Sentenças e palavras de encorajamento, aviso e exortação

Em verdade, a astúcia e a fraude estarão no Inferno. Temei a Allah e estejais cientes de Seu poder. Allah não pune os servos com a destruição sem antes alertá-los. Assim, um servo negligencia os esforços até que esquece a promessa de Allah e supõe que está agindo bem. O servo mergulha em conjecturas, expectativas e desatenção com respeito ao que possa sobrevir a ele. Amarra-se em muitos nós, faz todo esforço para se arruinar enquanto Allah lhe concede um tempo pelo pacto que há entre eles (o Senhor e o servo). Contudo, ele incorre na negligência, acompanha os pecadores, polemiza com os crentes sobre sua obediência a Allah, e escolhe a falsidade dos que são indiferentes à verdade.

Esses são os que têm o coração aberto para a dúvida. Ousam forjar mentiras contra os demais e consideram sua ação um meio de buscar o favor de Allah, por causa disso seguem seus caprichos, de modo irrefletido e insensato mudam e distorcem as palavras dos sábios, procuram a boa reputação e a ostentação, sem que possuam uma senda reta, uma indicação el ou marca conhecida do ponto ou da hora final de suas vidas. Quando Allah revela a recompensa de suas práticas e retira suas cobertas de inadvertência, eles recebem o que se desvanecerá, se apegam ao mundo e dão as costas ao Além. Não foram capazes de fazer algo útil de seus desejos e caprichos quando estavam ao seu alcance nem deles se beneficiaram. Ademais, tudo se transformou em infortúnio para eles. Então, tentam escapar daquilo que estão buscando.

Eu vos aviso sobre esse solo escorregadio e vos ordeno temer a Allah; além Dele nada pode beneficiar. Os verazes ajudarão a si mesmos, se forem realmente verazes. O verdadeiro perceptivo é aquele que ouve, pondera, raciocina, compreende, aprende, adota um rumo claro que impede que que para trás, abandona o caminho do extravio, e não dá oportunidade para que os sedutores o controlem por meio do abuso do direito, da incorreção no que diz ou da distorção da verdade. Todo poder pertence a Allah.

Digais apenas o que é dito a vós, submetei-vos ao que vos é narrado e não imponhais a outros o que não foi imposto a vós, porque o resultado disso será contra vós, em virtude de vossas próprias ações, palavras e intenções.

Estejais atentos contra a dúvida, pois se trata de um teste sobre vós. Buscai a facilidade. Empregai mutuamente boas palavras e ações. Optai pela submissão a Allah. Sede tementes e submissos a Allah. Tratai-vos uns aos outros com modéstia, justiça, generosidade e calma. Eis a ordem de Allah para vós. Cuidado com a inveja e o rancor pois são costumes da era da ignorância.

E que cada alma considere o que tiver preparado para o dia de amanhã; temei, pois, a Allah, porque Allah está bem inteirado de tudo o que fazeis”. (Alcorão Sagrado, C.59 – V.18) Ó povo, deveis saber que Allah não dispõe ao servo mais do que cabe a ele, mais do que está determinado no Registro Prudente, ainda que ele despenda excessivos esforços ou encontre mais recursos em seu empenho. Da mesma maneira, Allah não exclui nada do que tenha sido determinado no Registro Prudente a favor de um servo, ainda que este seja fraco ou não conte com a adequada aptidão.

Ó povo, nem a capacidade nem a idiotia acrescenta ou reduz um único átomo ao quinhão (pré-determinado) de uma pessoa. Aquele que se conscientizar desse fato e agir coerentemente certamente será o mais sereno dos indivíduos na aquisição dos ganhos, enquanto que aquele que desconsiderar esse fato, será o mais preocupado com a possibilidade da perda. Frequentemente aquele que é favorecido com as graças, se vê numa cilada por meio desse mesmo favorecimento, enquanto que aquele que é visto como desafortunado é, na realidade, afortunado.

Retornai à sobriedade, ó ouvintes! Despertai de vossa inadvertência, refreai vossa precipitação e meditai sobre as palavras de Allah que não podem ser renegadas e que são inevitáveis e inescapáveis. Então, abandonai vosso orgulho, deixai vossa arrogância, estejais atentos, lembrai dos túmulos e da morada, porque será vossa passagem e destino. Sereis tratados do mesmo modo que tratais e colhereis apenas o que semeastes; e tudo o que fizestes será feito a vós. Amanhã, indiscutivelmente encontrareis somente o resultado do que fizestes. Sereis beneficiados com a consideração sobre o aconselhamento que vos foi proporcionado. Compreendei, pois, o que ouvistes e o que vos foi prometido, porque por intermédio disso, estareis ocupados em uma de duas questões, a obediência a Allah e a ação consoante ao que foi ouvido, ou a situação de ter o argumento de Allah contra vós. Deveis submeter-vos a isso de acordo com o vosso conhecimento. Atentai pois, e preservai a seriedade, “…e ninguém vos informará como o Onisciente (no Dia da Ressurreição)”. (Alcorão Sagrado, C.35 – V.14) Uma das decisões inexoráveis de Allah no Registro Prudente sobre a qual Ele concede a recompensa ou pune, e por meio da qual Ele ama ou reprova é que não beneficiará um homem, ainda que este se esforce e aja com sinceridade se deixar este mundo ao encontro de Allah com um destes atos, sem ter se arrependido, nomeadamente, se crer num parceiro para Allah durante o culto, se despertar sua fúria assassinando um indivíduo, se falar de um ato que foi praticado por outro, se buscar o preenchimento de suas necessidades introduzindo inovação na religião, se tratar com as pessoas tendo uma face dupla, se tiver uma língua dúbia ou se adotar a arrogância e o orgulho. Compreendam isto pois uma ilustração é uma orientação para o que lhe é similar: As bestas se ocupam com seus ventres. As feras carnívoras atacam umas às outras. As mulheres se ocupam com os adornos desta vida ignóbil e com a criação da discórdia. Por outro lado, os crentes são humildes, admoestadores e temem a Allah.

- voltar -