O Livro das Súplicas – Vol 1

O Livro das Súplicas – Volume 1

Em Nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

A benção e a paz sobre o nobre mensageiro Mohammad e sobre sua Purificada linhagem, a misericórdia sobre seus fiéis seguidores, muçulmanos e muçulmanas.

Diz Deus o Altíssimo no Alcorão:

“APELAI PARA MIM E VOS ATENDEREI” (40: 60)

“QUANTO AQUELE QUE SE ENCOMENDAR A ALLAH SAIBA QUE ELE LHE SERÁ SUFICIENTE”. (65: 3)

Este dín provindo diretamente da luz divina compreende todos os aspectos da vida humana e nele todas as questões e necessidades legítimas do ser humano dispõem de solução. ALLAH em sua infinita bondade concede a orientação, amparo e auxílio aos servos que recorram a ele.

“E ESTE É UM LIVRO REVELADO, CHEIO DE BENÇÃOS, OBSERVAI-O E TEMEI, PARA QUE TENHAIS MISERICÓRDIA”. (6: 155)

As bênçãos relativas a este mundo e ao outro estão nas mãos de Deus, e seu livro iluminado as destina para os que crêem e o temem. A chave de todos esses benefícios é o dua’a (súplica). Disse o mensageiro de Deus (saas): “DUA’A É A ARMA DO MUÇULMANO, O FUNDAMENTO DO DÍN E A LUZ DO CÉU E DA TERRA”.

O recorrer a DEUS por meio da súplica constitui-se em boa ação e o depositar confiança nele um sinal evidente de fé.

Evidencia o Alcorão:

“QUANDO MEUS SERVOS TE PERGUNTAREM SOBRE MIM DIZE-LHES QUE SOU ONIPRESENTE E ATENDEREI O APELO DO SUPLICANTE QUANDO SE DIRIJA A MIM, QUE ME ESCUTEM E QUE CREIAM EM MIM A FIM DE QUE SE ILUMINEM”. (1:186)

No Al Káfi consta que Imam Já’far As Sádiq (as) tenha dito: “EU VOS RECOMENDO O DUA’A, PORQUE NÃO PODEIS APROXIMAR-VOS DE VOSSO SENHOR POR NENHUM MODO MELHOR QUE ESTE.”

O dua’a foi em todos os tempos a prática e o método dos Profetas e dos Imames. Neste livro reunimos algumas das invocações e súplicas tradicionais recomendadas para os mais variados assuntos e momentos da vida diária. Que Deus se apiede de nós e aceite nossas súplicas e boas ações e nos cubra com sua misericórdia.

ÍNDICE

1. Dhikrullah
2. Salatun Nabi
3. Súplicas diárias
4. Súplicas recomendadas para depois das preces
5. Istighfar (pedido de perdão) e Tawbah (arrependimento)
6. Súplicas e invocações pela proteção de Deus
7. Dua’as para a saúde
8. Dua”as apropriados para o Jejum de Ramadan
9. Dua’a Iftitah
10. Súplica tradicional do Eid
11. Uma súplica de Imam Sajjad (as)
12. Um dua’a para momentos de aflição

1 – DHIKR’U’LLAH (Invocações sagradas de Deus)

O KALIMA TAYYBAH

“AXHADU AN LA ILAHA ILLALLAH UA AXHADU ANNA MOHAMMAD RASULULLAH” trad.(testemunho que não há divindade senão Deus e que Mohammad e seu profeta) ou o dizer apenas: “LA ILAHA ILLA LLAH”

Recomenda-se dizê-lo constantemente em qualquer tempo, é o multiplicador das recompensas e da misericórdia divina. O dizê-lo muitas vezes e com constância é fator de fortalecimento e renovação da fé. Segundo as tradições atribuídas ao Profeta (saaw) consta que tenha dito que quando um servo diz este kalima com sinceridade as portas do paraíso se abrem para ele (enquanto ele se abstenha dos pecados graves).

A MAIS EXCELENTE DAS GLORIFICAÇÕES

O Mensageiro de Deus (saas) ensinou a Sayydatna Fátima (as) que após cada prece obrigatória realizasse a seguinte glorificação:

“ALLAHU AKBAR (34vezes), AL HAMDU LILLAHI (33 vezes), SUBHÁNALLAH (33vezes)” Trad: (Deus é maior – louvado seja Deus – glorificado seja Deus).

Esta invocação é inestimável em sua recompensa. Imam Al Báqir (as) disse: “Aquele que pronunciar a glorificação de Fátima e depois pedir a remissão de Deus, imediatamente será perdoado, se o expressar por cem vezes, será atendido por mil, Xaitan se afastará dele e o Misericordioso estará satisfeito com ele.” Também se recomenda recitá-la ao se levantar e ao se deitar para a proteção divina e a facilitação de todos os assuntos e atividades.

KALIMA TAWHID

“LA ILAHA ILLALLAH WAHDAHU LA XARÍKA LAHU LAHUL MULK WA LAHUL HAMD IUHÍ WA IUMÍTU WA HUWA ÂLA KULLI XA’IN QADÍR” Trad: Não há divindade senão Deus, o único, sem associados (em seu reino), dele é a soberania e o louvor, ele dá a vida e dá a morte e tem o poder sobre todas as coisas.

Recomenda-se esta recitação sagrada 10 ou 100 vezes no horário de Fajr e de Maghrib. Deus recompensa seu recitador neste mundo e no além, multiplicando por dez o mérito dessa recitação. Nos ahadith consta que aquele que recita este Kalima antes do amanhecer inxa’allah permanece protegido contra as calamidades até o anoitecer e o que o recita no horário de Maghrib permanece protegido até Fajr.

AT’TASBIH WA TAHMID

“SUBHÁNNALLAH WA BIHAMDIHI” Trad: Glorificado seja Deus e dele é o louvor.

Por esta invocação sagrada, Deus apaga os pecados do recitador que o faça 100 vezes diariamente. Diante de qualquer dificuldade ou tribulação recomenda-se sua excessiva recitação, pois Deus fortalece o que a faz com coragem para superar toda dificuldade.

KALIMATUL QADAR

Uma das invocações muito amadas por DEUS é: “LA HAULA WA LA QUWWATA ILLA BILLÁHI” Trad: Não há decreto nem poder senão em DEUS.

Ë meritório recitá-lo com constância para o fortalecimento da fé e da convicção e o afastamento dos temores inspirados por Xaitan, das aflições e preocupações. Uma das variações igualmente recomendadas é: “LA ILAHA ILLA LLAH ALLAHU AKBAR WALA HAULA WALA QUWWATA ILLA BILLAHIL ‘ALYYUL’ÂDZIM”. Trad: Não há divindade senão Deus, Deus é maior e não há decreto nem poder senão em Allah o altíssimo, o glorioso.

AS 4 INVOCAÇÕES MAIS AMADAS POR ALLAH

Recomenda-se o invocar 10 ou 100 vezes pela manhã ou a tarde esta invocação:

– “SUBHÁNALLAH WAL HAMDULILLAHI LA ILAHA ILLALLAH WALLAHU AKBAR”

Segundo as tradições fiéis cada uma delas tem a recompensa de uma boa ação praticada e sua recompensa é multiplicada por dez por Allah, são virtudes perpétuas que guardam o recitador do fogo infernal no dia do juízo (na medida que ele zele por sua fé abstendo-se dos pecados graves)

– SALATUN’NABI

Diz o Altíssimo no Alcorão: “EM VERDADE ALLAH E SEUS ANJOS ABENÇOAM O PROFETA. Ó FIÉIS, ABENÇOAI-O E SAUDAI-O REVERENTEMENTE”. (33: 56)

Em cumprimento da ordem de Allah, recomenda-se saudar o Mensageiro e sua Família (as) em qualquer tempo, diariamente e o quanto for possível dizendo: “ALLAHUMMA SALLI ALA MOHAMMAD WA ALI MOHAMMAD” Trad: Ó Allah, envia tua paz sobre Mohammad e sobre sua Família.

