O Sermão de Dibáj

Louvado seja Allah, O Originador das criaturas, o Criador das manhãs, O que dá vida ao que está morto, O Ressuscitador dos que estão nos túmulos. Eu declaro que não há divindade senão Allah, o Único, sem parceiros, e que Mohammad é Seu servo e mensageiro.

Ó servos de Allah, o melhor modo para os que buscam a proximidade de Allah, Glorificado e Exaltado, é a crença Nele, em Seu Profeta e no que veio com ele, na luta na causa de Allah, pois esse é o ápice do Islam, e crer na expressão da Puri cação Divina pois se trata da justa natureza, no estabelecimento da prece, pois é a base da comunidade, no pagamento do zakat, pois é algo compulsório, no jejum de Ramadan, pois é um escudo contra a punição, na peregrinação a Casa de Allah e na Umrah, pois ambas eliminam a pobreza, lavam os pecados, o que implica no Paraíso. Crer ainda no respeito aos laços de parentesco, pois proporciona prosperidade, prolongamento da vida e aumento da linhagem; na concessão da caridade de modo secreto, pois cobre os defeitos e amaina a ira de Allah; e abertamente, uma vez que protege contra a má passagem na morte e proporciona a expansão dos benefícios que é salvaguarda contra as posições da desgraça. Sigais em frente com a recordação de Allah, a qual, é a melhor recordação. É segurança contra a hipocrisia, liberta do Inferno, lembra ao indivíduo que sempre que existe distribuição de bem-estar é Allah quem determina. A recordação ressoa sob o Trono de Allah. Almejai, pois, aquilo que Allah prometeu aos tementes, pois sua promessa é fidedigna. Tudo o que Ele prometeu inevitavelmente se cumprirá exatamente como prometeu. Trilhai a senda do Profeta (S.A.A.S.), pois é a mais distinta das sendas. Adotai a Sunnah do Profeta porque é o mais correto comportamento.

Aprendei o Livro de Allah, o Alcorão Sagrado, pois se trata do mais belo dos discursos e a admoestação mais eficaz; busquem compreendê-lo em sua totalidade porque é o melhor no desenvolvimento dos corações. Recitai-o com todo esmero porque é a mais bela das narrativas. “Quando o Alcorão Sagrado for recitado, escutai-o e calai, para que recebais misericórdia”. (Alcorão Sagrado, C.7 – V.204). Se fordes guiados por esse conhecimento, tendes de aplicar o que sabeis para que possais ser bem sucedidos. Sabei pois, ó servos de Allah, um sábio que não age de acordo com o seu conhecimento é igual a um ignorante incapaz de raciocínio que não se liberta de sua ignorância, e ainda, sobre o erudito o argumento de Allah é de maior relevância e perante Allah ele será mais responsabilizado pelo que fez. Contudo, ambos se encontram confusos, têm sido negligentes e desviados, ocupados em sedição, e assim, colhendo maus resultados e anulando suas ações.

Ó servos de Allah, não hesiteis no que não tendes dúvida. E não duvideis para não incorrer em descrença. Não incorrais em descrença para não vos arrepender. Não sejais autoindulgentes deixando passar suas faltas, se o fizerdes perecereis; uma vez que vossa indulgência em relação as coisas vos desviará para a senda dos malfeitores. Não desconsidereis o que é direito com o intuito de não sofrer um prejuízo em vossos interesses.

Ó servos de Allah, faz parte da determinação temer a Allah, e é seguro evitar exceder os limites da confiança em Allah.

Ó servos de Allah, o de maior sinceridade é o mais submisso à Allah e o de maior arrogância é o mais desobediente a Allah.

Ó servos de Allah, aquele que obedecer a Allah, estará seguro e satisfeito, e aquele que desobedecer, se verá frustrado, inseguro e arrependido.

Ó servos de Allah, implorai convicção a Allah, porque é o ápice da religião; rogai por boa saúde, pois é a melhor graça; portanto, preservai-a para estabelecer vossos assuntos mundanos e religiosos. Rogai a Ele por sucesso, pois é um pilar firme. Sabei que a convicção é a melhor companheira do coração. O temor a Allah é o melhor da convicção. Os melhores assuntos do direito são os determinados, e as questões mais nocivas são as mais recentes. Toda inovação na religião é heresia e toda heresia é desvio. As heresias arruínam a Sunnah. O desventurado é aquele que despreza e abandona sua religião; o bem-aventurado é aquele cuja religião é firme e a convicção é sólida. O felizardo é aquele que aprende lições a partir do que vê nos outros. O infeliz é aquele cujos caprichos o iludem.

Ó servos de Allah, sabei que uma pequena ostentação é politeísmo. A convicção é a sinceridade da ação. As paixões levam ao Inferno. Sentar com as pessoas fúteis faz com que se esqueça o Alcorão Sagrado e é um convite a Satã. A postergação dos meses sagrados é um aumento na descrença. Atos de desobediência produzem a ira do Beneficente. A ira do Beneficente conduz ao Inferno. A conversação leviana com as mulheres extingue a luz do coração. Olhares furtivos são armadilhas de Satã. Sentar com os governantes injustos acende as chamas do Inferno.

