Dua’a de Arafat – Imam al-Hussein (A.S.)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso!

Todo louvor pertence a Deus, que não tem para Sua determinação nenhuma rejeição tampouco alguém que possa impedir Sua outorga, nem existe quem possa criar algo como Ele o faz, pois é o Generosíssimo. Ele criou (com sua ampla generosidade) toda espécie de criatura, formando com perfeição todos os seres por meio de Sua sabedoria.

Nada se oculta Dele nem se perde coisa alguma que diante Dele está como depósito (das ações realizadas). Ele recompensa a todos que obram o bem, mantém a todos que se conformam, se apieda dos fracos (que suplicam em sua necessidade). Ele faz descer os benefícios e o Livro (Alcorão) com uma luz brilhante. Ele escuta as súplicas, afasta as tribulações, eleva os graus e subjuga os opressores. Não há divindade além Dele, não tem parceiro nem semelhante. Ele é o que tudo ouve, Ele é o que tudo vê, o Sutil, o Bem informado, o Todo Poderoso.

Ó Deus! Eu desejo a Ti e testemunho a Tua autoridade, reconhecendo que És meu Senhor e a Ti será meu retorno. Tu iniciaste a concessão de Tuas mercês antes mesmo de que eu me tornasse algo digno de ser mencionado. Da terra me criaste, estabelecendo-me nas colunas vertebrais, preservando-me dos acontecimentos e das vicissitudes do tempo e dos anos, transportando-me das colunas às matrizes durante os ciclos e dias passados; e por Tua benevolência, Tua misericórdia e Tua beneficência não me tiraste nos tempos dos governantes ímpios, aqueles que quebraram o pacto Contigo e desmentiram os Teus Mensageiros, e por Tua amabilidade, me fizeste nascer na época de um homem (O Profeta Mohammad) através de quem me facilitaste a boa orientação, época na qual me fizeste educado e me deixaste crescer, comportando-se comigo da forma mais bela, com amabilidade e com Tuas abundantes mercês, permitindo-me conhecer por meio de Teu permanente conhecimento. Assim, me criaste do sêmen, fazendo-me um espermatozoide, e me puseste na tripla escuridão, entre a carne, o sangue e a pele. Não me notificaste sobre minha criação nem deixou que eu tivesse que realizar algo sobre isso.

Depois, com sabedoria e conhecimento permanente, me tiraste para este mundo com uma forma perfeita, sem defeito algum, mantendo-me no berço e alimentando-me com um leite agradável. Enterneceste o coração das nutrizes para mim, empregaste as mães amáveis para proteger-me do dano dos gênios e dos demônios. Afastaste minha criação de qualquer defeito ou excrescência. Então, Tú és o Altíssimo, o mui Clemente, o mui Misericordioso! Aperfeiçoaste para mim abundantes favores até a idade em que comecei a falar, me educaste e me fizeste crescer até que minha criação se completou e minhas forças se equilibraram. Tornaste obrigatória Tua evidência para mim (concedendo-me o intelecto para perceber as provas evidentes) inspirando-me Teu conhecimento em meu coração, assombrando-me com as maravilhas de Tua sabedoria e fazendo-me despertar para o que criaste em Teu céu e em Tua terra. Tu me advertiste para que fosse grato e que recordasse a Ti, e tornaste obrigatório para mim a obediência e a adoração a Ti.

Fizeste-me entender aquilo que trouxeram Teus Mensageiros e me facilitaste a aceitação de tudo que causa a Tua complacência; e me agraciaste em todas as coisas com a Tua ajuda e favor.

Depois de ter me criado do melhor barro, não ficaste satisfeito, ó Deus meu! Ao conceder-me apenas algumas das mercês, mas também concedeste como sustento todos os elementos necessários para a vida e todos os tipos de vestimenta, com Tua eminente graça, grandeza e bondade oferecidas a mim, até aperfeiçoar para mim todas as mercês e afastar de mim todas as desgraças.

Minha ignorância e ousadia em relação a Ti não te impediu de encaminhar a mim aquilo que causa a Tua proximidade, premiando-me com êxito em me aproximar de Ti.

Assim, eu tenho invocado a ti e tens me respondido, tenho pedido a Ti e tens me concedido, tenho obedecido a ti e tens me agraciado, tenho te agradecido e tens me dado mais. Tudo isso foi apenas para completar Teus favores sobre mim. Então, Glorificado sejas! Tu que cria e recria! És Aquele que é digno de ser louvado e glorificado. Teus nomes são santíssimos e Tuas mercês grandiosas.

Ó Deus meu, como posso enumerar Tuas mercês e recordá-las, ou agradecer Tuas concessões, uma vez que estão além de quem possa contar e muito além do conhecimento de quem possa recordar?