Nas fiéis tradições consta que os mais próximos ao Profeta (saas) no dia do Juízo são os que enviaram este salawat abundantemente em suas vidas. Allah apaga os pecados e purifica aquele que se empenha nesta invocação. Imam Ali (as) disse: “Todo dua’a permanece suspenso até que se envie a paz e a benção sobre o Profeta e sua família”.

– SÚPLICAS DIÁRIAS

Ao acordar é recomendado que se diga: AL HAMDU LILLAHI L’LADHI AHIANA BÂDA AMATANA WA ILAIHI N’NUXÚR. Trad: Louvado seja Allah aquele que dá a vida após dar a morte (do sono) e para ele retornaremos.

E que então se recite as 3 últimas suras do Alcorão (Ikhlass/Fajr/ Annás).

A recitação do seguinte Dua’a no início do dia é muitíssimo recomendada. Diante de dificuldades de qualquer espécie é muito efetivo (Inx’a Allah) recitá-lo algumas vezes em prostração.

“YA HAYYUN YA QAYYUM BIRAHMATIKA ASTAGHIIÇU ASLIHULI XÁNI KULLUHU WA LA TAKILNI ILAA NAFSI ‘TARFATA ÂINI” Trad: Ó Vivente, ó Sustentador por tua misericórdia eu vos suplico a resolução de todos os problemas e que não me abandone a mim mesmo nem pelo tempo do piscar de um olho.

Dentre as mais recomendadas invocações encontra-se esta que deve ser recitada 10 vezes no horário de Fajr (romper da aurora) e no de Maghrib (crepúsculo):

“ÂUDHU BILLÁHI SAMIÛL ÂLIM MIN HAMAZATI XAITANI R’RAJIM WA ÂUDHU BILLAHI Ã IAHDURUNA INNALLAHA SAMIÛL ÂLIM”. Trad: Eu me refugio em Allah, o que tudo ouve e tudo sabe, contra os estratagemas de Xaitan o maldito e me refugio em Allah em tudo que me ocorra, em verdade Allah ouve tudo e de tudo é sabedor.

ALLAH protege o recitador desta invocação contra todo malefício de Xaitan e contra as calamidades.

ALLAH EXALTADO SEJA protege o recitador do seguinte dua’a (que o faça no início e no fim do dia muitas vezes) contra todo mal das criaturas (humanos, gênios, animais), inx’Allah: “ÂUDHU BIKALIMÁTILLAHI T’TAMÁTI MIN XARRI MÁ KHALAQ”. Trad: Eu me refugio nas palavras perfeitas de Allah contra o mal das criaturas).

Ou: “ÂUDHU BILLAHI MIN XARRI MÁ KHALAQ” (Eu me refugio em Allah contra o mal das criaturas)

Diante de dificuldades de qualquer natureza a pessoa deve encomendar-se a Allah confiando em sua providência, é prática confirmada nas fiéis tradições o dizer o seguinte dua’a várias vezes ao dia, especialmente após as preces obrigatórias: “HASBIALLÁHU WA NÎMAL WAKIL LA HAULA WALA QUWWATA ILLA BILLAHI” (Allah é suficiente e o melhor guardião, não há decreto nem poder senão em Allah)

Inx’allah o recitador será agraciado com uma solução e Allah o amparará da melhor forma.

– Em situações difíceis e aflições é recomendado que se recite o seguinte dua’a:

“ALLAHUMMA INNI ÂUDHU BIKA MINAL HAMMI WAL HUZNI WA QAHRIL RIJÁL” Trad: Ó Allah eu me refugio em ti contra a angústia, a tristeza e a opressão dos humanos.

Ao se deitar é recomendado que se diga: ALLAHUMMA BISMIKA AMÚTU WA AH”IA (ó Allah, em teu nome que dá a morte e a vida) em seguida recitar ALLAHU AKBAR (34 vezes), SUBHANNALLAH (33), AL HAMDULILLAHI (33), as três últimas suras do Alcorão e o versículo do trono.

4. SÚPLICAS RECOMENDADADAS PARA DEPOIS DE CADA PRECE

Dentre as muitas invocações apropriadas para depois das preces obrigatórias há esta:

“ALLAHUMMA INNI AUDHU BIKA MINAL HAMMI WAL HUZN WAL JUBN WAL KASLA ALLAHUMMA INNI AUDHU BIKA MINAL FAQRI WAL FAQATI WADHILLATI” Trad: Ó Allah me refugio em ti contra a angústia , a tristeza, a covardia e a preguiça, me refugio em ti contra a pobreza extrema a fome e a humilhação.

Diante de uma tristeza, aflição ou tribulação é proveitoso que o muçulmano faça esta invocação sagrada (de Nabí Yunis (Jonas) (as) e em seguida peça perdão a Allah de seus pecados e o seu socorro Divino.

“LA ILAHA ILLA ANTA SUBHANAKA INNI KUNTU MINA D’DZALIMÍN” Trad: Não há divindade senão tu glorificado sejas em verdade fui um dos injustos.

Para o aprimoramento espiritual, recita-se após as preces obrigatórias:

“ALLAHUMMA MUSARRIFUL QULUBI SARRIFU QULUBII ÂLA ‘TÁÂTIKA” Trad: Ó Allah, controlador dos corações, dirigi meu coração a tua obediência.

“AL HAMDULILLAHI MIN KULLI NÎMATI ASLAHULLAHA MIN KULLI KHAIRI
AUDHU BILLAHI MIN KULLI XARRA WASTAGHFIRULLAHA MIN KULLI DHANBI” Trad: Todo louvor a Allah por toda graça, o facilitador de todo benefício, o que protege de todo mal e o que perdoa todas as culpas.

“ALLAHUMMA MÁ BINA MIN NÎMATI FAMINKA LA ILAHA ILLA ANTA ASTAGHFIRUKA WA ATUBU ILAIKA” Trad: Ó Allah, junto a tí estão todas as graças, não há divindade senão tu, perdoai-me e aceita meu arrependimento.

“ALLAHUMMA INNI AS ALUKA L IUSRI BÂDA L’ ÛSRI WAL FARAJA BÂDAL KARBI WAR’RAKHA”A BÂDAX’XIDDATI” Trad: Ó Allah, eu vos peço a facilitação após a dificuldade, o bem estar após a angústia , o alívio após a tribulação.

“ALLAHUMMA SALLI ALA MOHAMMAD WA ALI MOHAMMAD WA AJ’ALI N’NÚRA FII BA’SARI WAL BA’SIRATI FII DINI WAL ‘IAQÍNA FI QALBI WAL IKH’LA’ASA FII ‘AMALI WAS’SAÂ FII RIZQI WARZUQNI X’XUKRA LAKA ABADÃ MÁ ABQAITANÍ BIRAHMATIKA YA RAHMAN YA RAHÍM” Trad: Ó Allah, abençoa Mohammad e sua Família e coloca luz em meus olhos, discernimento na minha fé, convicção em meu coração, sinceridade nas minhas ações, aumenta minha provisão e agracia-me com gratidão a ti enquanto eu existir. Por tua clemência, ó Clemente, ó Misericordioso.

“RABBANÁ ATINÁ FÍ DUNIA HASANAT WA FÍL AKHIRATI HASANAT WA QINÁ ÂDHABAN NAR.” Trad: Senhor Nosso, concede-nos as bênçãos deste mundo e do outro e livra-nos do castigo do fogo.

“ALLAHUMMA AÎNNA ÂLA DHIKRIKA WA XUKRIKA WA HUSNI ÎBADATIKA”
Trad: Ó Allah auxilia-nos na recordação, na gratidão e na adoração a ti.

