Recomendação a seu filho Hussein bin Ali (A.S.)

Ó filho, eu recomendo a ti o temor a Allah na riqueza ou na pobreza, que te firmes a verdade na satisfação ou na ira, que sejas moderado na riqueza ou na pobreza, justo com teus amigos ou teus inimigos, em ação na atividade ou no descanso, e que estejas satisfeito com Allah na crise ou no conforto.

Ó filho, um mal que for seguido pelo Paraíso não é um mal verdadeiro, e um bem-estar que for seguido pelo Inferno não é um bem-estar verdadeiro. Todo conforto que não for o Paraíso é sem valor e todo infortúnio que não for o Inferno é algo salutar.

Deves saber, ó meu filho, que aquele que perceber suas próprias faltas desistirá de buscar as faltas alheias. Nada cobrirá aqueles que retirarem a coberta da piedade. Aquele que se satisfaz com a distribuição do sustento feita por Allah não se entristece por aquilo que lhe falta. Aquele que desembainha a espada da agressão é morto com ela. Aquele que cavar um poço para seu irmão, cairá nele. Aqueles que rasgam as cortinas das casas alheias, terão as cortinas de suas casas rasgadas. Aquele que esquece seu pecado considerará grandes os pecados alheios. Aquele que se exceder terminará exausto. Aquele que se expõe demasiadamente aos riscos, será tragado por eles. Aquele que prefere sua opinião, se desviará. Aquele que se apegar somente ao seu ponto de vista, cometerá erros. Aquele que demonstrar arrogância, será humilhado. Aquele que se associar aos sábios, será respeitado. Aquele que se associar aos medíocres, cairá em desgraça. Aquele que menosprezar as pessoas, será insultado. Aquele que se intrometer em malefícios, será acusado. Aquele que zombar, será desrespeitado. Aquele que for generoso, será conhecido por isso. Falar demais conduz a muito erro. Muito erro leva a perda do pudor. Pouco pudor conduz à perda do temor. Pouco temor mortifica o coração, quem tiver o coração nesse estado entrará no Inferno.

Ó filho, o verdadeiro tolo é aquele que presta atenção aos defeitos alheios e aceita os mesmos defeitos em si mesmo. Aquele que meditar sobre as coisas certamente tirará lições. Aquele que tirar lições, se preservará. Aquele que se preservar, estará a salvo. Aquele que abandonar as paixões, viverá em liberdade. As pessoas nutrem afeição por aqueles que abandonam a inveja.

Ó filho, a honra do crente é prescindir da ajuda alheia. A satisfação é um tesouro inesgotável. Aquele que lembra da morte com frequência cará satisfeito com poucos prazeres do mundo. Aquele que perceber que suas palavras estão dentro de suas ações, falará apenas aquilo que o beneficia.

Ó filho, quão estranho é aquele que teme o castigo e não cessa de cometer o mal! Quão estranho é aquele que almeja a recompensa mas não se arrepende nem se empenha por ela!

Ó filho, a inteligência envia para a luz, a inadvertência, para a sombra, e a ignorância, para o extravio. O verdadeiro afortunado é aquele que tira lições do que vê nos outros. A moralidade é a melhor herança. O melhor amigo é o caráter afável. Não se pode esperar prosperidade de relações rompidas com os parentes ou riqueza da lascívia.

Ó filho, a boa saúde possui dez partes, nove delas se encontram no silêncio, exceto no que se refere a menção a Allah, e uma se encontra no abandono das relações com os tolos.

Ó filho, aquele que se adorna com a desobediência a Allah em suas reuniões, Allah lançará a humilhação sobre ele. Aquele que se propõe à instrução, certamente se tornará sábio.

Ó filho, a indulgência é a cabeça do conhecimento, e a estupidez é a sua praga. Perseverança ante os infortúnios é um dos tesouros da fé. Castidade é o adorno da pobreza. Gratidão é o adorno da riqueza. Visitas em excesso geram aborrecimento. Tranquilidade se opõe à prudência se for precedida de conscientização. A autoadmiração indica raciocínio débil.

Ó filho, muitas opiniões geram tristeza, e muitas palavras retiram a graça.

Ó filho, não há honra superior do que o Islam, nenhuma generosidade mais gloriosa do que o temor a Allah, nenhuma fortaleza protege melhor do que a piedade, nenhum intercessor mais bem-sucedido do que o arrependimento, nenhuma veste cai melhor do que a boa saúde, nenhuma riqueza que possa equivaler à satisfação com a provisão. Aquele que se limita ao mínimo necessário descansará antes dos outros e se encontrará numa vida tranquila.

Ó filho, a cobiça é a chave do cansaço, a montaria da exaustão, e o líder da prática dos pecados. A avidez é a que abrange os defeitos. As coisas que abominas nos outros devem te bastar como admoestadoras. Teu amigo deve gozar dos mesmos direitos que tu. Aquele que se compromete num assunto sem antes examinar o resultado, sofrerá infortúnios. O planejamento anterior a ação salvaguarda da frustração. Aquele que expõe as opiniões perceberá os pontos de equívoco. A paciência protege contra a pobreza. A mesquinhez é a veste da miséria. A cobiça é o sinal da destruição. Um homem pobre que mantém boas relações é melhor do que um rico que rompe suas relações. Tudo tem um alimento. O Filho de Adão, o homem, é o alimento da morte.

Ó filho, não leves um pecador ao desespero. Muitos que cometem más ações têm um final feliz por se arrependerem, e muitos dos benfeitores corrompem suas ações e merecem o Inferno. Que Allah nos guarde disso.

Ó filho, muitos desobedientes podem se salvar e muitos benfeitores podem cair em ruína. As provisões daqueles que seguem a honestidade serão mais facilmente alcançadas. O bem se encontra no desa o às paixões. As horas reduzem as épocas. Ai dos agressores, por causa da presença do melhor dos juízes e conhecedor do oculto daqueles que escondem.

Ó filho, a violência contra os servos de Allah é a pior provisão para a vida futura. Toda dose tem uma sufocação e toda refeição um engasgamento. Nenhuma graça é obtida a menos que se perca outra. O descanso é muito próximo da fadiga, a miséria é muito próxima do conforto, a morte é muito próxima da vida, e a doença é muito próxima da saúde. Abençoados aqueles que se comportam fielmente para Allah na ação, no conhecimento, no amor, no ódio, na recepção, na partida, no que diz, no silêncio, nas obras e nas palavras. Excelente é o que possui conhecimento e que age com seriedade, de prontidão, como se temesse a morte. Ele aconselha quando é consultado, e se mantém quieto quando é esquecido. Seu discurso é verdadeiro e seu silêncio é uma resposta sem exaustão. Ai dos que passam privação, frustração e que são desobedientes; que se satisfazem com o que praticam enquanto o abominam nos outros, que humilham pessoas por fazerem o que eles mesmos fazem.

Ó filho, deves saber que a afeição daqueles cujas palavras são indulgentes é compulsória.

Que Allah te oriente até a tua prosperidade e te conte entre as pessoas de Sua obediência, com o auxílio de Seu poder. Em verdade, Ele é Generoso e Benevolente.

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