Atualizado em 02/02/22

Sadah: São os descendentes dos Imames dos Ahlul Bait (A.S.).

Safa: Safa e Marwa são duas montanhas que existem ao leste da Masjed Al-Haram e são consideradas dois símbolos importantes para os rituais do Haj. No ponto de vista histórico o ritual da caminhada entre os montes de Safa e Marwa remonta a época do Profeta Abraão (A.S.), quando Hajar tinha sido deixada em Meca com seu filho Ismail (A.S.) sozinhos por ordem de Deus. Ela estava procurando água para seu filho Ismail (A.S.) que chorava de sede, e então subia sobre o monte de Safa, e descia e ia até o monte de Marwa, e repetiu isso por sete vezes até que no final ela encontrou água onde hoje é o poço de Zamzam. Ela bebeu da água e deu ao seu filho. Com a revelação da mensagem do Islã este ritual foi estabelecido como um dos rituais do Haj e da Omrah. 

Sagrada Mesquita: Também chamada de Masjed Al-Haram. É o mais importante local de devoção e mais importante mesquita no Islã, que se localiza no meio da cidade de Meca, atual Arábia Saudita. No centro da Mesquita está a Santa Caaba que é considerada o primeiro templo para a adoração de Deus. De acordo com a crença islâmica este templo foi erguido sobre a Terra para a adoração a Deus, o altíssimo, e representa para os muçulmanos o ponto mais grandioso e santo dela. A Masjed Al-Haram é a direção para a qual os muçulmanos oram e para onde peregrinam todos os anos. Foi nomeada de Masjed Al-Haram pois desde quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) conquistou pacificamente a cidade está proibido o combate nesta região. Os muçulmanos acreditam que a oração no local vale por mais de 100 mil orações.

Sahaba: ou As-hab, significa companheiros. Em linhas gerais são aqueles muçulmanos e muçulmanas que se encontraram e conviveram com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e tiveram contato com ele e morreram como fiéis. Para os Sunitas, os Sahabas são aqueles que viram o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) mesmo de longe ou mesmo por alguns instantes. Os Sahabas, para os Sunitas, são considerados as principais fontes da jurisprudência islâmica após o Profeta (S.A.A.S.). Além disso, para os Sunitas todas as pessoas, até mesmo um recém-nascido que simplesmente viu o profeta (S.A.A.S.) apenas uma vez, pode ser considerada Sahaba e é merecedora deste título. Já para os Xiitas os únicos que podem ser considerados fontes da jurisprudência islâmica são os Ahlul Bait (A.S.), os quais em diversas passagens do Alcorão Sagrado e tradições do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foram classificados como puros, infalíveis e merecedores de serem os verdadeiros guardiões da mensagem e religião de Deus após o Profeta (S.A.A.S.). Os Xiitas reverenciam os Sahabas, mas não todos, pois vinculam isso a sua história e prática ao longo de suas vidas. Alguns Sahabas foram verdadeiramente fiéis aos ensinamentos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e por isso são fontes confiáveis para os Xiitas também, mas outros não foram tão leais e nem eram justos em suas práticas, já que alguns mesmo sendo Sahabas bebiam e praticavam ilicitudes, e por isso não merecem serem seguidos e considerados confiáveis de acordo com os Xiitas. 

Sahih Muslim: um dos principais livros de tradições para os muçulmanos da vertente sunita, e considerado pelos mesmos um dos três principais livros de referência após o Alcorão Sagrado. A obra é classificada pelos sunitas como uma das mais completas, e é de autoria de Muslim ibn Hajjaj Al-Qushairi Al-Nishaburi, nascido em 822 d.C. e falecido em 875 d.C., ambos em Nishabur no atual Irã. Ele foi um pesquisador muçulmano e historiador, e sua obra possui 8 volumes, e segundo o que alega todas as narrativas são verídicas e corretas, só que esta tese é contestada por demais sábios da própria vertente sunita como também por pesquisadores xiitas. Ele passou pelo Hijaz, Iraque, Sham e Egito.