5. ISTIGHFAR (PEDIDO DE PERDÃO) e TAWBAH (ARREPENDIMENTO)

Nas fiéis tradições conta que o Mensageiro de Allah (saaw) tenha recomendado a prática de Istighfar (pedido de perdão) 100 vezes ao dia. A prática constante de Istighfar e de tawbah (arrependimento) é fator decisivo na remoção de aflições, afastamento de calamidades nesta vida e no Akhirah.

“ASTAGHFIRULLAHA L’LADHI LA ILAHA ILLA HUWA AL HAYYUN AL QAYYUM WA ATUBU ILAIHI” Trad: Peço perdão a Allah o que não há Deus senão Ele o Vivente, o Sustentador e a Ele retorno arrependido.

Recomenda-se este istighfar com absoluta constância, seja após as preces (fard ou voluntárias) e sempre que se cometer algo contrário a vontade de Allah.

“ALLAHUMMA GHFIRLI” Trad: Ó Allah perdoa-me

Recomenda-se esta súplica constantemente, ou nas variantes a seguir:

• ALLAHUMMA AGHFIRLI WA LIWALIDAI Trad: ÓAllah perdoa a mim e a meus pais.

– ALLAHUMMA AGHFIRLI WA LIWALIDAI WA LIL MUUMININA WAL MUUMINATI WAL MUSLIMINA WAL MUSLIMATI Trad: Ó Allah perdoa a mim, a meus pais, aos crentes e as crentes, aos muçulmanos e muçulmanas.

– SAYYD’UL ‘ISTIGHFAR

“ALLAHUMMA ANTA RABBY LA ILAHA ILLA ANTA KHALAQTANI WA ANA ÂBUDUKA WA ANÁ ÂLA ÂHDIKA WA WAÂDIKA MA ASTAT’ATU AUDHUBIKA MIN XARRI MA S’ANÂTU ABÚ BINÎMATIKA ÂLAYYA WA ABÚBIDHANBI FÁGHIFIRLI INNAHU LA IAGHFIFIRU D’DHUNÚBA ILLA ANTA”

Trad: Ó Allah tú és meu senhor, não há divindade senão tú, Tú me criaste e eu sou teu servo, e tanto quanto posso me firmo a promessa e a aliança. Eu busco vossa proteção contra as conseqüências de minhas más ações. Eu reconheço as graças que tu me concedeste e confesso meus pecados a ti. Perdoai-me, em verdade ninguém pode perdoar os pecados senão tu.

Quando uma pessoa comete um pecado e se sente arrependida, ela deve imediatamente se abluir (com a intenção de se purificar do pecado) e oferecer dois movimentos de Sallah e em seguida pedir perdão a Allah, recomenda-se que também recite o seguinte dua’a 3 vezes:

“ALLAHUMMA MAGHFIRATUKA AWSÂ MIN DHUNUBI WA RAHMATUKA ARJA ÎNDI MIN ÂMALI” Trad: Ó Allah, teu perdão é mais vasto do que meus pecados e a tua misericórdia sobre mim mais promissora do que minhas ações.

Quando afligido por qualquer infortúnio o muçulmano deve pedir perdão a Allah constantemente, o seguinte dua’a é recomendado:

“ALLAHUMMA INNI ASTAGHFIRUKA MIN KULLI DHANBI WA ATÚBU ILAIKA” Trad: Ó Allah, peço perdão a ti de minhas culpas e a ti volto arrependido.

6. INVOCAÇÕES E SÚPLICAS PELA PROTEÇÃO DE ALLAH

– Ao sair ou ao chegar em casa recomenda-se este dua’a:

“INNA TAWAKKALTU ÂLA LLAHI WA LA HAULA WALA QUWWATA ILLA BILLAHI” Trad: Em verdade coloco minha confiança em Allah, não há poder nem decreto senão em Allah.

Ao sair ou chegar em casa, ou diante de qualquer perigo, temor ou ameaça recita-se 3 vezes esta invocação:

“BISMILLAHI L’LADHI LA IAD’URRU MÂ’SMIHI XAI’UN FIL ARDI WALA FI’S’SAMA’I WA HUWA S’SAMIÛ ‘L’ÂLÍM” Trad: Em Nome de Allah, aquele que nada o prejudica na terra ou no céu, e ele ouve tudo e é conhecedor de tudo.

Diante de um extremo temor ou pânico recomenda-se que se faça a seguinte invocação:

“ÂUDHU BIKALIMATILLAHI T’TAMMATI MINGHADABIHI XARRI ÎBADIHI WA MIN HAMAZATI X’XAIATINI WAAN IAHDURUNÍ” Trad: Eu me refugio nas palavras perfeitas de Allah contra a ira e o mal de seus servos e os estratagemas dos demônios e em tudo que me aconteça.

Ao ouvir os trovões e ver os relâmpagos numa tempestade o muçulmano deve dizer:

“SUBHANNA ALLADHI IUSABBIHU AR RA’ADU BI HAMDIHI WAL MALA IKATU MIN KHIFATIHI” Trad: Glória a Allah, a quem o trovão celebra louvores assim como os anjos por temor a Ele.

7. DUA’AS PARA A SAÚDE

Ao sentir alguma dor recomenda-se que a pessoa coloque a mão direita sobre o local e recite:

“BISMILLAHI R’RAHMAN’IR’RAHIM (3 VEZES) ÂUDHU BI ÎZZATILLAHI WA QUDRATIHI ÂLA KULLI XAI’I MIN XARRI MÁ AJIDU (7 vezes)” Trad: Eu me refugio na autoridade de Allah e em seu poder sobre todas as coisas contra o mal que estou a sentir.

É igualmente efetivo colocar a mão sobre o local e recitar Al Fátiha uma dezena de vezes, ou recitar algumas vezes a Sura, soprar num pouco d’água e beber, pois a Sura Al Fátiha é reconhecida por todas as fontes da tradição como cura para todas as enfermidades (inx’Allah).

O Imam Ali (as) recomendou que se dissesse: “eu me refugio na autoridade de Allah e em seu poder sobre todas as coisas. Busco proteção no Onipotente dos Céus. Busco proteção no Único com cujos nomes nenhuma doença me fará mal. Busco refúgio Nele cujo nome é uma benção e uma cura”.

Quando tratando uma pessoa enferma, o muçulmano deve colocar sua mão direita sobre ela e dizer algumas vezes:

“ALLAHUMMA ADH’HIBI BÁ’ASA RABBIN NÁSI IXFIHI WA ANTA XÁFI LA XIFÁ’A ILLA XIFA’U’KA XIFÁ’UN LA IUGHÁDIRU SAQMÁ.” Trad: Ó Allah removei todo mal, ó Senhor dos humanos cure-o pois tu és o Supremo que cura, ninguém cura senão tu, o que cura e não deixa doença alguma.

Ou diga (com a mão sobre a pessoa) 7 vezes: “YA RABBIL ÂRXI ÂDZIM DHUL ÂRXI ÂDZIM AXFIHI WA AÂFIHI” Trad: Ó senhor do trono glorioso, possuidor do trono glorioso curai-o e aliviai-o.

Estando distante faça a seguinte invocação: YA HALÍM YA KARÍM AXFI (diga o nome da pessoa). Trad: ó Mais Clemente ó Mais benevolente curai…

8. DUA’AS APROPRIADOS PARA O MÊS DE RAMADAN

Diversas tradições fiéis do Mensageiro (saas) e dos Ahlul Bait (as) asseguram a multiplicação das recompensas aos fiéis neste mês abençoado. Recomenda-se portanto aos muçulmanos que se empenhem nas boas ações, cumprindo o obrigatório com toda devoção e adicionando a isso todas as ações amadas por Allah. Destaca-se a prática constante de Dhikr, de Istighfár (pedido de perdão), do Dua’a, dos salawat voluntários, da leitura do Alcorão, da caridade e principalmente da isenção das más ações.