Ó Deus meu! Aquilo que afastaste de mim dos danos e prejuízo é muito mais do que aquilo que me concedeste ou que me permitiste ver de minha saúde e felicidade. Eu dou testemunho, ó Deus meu, da sinceridade de minha fé, da profundidade de minha certeza, da pureza de meu monoteísmo, o interior de minha consciência, os canais da visão, a luz de meus olhos, os segredos de meu interior, minhas têmporas, os caminhos de meu alento, o depósito e a cobertura de meu olfato, os condutos que levam os sons até meus ouvidos, o que fica coberto quando fecho meus lábios, os inumeráveis movimentos de minha língua, a articulação que junta o maxilar superior ao queixo, as gengivas onde crescem as raízes de meus dentes, as papilas gustativas onde sinto o gosto de meu alimento e bebida, o crânio onde está estabelecido meu cérebro, o sistema que abrange as veias de meu pescoço e o que contém meu coração, o que contém minhas costelas, os órgãos que rodeiam meu fígado, os corpos de minhas articulações, as partes móveis de meus membros, as pontas de meus dedos, minha carne e meu sangue, meu cabelo, minha pele, meus nervos, os ossos de meus dedos e de meus pés, os ossos ao redor de meu cérebro, minhas veias e todas as minhas extremidades; desde tudo que o que tive, de meu período de lactente e o que a terra transporta para mim, desde meu sonho, minha vigília, minha quietude, meu movimento, minha inclinação e minha prostração, dos quais se me esforço e trabalho por registrá-las no decorrer do tempo, ficam para meus ciclos e ciclos na vida, para cumprir somente com um agradecimento por Teus favores, o que é impossível realizar exceto através de outro favor de Tua parte, o que me obriga a agradecer outra vez, e assim de forma permanente, com um elogio renovado e pronto. Com efeito, se todos nós (da criação) nos esforçássemos para enumerar todos os favores do passado, do presente e do futuro, não alcançaríamos esse número nem perceberíamos o fim disso. É impossível. Como poderíamos fazer isso, enquanto Tu informaste em Teu Livro a notícia veraz: “Se quisésseis enumerar as graças de Deus, jamais poderíeis fazê-lo?!” E teu Livro, ó Deus! Como Tuas notícias, é fiel. É a palavra que fizeste chegar a Teus profetas e mensageiros, revelando-lhes Tua Mensagem, outorgando-lhes as leis de Tua religião e ensinando-lhes o caminho.

Ó Deus meu! Ademais dou testemunho com toda minha atenção, capacidade, seriedade e na medida de minha obediência e força, dizendo com fé e certeza: Louvado seja Deus, que não tomou um filho para que herde Dele tampouco sócio algum em Seu Reino que se oponha a Sua criação. Seu poder de criar é completo e não requer nenhum auxiliar naquilo que cria. Então, glorificado seja Ele! Glorificado seja Ele! Glorificado seja Ele! Se houvesse neles (no céu e na terra) outros deuses senão Ele, teriam se corrompido e desagregado. Glorificado seja Deus, o Uno, o Único, o Eterno, Aquele que não engendrou nem foi engendrado, não tem par de modo algum! O louvor pertence a Deus, um louvor equivalente daquele de Seus anjos próximos e Seus profetas enviados; e a bênção de Deus e a paz esteja com Seu escolhido, Mohammad, o Selo dos Profetas, e com sua virtuosa família purificada e com os sinceros.

Então, o Imam (A.S.) intensificou sua súplica e chorando disse:

Ó Deus! Faz com que eu seja temente a Ti como se te visse, faz com que eu seja piedoso diante de Ti e não me tornes desgraçado mediante a desobediência a Ti. Faz com que eu seja bom e abençoado com respeito a Tua determinação e decreto, para que eu não deseje adiantar o que for postergado nem atrasar o que for adiantado. Ó Deus! Faz com que a riqueza esteja em mim mesmo (em minha alma), a certeza em meu coração, sinceridade em minha ação, a luz em minha visão, a inteligência em minha religião e os benefícios em meus membros. Faz com que meu ouvido e minha vista sejam meus herdeiros. Faz com que eu triunfe sobre quem me trata injustamente, e mostra-me nisso minha vingança e meu domínio sendo satisfeito com isso.

Ó Deus, afasta minhas tristezas, cobre meus defeitos e perdoa meus erros. Enfraquece meu demônio (meu ego) e livra-me dos direitos que outros tenham sobre mim. Concede-me ó Deus meu! O mais alto grau no outro mundo e neste. Ó Deus! O louvor seja para Ti por ter me criado e me fazer apto à visão e à audição. O louvor seja para Ti por ter me dado uma conformação sã e bela, por Tua misericórdia sobre mim, uma vez que foste Auto-Suficiente em minha criação. Ó Senhor! Assim como me criaste, equilibra minha criação. Ó Senhor! Assim como me configuraste, embeleza minha forma. Ó Senhor! Assim como me agraciaste, conceda-me saúde, ó Senhor! Assim como me alimentaste, sacia minha sede. Ó Senhor! Assim como me enriqueceste, brinda-me com glória. Ó Senhor! Assim como me ajudaste, outorga-me poder. Ó Senhor! Como me abrigaste com vestimenta especial e me franqueaste de tudo o que foi criado, abençoa Mohammad e a família de Mohammad! E auxilia-me contra as dificuldades dos tempos e os acontecimentos das noites e os dias. Resgata-me dos perigos deste mundo e das penas do além, e preserva-me das maldades que os iníquos cometem na terra.

