Laylat al-Raqa’ib / A Noite da Esperança

Laylat al-Raqa’ib (em árabe: ليلة الرغائب, em português: Noite da Esperança) é a primeira noite de quinta-feira do mês de Rajab (ou seja, a noite antes da primeira sexta-feira do mês Rajab), onde é aconselhável realizar algumas ações especiais como o jejum e a oração.

Laylat em árabe significa “Noite” e Al-Raqa’ib é a forma plural da palavra árabe “al-Raqiba” (árabe: الرغيبة), que significa grande desejo e esperança. A expressão Laylat al-Raqa’ib se refere a uma noite em que as pessoas pedem a Deus seus desejos e O esperam para realiza-los.

Atos recomendados desta noite

JEJUM

É aconselhável jejuar na primeira quinta-feira do mês de Rajab.

ORAÇÃO

Sayyed Ibn Tawus, um dos grandes sábios muçulmanos, narra um hadith do Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele e sua linhagem) onde foi recomendado realizar uma oração especial nesta noite. Esta oração é feita da seguinte forma:

Após o pôr do sol da primeira quinta-feira de Rajab é aconselhável realizar doze ciclos de oração (ou seja, 6 orações de 2 ciclos) entre as orações do pôr do sol e da noite. Em cada ciclo, a Sura al-Fatiha (cap 01) é recitada uma vez, a Sura al-Qadr (cap 97) três vezes e a Sura al-Ikhlas (cap 112) doze vezes.

Depois de completar os doze ciclos, a seguinte súplica é recitada setenta vezes:

Al-lahumma sal-lî ‘alâ muhammad an-nabî al-ummî wa’ alâ âlihi (Nosso Deus! Abençoe Muhammad, o profeta de Mecca e sua descendência!)

Então, a pessoa que ora deve prostrar-se e repetir setenta vezes:

Subbûhun quddûs, rabbul malâ’ikati wa-rrûh (Glorificado, Santíssimo, é o Senhor dos anjos e do Espírito!)

Então, sentado, diga setenta vezes:

Rabbigfir warham wa tayâwaz ‘ammâ ta’lam innaka antal‘ alîi-ul a’dzam (Senhor! Perdoe-me e tenha piedade de mim! Perdoe os pecados! Tu sabes sobre mim! Certamente; que Tu és o Altíssimo, Majestoso!)

Então ela deve se curvar novamente e dizer setenta vezes:

Subbûhun quddûs, rabbul malâ’ikati wa-rrûh (Glorificado, Santíssimo, é o Senhor dos anjos e do Espírito!)

Depois de realizar os rituais desta oração, você pode pedir a Deus o que quiser.

Virtudes e recompensas desta noite abençoada!

Foi narrado em um hadith que o Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele e sua linhagem) disse: “Quem orar esta oração, Deus, o Altíssimo, perdoará todos os seus pecados e no dia da Ressurreição permitirá que interceda por setecentos membros de sua família. E quando a pessoa chega ao túmulo na primeira noite, Deus, o Altíssimo, enviar-lhe-á a recompensa desta oração que será encarnada num belo ser, de rosto resplandecente e fala eloquente, que lhe dirá: “Ó meu amado! Eu te dou a felicidade de estar a salvo de todas as dificuldades”. O falecido perguntará: “Quem é você? Juro por Deus que nunca vi alguém tão lindo, nunca ouvi uma voz tão linda ou cheirei perfume melhor que o seu”. Ele então lhe dirá: “Eu sou a recompensa daquela oração que você fez na noite da esperança daquele mês, daquele ano. Eu vim com você para cumprir o que você merece, para acompanhá-lo em sua solidão e longe do medo. Estarei ao seu lado para lhe dar sombra no Dia da Ressurreição, quando soar a trombeta. Alegre-se, então, que o bem-estar o acompanhará para sempre!” (Iqbal al-A’mal. Vol 3, pág. 186)

 

«
»