Seu sermão diante do protesto contra a distribuição equitativa dos espólios

Então, ó povo, louvemos a nosso Senhor, Allah, a fonte de nossas graças conhecidas e desconhecidas, que obtemos não por nossos esforços ou obras, mas por Seu favor e complacência, para testar quais de nós são gratos ou ingratos. Ele dará mais aos que forem gratos, e punirá os que forem ingratos.

Testemunho que não há deus senão Allah, o Único, sem parceiro. Que Ele é Um e Absoluto. Também testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro. Allah o enviou como misericórdia para os servos, as terras, as feras e os animais. Ele oferece essa misericórdia de Sua graça e favor. A paz e as bênçãos estejam sobre Mohammad e sua família.

Ó povo, as melhores pessoas para Allah são as mais respeitosas para com Ele, as mais submissas à Sua ordem, as mais diligentes na obediência a Ele, as que melhor seguem a tradição do Profeta (S.A.A.S.) e as que melhor observam o Livro de Allah. Nenhuma criatura tem preferência sobre outra exceto na obediência a Allah e a Seu Mensageiro, na submissão ao Livro de Allah e a tradição do Profeta (S.A.A.S.).

O Livro de Allah está entre nós. As ordens e as tradições do Profeta estão conosco. Somente o ignorante, o apóstata e o rebelde não têm consciência disso. Allah diz: “Ó humanos, em verdade, vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado dentre vós, perante Allah, é o mais temente”. (Alcorão Sagrado, C.49 – V.13)

Aquele que teme a Allah é o verdadeiro honrado, nobre e favorecido. O mesmo se diz quanto ao obediente a Allah e a Seu Mensageiro. Allah diz: “Se verdadeiramente amais a Allah, segui-me; Allah vos amará e perdoará vossas faltas, porque é Indulgente, Mui Misericordioso”. (Alcorão Sagrado, C.3 – V.31) “Dize: “Obedecei a Allah e ao Mensageiro”. Mas, se recusarem, saibam que Allah não ama os descrentes”. (Alcorão Sagrado, C.3 – V.32)

(Então Amirul Mu’uminin elevou a voz, dizendo), Ó muhajirin, ó Ansar, ó muçulmanos, pensais acaso que, Allah vos deve muito por terdes abraçado o Islam? Certamente sois vós que deveis muito a Allah e a Seu Mensageiro, se fordes fiéis.

Aplicaremos as leis do Alcorão Sagrado e as partilhas do Islam a todo aquele que volta sua face para a Qiblah, que come somente a carne dos animais abatidos de acordo com os nossos ritos, e que declara que não há deus senão Allah e que Mohammad é Seu servo e mensageiro. Exceto pelo temor e a obediência a Allah, ninguém é melhor do que os demais. Allah contará a vós e a nós com os tementes, Seus discípulos e Seus amados que não serão submetidos ao medo nem se entristecerão. Em verdade, este mundo que desejais e ambicionais enquanto ele vos censura e abandona não é vossa morada, para a qual fostes criados e convidados. Ele não durará para vós e não permanecereis nele para sempre. Não sejais ludibriados por seus prazeres imediatos depois de serdes alertados sobre isso, o mundo foi descrito a vós, e eu me empenhei em fazê-lo. Assim, não espereis para o mundo um bom m. Rivalizai-vos uns com os outros, que Allah tenha misericórdia de vós, para alcançar vossas moradas, que se determinou que fossem construídas, pois são construções eternas que nunca serão arruinadas. Allah despertou vosso interesse nessas moradas, convidou-vos para elas e lá estabeleceu vossas recompensas.

Ó muhajirin, ó ansar, ó povo da religião de Allah, atentai para as qualidades atribuídas a vós no Livro de Allah, a posição que tendes perante o Profeta (S.A.A.S.) e os vossos esforços na causa de Allah. Acaso imaginais, que vencestes em razão de vossa linhagem? Ou em razão de vosso empenho e obediência a Allah? Buscai o aperfeiçoamento das graças sobre vós, que Allah tenha misericórdia de mim e de vós, por meio de vossa própria preservação e a observância do Livro de Allah, o qual Ele vos ordenou observar. Se observardes os mandamentos de Allah com a adoção do temor, nenhuma humilhação da vida vos prejudicará. Mas, se não vos conformardes ao temor a Allah, nenhum dos prazeres mundanos que procurais vos beneficiará. Ó servos de Allah, adotai a submissão às ordens de Allah, a satisfação com Seu decreto e a perseverança diante dos infortúnios.

Com respeito a esse espólio, ninguém deverá ter precedência na partilha. Allah, o Majestoso, concluiu sua distribuição. Trata-se de uma propriedade de Allah, e vós sois os servos muçulmanos Dele. Esse é o Livro de Allah, nós o reconhecemos, o testificamos e nos submetemos a ele. O pacto do Profeta está conosco. Portanto, submetei-vos, que a misericórdia de Allah esteja sobre vós, porque aquele que não se submeter nessa questão, que nos abandone do modo que quiser. Aquele que se firmar à obediência a Allah e julgar de acordo com as leis divinas não se sentirá sozinho. Não sofrerá temor nem tristeza. Esses serão os vitoriosos. Imploramos a nosso Senhor que nos conte e vos conte entre o povo de Sua obediência, que dediquemos nossos desejos e que dediqueis os vossos às recompensas Dele.

No fim, eu peço perdão a Allah para vós e para mim.

- voltar -