Ó Deus! Cuida-me no que diz respeito aquilo que temo, afasta-me daquilo que desejo evitar, resguarda-me quanto a minha pessoa e minha religião, preserva-me em minha viagem, conceda-me um sucessor para minha família e meus bens e abençoa o que me deste por sustento. Humilha-me diante de mim mesmo, mas engrandeça-me diante das pessoas. Salva-me da maldade dos gênios e dos homens. Não me faças cair em escândalo por meus pecados nem me envergonhes por meu íntimo. Não me proves com minhas ações nem apagues em mim Tuas mercês. Não permitas que confie em outro além de Ti.

Ó Deus meu! Em quem posso confiar? Nos parentes, para que cortem relações comigo? Nos estranhos, para que me ataquem? Naqueles que me consideram fraco (ou querem enfraquecer-me) enquanto És meu Senhor e Dono de meus assuntos? A Ti me queixo de minha expatriação, pelo afastamento de meu lugar e a humilhação diante daquele que permitiste exercer domínio sobre meus assuntos. Ó Deus! Não Te encolerizes contra mim, pois se não Te encolerizares comigo, a mim não importará a ira dos demais. Glorificado sejas! Pois Tua complacência é mais ampla para mim (que a Tua ira). Então, eu rogo a Ti, ó Senhor! Pela Luz de Teu rosto com a qual iluminas a terra e os céus, com a qual afastaste as trevas e retificaste os assuntos dos primeiros e dos últimos, que não me faças morrer em Tua ira nem faças descer sobe mim a Tua cólera. Tu podes cambiar a Ira por Satisfação e comprazer-se de mim antes disso (antes de irritar-se comigo). Não há divindade senão Tu, Senhor de Mecca, do Masharil Haram e da Casa Antiga, sobre a qual fizeste baixar Tua bênção e a tornaste segura para as pessoas. Ó Tu, que apagas os grandes pecados com Sua Benevolência; que aperfeiçoas as mercês com Teu Favor. Ó Tu, que outorga abundantemente com a Tua Generosidade. Ó meu depósito para o Dia de minha dificuldade! Ó meu companheiro em minha solidão! Ó meu auxílio nos momentos de meu penar e desgraça. Ó meu Tutor em meu bem-estar. Ó Deus meu, Deus de meus pais Abraão, Ismael e Isaac e Jacó, Senhor de Gabriel, Miguel e Rafael, e Senhor de Mohammad, o Selo dos Profetas e Senhor dos Eleitos.

Ó Aquele que revelou a Torá, o Evangelho, os Salmos e o Furqan (Alcorão) e fez descer (as suras) Kaf, há , Ia, Ain, Sad (Sura Mariam), Ta Há e Ya sin e o sábio Alcorão. Tu foste meu refúgio quando os caminhos da vida se estreitam para mim. Se não me abarcasse a Tua misericórdia estaria eu entre os aniquilados. Tu és Aquele que perdoa meus deslizes. Se não fosse por teu ocultamento sobre mim, estaria eu entre os que padecem do escândalo. Tu és Aquele que me faz triunfar sobre meus inimigos. Se não me fizesses triunfar eu estaria entre os derrotados. Ó Aquele que reservou para Si mesmo a posição mais alta e digna, e para os Seus amigos a glória, por Sua Glória! Ó Aquele que diante Dele os reis puseram a rede da humilhação em seus pescoços e se mostram temerosos quanto ao Seu Poderio. Ele conhece o que os olhos miram e o que os peitos ocultam, bem como os acontecimentos secretos e futuros de todos os séculos e eras. Ó Aquele que ninguém conhece como é, exceto Ele mesmo.

Ó Aquele que submergiu a terra na água e fechou o ar do céu como um dique. Ó Aquele que possui o mais nobre dos Nomes! Ó Aquele que possui bondades incessantes! Ó Aquele que dirigiu a caravana do Egito para salvar José (A.S.) do deserto de Qafs, tirando-o da profundeza do poço para fazê-lo soberano depois de ser escravo! Ó Aquele que o devolveu a Jacó (A.S.) depois que seus olhos tornaram-se brancos de tristeza, enquanto reprimia seu descontentamento. Ó Aquele que afastou as dores e as penas de Jó (A.S.). Ó Aquele que impediu que a mão de Abraão (A.S.) degolasse seu filho (Ismael) quando era idoso e estava no final de sua vida! Ó Aquele que respondeu a súplica de Zacarias (A.S.), concedendo-lhe João (A.S.) e não o deixando só e sem sucessor! Ó Aquele que tirou Jonas (A.S.) do ventre do peixe! Ó Aquele que separou o mar para a salvação dos filhos de Israel e afogou o Faraó e seu exército!

Ó Aquele que envia os ventos como enriquecedores à chuva de Sua misericórdia! Ó aquele que não se apressa a castigar o desobediente de Sua criação! Ó Aquele que resgatou os magos (da época de Moisés (A.S.)) depois de terem passado bom tempo na impiedade enquanto aproveitavam de Suas mercês, comiam de Seu sustento e adoravam a outros em Seu lugar, opondo-se a Ele e desmentindo Seus Mensageiros!

