Atualizado em 02/02/22

Zaid ibn Haretha: Faleceu no ano 8 hejrita. Foi um companheiro, comandante militar muçulmano e filho adotivo do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), um dos primeiros muçulmanos e um dos únicos cujo seu nome foi citado no Alcorão Sagrado. Zaid testemunhou diversas batalhas do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e tinha sido escolhido pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) para várias missões militares. Ele foi martirizado na batalha de Mu´tah enquanto era o comandante do exército dos muçulmanos. 

Zakariya: Zacarias (A.S.), um dos profetas de Deus, nascido em Hebron atual Palestina e falecido em Jerusalém.

Zakat Al-Fetr: Zakat significa bênção, desenvolvimento e purificação. Zakat Al-Fetr é um tipo de Zakat obrigatório sobre os muçulmanos a ser pago aos pobres e necessitados. Deve ser pago antes da oração do Eid Al-Fetr e é chamado Zakat Al-Fetr por este motivo. O seu principal diferencial dos demais Zakat é que é calculado em cima do número de pessoas e não em cima dos bens. Isso significa que esta obrigação foi imposta para purificar os jejuadores e não as suas riquezas como os demais tipos de Zakat. 

Zakat: Uma parcela da riqueza que a lei islâmica (Shari´a) obriga que seja paga aos pobres como caridade seguindo algumas condições determinadas. Pode ser traduzido também como o pagamento de caridade ou esmola.

Zamakhshari: também conhecido com Jar Al lah, seu nome era Abul Ghasem Mahmoud Al-Khawarazmi Al-Zamakhshari. Foi um sábio e religioso muçulmano e interpretador do Alcorão Sagrado, seguidor da vertente sunita (Hanafita), e nascido em Zamakhshar, no atual Turcomenistão, em 1074 d.C., e falecido em Velha Urgenche, também no Turcomenistão, em 1143 d.C. Viveu na época do governo abássida, e viajou para Meca, Iraque e Irã.

Zamzam: Uma fonte de água situada na cidade de Meca, ao leste da Caaba. Esta fonte é bem antiga e sua história remonta a milhares de anos, desde a época do Profeta Abraão (A.S.) e seu filho Ismail (A.S.). De acordo com passagens do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), a água desta fonte é abençoada e é cura para muitas doenças, e portanto, é considerada especial para os muçulmanos. Estudos recentes apontam que a fonte de Zamzam tem 30 metros de profundidade e bombeia de 11 a 18,5 litros de água por segundo.

Zaqum: É uma árvore que só nasce no Inferno. Suas raízes estão conectadas ao fogo e ela tem uma aparência horrível. Seus frutos são terríveis e de péssima aparência. Mesmo assim, por extrema fome, como não há outra coisa a se comer no Inferno os habitantes de lá comem destes frutos até encherem suas barrigas. Então, depois de serem saciados com este péssimo fruto ele começará a ferver em suas barrigas como o óleo ferve ao fogo, e como isto suas tripas começarão a queimar e derreter.

Zaynab: Zeynab ou Zeinab, filha do Imam Ali (A.S.) e Fátima Azzahra (A.S.). Nascida no ano 628 d.C. em Medina e falecida em 30 de março de 682 d.C.. Seus avós foram o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e Khadijah Al-Kubra. Zaynab foi um exemplo para todas as mulheres fortes da comunidade muçulmana de sua época e testemunhou o evento trágico de Ashura que tirou a vida de seu irmão, Hussein Ibn Ali (A.S.), e demais membros da família do Profeta (S.A.A.S.) em Karbala. Casou-se com Abdullah ibn Já´far e teve cinco filhos, os quatro homens foram todos martirizados em Karbala lutando ao lado do Imam Hussein (A.S.). Sua oposição ao governo de Yazid foi evidente em seus discursos feitos por onde passava, inclusive em Medina, após a tragédia de Karbala. E por isso, para ser vigiada, ela foi levada a Damasco, sede do governo Omíada, para viver lá. Foi lá que ela viveu seus últimos anos de vida e faleceu, sendo enterrada nos arredores de Damasco, num local hoje conhecido como Sayyedah Zaynab.

Zil Halifah: É onde os peregrinos que habitam Medina devem iniciar seu Ihram e vestir suas vestes adequadas para a realização do Haj ou da Omrah. Este é considerado um dos pontos de Ihram mais distantes de Meca, e também é chamado de “Abar Ali (A.S.)”. 

Zil Kifl: Uma pequena província do estado de Babel, no sul do Iraque. Fica entre Najaf e Karbala e está localizada a 30 Km de Najaf e aproximadamente 50 km de Karbala.

Ziyarah Al-Jami´ah: Uma das mais importantes visitações aos Ahlul Bait (A.S.), e é também uma das mais completas entre todas que citam os nomes de todos os Imames (A.S.). O orador desta visitação pode fazê-la também à distância. 

Ziyarah: Visitar os locais sagrados, ou seja, ir até o local para cumprir um dever religioso. Pode ser feito à distância também, e o seu modo é uma saudação ao sepultado naquele local. 

Zohr: O meio do dia.

Zul Hijjah: é o 12º mês do calendário islâmico e nele os muçulmanos capacitados podem realizar o ritual do Haj.

- voltar -