Quando da confirmação do surgimento da lua nova que marca o início do mês sagrado é recomendado que o fiel recite a Sura Al fátiha e em seguida faça o seguinte dua’a:

ALLAHUMMA AHILLAHU ALAINA BIL AMN WAL IMÁN WAS SALAMAH WAL AFIAH WAR RIZKIL WÁSÎ WA DAF ÎL ASKAM/ALLAHUMMA ARZIKNA SIAMAHU WA KIAMAHU WA TILAWATAL QURÁN FIHI ALLAHUMMA SALLIMHU LANA WA SALLIMNA FIHI Trad: Ó Allah faze deste mês um teto sobre nós , de segurança , de fé, de paz,de saúde, de extensão da provisão e de afastamento dos males, Ó Allah dê-nos força para jejuar , estar em devoção e em recitação do Alcorão. Senhor nosso entrega- o (o mês sagrado) a nós e entrega-nos a ele.

– E meritório que nos minutos que antecedem o início de cada dia de jejum e no momento do desjejum que o fiel recite a Sura Al Qadr (sura do Decreto).

– No momento da quebra do jejum de cada dia do mês de Ramadan é recomendado que se recite o seguinte dua”a: “ALLAHUMMA LAKA SUMTU WA ÂLA RIZQIKA AFTARTU WA ALAIKA TAWAKKALTU” Trad: Ó Allah, para tí jejuei e com tua provisão quebro o jejum e a ti me encomendo.

– Antes de por o primeiro bocado de alimento na boca diga: “BISMILLAHIR RAHMANIR RAHIM IÁ WASÎA L MAGHFIRATI AGHFIRLI” Trad: Em nome de Allah o Clemente o Misericordioso, Oh Ampliador do perdão, perdoa- me!

• DUA’A RECOMENDADO APÓS TODA PRECE OBRIGATÓRIA EM RAMADAN

“YÁ ALYYU YÁ ÂDZIM YÁ GHAFURU YÁ RAHÍM ANTA RABBUL ADZÍM ALLADHI LAISA KAMIÇLIHI XAI”I WA HUWA SAMIÛL BASÍR WA HADHA XAHRUN ADZAMTAHU WA KARRAMTAHU WA XARRAFTAHU WA FADD’ALTAHU ÂLA XUHÚR WA HUWA XAHRUL ALLADHI FARADTA SIAMAHU ALAYY WA HUWA XAHRU RAMADAN ALLADHI ANZALTA FIHIL QURÁN HUDAN LINNÁSI WA BAYYNATIN MINAL HUDAA WAL FURQÁN WA JÂALTA FIHI LAILATAL QADR WA JÂALTA KHAIRUN MIN ALF XAHR FA YÁ DHAL MANNI WA LA IUMANNU ALAIKA MUNNA ALAYYYA BIFAKAK RAKABATI MINAN NÁR FIMAN TAMUNNU ALAIH WA ADKHULNIL JANNATA BIRAHMATIKA YÁ ARHAMIR ‘RAHÍMINA” Trad: Ó Altíssimo, ó Grandioso, ó Perdoador, ó Clemente, és o Senhor Grandioso, a quem ninguém se compara, és o que tudo ouve e o que tudo vê. Esse é o mês que engrandeceste, honraste e tornaste predileto sobre todos os outros meses. Ele é o mês onde tornaste o jejum obrigatório a mim. O mês de Ramadan em que revelaste o Alcorão, orientação para os humanos e evidência da orientação e discernimento. Designaste nele a noite do Decreto e a fizeste valer por mil meses. Ó Possuidor da dádiva (e ninguém mais a possui). Assegura-me a dádiva da salvação do tormento do fogo do inferno e introduze-me no Paraíso com tua clemência, ó Mais Clemente dos clementes.

• Em todas as noites de Ramadan é recomendada uma prece voluntária (após a prece obrigatória da noite) de dois movimentos recitando-se em cada um deles a Sura Al fatiha (1 vez) e Sura Ikhlass (3 vezes) ao terminar este Sallah faça a seguinte invocação:

“SUBHANNA MAN HUWA HAFÍD’U N LA IAGHFAL, SUBHANNA MAN HUWA RAHÍMUN LA IÂJAL SUBHANNA MAN HUWA QÁ IMUN LA IAS’HU SUBHANNA MAN DA”IMUN LA IAL HU.” Trad: Glorificado seja Ele que é protetor e não adormece, glorificado seja Ele que é Clemente e não tem pressa, glorificado seja Ele que está sempre vigilante e não se distrai, glorificado seja Ele que é Eterno e não está desatento)

Em seguida diga 7 vezes:

“SUBHANNALLAH WAL HAMDULILLAHI LA ILAHA ILLALLAH WA ALLAHU AKBAR”

E mais 7 vezes:

“SUBHANAKA SUBHANAKA SUBHANAKA YÁ ÂDZÍM AGHFIRLI AD’DHANBI L ÂDZÍM” Trad: Glória a ti, glória a ti, glória a ti ó Grandioso, perdoai-me a grande culpa.

Então diga dez vezes:

“ALLAHUMMA SALLI ALA MOHAMMAD WA ALI MOHAMMAD”

9. DUA’A AL IFTITAH

Esta súplica é recomendada para todas as noites de Ramadan ou em qualquer período do ano.