Ó Deus! Ó Deus! Ó Aquele que deu início (a criação)! Ó Criador que não tem semelhantes! Ó Permanente que jamais desaparece! Ó Aquele que era Vivente quando não havia nenhum ser vivo! Ó Aquele que dá vida aos mortos! Ó Aquele que observa cada alma segundo sua obra! Ó Aquele diante de Quem meu agradecimento é escasso e apesar disso não me priva, meus erros são abundantes, e no entanto, não me fez submergir em escândalo, que me viu cometer atos de desobediência e não pôs tais atos em evidência! Ó Aquele que me preservou quando eu era criança! Ó Aquele que me tem dado o sustento em minha idade madura! Ó Aquele cujos favores e mercês não podem ser contados tampouco ser suficientemente agradecidos! Ó Aquele que se dirigiu a mim com o bem e a bondade apesar de eu ter me encaminhado a Ele com maldade e desobediência! Ó Aquele que me guiou pela categoria da fé antes de que eu conhecesse o agradecimento por Seus favores!  Ó Aquele que, eu estando enfermo me convocou e me curou, que estando desnudo me vestiu, estando faminto me saciou, estando sedento me satisfez, estando humilhado deu-me glória, sendo ignorante fez-me sábio, estando só me tirou da solidão, estando eu longe de minha família e de minha pátria, devolveu-me a eles, sendo eu pobre me enriqueceu. Quando pedi ajuda deu-me o triunfo, sendo rico não me privaste da riqueza e quando me abstive de invocar-te em todas essas circunstâncias igualmente continuaste a outorgar bondade e fazer-me o bem!

Portanto, o louvor e o agradecimento sejam exclusivamente direcionados a Ti; ó Aquele que desconsidera meu deslize, afasta de mim a pena e a tristeza, responde a minha súplica, cobre meu defeito e perdoa meu pecado, fazendo-me triunfar sobre meu inimigo! Se quisesse contar Tuas mercês, Tuas graças e Teus generosos favores, jamais poderia fazê-lo; ó meu Protetor! Tu és Aquele que agracia, és Aquele que outorga, Tu és Aquele que aperfeiçoa (o favor), Tu és Aquele que alimenta, Tu és aquele que brinda com êxito, Tu és Aquele que favorece, tu és Aquele que enriquece, tu és Aquele que outorga capital, Tu és Aquele que dá refúgio, Tu és Aquele que basta para os assuntos de Teus servos. Tu és Aquele que encaminha, Tu és aquele que preserva (os bons de cometerem pecados). Tu és Aquele que cobre as faltas, Tu és Aquele que perdoa, Tu és Aquele que aceita as desculpas pelos pecados, Tu és Aquele que dá o poder. Tu és Aquele que auxilia, Tu és Aquele que assiste, Tu és Aquele que apoia, Tu és Aquele que ajuda, Tu és Aquele que cura, Tu és Aquele que concede saúde, Tu és Aquele que dá honra, abençoa e eleva. Então, o louvor é somente para Ti de modo permanente e o agradecimento é exclusivamente a Ti de forma perpétua.

Assim, eu, ó Deus meu, reconheço meus pecados, então perdoa-me. Fui eu que agi mal, que cometi erros, que pensei em pecados, que ignorei, que fui descuidado, que me esqueci, que confiei em mim mesmo, que me dirigi com intenção aos desejos do coração, que prometi e em seguida não cumpri, que rompi o pacto, que admiti (pecados), que reconhece Tuas mercês a mim e que aquilo que possuo (provém de Ti) e ainda que haja regressado aos pecados. Então, perdoa-me! Ó Aquele a Quem os pecados de Seus servos não o prejudicam, e é Auto Suficiente diante da desobediência deles. Aqueles dentre Seus servos que têm êxito na realização de obras justas e boas, o têm por Sua ajuda e misericórdia. Assim, o louvor seja a Ti, ó meu Deus e meu Senhor! Ó Deus meu! Ordenaste e eu te desobedeci, a mim vedaste algo e eu cometi o que havias proibido. Fiz isto sem ter ninguém que afastasse dos pecados nem a quem pudesse pedir desculpas, tampouco algum poderoso a quem pudesse solicitar ajuda contra o castigo. Então, com que me dirigirei a ti ó meu Protetor? Acaso alguma coisa feita com meu ouvido, minha vista, minha língua, minha mão ou pé? Acaso todas essas coisas não são parte das Tuas mercês para comigo e com elas tenho desobedecido a Ti? Ó meu Protetor! Por conseguinte, tu possuís a evidência (contra mim) e fechaste todos os caminhos de objeção para mim; ó Aquele que me preservou do afastamento dos pais (o afastamento causado pelos pais), da reprovação dos parentes e irmãos e do castigo dos sultões! Se eles soubessem, ó meu Protetor, o que tu sabes de mim, sem dúvida que não me dirigiriam mais o olhar e me rejeitariam, cortando toda relação comigo. Então, eu aqui estou, ó Deus meu, diante de Tua presença; ó meu Senhor! Humilde e humilhado, insignificante, sem ter a ninguém para pedir desculpas, nem qualquer poderoso a quem pedir ajuda, sem nenhuma desculpa na qual possa me apegar e sem poder dizer que não cometi pecado algum nem feito nenhum mal. E se eu negasse, ó meu Protetor! Tal negação não me beneficiaria em absoluto. Como posso negar algo enquanto todos os meus membros sem dúvida são testemunhas contra mim por aquilo que cometi conscientemente?

