1 – Não discuta com ninguém para que não percas o esplendor, e não zombe de ninguém para que não seja desrespeitado.
2 – Quanto àqueles que aceitam sentar num lugar que não seja a primeira la numa reunião, Allah e Seus anjos os abençoarão até que se retirem.
3 – O Imam Al-Askari (A.S.) respondeu a um homem que havia lhe pedido uma prova ou um milagre do Imamato: “A punição será dobrada para aqueles que refutarem o milagre ou a prova do Imamato depois que tenham sido apresentados a eles de acordo com seu pedido. Aquele que for paciente receberá o apoio de Allah. As pessoas se acostumaram a publicar falsas missivas que elas próprias forjaram. Suplicamos a Allah para que nos guie. Os assuntos ou são de submissão (a Allah) ou de destruição. O resultado de todas as coisas pertence a Allah”.
4 – O Imam Al-Askari (A.S.) respondeu a um homem que lhe relatou acerca do desentendimento dos xiitas: “Allah se dirigiu somente aos que raciocinam. Os indivíduos são de diferentes classes: uns são os que discernem o caminho da salvação; estão firmemente ligados ao que é correto e são aderentes do ramo da origem; não são dubitáveis nem desconfiados; não consideram nenhum outro patrono além de mim. Outros, são os que não receberam a orientação correta dos autênticos portadores da mesma; são como os que embarcam num navio; se agitam quando o mar está turbulento e se acalmam quando o mar se acalma. Outros, são aqueles que são dominados por Satã; sua única tarefa é refutar o povo do caminho correto e substituir o correto pelo erro, movidos pela inveja. Por isso, abandona aqueles que se desviam para a direita ou para a esquerda. Quando um pastor deseja reunir o rebanho, não precisa de muito esforço para fazê-lo. Toma cuidado para não divulgares os nossos segredos e não buscares o poder, pois essas duas coisas conduzem à perdição”.
5 – “Entre os pecados sem perdão estão aqueles que a pessoa que os comete desejaria cometer se não fizesse nenhuma outra coisa mais”. E o Imam al-Askari (A.S.) disse em seguida: “O politeísmo dos indivíduos é mais oculto do que o caminho das formigas num pano negro durante uma noite escura”.
6- “Bismillahir’rahman’ir’rahim” (Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso) está mais próximo do Grande Nome (de Allah) do que a íris está do branco do olho.
7 – No tempo do Imam Al Hassan Al-Askari (A.S.) alguns xiitas entraram em desacordo sobre o seu imamato, portanto, a seguinte mensagem foi emitida com sua assinatura: “Nenhum dos meus pais sofreu com uma discórdia desse tipo como eu. Se esse assunto do imamato o qual abraçastes e crestes for temporário, então eu duvido dele. Se for permanente como os assuntos de Allah, então qual o sentido desse dúvida?”
8 – O amor mútuo dos piedosos é uma recompensa para eles. O amor dos iníquos aos piedosos é uma virtude para os piedosos. O ódio dos iníquos aos piedosos é uma vantagem para os piedosos. O ódio dos piedosos aos iníquos é a degradação para os iníquos.
9 – Saudar a todos em seu caminho e sentar-se num lugar secundário numa reunião são sinais de modéstia.
10 – O riso sem motivo é um sinal de ignorância.
11 – Entre os grandes infortúnios está o de ter um vizinho que obscurece qualquer boa característica que veja e que torne público qualquer defeito que conheça.