ALLAHUMMA INNI AFTATIHU Ç’ÇANÁ “A BIHAMDIKA
Ó Allah inicio erguendo louvor a ti
WA ANTA MUSADDIDUN LIS’ AWWÁBI BIMANNIK
Tu és o que objetiva o fundamento de tuas dádivas
WA AIQANTU ANNAKA ANTA ARHAMUR’RAHIMIN FII MAUD’I AL ÂF’WI WA R’RAHMAH
E estou convicto que és o Mais Clemente na remissão e na misericórdia
WA AXADDUL MUÂÁQIBÍN FII MAUD’I N’NAKÁLI WANNAQIMA
E o mais implacável dos que punem com os grilhões da ira
WA ADZAMUL MUTAJJABIRÍN MAUD’IÎ L KIBRÍÁ”I WAL ÂDZAMATI
E és o excelso quanto a tua grandeza e majestade
ALLAHUMMA ADHINTALI FII DUÁ”IKA WA MAS”ALATIK
Ó Allah, tu me permitiste procurar-te nesta minha súplica
FASMÂ YÁ SAMÍÛ MID HATI WA AJIB YÁ RAHÍMU DA”WATI
Ouça-me, pois és o que tudo ouve e aceite minha glorificação, atende a minha súplica ó Onisciente
WÁQÍL YÁ GHAFÚRU ÂÇRATI FAKAM IÁ ILAH”I MIN KURBATIN QAD FARRAJTAH’Á
E ameniza minha desdita ó Perdoador, e quantas vezes ó Deus dissipaste estes males
WA H’UMÚMIN QAD KAXAFTAH’Á WA ÂÇRATIN QAD AQALTAH’Á
E preocupações desfizeste e fracassos da vida tu minimizaste
WA RAHMATIN QAD NAXARTAH’Á WA HALQATI BALA’IN QAD FAKAKTAH’Á
E espalhaste a misericórdia e rompeste as correntes da angústia
AL HAMDULILLAHIL’LADHI LAM IATTAKHIDH SAHIBATAN WA LA WALADA
Louvado seja Allah, o que não possui companheira nem filho carnal
WA LAM IAKÚN LAHU XARIKUN FIL MULK
E não há quem se associe a ele em seu Reino
WA LAM IAKÚN LAHU WALIIUN MINAD’DHULLI WA KABBIRHU TAKBÍRA
E tampouco há quem seja seu sucessor em sua Grandeza
AL HAMDU LILLAHI BIJAMÎ MAHÁMI DIHI KULLAH’Á ÂLA JAMÍÎ KULLAH’Á
Louvado seja Allah em toda sua glória e em toda sua abundância
AL HAMDU LILLAHI LLADHI LA MUD’ÁDA LAHU FII MULKIHI
Louvado seja Allah, aquele que não há quem possa se opor a Ele em seu reino
WA LA MUNAZIÂ LAHU FII AMRIHI
Ou discutir suas ordens
AL HAMDU LILLAHI L LADHI LA XARÍKA LAHU FII KHALQIHI WA LA XABÍHI LAHU FII ÂDZAMATIHI
Louvado seja Allah, o que não tem associado a ele em sua Criação e nem quem se assemelhe a Ele em sua magnificência
AL HAMDU LILLAHIL’FÁXI FIL’KHALQI AMRIHI WA HAMDUHU
Louvado seja Allah o qual dissiminou em sua criação a sua Vontade e seu louvor
ADDZÁH’IRI BIL KARAMI MAJDUHU AL BÁSIT’I BIL JÚDI YADAHU
Pois sua honra é evidente em sua Glória e se expande por sua Generosa Mão
ALLADHI LA TANQUS’U KHAZA INUHU WA LA TAZÍDUHU KAÇRATUL ÂT’Á’I
O Qual não diminui seus tesouros e não excede a quantidade de dádivas
ILLA JÚDÃ WA KARAMA INNAHU HUWA L AZÍZUL’WAHH’AB
Senão pela Excelência e benevolência, Em verdade Ele é Poderoso e Munificente
ALLAHUMMA INNI AS ALUKA QALÍLÃ MIN KAÇIRUN
Ó Allah, eu peço o pouco do muito
MÁ HÁJATIN BI ILAIHI ÂDZÍMATI WA GHINÁKA ÂNHU QADÍM
Apesar de minha imensa necessidade enquanto tu não tens necessidade
WA HUWA ÎNDI KAÇIR WA HUWA ALAIKA SAHLUN YASÍR
E o que é essencial para mim é muito fácil para ti
ALLAHUMMA INNA ÂF’WAKA ÂNDHANBI WA TAJÁWWAKAÂN KHATI AT
Ó Allah peço o teu perdão pela minha culpa, o teu indulto por meus pecados
WA SAFH’ÁKA ÂN DZULMI WA SITRAKA ÂN QABIHI ÂMALII
A tua remissão por minha injustiça e o teu amparo contra minhas más ações
WA HILMAKA ÂN KAÇIRI JURMI ÎNDAMA KANA MIN KHAT’AI WA ÂMDI
A tua clemência sobre os meus pecados e transgressões propositais
AT’MÂNII FII AN AS LUKA MA LA ASTAUJIBUHU MINKA
É o que me leva a pedir apesar de não ser digno de recorrer a ti
ALLADHI RAZAQTANI MIN RAHMATIKA WA ARAITANI MIN QUDRATIK
Que me agraciaste com tua misericórdia fazendo-me ver o teu Poder
WA ÂRRAFTANI MIN IJBATIKA FAS’IRTU ADÛÚKA A MINÃ
E fizeste-me conhecer de tua Prontidão e por isso passei a te invocar esperançoso
WA ASLUKA MUSTA’NISÃ LA KHA’IFAN WA LA WAJILÃ
E a te pedir sem medo ou apreensão
MUDILLAN ALAIKA FIMÁ QAS’ADTU FÍHI ILAIKA FA IN ABT’A’ A ANNI ÂTABTU BIJAH’LI ALAIK
Confiante em ti pelo que almejo, porém se o teu atendimento retarda e eu por ignorância passo a te cobrar
WA LAÂLA LLADHI ABT’A’A ÂNNI HUWA KHAIRUN LI LIÎLMIKA LIÂÁQIBATIL UMÚR
E talvez esta demora venha a ser em meu benefício pois Tu és Sábio sobre os impedimentos
FALAM ARA MAULAN KARIMAN AS’BARA ÂLA ÂBDIN LA’IÍMIN MINKA ALAYYA YA RABBI
Eis que não há Senhor Generoso como tu, que tenha tanta paciência sobre um servo vil, ó Senhor
INNAKA TADÛÚNI FA UALLI ÂNKA WA TATAHABBABU ILAAYA FA ATABAGHAD’U ILAIKA
Tu me chamaste e eu me distraí de ti, me amaste e eu me comportei com desdém diante de tí
WA TATAWADDADU ILAYYA FALA AQBALU MINKA KA ANNA LI T’TAT’AWALA ALAIKA
Me ofereceste afeição e eu o desprezei, como se desse ordens a ti
FALAM IAMNÂKA DHALIKA MINA MIN RAHMATI LI WAL AHSÁNI ILAYYA
E isso não te impediu de me oferecer a Benevolência e a Misericórdia que me é imerecida
WATTAFADD’ULI ÂLAYYA BIJÚDIKA WA KARAMIKA FARHAM ÂBDAKAL’JÁH’IL
Me favorecendo com a tua Nobreza e a Generosidade, sendo pois Clemente com este teu servo ignorante
WAJUD ALAIHI BIFAD’L IHSÁNIK INNAKA JAWÁDUN KARÍM
Agraciando-o com o prestígio de tua Bondade, Em verdade és Generoso e Nobre
AL HAMDULILLAHI MALIKIL MULK MUJRI L FULKI MUSAKKHIRIR RIÁHI
Louvado seja Allah, soberano do Reino, Dirigente do Firmamento, Ordenador dos Ventos
FÁLIQIL AS’BÁHI DAYYÁNI D’IN RABBIL ÂLAMIN
O que faz romper as manhãs, Juiz do din, Senhor dos mundos
AL HAMDULILLAHI ÂLA HILMAHI BÂDA ÎLMIHI
Louvado seja Allah por sua Clemência seguida de sua Sabedoria
WAL HAMDU LILLAHI ÂLA ÂFWIHI BÂDA QUDRATIHI
Louvado seja Allah por sua Remissão seguida de seu Poder
WAL HAMDU LILLAHI ÂLA T’ULI ANÁTIHI FII GHAD’ABIHI WA HUWA QÁDIRUN ÂLA MA IURÍD
E louvado seja Allah por sua tolerância em sua Ira, quando Ele é tem o poder sobre tudo o que quer
AL HAMDU LILLAHI KHÁLIQIL KHALQI BÁSIT’IR RIZQ FÁLIQIL ASBÁH
Louvado seja Allah, Criador das criaturas, Ampliador da provisão, Rompedor das manhãs
DHIL JALÁLI WAL IKRAM WAL FAD’LI WAL ÂN ÂÁM ALLADHI BÂUDA FALA YURA
Possuidor da Majestade e da Honra, da Excelência e das graças, Aquele que se distancia e não pode ser visto
WA QARUBA FAXAH’IDAL NAJWA TABÁRAKA WA TÂÁLA
E se aproxima e vê os segredos, Bendito e Exaltado Seja
AL HAMDULILLAHI LLADHI LAISA LAHU MUNAZIÛN IÛÁ DILUHU
Louvado seja Allah, o que não tem opositor que se equipare
WA LA XABÍHUN IUXÁKILILUH U WA LA DZAH’ÍRUN IÛÁD’IDUHU
Nem quem se assemelhe e nem quem o assista
QAH’ARA BI ÎZZATIHIL ÎZZA’A WA TAWÁD’A LIÂDZAMATIHIL ÛDZAMA
Ele subjuga com o seu Poder os poderosos e os influentes se tornam impotentes diante D’ele
FABALAGHA BIQUDRATIHI MA IAXÁ’U
Pois alcança por seu Poder o que quer
ALHAMDULILLAHI L LADHI IUJIBUNI HÍNA UNÁDIHI
Louvado seja Allah aquele que me atende quando eu o Invoco
WA IASTURU ALAYYA KULLA ÂWRATIN WA ANA AÂS’IHI
E cobre todas minhas vergonhas e eu o desobedeço
WA IUÂDDZAMU N’NÎMATA ALAYYA FALA UJÁZÍHI
E aumenta sobre mim sua graça e eu lhe sou ingrato
FAKAM MIN MAUH’IBATIN H’ANI ATIN QAD AT’ÁNI
Quantas dádivas maravilhosas me concedeu
WA ÂDZÍMATIN MAKHÚFATIN QAD KAFANI
E com imensas oportunidades me agraciou
WA BAHJATIN MÚNIQATIN QAD ARÁNI FA’UÇNI ALAIHI HAMIDÃ
E me fez ver o esplendor da fé e eu ergo a Ele o Louvor
WA ADHKURUHU MUSABBIHA
E o invoco com a glorificação
AL HAMDULILLAHIL LADHI LA IUHTAKU HIJÁBUHU WA LA IUGHLAKU BÁBUHU
Louvado seja Allah o que ninguém descerra sua Ocultação e não se fecha sua porta (de misericórdia)
WA LA IURADDU SÁ’ILUHU WA LA IUKHAYYABU AMILUHU
Ele não deixa de atender quem o busca e nem deixa desvanecer a esperança de quem lhe pede
AL HAMDU LILLAHI L LADHI IU UMINU L KHÁ’IFINA WA IUNAJJI S’SALIHÍN
Louvado seja Allah, o que ampara os tementes e salva os bondosos
WA IARFAÛ MUSTAD’ÂFIN WA IAD’AÛ L MUSTAKBIRÍN
E exalta os oprimidos e rebaixa os soberbos
WA IUHLIKU MULÚKÃ WA IASTAKHLIFU AKHARIN
Faz perecer reinos e os substitui por outros
WAL HAMDULILLAHI QAS’IMIL JABBARÍNA MUBÍRI D’DZALIMÍN
E Louvado seja Allah o que derruba os fortes e desorienta os opressores
MUDRIKIL H’ARIBIN NAKALID DZALIMÍNA SARIKHIL MUSTAS’RIKHIN
Cerca os fugitivos, acorrenta os tiranos e admoesta os de voz exaltada
MAUD’Î HÁJÁTITT’ÁLIBIN MÛTAMADIL MUUMINÍN