Na verdade, se Tu me perguntasses pelos graves assuntos (os grandes pecados), sendo que És o Juiz, o Prudente, o Justo, aquele que não trata ninguém com injustiça, Tua justiça me aniquilaria.  Então, de Tua justiça para Tua Justiça eu fujo e peço refúgio. Se me castigas, ó Deus meu, é por meus pecados depois de Tua alegação contra mim, e se me eximes é por Tua benevolência, Tua generosidade e Tua nobreza. Não há divindade além de Ti! Glorificado sejas! Decerto que me encontro entre os que pedem perdão, não há divindade além de Ti! Glorificado sejas! Em verdade me encontro entre os monoteístas. Não há divindade além de Ti! Glorificado sejas! Certamente que estou entre os tementes, não há divindade além de Ti! Glorificado sejas! Certamente que me encontro entre os timoratos. Não há divindade além de Ti! Glorificado sejas! Decerto que me encontro entre os esperançosos; não há divindade além de Ti! Glorificado sejas! Com certeza estou entre os que têm desejos. Não há divindade além de Ti! Glorificado sejas! Decerto que estou entre os que reconhecem Tua Unicidade; não há divindade além de Ti! Glorificado sejas! Certamente me encontro entre os que Te pedem; não há divindade além de Ti! Glorificado Sejas! Decerto estou entre os que Te santificam; não há divindade além de Ti! Glorificado sejas, Senhor meu e Senhor de meus ancestrais!

Ó Deus! Este é meu elogio a ti no momento de elogiar, minha sincera recordação de Ti no estado de Tua Unidade e meu reconhecimento de Tuas mercês no momento de contá-las, embora eu reconheça que não podem ser contadas por sua abundância e multiplicidade, e porque são manifestas, passadas e presentes. Não posso enumerá-las, considerando sua antiguidade e continuidade, surgindo a mim desde o início da vida, trocando a pobreza pela riqueza, afastando minhas penas e dores, preparando-me aquilo que traz tranquilidade, afastando as dificuldades, livrando-me de todas as tristezas e problemas, e concedendo a mim a saúde em meu corpo e em minha religião. Tuas mercês são tão abundantes que se toda a criação, desde o primeiro ao último dos seres, me ajudasse a lembrá-las e enumerá-las, nem eu nem a criação inteira poderíamos fazê-lo; santificado e elevado sejas Ó Senhor, Generosíssimo, Grandioso, Mui Misericordioso! Absolutamente ninguém pode contar Tuas mercês, nem elogiar a Ti por elas, nem retribuí-las. Abençoa a Mohammad e a família de Mohammad! Aperfeiçoa em nós Tuas mercês e faz com sejamos felizes em Tua obediência!

Glorificado sejas! Não há divindade além de Ti! Ó Deus! Certamente Tu escutas a invocação do necessitado, apagas o mal, auxilias aqueles que estão tristes, curas os enfermos, enriqueces os pobres, reparas as fraturas, te apiedas do pequeno e ajudas o grande. Não há ninguém que Te ajude nem existe acima de Ti nenhum poderoso. Tu és o Altíssimo, o Grandioso; ó Libertador dos cativos e prisioneiros! Ó Aquele que dá o sustento da criança pequena! Ó Aquele que protege o temeroso que pede refúgio! Ó Aquele que não tem sócio nem auxiliar! Abençoa Mohammad e a família de Mohammad, e concede-me nesta noite o melhor, que não tenhas oferecido a servo algum.

Dá-nos de Tuas mercês manifestas e secretas, e as graças renovadas, as provas que afastas e as penas que fazes desaparecer, as invocações ouvidas, as boas obras aceitas e as más ações encobertas, pois Tu és Sutil, Bem Informado acerca do que queres, e Todo Poderoso.

Ó Deus, Tu és o Mais Próximo daqueles que são convocados, o mais Generoso daqueles que repartem, o mais Amplo daqueles que concedem, o mais Ouvinte dos que são chamados; ó o Clementíssimo deste mundo e do outro, o Mui Misericordioso de ambos os mundos! Além de ti, não há nada desejado, nem qualquer objetivo, nem esperança alguma. Eu tenho Te invocado e tens me escutado; eu tenho Te pedido e tens me outorgado; eu tenho me dirigido a ti desejoso e Tu tens te apiedado; em Ti tenho confiado e tens me resgatado; a ti tenho recorrido e tens sido suficiente para mim. Ó Deus, abençoa Mohammad, Teu servo, mensageiro e Profeta, e a sua nobre e purificada família, e completa para nós Tuas mercês, torna-nos agradáveis Teus dons e considera-nos entre aqueles que Te agradecem entre aqueles que recordam Tuas graças, amém! Amém, ó Senhor do Universo!

