As recomendações para Kumayl bin Zayd

1 – Ó Kumayl, inicia todo dia com a recordação do Nome de Allah e dize, “Todo decreto e poder pertencem a Allah”. Deposita tua confiança em Allah. Recorda-te de nós, menciona nossos nomes e pede a bênção de Allah sobre nós. Com esses dizeres, rodeia a ti e a tudo o que está sob tua custódia com a proteção divina, de modo que estejas a salvo do mal daquele dia.

2 – Ó Kumayl, Allah educou o Profeta (S.A.A.S.); ele educou a mim e eu educo os crentes e deixo como legado às pessoas honradas a boa educação.

3 – Ó Kumayl, eu sou o precursor de todo aspecto do conhecimento e o Al Qa’im16 (A.S.) será o selo desse conhecimento. Ó Kumayl, somos descendentes um do outro. Allah é o Que tudo ouve e o Que tudo vê. Ó Kumayl, não sigas a ninguém senão a nós, e serás um de nós.

4 – Ó Kumayl, tu necessitas do conhecimento a todo momento.

5 – Ó Kumayl, antes de iniciar a tua refeição, menciona o Nome Daquele cujo Nome não é prejudicado por nenhum mal e que possui a cura para qualquer mal-estar.

6 – Ó Kumayl, compartilha generosamente a refeição com os outros, pois nunca poderás conceder algo a ninguém17. Se fizeres assim, Allah te recompensará amplamente. Quando outros sentarem contigo para comer, usa de gentileza, estenda o teu assento e não repreenda o teu serviçal.

7 – Ó Kumayl, quando estiveres à mesa, demora tanto quanto possível para que teu companheiro coma o su ciente e teu alimento venha a favorecer a outros.

8 – Ó Kumayl, quando saciares a fome em tua refeição, louva a Allah por Sua provisão, fazer isso de modo audível para que aqueles que estiverem contigo o imitem, e tua recompensa será dobrada.

9 – Ó Kumayl, não encha completamente teu estômago com a comida, deixa um espaço para a água e os gases. Termina a refeição antes da saciedade, isso te trará saúde, pois a fonte da saúde do corpo está na pouca comida e pouca água.

10 – Ó Kumayl, a benção está nos bens daquele que cumpre o zakat, atende aos crentes em suas necessidades e respeita seus parentes.

11 – Ó Kumayl, conceda aos teus parentes crentes mais do que concedes aos crentes. Ademais, trata os teus parentes com maior compaixão e mais generosidade. Sê caridoso com os pobres.

12 – Ó Kumayl, não desapontes um necessitado. Dê a ele algo, nem que seja uma semente de uva ou meia tâmara. Os atos de caridade se ampliam junto a Allah.

13 – Ó Kumayl, a bondade é a melhor vestimenta do crente, a castidade é o que há de mais belo nele; sua honra é o estudo e sua dignidade é o abandono dos comentários sobre a vida alheia.

14 – Ó Kumayl, há um grau de superioridade em cada tipo de pessoa. Não discuta com os ignaros, mesmo que eles te chamem para a discussão. Adota a tolerância sendo um daqueles a quem Allah descreve quando diz “…e quando os ignorantes lhes falam, respondem: “Paz”.” (Alcorão Sagrado, C.25 – V.63)

15 – Ó Kumayl, dize a verdade em toda circunstância. Sê afetuoso com os tementes, abandona os corruptos, evita os hipócritas e não acompanhes os traidores.

16 – Ó Kumayl, não bata à porta dos opressores com a intenção de te associar a eles e lucrar algo com isso. Não os atenda nem compareça às suas reuniões, do contrário, a ira de Allah sobrevirá a ti. Caso, por obrigação, tiveres que comparecer ali, menciona Allah continuamente, encomenda-te a Ele e busca Sua proteção contra eles. Abaixa a cabeça e reprova intimamente as suas ações. Glorifica a Allah abertamente para que sejas auxiliado e salvo de seus males.

17 – Ó Kumayl, a castidade, a tolerância e a paciência são as características mais amadas por Allah, depois da fé Nele e nos Seus Awlia’ (Imames).

18 – Não demonstres tua pobreza para as pessoas. Suporta a dificuldade por Allah com dignidade e discrição.

19 – Ó Kumayl, guarda o que souberes do segredo de teu irmão. Quem é teu verdadeiro irmão? É aquele que não te desaponta no infortúnio, não espera que recorras a ele para te ajudar nem que o informes sobre o teu problema. Deves também orientá-lo para a retidão quando ele estiver inclinado ao erro.

20 – Ó Kumayl, o crente é um espelho para o outro crente; quando olham um para o outro, devem atender as necessidades e resolver os problemas.

21 – Ó Kumayl, se não gostares de teu irmão, não és irmão dele. O verdadeiro crente é aquele que segue nossos dizeres. Aquele que deixa de fazê-lo, age indevidamente conosco. Aquele que age indevidamente conosco não estará ao nosso lado. Aquele que não estiver conosco estará no nível mais inferior do Inferno.

