que é bom pelo que é mal.

Essa é a hipocrisia com seus pilares e aspectos. Allah prevalece sobre Seus servos, Sua menção é exaltada, Sua autoridade é reta, Seu poder é firme, Sua bênção é ampla, Sua sabedoria é luminosa, Seu argumento é evidente, Sua religião é pura, Sua palavra é acurada, Seus graus são presentes, Sua atribuição é íntegra, Sua balança é justa, Suas mensagens são transmitidas e Seus anjos guardiões estão de prontidão para a tarefa. Ele, pois, tornou o pecado culpa; a culpa, rebelião; a rebelião, uma profanação. Também tornou a bondade, lucro; o pedido de perdão, arrependimento; e o arrependimento, pureza. Aquele que se arrepende perante Allah será orientado. Aquele que segue questões que implicam rebelião contra Allah certamente será desviado, a menos que se arrependa perante Allah, confesse sua culpa e acate a bondade. Allah não destruirá senão os que perecerão por seus pecados.

Quão grandioso é Allah! Quão extensa é a Sua acolhida do arrependimento, Sua misericórdia, Suas boas novas e Sua tolerância! Que intensidade do tormento das correntes, do fogo da força, da onipotência e da vingança que Ele possui! Aquele que adotar a obediência a Allah, optará por Sua honra, e aquele que se mantiver na desobediência provará a severa tortura de Sua punição.

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