Ó Deus! Ó Aquele que possui todo ser, que é Poderoso e Onipotente sobre todas as coisas, que subjuga, que é desobedecido e encobre (a desobediência) que lhe imploram perdão e perdoa! Ó Fim Último, objetivo dos buscadores desejosos e Meta da esperança dos esperançosos! Ó Aquele que abrange com Sua ciência todas as coisas e cuja benevolência, misericórdia e compaixão são muito amplas para aqueles que lhe solicitam isenção e perdão! Ó Deus! Nos dirigimos a ti nesta noite, a qual foi enobrecida e dignificada por Mohammad, Teu Profeta, Teu Mensageiro, Teu eleito entre toda a criação e Teu fiel a respeito de Tua revelação, o anunciador, o admoestador, a lâmpada resplandecente, aquele com quem agraciaste os muçulmanos, e o tornaste uma misericórdia para todo o mundo. Ó Deus! Abençoa Mohammad e a família de Mohammad, que são merecedores desta bênção de Tua parte. Ó, o Grandioso! Abençoa pois, a ele e a toda sua família eleita, nobre e purificada, e abriga-nos com Tua isenção a nós. A Ti elevam-se as vozes em diferentes idiomas (em súplica). Então, prepara para nós, ó Deus, nesta noite uma parte de todo bem que distribuis entre Teus servos, assim como a luz com a qual encaminhas, a misericórdia que estendes, a bênção que fazes descer, a roupagem de saúde com a qual revestes a bênção e o sustento que amplias. Ó o Mais Misericordioso dentre os misericordiosos!

Ó Deus! Faz de nós neste momento aqueles que triunfam, que prosperam, que praticam o bem e que se beneficiam, e não nos faça aqueles que se desesperam, nem aqueles que são privados de Tua misericórdia, nem aqueles que são despojados daquilo que desejam de Teu Favor, tampouco aqueles carentes de Tua bênção; nem aqueles que perderam a esperança de Tua graça e do que anseiam de Teus dons. Ó o Mais Generoso entre os generosos e o Mais Nobre entre os que têm nobreza! A ti nos dirigimos com certeza e aceitamos o chamado à Tua Sagrada Casa com a intenção de visitá-la. Ajuda-nos, pois, a cumprir seus rituais e aperfeiçoa nossa Peregrinação! Conceda-nos saúde e tranquilidade! Certamente que a Ti estendemos nossas mãos com humildade reconhecendo nossos pecados. Ó Deus! Outorga-nos nesta noite o que Te pedimos e faz com que isso seja suficiente para nós. Porque não há quem satisfaça o bastante nem há senhor alguma para nós, exceto Tu.

Tua sentença está em vigor entre nós, Tua ciência nos abrange e Tua determinação sobre nós é Justiça. Determina, então, a nós o bem e torna-nos o povo do bem! Ó Deus! Por Tua generosidade, torna obrigatória para nós a grande recompensa, o nobre depósito e a facilidade perpétua, e perdoa nossos pecados. Não nos aniquiles junto com os que serão aniquilados nem afastes de nós Tua compaixão nem Tua misericórdia. Ó o Mais Misericordioso entre os que têm misericórdia. Ó Deus! Faz de nós neste momento aqueles que pedem e que Tu atendes, aqueles que Te agradecem e para quem tu incrementas (as dádivas), aqueles que manifestam o arrependimento e Tu o aceitas, aqueles que justificam diante de Ti todos seus pecados e Tu os perdoa. Ó Dono da Majestade e da Nobreza!

Ó Deus! Dá-nos êxito ante qualquer boa obra, faz-nos fortes para a obediência e aceita nossa súplica. Ó, o Melhor entre os que são invocados! Ó o Mais Misericordioso entre aqueles a quem se pede misericórdia. Ó Aquele a quem não se oculta sequer um movimento de cílios, nem o que se capta com um olhar furtivo, nem o que se encontra no interior, nem o que contêm os segredos dos corações. Por certo que Tua ciência enumerou todas as coisas e Tua benevolência é magnífica.

Glorificado e Exaltado sejas muito acima do que dizem os iníquos, da maneira mais elevada”. Não há coisa alguma que Te santifique ou o louve (do modo que mereces). Então, o louvor, o elogio e a glória sejam para Ti; ó Dono da majestade, da nobreza, do favor, da graça e das grandes mercês! Tu és o Generoso, o Nobre, o Compassivo, o Misericordioso.

Ó Deus!  Estende a mim Teu sustento lícito, outorga-me saúde tanto do corpo como da religião, substitui meu temor por segurança e livra-me do Fogo Infernal; ó Deus! Não empregue nenhuma argúcia contra mim nem me faças cair num castigo repentino, nem me ludibries. Afasta de mim a malícia dos corruptos, dos gênios e dos homens.

Em seguida, levantou a cabeça e olhando para o céu, enquanto rolavam lágrimas de seus olhos, disse em voz alta:

Ó o Mais Ouvinte entre os que ouvem! Ó o Mais Vidente entre os que veem! Ó o mais rápido em ajustar as contas entre os calculadores e o Mais Misericordioso entre os que têm misericórdia. Te peço, ó Deus! Aquilo que necessito, aquilo que se me deres não me prejudica aquilo que me privas, e se não me deres, não beneficia aquilo que me dás; te peço que me livres do Fogo; não há divindade senão Tu, Único e sem associados! Teu é o Reino e Teu é o louvor, certamente Tu és Todo Poderoso, ó Senhor, ó Senhor!