Ó servos de Allah, sede verazes, porque Allah está com os verazes, e evitem falar mentiras porque é uma prática que se opõe a fé. O veraz está deitado na honra da segurança e da dignidade, enquanto o mentiroso está deitado na borda de um profundo abismo, na perdição. Dizei o que é certo para que a verdade seja atribuída a vós; e praticai o que é verdadeiro para que vos conteis entre o povo da verdade. Devolvei os depósitos confiados a todos os seus devidos donos. Respeitai os laços de parentesco mesmo que vosso parente não vos respeitar. Favorecei os que vos maltratam. Sede fiéis no cumprimento de vossos compromissos. Justos quando na posição de arbitragem. Tolerantes quando fordes oprimidos. Perdoai e sede indulgentes com aquele que for injusto convosco da mesma maneira que desejais ser perdoados e receber indulgência. Não vos orgulheis por vossa ascendência.

Não vos difameis nem vos motejeis mutuamente. Vil é o nome que denota maldade depois de ter recebido a fé…” (Alcorão Sagrado, C.49 – V.11) Não zombeis uns dos outros e não vos vanglorieis em vossos assuntos. “Não vos espreiteis nem vos calunieis mutuamente. Quem de vós seria capaz de comer a carne de seu irmão morto?” (Alcorão Sagrado, C.49 – V.12) Não vos invejeis, pois a inveja consome a fé como o fogo consome a madeira. Não desejeis o mal uns aos outros, pois o desejo do mal ceifa os bons atributos. Saudai-vos com a paz. Respondei a saudação de um modo melhor do que vos tenha sido enviada. Tratai as viúvas e os órfãos com clemência. Auxiliai os fracos, os oprimidos, os endividados, aqueles que foram feridos na causa de Allah, os viajantes, os pedintes, os servos, os servos sob contrato e os pobres. Apoiai os oprimidos, pagai as taxas obrigatórias, e esforçai-vos na causa de Allah pois Allah é severo no castigo. Esforçai-vos na causa de Allah, recebei com hospitalidade, observai os preceitos da ablução e as cinco preces compulsórias em seu devido tempo, pois ocupam uma posição destacada diante de Allah. “Quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor (para ele).” (Alcorão Sagrado, C.2 – V.184) “Saibam que Allah é retribuidor, Sapientíssimo”. (Alcorão Sagrado, C.2 – V.158) “…auxiliai-vos na virtude e na piedade. Não vos auxilieis no pecado e na hostilidade”. (Alcorão Sagrado, C.5 – V.2) “Ó fiéis, temei a Allah tal como deve ser temido, e não morrais senão como muçulmanos”. (Alcorão Sagrado, C.3 – V.102)

Ó servos de Allah, deveis saber que a expectativa anula o intelecto, quebra a promessa, precipita na inadvertência e provoca o remorso. Desprezai a expectativa pois é engano e os que a seguem serão pecadores. Atuai em situações de expectativa do mesmo modo que fazeis em situações de temor a Allah. Agradecei quando algo que esperáveis chegar a vós, e acrescentai esperança, pois Allah prometeu a boa recompensa aos muçulmanos e a multiplicação disso para os que agradecerem. Eu jamais vi uma pessoa que deseje o Paraíso ou outra que tenha medo do Inferno dormindo. Jamais vi algo mais proveitoso do que angariar provisões para o dia em que o oculto será revelado. Aquele a quem o correto não é benéfico deverá sofrer o que é injusto, e aquele a quem a orientação não basta para que se mantenha firme nela, deverá ser levado ao extravio, em direção à destruição; e aquele que a convicção não o beneficia, sofrerá a dúvida. Cuidado, fostes ordenados insistentemente a marchar e instruídos sobre o modo de conseguir provisão para a jornada. Em verdade, a coisa mais ameaçadora, a que eu mais temo para vós, é o erro de seguir os desejos e estender as expectativas neste mundo.

Então agora, este mundo deu as costas e anunciou sua partida quando o mundo vindouro surgiu proclamando sua aproximação. Hoje é o dia da preparação enquanto amanhã será o dia da corrida. O lugar para a bem-aventurança será o paraíso, enquanto o lugar para a desgraça será o Inferno. Em verdade, estais nos dias das expectativas, e atrás se encontra a morte acelerando o passo. Aquele que age durante o tempo das expectativas, antes da aproximação da morte, sua ação o beneficiará e não será prejudicado pela morte. Porém, aquele que não age durante esse tempo que antecede a chegada da morte, sua ação não trará benefício e a morte tirará tudo dele.

Ó servos de Allah, apressai-vos em erguer os pilares de vossa religião por meio do cumprimento das preces obrigatórias em seu devido tempo, do pagamento do zakat em seu devido tempo, da invocação e submissão a Allah, do respeito aos laços de parentesco, do temor em relação ao além, da caridade, da demonstração de respeito aos fracos, do aprendizado e da aplicação prática do Alcorão Sagrado, da veracidade no falar, do cumprimento dos compromissos assumidos, da fidelidade no que vos tenha sido confiado e na devolução ao seu respectivo dono. Almejai a obtenção da recompensa de Allah e temei Sua punição. Oferecei vossas almas e bens à causa de Allah. Preparai-vos com as provisões do mundo tanto quanto guardais para vós mesmos. Praticai o bem para que sejais recompensados no dia em que os benfeitores receberão o melhor.

Ao terminar, peço o perdão de Allah para vós e para mim.

- voltar -