É o provedor das necessidades dos suplicantes e apoio dos que crêem
AL HAMDULILLAHI LLADHI KHAXIATIHI TAR ÂDU S’SAMÁ U WA SUKKÁNUHÁ
Louvado seja Allah, aquele que é temido pelo céu quando troveja e por seus habitantes
WA TARJUFUL ARD’U WA ÛMMÁRUH’Á WA TAMÚJUL BIHÁRU WA MAN IASBAHU FII GHAMRATIHÁ
Faz tremer a terra e seus transeuntes e agitar-se os mares e os que nadam em suas profundezas
AL HAMDULILLAHI LLADHI H’ADANÁ WA MÁ KUNNA LINAHTADIA LAW LA AN H’ADÁNALLAH
Louvado seja Allah que nos orientou quando não éramos orientados e estaríamos perdidos se não fosse a sua Orientação
AL HAMDU LILLAHI LLADHI IAKHLUQU WA LAM IUKHLAQU
Louvado seja Allah que Criou e não foi criado
WA IARZUQU WA LA IURZAQU WA IUT’ÎMU WA LA IUT’ÂMU WA IUMÍTUL AH”IAA
Que provê e não recebe provisão alguma, que alimenta e não é alimentado, que dá a morte as viventes
WA IUHYYL MAUTA WA HUWA HAYYUN LA IAMÚTU BIADIHIL KHAIR WA HUWA ÂLA KULLI XAI’IN QADÍR
É dá a vida ao que está morto e Ele é o Eterno Vivente e em suas mãos está o bem e Ele tem poder sobre todas as coisas
ALLAHUMMA SALLI ALA MOHAMMAD ABDIKA WA RASULIK
Deus nosso abençoa a Mohammad teu servo e mensageiro
WA AMINIKA WA SAFYYKA WA HABIBIKA WA KHIRATIKA MIN KHALQIK
O teu fiel , puro, amado e a melhor de tuas criaturas
WA HAFIDZ SIRRIKA WA MUBALLIGH RISALATIKA AFD’ALA WA AHSAN
Guardião do teu segredo e divulgador da tua mensagem, o mais benquisto e bondoso
WA AJMALA WA AKMALA WA AZKA WA NA’MA WA AT’IABA WA AT’H’AR
O mais belo, completo, purificado e singelo
WA ASNA WA ÁKÇARA MÁ S’ALLAITA WA BÁRAKATA WA TARAHHAMTA WA SALLAMTA ÂLA AHADIN MIN ÎBBÁDIKA WÁNBÍÁ IKA WA RUSULIKIN WA S’IFWATIKA WA AH’LI L KARÁMATI ALAIKA MIN KHALQIK
O mais dotado de razão, o qual, dentre todos os teus servos, profetas e mensageiros, escolhidos e generosos, o privilegiaste com tuas bênçãos, saudações, misericórdia e ternura
ALLAHUMMA WA SALLI ALA ALYYYN AMÍRIL’ MU UMINÍN
Deus nosso, abençoa o teu servo Ali, o príncipe dos crentes
WA WAS’YYY RASÚLI RABBAL ÂLAMIN ABDIKA WA WALYYKA WA AKHI RASULIK
O recomendado do mensageiro do Senhor do Universo, sucessor e irmão do teu profeta
WA HUJJATIKA ÂLA KHALKIK WA AIATIKAL KUBRAA WA NABÁ IL ÂDZIM
Prova do teu grandioso milagre as criaturas e magnífica convocação
WA SALLI ÂLA SADYYQATI TT’ÁH’IRATI FAT’IMATA SAYYDATI NISÁ IL ÂÁLAMÍN
E abençoa a fiel e purificada Fátima, senhora de todas as mulheres do mundo
WA SALLI ALA SABT’AIAR RAHMA WA IMÁMAIAL HUDAA
E abençoa os netos do profeta, a misericórdia e Imames da orientação
AL HASSANI WAL HUSSAINI SAYYADAY XABÁB AH’LIL HANNAH
Al Hassan e al Hussein, senhores dos jovens habitantes do paraíso
WA SALLI ÂLA A IMMATIL MUSLIMÍN ALI IBN HUSSAIN
E abençoa os Imames dos muçulmanos: Ali Ibn Hussain…
WA MOHAMMAD IBN ALI WA JA’FARI IBN MOHAMMAD WA MUSSA IBN JA’FAR WA ALI IBN MUSSA WA MOHAMMAD IBN ALI WA ALI IBN MOHAMMAD WA HASSANI IBN ALI WAL KHALAFIL HADI AL MAHDI HUJAJIKA ÂLA ÎBÁDIKA WA UMANA’IKA FII BILÁDIKA S’ALATAN KHATIRATA DA’IMA’
E Mohammad filho de Hassan, o esperado Mahdi, razão sobre os teus devotos e vossa segurança em tuas terras, tuas bênçãos abundantes sobre ele.
ALLAHUMMA WA SALLI ALA WALYYY AMRIKAL QÁ’IMILMU AMMAL
Deus nosso, abençoe o guardião da tua questão o Qa‘im (o que se levantará)
WAL ÂDLIL MUNTADZAR WA HUFFAHU BI MALA IKATIKAL MUQARRABÍN
Reformador desejado com a justiça esperada, e envolva-o com os teus anjos próximos
WA AYYADHU BI RUHIL QUDSI YA RABBAL ÂLAMIN
E fortalece-o com o Espírito Santo, ó Senhor dos Mundos
ALLAHUMMA AJ ÂLHU D DÁÎYY ILAA KITÁBIKA WAL QÁ IMA BIDÍNIKA
Deus nosso, faze com que ele seja firme a teu livro e empreendedor em teu Din
ISTAKHLIFHU FII L ARD’I KAMÁ ASTAKHLAFTAL LADHINA MIN QABLIHI
E que seja o sucessor na terra, assim como efetuaste a sucessão dos que o antecederam
MAKKAN LAHU DÍNAHU L’LADHI IRTAD’AITAHU LAH
Solidifica sua doutrina, aceita por ti
ABDILHU MIN BÂDI KHAUFIHI AMNA IÂBUDUKA LA IUXRIKU BIKA XAI’Ã
Dê-lhe segurança após o temor para adorar a ti sem associar-te coisa alguma
ALLAHUMMA AÎZZAHU WA ÂZIZ BIHI WANS’URHU WANTAS’IR BIHI
Deus nosso, fortaleça-o e dê-lhe poder e vitória
WANS’URHU NAS’RAN ÂZÍZA WAFTAH LAHU FATHÃ IASÍRA
Uma vitória digna e concede-lhe a conquista bem sucedida
WAJÂL LAHU MIN LADUNKA SULT’ANAN NAS’IRA
Dando-lhe da tua generosidade uma supremacia triunfante
ALLAHUMMA ADZH’IR BIHI DÍNAKA WA SUNNATA NABÍIKA
Deus nosso, faze com que teu dín e a sunna do teu Profeta sejam visíveis por meio dele
HATTA LA IASTAKHFIA BIXA’IN MINAL HAQQ MAKHÁFATA AHADIN MINAL KHALQI
Até que nada esteja oculto quanto ao direito de cada uma das criaturas
ALLAHUMMA INNÁ NARGHABU ILAIK FII DAULATIN KARIMA
Ó Deus, desejamos de ti um estado nobre e justo
TU’IZZU BIHAL ISLAMA WA AHLAH WA TUDHILLU BIHAL NIFAQA WA AHLAH
Que fortalecerá o Islam e seus seguidores e rebaixará a hipocrisia e seus seguidores
WA TAJÂLUNA FIHA MINA DDUÂÁTI ILAA T’ÁÂTIKA WAL QADÁTI ILAA SABÍLIK
Faze de nós os suplicantes para a obediência a ti e a liderança de tua senda
WA TARZUQUNA BIHA KARAMATA AD DUNIA WAL AKHIRAH
E nos agracie com a tua generosidade neste mundo e no além
ALLAHUMMA MÁ ÂRRAFTANÁ MINAL HAQQA FAHAMMILNÁHU
Ó Deus tudo que nos revelaste da verdade, acatamos
WA MÁ QAS’URNÁ ÂNHU FABALLIGHNÁH
E não medimos esforços para comunicá-lo
ALLAHUMMA L MÛMBIHI XÂÇANÁ WAX’ÂB BIHI S’AD’ÂNÁ
Ò Deus, unifique a nossa questão e afaste de nós a perturbação
WARTUQ BIHI FATQANÁ WA KAÇÇIR BIHI QILLATANÁ
Cubra as nossas falhas e aumenta aquilo que carecemos (de bom)
WA ÂZIZ BIHI DHILLATANÁ WA AGHNI BIHI ÂÁ ‘ILANÁ
Levante o nosso ânimo e e faze prosperar os nossos familiares
WA AQD’I BIHI MAGHRAMINÁ WAJBUR BIHI FAQRANÁ
Reprime as nossas paixões, afaste de nós a penúria
WA SUDDA BIHI KHALLATANÁ WA IASSIR BIHI ÛSRANÁ
Bloqueie as nossas carências e facilita a nossa dificuldade
WA BAYYD’BIHI ÚJUH’ANÁ WA FUKKA BIHI ASRANÁ
E torna puras nossas faces, absolve-nos e liberta-nos
WA ANJIH BIHI T’ALIBATANÁ WA ANJIZ BIHI MAWAÎÍDANA
E faze de nós os bem aventurados e ajude-nos a cumprir nossas promessas
WASTAJIB BIHI DÂWATANÁ WA AÂT’INÁ BIHI SU’ULANÁ
Atende as nossas súplicas e concede nossos pedidos
WA BALLAGHNA BIHI MINA DDUNIA WAL AKHIRATI AMÁLANÁ
E nos encaminhe nesta vida e na eternidade
WA A ‘AT’INÁ BIHI FAWQA RAGHBATINÁ
E concede-nos no que se refere a nossas esperanças
YA KHAIRAL MAS’ULINA WA AWSAÂL MÛT’ÍN IXFI BIHI S’UDURANÁ
Tú és o melhor dos provedores, o mais nobre dos generosos, alivia nossos peitos
WA DH H’IB BIHI GHAIDZA QULÚBINÁ WA H’DINÁ BIHI LIMAKH’TULIFA FÍHI MINAL HAQQ BI’IDHNIKA
Suprimi a ira de nossos corações e clareie nossas mentes de todas as dúvidas sobre o que provoca o desentendimento e a injustiça
INNAKA TAHDI MAN TAXÁ’ ILAA S’IRÁT’IN MUSTAQÍM
Pois tu és o único que guia a senda reta a quem quiseres
WANS’URNÁ BIHI ÂLA ÂDUWWIKA WA ÂDUWWINÁ ILAHIL HAQQI AMÍN
Dá-nos o triunfo sobre os teus inimigos que também são nossos inimigos, amém
ALLAHUMMA INNÁ NAXKÚ ILAIKA FAQDANABÍÍNÁ
Ó Deus, queixamo-nos a ti a falta de nosso profeta
S’ALAWÁTUKA ÂLAIHI WA ALIHI WA GHAIBATA WALIINÁ
A tua benção e a paz sobre ele e sua família, a falta de nosso líder
WA KAÇRATA ÂDUWWINÁ WA QILLATA ÂDADINÁ WA XIDDATAL FITANI BINÁ
O aumento de nossos inimigos, o nosso número inferior e o aumento de nossos problemas
WA TADZÁH’URA Z’ZAMÁNI ÂLAINÁ FA S’ALLI ÂLA MOHAMMADIN WA ALIHI
Enquanto que as tentações se destacam através dos tempos, abençoa a Mohammad e sua família
WÁÎNNÁ ÂLA DHALIKA BIFAT’HIN MINKA TUÂJJILUH
Ajude-nos e apressa a conquista por teu intermédio
WA BID’URRIN TAKXIFUHU WA NAS’RIN TUÎZZUHU
Revelando os males que afligem os devotos e fazendo surgir o triunfo
WA SULT’ÁNI HAQQIN TUDZH’IRUHU WA RAHMATIN MINKA TUJALLILUNAH’Á
Faze surgir o governante justo, e apressa a tua misericórdia
WA ÂÁFÍÁTIN MINKA TULBISUNÁH’Á BIRAHMATIKA IÁ RHAMANA R’RAHIMÍNA
Ampare-nos contra as privações e cubra-nos com tua clemência, ó mais Misericordioso dos misericordiosos!