O Imam (A.S.) continuou: “Ó Senhor!” Até que as pessoas ao redor deixaram de suplicar e se somaram a seu rogo dizendo: Amém. Depois começaram a chorar em voz alta com ele (A.S.) e continuaram até o por do sol. Então, o Imam (A.S.) junto com o povo dirigiu-se a Masharul Haram. O autor de Mafatihul Jinan menciona que aqui conclui a súplica de Imam Hussein (as) na jornada de Arafat.

Porém, Sayyd Ibn Tawus em “Iqbal’ acrescenta depois de “ó Senhor! ó Senhor!”, o seguinte:

Ó Deus meu! Sou pobre estando em minha riqueza. Como não serei pobre em minha pobreza? Ó Deus meu! Sou ignorante estando em minha ciência. Como não serei ignorante estando em minha ignorância? Ó Deus meu! Por certo que a variedade de Tua disposição e a rápida transformação de Tua medida impedem que os servos que Te conhecem estejam tranquilos a respeito da concessão ou desesperançados a respeito das provas. Ó Deus! Aquilo que é digno de reprovação é meu, enquanto aquilo que é digno de nobreza e generosidade é Teu. Ó Deus meu! Tu descreveste a Ti mesmo com favor e compaixão para comigo desde antes de criar o meu ser débil. Acaso agora me privarás de ambos? Ó Deus meu! Se surgem de mim coisas boas é por Teu favor; então Tu me agracias com isso. E se surgem de mim coisas más é por Tua justiça; então Tu tens provas contra mim.

Ó Deus meu! Como podes deixar-me só enquanto És a garantia em meus assuntos? E como pode alguém tratar-me injustamente enquanto Tu és meu socorredor? E como vou ver-me privado de Teu favor enquanto Tu és Amável comigo? E como vou rogar a Ti em minha pobreza (sem que me respondas) uma vez que tal estado é inimaginável para Ti?  E como vou queixar-me diante de Ti de minha situação, já que tal situação não está oculta para Ti? Ou como minhas palavras vão traduzir meu íntimo, que é manifesto para Ti? Ou como me farás desesperar quanto aos meus desejos, de Teu favor, enquanto esses desejos chegaram a Ti (e Tu os conheces)? Ou como não será bem-estar a minha condição uma vez que depende de Ti? Ó Deus meu! Que ampla é Tua proximidade de mim que grande é meu afastamento de Ti! E quão amável És comigo! Então, o que é que me afastas de Ti?

Ó Deus! Pela variedade de efeitos e mudanças eu sei que Teu objetivo com a minha criação é fazer-te conhecer a Ti mesmo ante mim em todas as coisas, para que não possa Te ignorar em absoluto.

Ó Deus meu! Quando minha avareza me faz calar, Tua generosidade me faz falar, e quando meus defeitos me fazem perder a esperança, Teus dons despertam minha ganância. Ó Deus! Se o bem de alguém é mal então como não será má sua maldade? E se o verdadeiro de alguém é pretensão (e falsidade), então como são serão falsas suas pretensões?

Ó Deus meu! Tua ordem é efetiva e Tua vontade é subjugadora; não deixam lugar para falar a quem deseje expressar algo nem permitem um estado firme a quem o possua. Ó Deus meu! Quantas obediências eu realizei e quantos estados afirmei, não obstante Tua justiça destruiu minha confiança neles e Teu favor ainda mais, afastou-me deles. Ó Deus meu! Tu sabes bem que apesar de não estar permanentemente ocupado em Tua obediência na prática e de modo decidido, em meu coração sem dúvida tenho constante resolução de Teu amor e Tua obediência. Ó Deus! Como posso decidir obedecer a Ti se Tu és Aquele que domina e subjuga (as decisões)? E como posso decidir o contrário se Tu és Aquele que ordenou isso? Ó Deus meu! Se presto atenção aos sinais para Te conhecer, então o caminho para Te ver e Te visitar está muito distante. Prepara, pois, o que me faz chegar a ti com celeridade! Mas, como pode indicar aquele cujo ser necessita de Ti? Acaso existe manifestação para outro que não sejas Tu até que ele não se manifeste, Tu não poderás faze-lo? Porventura estás ausente que necessitas de alguém que Te indique, ou estás afastado de nós que é preciso que os sinais nos façam chegar a Ti? Cego está o olho que não Te vê, uma vez que Tu sempre está com ele como observador; que mal negócio faz o servo que não recebe uma parte de Teu amor!

Ó Deus meu! Tu ordenaste que recorrêssemos aos sinais para Te conhecer. Não obstante, faz-me recorrer a ti mediante a investidura das luzes e a guia da perspicácia. Para que assim eu me dirija a Ti e alcance a Tua presença sem utilizar os sinais; e sem que meu íntimo os olhe (apoiando-se neles), para que meu objetivo seja mais elevado que confiar em sinais. Certamente Tu és Onipotente.