12 – O Imam Al-Askari (A.S.) disse aos seus seguidores: “Eu vos recomendo temer a Allah, demonstrar piedade no que se refira a vossa religião, o esforço árduo na causa de Allah, falar somente a verdade, devolver os depósitos aos seus donos, quer sejam piedosos ou iníquos, prostrar-vos diante de Allah por tempo prolongado e tratardes vossos vizinhos com gentileza. Essas são coisas trazidas por Mohammad (S.A.A.S.). Praticar a prece junto com os seus, comparecer aos funerais, visitar os enfermos e observar seus direitos. Ficará satisfeito se as pessoas apontarem para um de vós é disserem: “Este é um xi’ah”, quando vos comportardes piedosamente, serdes verdadeiros, devolverdes os depósitos aos seus donos e fordes gentis com as pessoas. Temei a Allah, sede bons (exemplos) não maus (exemplos). Deveis atrair a afeição das pessoas por nós e nos preservar de toda característica má, pois, verdadeiramente somos o povo de toda coisa boa que é dita sobre nós, e não possuímos nada de mal do que seja imputado a nós. Temos um direito (distintivo) no Livro de Allah, uma relação (de parentesco) com o Mensageiro de Allah e uma puri – cação cuja fonte é Allah. Somente os mentirosos reivindicam possuir nossas características distintivas. Mencionai abundantemente a Allah, recordai da morte, recitai o Alcorão Sagrado e enviai a bênção sobre o Profeta (S.A.A.S.). Uma única saudação (enviar a bênção) ao Profeta tem dez recompensas. Preservai na mente as coisas que eu vos recomendei. Que Allah vos mantenha sob Sua supervisão. A paz esteja sobre vós”.
13 – A prática de muitas preces e de jejuns não é adoração, a verdadeira adoração é a meditação sobre os assuntos de Allah.
14 – Os piores servos (de Allah) são aqueles que possuem duas faces e duas línguas; elogiam os irmãos presentes e falam mal dos ausentes; os invejam quando recebem graças e são desleais com eles quando sofrem um infortúnio.
15 – A ira é a chave de todo mal.
16 – No ano 260 da hijra o Imam Al-Askari (A.S.) disse aos seus seguidores: “Ordenamos anteriormente que usásseis os anéis na mão direita quando estivéssemos entre vós. Agora, já que não mais nos encontraremos (costumeiramente), vos ordenamos que useis os anéis na mão esquerda até que Allah prepare a vossa e a nossa Questão Prevalente. Essa será a melhor prova de vossa lealdade à nossa liderança, a liderança da família do Profeta. Todos os presentes, tirem os anéis da mão direita e ponham na mão esquerda”. Em seguida, o Imam (A.S.) instruiu: “Comunicai essa ordem a todos os nossos seguidores”.
17 – O rancoroso é o menos tranquilo dos indivíduos.
18 – A mais piedosa das pessoas é aquela que interrompe a suspeita. O melhor adorador é aquele que pratica devidamente o que é obrigatório. A mais abstinente das pessoas é a que abandona o que é ilícito. A mais diligente é a que deixa de cometer o pecado.
19 – Estais entrando nos dias limitados e no término do prazo. Aquele que semear o bem colherá o prazer e aquele que semear o mal colherá o remorso. Cada semeador obterá somente o que tiver plantado. Os indolentes obterão somente sua parte. Os gananciosos não conseguirão o que não lhes cabe. A fonte de toda recompensa e o verdadeiro protetor de todo mal é Allah.
20 -O el é uma bênção para os crentes e um argumento contra os descrentes.
21 – O coração do tolo está em sua boca e a boca do sábio está em seu coração.
22 – O sustento garantido não deve afastar-vos da ação que foi ordenado.
23 – Quem exagerar no ritual da ablução cometerá um erro.
24 – Os poderosos serão humilhados se abandonarem o caminho correto e os humildes serão honrados se adotarem o caminho correto.
25 – O cansaço é amigo do ignorante.
26 – Nada é superior a estas duas características: a crença em Allah e a bondade com os irmãos.
27 – As crianças que desafiam seus pais os tratarão com crueldade quando chegarem à idade madura.
28 – Demonstrar alegria diante dos que estão tristes não é um sinal de boa educação.
29 – O melhor da vida é quando tu perdes o que não gostas nela. O pior da morte é quando chegar a ti o que te agrada nela.
30 – Educar um ignorante e refrear um hábito são duas ações impossíveis.
31 – A modéstia é uma graça pouco invejada.
32 – Não dê a um homem coisas que lhe trarão dificuldade.
33 – Quem admoestar um irmão de forma privada o respeitará, e quem o fizer publicamente o humilhará.
34 – As graças de Allah estão presentes em todo infortúnio.
35 – É muito vergonhoso para um crente seguir uma paixão que o fará sofrer humilhação.