22 – Ó Kumayl, todo assunto oculto deve ser divulgado de algum modo. Se divulgarmos algum de nossos segredos para que o guardes, não deverás revelá-lo a ninguém. Se o fizeres, então nenhum arrependimento te atingirá. Se nenhum arrependimento te atingir, teu destino será o “Ladza” (uma região do Inferno).

23 – Ó Kumayl, a divulgação dos segredos da Família de Mohammad (A.S.) é imperdoável e intolerável. Não narre seus dizeres a ninguém exceto aos crentes fiéis.

24 – Ó Kumayl, quando estiveres com problemas, dize: “Não há poder nem força senão em Allah”, para que sejam resolvidos. Quando receberes as graças, dize: “Louvado seja Allah!”, para que te sejam dobradas. Se a tua provisão chegar a ti com dificuldade, deves pedir perdão a Allah para que o teu sustento seja ampliado.

25 – Ó Kumayl, sê leal conosco, guarda-te de permitir que Satã tenha participação em tua riqueza e em teus filhos.

26 – Ó Kumayl, tua fé é firme ou instável. Cuidado para que não tenhas uma fé instável. Terás uma fé firme somente quando adotares perfeitamente a senda clara, que não te conduzirá ao desvio tampouco te afastará do objetivo.

27 – Ó Kumayl, nos atos obrigatórios não há permissividade. Nos atos recomendáveis não há obrigatoriedade.

28 – Ó Kumayl, teus pecados superam tuas boas ações. Teu esquecimento é maior do que tua recordação de Allah. As graças de Allah são mais numerosas do que tuas boas ações.

29 – Ó Kumayl, não há nenhuma parte de ti que esteja vazia da graça de Allah e da concessão divina de boa saúde. Não deves esquecer do louvor, da glorificação, do agradecimento e da recordação de Allah a todo momento.

30 – Ó Kumayl, não sejas um daqueles que são mencionados por Allah no versículo “…aqueles que se esqueceram de Allah e por isso, Ele os fez esquecerem de si mesmos…” (Alcorão Sagrado, C.59 – V.19). Por essa razão, Ele atribui a corrupção a eles, dizendo “… são eles os depravados”. (Alcorão Sagrado, C.59 – V.19)

31 – Ó Kumayl, os graus elevados não são obtidos mediante o cumprimento das preces, do jejum ou da caridade. O mais importante é cumprir a prece com intenção pura, ação aceitável e submissão pura. É preciso considerar quando e para que se está a orar. Se a prece não for praticada com correção e licitude, não será aceita.

32 – Ó Kumayl, a língua recebe do coração, e o coração provê a alma. Avalia aquilo com que estás alimentado teu coração e o teu corpo. Se a fonte não for ilícita, Allah não aceitará o teu louvor e o teu agradecimento.

33 – Ó Kumayl, perceba e saiba que não permitimos a ninguém que traia a confiança de outrem. Aquele que relatar que permitimos tal coisa é certamente um injusto e um corrupto, cujo final será o Inferno. Eu juro que ouvi o Profeta (S.A.A.S.) dizer muitas vezes, uma hora antes de sua morte: “Ó Abul Hassan, devolva o que tenha sido confiado ao seu dono, quer seja ele piedoso ou pecador, quer seja algo de grande valor ou não, mesmo se for um linha ou uma agulha”. Toda vez que dizia isso, repetia três vezes.

34 – Ó Kumayl, o jihad deve ser realizado somente sob a liderança de um imam justo e os espólios de guerra somente são lícitos quando cedidos por um imam virtuoso.

35 – Ó Kumayl, sem a vinda de um profeta, a convocação para Allah de qualquer pessoa, inclusive dos crentes piedosos, será errada ou correta. Ademais, será errada a menos que Allah o escolha para tal convocação.

36 – Ó Kumayl, a religião pertence a Allah. Ele não aceita ninguém para a convocação à religião senão os mensageiros, os profetas e os sucessores dos profetas.

37 – Ó Kumayl, Allah é generoso, clemente, grandioso e perdoador. Ele atrai nossa atenção para Suas características e nos ordena segui-las e convidar as pessoas para elas. Nós (Ahlul Bait) fizemos isso sem negligência, pusemos em prática essas qualidades sem hipocrisia, cremos nelas sem deslealdade e as acatamos sem dúvida.

38 – Ó Kumayl, por Allah, não sou um servil bajulador, para ser obedecido, não sou um incitador de desejos, para não ser obedecido; não ambiciono a comida dos beduínos, o dinheiro do zakat, para ser chamado e receber o nome de Amirul Mu’uminin (o Líder dos Crentes).

39 – Ó Kumayl, os que buscam os prazeres do mundo receberão uma vida vã e finita, enquanto nós receberemos uma vida estável e permanente.

40 – Ó Kumayl, tudo será para a outra vida. Somente esperamos pela aceitação de Allah e pelos altos graus do Paraíso que Ele dará apenas aos tementes.

41 – Ó Kumayl, aquele que não morar no Paraíso, viverá sofrendo uma dolorosa agonia e uma permanente ignomínia.

42 – Ó Kumayl, eu louvo a Allah por todas as dádivas e em todas as condições.


16 O décimo segundo Imam (A.S.).

17 Pois tudo pertence a Deus.

- voltar -