10. A SÚPLICA TRADICIONAL DO EID (EID AL FITR E EID AL AD’A)

ALLAHUMMA AHLA AL KIBRIAI WAL ÂDZAMA
WA AHLAL JUDI WAL JABARÚTI
WA AHLAL AFWI WAR’RAHMA’
WA AHLAL TAQWA WAL MAGHFIRAH
AS ALUKA BIHAQQ HADHAL IAUMI
ALLADHI JÁ ALTAHU LIL MUSLIMÍNA EID
WA LI MUHAMMADIN NABYYYKA SALAWATUKA ALAIHI WA ALIHI
ZUKHRAN WA XARAFAN WA KARAMATAN WA MAZÍDA
A’N TUSALLI ÂLA MOHAMMADIN WA ALI MOHAMMAD
WA A’NTUDKHILANI FII KULLI KHAIR ADKHALTA FIHI MOHAMMADIN
WA ALI MOHAMMAD
WA A’NTUKH’RIJANI MIN KULLI SUÛ AKH’RAJTA MINHU MOHAMMADIN WA ALI MOHAMMAD
SALAWATUKA ALAIHI WA ALAIHIM
ALLAHUMMA INNI AS A’LUKA KHAIRA MA SA’ALAKA IBADUKA’S SALIHUN
WA AUDHUBIKA MIMMA ISTAÂDHABIKA MINHU IBADUKAL MUKH’LISUN

