Seu pronunciamento sobre a distribuição justa das riquezas

Quando alguns soldados de Amirul Mu’uminin, durante a batalha de Si n, souberam que Muawiya premiava generosamente os que se alistavam em seu exército, sugeriram ao Imam (A.S.) que oferecesse vantagens aos chefes e aos elementos que percebesse que estavam prestes a se rebelar ou desertar. Quando a situação se resolvesse, ele retomaria sua política de distribuição equitativa. Ao ouvir tal sugestão, o Imam (A.S.) disse:

Estais a recomendar que eu recorra à opressão daqueles para os quais fui designado líder? Por Allah, não farei tal coisa enquanto o mundo perdurar e enquanto uma estrela seguir outra no céu. Mesmo se fosse minha propriedade, eu a distribuiria igualmente entre eles, como então farei se tratando da propriedade deles? Nesse ponto, ele parou por um instante e então continuou: Eu alerto aos que possuem algo acerca da corrupção. Em verdade, distribuir a riqueza de modo injusto é desperdício e extravagância. Tal atitude pode resultar em honra perante as pessoas, mas arruína o indivíduo diante de Allah. Se um homem entregar sua riqueza àqueles que não têm direito a isso ou que não a merecem, Allah o privará da gratidão dos que a receberam e fará também que o amor deles seja dirigido a outros. Somente os aduladores e os mentirosos demonstrarão uma falsa gratidão a ele. E esses dois, só o farão para receber os mesmos benefícios. Então, se atravessar maus dias e precisar da ajuda deles, provarão ser os piores companheiros e os mais ignóbeis amigos. Dirigirão a ele as palavras dos ignorantes, já que foi generoso com eles enquanto fechava a mão para a causa de Allah. Haverá então, um destino mais funesto do que esse?

E pode haver algo tão infrutífero e semelhante perda? Aquele que recebe algum dinheiro deve empregá-lo com os parentes, na recepção dos hóspedes, na libertação dos que estiverem em dificuldade e dos cativos, no alívio financeiro dos endividados, com os viajantes, os pobres e os emigrantes. Deve também ser clemente na aquisição das recompensas e dos direitos. Se ele agir assim, obterá boa reputação neste mundo e as recompensas no outro.

- voltar -