Ó Deus meu! Este é o meu estado de agitação, o qual é manifesto para Ti e não se oculta. Eu Te peço que me faças chegar a Ti e através de Ti obtenha o argumento e indício (para chegar) a Ti. Encaminha-me, pois, com Tua luz até a Ti mesmo e faz-me firme para permanecer como um servo veraz diante de Ti.

Ó Deus! Ensina-me Tua ciência oculta e resguarda-me com Teu véu protetor; ó Deus! Faz-me real através da realidade (da ciência e do conhecimento) daqueles que são “o povo da proximidade” e faz-me seguir o caminho daqueles que são atraídos por Tua beleza. Ó Deus meu! Enriquece minha disposição por meio de Tua vontade e faz-me compreender os pontos centrais de minha necessidade. Ó Deus meu! Salva-me da humilhação de minha alma e purifica-me da dúvida e da idolatria antes que chegue a minha morte. Eu Te peço ajuda, ajuda-me pois! E em Ti eu confio; não me abandones, então! E a Ti solicito; não me faças perder a esperança! E estou à Tua porta! Não me rejeites! Ó Deus meu! Tua complacência é livre de qualquer defeito proveniente de Tua parte. Então, como vai modifica-la algum defeito de minha parte?  Ó Deus meu! Decerto que és Opulento em Ti mesmo; como não serás Auto Suficiente a meu respeito? Ó Deus meu! Tua determinação e Teu decreto prologaram minhas esperanças, e o desejo com as cadeias de paixão me tornaram cativo. Sê, pois, o meu auxílio e ajuda-me! Outorga-me inteligência e enriquece-me com Teu favor e faz-me alcançar de Tua parte minha solicitude de maneira abundante. Tu és Aquele que acendeu as luzes nos corações de Teus amigos até que eles Te conheceram e Te consideram Um. Tu és Aquele que faz desaparecer dos corações de Teus amigos o amor aos estranhos (outros além de Ti) para que não amem a ninguém além de Ti e que não peçam refúgio a outro senão a Ti. Tu és para eles íntimo, enquanto o mundo os assusta. Tu és Aquele que os encaminhou quando estavam afastados e separados dos sinais. Aquele que Te perdeu não encontrou nada e aquele que Te encontrou, não perdeu nada (e o que posso falar de quem Te perdeu, e o que pode ter perdido aquele que Te encontrou?) Certamente que aquele que se inclinou a outro que não a Ti, buscando satisfazê-lo, foi privado (de todo o bem). Aquele que foi rebelde, voltando-se a outro que não a Ti, terminou perdido. Como pode outro ser desejado quando Tu não negaste Tua bondade aos servos? E como se pôde pedir a outro enquanto Tu não mudaste tua conduta gratificante? Ó Aquele que faz Seus amigos provarem a doçura da intimidade para que só a Ele adorem! Ó Aquele que veste Seus amigos com a roupagem de Seu prestígio para que só ante Ele peçam perdão! Tu recordas dos servos antes que eles recordem de Ti; e Tu te inclinas a fazer o bem antes que eles se dirijam a Ti. Tu És Generosíssimo, para outorgar dádivas antes que aqueles que buscam Te peçam. Tu És, certamente, o Munificente. Logo, de tudo que o que nos outorgou, pedes em empréstimo (uma parte de nossos bens aos servos necessitados). Ó Deus meu! Faz-me pedir por Tua misericórdia para que chegue até Ti, atrai-me com a Tua graça para que me dirija a Ti. Ó Deus meu! Decerto que minha esperança não se separa de Ti, ainda que Te desobedeças e meu temor não se afasta de Ti ainda que Te obedeças. Todo o Universo me impulsiona a Ti e meu conhecimento de Tua nobreza me atrai a ti. Ó Deus meu! Como perderei as esperanças uma vez que Tu é meu desejo? Ou como pode alguém humilhar-me enquanto Tu és minha confiança? Ó Deus meu! Como posso pretender o poder e a glória enquanto Tu me estabeleceste na humilhação? E como não pretender o poder e a glória já que Tu me fizeste pertencer a Ti? Ó Deus meu! Como posso não estar entre os pobres já que Tu és Aquele que com Tua generosidade me fizeste rico? Tu és Aquele que não há outro deus além de Ti! Te deste a conhecer a toda a criação. Por conseguinte, ninguém pode te ignorar. Tu és Aquele que fez se reconhecer em todas as coisas. Portanto, te vejo manifesto em todas as coisas; e Tu és Manifesto para todas as coisas. Ó Aquele cuja misericórdia abrangeu todo o mundo de tal modo que o próprio Trono se ocultou em Teu ser. Apagaste os sinais do ser com outros sinais e fizeste desaparecer outras coisas com a amplidão de Tuas luzes abrangentes. Ó Aquele que se oculta do alcance dos olhos nos véus da luz de Seu Trono. Ó Aquele que se manifestou completamente com Seu Esplendor e compreendeu a todo ser com Sua grandeza e majestade! Como estás oculto enquanto és Manifesto? E como podes estar ausente enquanto És Observador e Onipresente? Decerto que És Todo-Poderoso, e o louvor é exclusivamente para Ti, o Único.

 

 

«
»