Trad: Ó Allah, possuidor da grandeza e da glória, da majestade e da força compulsora, da remissão e da clemência, da piedade e do perdão. Eu vos peço pela verdade deste dia que determinaste como Eid para os muçulmanos e para Mohammad o teu Profeta, a tua paz sobre ele e sobre sua família. Aumenta a honra e a dignidade e exalta Mohammad e sua família. Inclua-me em todo bem no qual incluíste Mohammad e sua família e retirai-me de todo mal do qual retiraste Mohammad e sua família. A tua benção sobre ele e sobre eles. Ó Allah, eu te peço o bem que envias a teus servos bondosos e me refugio em tí contra o mal de que proteges teus servos sinceros.

11. UMA SÚPLICA DE IMAM SAJJAD (AS) (SAHÍFAH SAJJADYYAH p.572)

“AL HAMDU LILLAHI WAL HAMDU HAQQUHU KAMÁ IASTAHIQQUHU HAMDA KAÇIRAN WA AÛÚDHU BIHI MIN XARRI NAFSI INNA N’NAFSA LA AMMARATUN BI’S’SÚA’I ILLA MÁ RAHIMA RABBI WA AÛÚDHU BIHI MIN XARRI X’XAITANI L’LADHI IAZÍDUNI DHANBA ILAA DHANBI WA AHTARIZU BIHI MIN KULLI JABBÁRI FÁJIRIN WA SULTANI JÁ ‘IRI WA ÂDÚÚI QÁHIRI

ALLAHUMMA AJÂLNI MIN JUNDIKA FAINNA JUNDAKA HUMUL’GHÁLIBUN WA AJÂLNI MIN HIZBIKA FAINNA HIZBAKA HUMUL’MUFLIHUN WA AJÂLNI MIN

AWLIA IKA FAINNA AWLIA IKA LA KHAUFUN ALAIHIM WALA HUM IAHZANUN

ALLAHUMMA ASLIH’LI DÏNI FAINNAHU ÎSMATU AMRI WA ASLIH’LI AKHIRATI

FAINNAHÁ DÁRU MAQARRII WA ILAIHÁ MIN MUJÁWARATI L ‘LIAKUM MUFARRI

WA AJÂLI L’HAIATA ZÍADATALI FII KULLI KHAIRI WA L WAFÁTA RÁHATALI MIN KULLI XARRI

ALLAHUMMA SALLI ÂLA MUHAMMADIN KHÁTAMIN NABIÍNA WA TAMÁMI ÎDDATIL’ MURSALÍN WA ÂLA ALIHIT’T’AIBÍNA T’T’AHIRÍNA WA ASHABIHI L’MUNTAJABÍNA WAHABLI ÇALAÇAN LA TADAÂLI DHANBAN ILLA GHAFARTAHU

WALA GHAMMAN ILLA ADH’HABTAHU WALA ÂDUÚA ILLA DAFÂTAHU BIBISMILLAHI KHAÍRIL ASMA’I BISMILLAHI RABBIL ARDI WAS ‘SAMA’I

Trad: Louvado seja Allah e dele é o louvor por direito, louvor ilimitável. Eu me refugio em nele do mal de minha própria alma. Em verdade a alma se inclina para o mal exceto aquela que meu Senhor se apiede dela. E me refugio nele do mal de Xaitan aquele que acrescenta pecados aos meus pecados. Eu busco refúgio (em Allah) contra o opositor perverso, o governante cruel e o inimigo que conte com força.

Ó Allah, inclue-me entre os teus soldados, pois tuas tropas são certamente vitoriosas e coloca-me entre os de seu partido, pois o teu partido é decerto o que alcança o triunfo e coloca-me entre aqueles que o amam, os teus amigos e mais próximos de ti, em verdade a estes que o amam, não há temor nem tristeza.

Ó Allah, melhora minha fé, pois decerto que ela é uma divina proteção em todos os meus assuntos, e facilita-me o akhirah, a qual é sem dúvida abrigo permanente para mim em relação aos que me desprezam, e aumenta as coisas boas em minha vida e faz da minha passagem (morte) um meio de me libertar de todo mal.

Ó Allah, abençoa Mohammad, o selo dos profetas e derradeiro dos mensageiros, à sua família purificada e seus dignos companheiros. Concede-me três favores; não deixei um pecado meu sem o teu perdão, nenhuma aflição que não seja por ti removida, nem qualquer inimigo sem que tu me guarde dele e o afaste pela apelação à Allah que é o melhor de todos os nomes sagrados. Em nome de ALLAH Senhor da terra e do céu.

ALLAHUMMA AHFADZNI BIL ISLAM QÁ’IMA WÁHFADZNI BIL ISLAMI QÁÎDA’ WÁHFADZNI BIL ISLAMI RÁ QIDDA WALA TUXIMTU BI ADUWWAN WALA HÁSIDAN ALLAHUMMA INNI AS ALUKA MIN KULLI KHAIRI KHAZA INUHU BIADIKA

Trad: Allah capacite-me a seguir o Islam seja em pé, sentado ou deitado e não permita que nenhum inimigo ou invejoso prevaleça sobre mim. Ó Allah eu vos peço dos bens e dos tesouros que estão em tuas mãos.

12. UM DUA’A PARA MOMENTOS DE AFLIÇÃO E TRISTEZA

Quando afligido por tristeza, preocupação ou sofrimento de qualquer natureza, recomenda-se a recitação deste dua’a. Inx’aLLah a razão será removida e o problema será resolvido.

“ALLAHUMMA INNI ÂBDUKA WA IBNU ÂBDUKA WA ÎBNU AMATIKA NÁSÍATI BIADIKA MÁDIN FIA HUKMUKA ÂDLUN FIA QADÁ ‘IKA AS’ALUKA BIKULLI ISMIN HUWA LAKA SAMMAITU BIHI NAFSAKA AW ANZALTAHU FII KITÁBIKA AW ÂLLAMTAHU AHADAN MIN KHALQIHI AWIS TA’AÇARTA BIHI FII ÎLMIL GHAIBI ÎNDAKA ANTAJÂLA ‘L’ QUR’ANAL ‘ÂDZÍMAN RABIÂ QALBI WA NÚRA BA’SARI WAJILA”A HUZNI WA DHA’HÁBA ‘HAMMI”

Trad: Ó Allah, eu sou teu servo, filho de teus servos, minha fronte está em tuas mãos, teus decretos são fixados para que prevaleça sobre mim o que é justo e prudente. Peço a ti pelos teus nomes com os quais te nomeaste e revelaste em teu Livro e que tenha ensinado a qualquer uma de suas criaturas ou que tenha preservado em teu conhecimento exclusivo, que faça com que o teu Glorioso Alcorão seja uma fonte de satisfação para o meu coração, luz para meus olhos, a cura para minha tristeza e que remova minha angústia.

«
»