Sua Mensagem a Ishaq Bin Ismail an-Nisapuri1

Que Allah cubra a ti e a nós com a Sua proteção e cuide de todos os nossos assuntos por meio de Seu poder. Eu compreendi a tua mensagem, que Allah se compadeça de ti, Graças a Allah, nós, a família do Profeta, nos solidarizamos com os nossos seguidores e ficamos felizes quando a beneficência e os favores de Allah são concedidos a eles incessantemente. Nós também contamos todo favor com que Allah, o Abençoado, o Exaltado, os agraciou. Que Allah conceda a ti, ó Is’haq e aos teus pares, a quem Allah se compadeceu e guiou ao caminho reto, Sua graça. Que Allah torne perfeito o Seu favor a ti, conduzindo-o ao Paraíso.

Louvado seja Allah é a perfeita maneira de agradecer por qualquer favor, além de sua grandeza e magnitude. Eu louvo a Allah demasiadamente para que seja comparado a qualquer palavra de louvor em todos os tempos, pois Sua concessão de graças sobre ti, uma vez que Ele se compadeceu de ti, te protegeu da destruição e facilitou-te o caminho para superar o obstáculo. Por Allah, era um obstáculo insuperável. De gravidade extrema, de curso tão difícil, de provação muito severa, e foi mencionado nos livros antigos. Na época do Imam falecido (A.S.) e em meu tempo, tiveste alguns assuntos que, em razão dos quais eu reprovei tuas opiniões pelo que praticaste sem sucesso.

Deves saber disso perfeitamente, Is’haq, que aquele que deixar este mundo na cegueira também estará cego na vida futura e num terrível erro. Ó Is’haq, não é a visão que é atingida pela cegueira, na verdade, são os corações que estão em seus peitos. O que é provado pelas palavras de Allah enviadas aos injustos em Seu Livro de sabedoria: “Quem desdenha a Minha mensagem levará uma vida miserável, e cego, o faremos comparecer no Dia da Ressurreição.

Dirá: “Ó Senhor meu, por que me ressuscitaste cego, quando eu tinha antes uma boa visão?” E dirá (o Senhor): Isso é porque te chegaram os Nossos versículos e tu os esqueceste; da mesma maneira será hoje esquecido”. (Alcorão Sagrado, C.20 – V.124 a 126)

Que sentença é mais importante do que o argumento do Senhor contra as Suas criaturas, o representante de Allah em Suas terras e o testemunho do Senhor sobre os Seus servos após a vinda consecutiva das gerações antigas, dos profetas e dos antepassados, dos sucessores dos profetas? A paz, a misericórdia e as bênçãos de Allah sobre todos eles.

De onde fostes tirados? Para onde estais vos dirigindo sem rumo como os animais? Estais recusando o correto e crendo no erro? Como estais a negar a graça de Allah? Não sejais como aqueles que creem numa parte do Livro e descreem noutra. Qualquer um de vós ou qualquer outro que assim fizer não conseguirá nada senão a humilhação nesta vida e uma longa agonia na vida futura. Essa é a maior de todas as humilhações.

Allah, o Beneficente o Misericordioso, vos impôs esses deveres sem que necessitasse da vossa observância. Ele impôs esses deveres por Sua misericórdia, com o intuito de distinguir os maus e os bons, examinar o que carregais em vossos peitos, o que tendes em vossos corações; para que rivalizásseis uns com os outros na obtenção de Sua clemência e tivésseis diferentes posições em Seu Paraíso.

Portanto, ele vos impôs o cumprimento do hajj e da umrah, a prática do salah, o pagamento do zakat e a aderência a Wilaya. Também vos designou uma entrada pelas portas das coisas obrigatórias e uma chave para a Sua senda. Sem Mohammad (S.A.A.S.) e os sucessores entre seus descendentes, estaríeis em desorientação, como animais, incapazes de conhecer qualquer uma das normas da religião. Como se pode entrar numa cidade sem que seja por sua porta? Depois que ele vos fez o maior de todos os favores designando imames depois do Profeta, Allah disse em Seu Livro: “Hoje eu aperfeiçoei a vossa religião, completei Meu favor sobre vós e escolhi para vós o Islam por religião”. (Alcorão Sagrado, C.5 – V.3)

Allah também tornou um dever para vós a observância de alguns direitos de vossos imames para que vossas esposas, propriedades, alimentos e bebidas sejam lícitos. Allah diz: “Dize (Ó Mohammad): “Não vos exijo recompensa alguma por isso, senão o amor aos (meus) parentes próximos”. (Alcorão Sagrado, C.42 – V.23) Deveis saber que aquele que se comportar de modo mesquinho prejudica somente a si mesmo. Allah é Auto-Su ciente e vós sois pobres. Não há outro deus senão Allah. O discurso sobre do que é de vós e do que é contra vós foi muito longo.

Não observaríeis minha escrita nem daríeis ouvidos a uma única letra minha, após a partida do Imam (A.S.) se Allah não quisesse aperfeiçoar Seus favores para vós. Nesse ínterim, estais a mergulhar na negligência daquilo para o qual inevitavelmente retornareis. Eu designei Ibrahim bin Abda como meu representante e recebestes minha mensagem que foi levada por Mohammad bin Musa An Nisapuri. O socorro é procurado somente em Allah, em toda situação.

Cuidai para não deixar de cumprir as obrigações de Allah, pois se o fizerdes, sereis os perdedores. Lamentai e afastai-vos daqueles que desconsideram os atos de desobediência a Allah e que rejeitam as admoestações dos Seus mensageiros. Allah vos ordenou obedecer a Ele, obedecer a Seu mensageiro e as autoridades fundamentais (os imames).

Allah se compadece de vós (por vossa) fraqueza e negligência e vos auxilia a suportar as obrigações. O homem está muito enganado sobre Seu Senhor Generoso. Se as rochas tivessem compreendido uma parte do que foi mencionado no Livro, teriam certamente se humilhado e se fendido por temor, ansiedade e contrição perante Allah. Fazei o que desejardes, pois, “Allah e Seu Mensageiro julgarão as vossas atitudes; logo sereis devolvidos ao Conhecedor do cognoscível e do oculto, que vos inteirará de tudo o que fazeis”. (Alcorão Sagrado, C.9 – V.94)

Todo louvor pertence a Allah, o Senhor dos mundos. A paz esteja sobre Mohammad e sobre sua família.


1 Um dos companheiros de confiança do Imam Al-Askari (A.S.).

- voltar -