Salat Al-Fajr: É a oração obrigatória da manhã. Ela possui duas genuflexões (ciclos) e seu período de realização se dá da alvorada até antes do nascer do sol. Sendo que a alvorada é quando a luz do sol começa a aparecer no leste de uma forma horizontal e não vertical.

Salman Al-Faresi: Seu nome é RuzbehKhashfuzan, e foi um dos companheiros mais próximos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e um dos companheiros íntimos do Imam Ali (A.S.). Ele foi exaltado pelo profeta (S.A.A.S.) quando o chamou de “… Um de nós, um dos Ahlul Bait”. Nasceu em 568 d.C. na Pérsia (atual Irã) e faleceu em 659 d.C. na região de Mada´em, no Iraque. Sua jornada em busca da verdade passou pela Pérsia, Iraque, Sham e Medina. Ele sempre estava em busca da verdade e quando soube que o último profeta iria surgir na Península Arábica não hesitou e viajou rapidamente para Medina. No caminho ele tinha sido enganado e vendido como escravo, mas mesmo assim o destino o havia prometido que iria alcançar o profeta quando o seu novo dono seria um dos judeus de Medina, e lá ele soube que o profeta migrou para a cidade, e então se encontrou com ele. Após ter averiguado três sinais cujo seus mestres haviam lhe falado antes, que existiriam no selo dos profetas, ele declarou sua fé no Islã a Mohammad (S.A.A.S.) e declarou sua lealdade a ele. Foi nomeado como governante de Mada´em, uma província próxima de Bagdá, durante o califado de Omar ibn Al-Khattab. 

San´a´: A capital política e oficial do Iêmen.

Sarzdak: Um bairro na cidade de Shiraz, no Irã.

Saveh: É um lago único, cujo a porcentagem de sal nele é extremamente alta comparado com os demais lagos do Iraque. 

Seyyed Abdul Hussein Dastgheyb: um grande sábio religioso e místico nascido na cidade de Shiraz, no Irã, em 1913. Foi martirizado em 1981 quando estava a caminho da oração de sexta-feira e foi abordado por uma mulher integrante da Organização Terrorista Mujahedin. Ela alegou que queria passar uma mensagem para ele e quando chegou perto explodiu as bombas que estavam em seu corpo. Esta organização terrorista fez mais de 17 mil vítimas no Irã, entre elas mais de 72 membros do parlamento iraniano, um presidente da república e um primeiro ministro, entre outras dezenas de autoridades. O próprio líder atual da Revolução Islâmica do Irã, o Ayyatullah Seyyed Ali Khamenei (D.D.), foi vítima de um de seus ataques e foi salvo, mas não sem guardar sequelas em seu braço da explosão que atentou contra sua vida.

Seyyed Ali Al-Tabatabaei: Um grande sábio nascido em 1748 na cidade de Kadhemiyah, no Iraque. Era de uma família de sábios e estudiosos. Foi o mestre de grandes sábios e autor de muitas obras, entre elas o Riyadh A-Masa´el, de 16 volumes. Faleceu em 1816 e foi enterrado em Karbala, no Iraque, dentro do Santuário do Imam Al-Hussein (A.S.).

Seyyed: literalmente significa senhor. Religiosamente é um título dado para as pessoas que são da descendência do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Quando se tornam líderes religiosos eles geralmente usam turbantes de cor preta.

Sha´ban ou Cha´ban: É o oitavo mês do calendário lunar islâmico.

Shaf´: É uma oração que faz parte da oração da noite, de 11 genuflexões. Esta oração é formada por 2 genuflexões na qual a pessoa recita em cada genuflexão 1 vez a Surata Al-Fatiha e 3 vezes a Surata Al-Tawhid. Após o término há uma súplica a ser recitada.

Shaibah: É Abdel Mutaleb, avô do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Quando ele nasceu sua mãe viu um fio de cabelo branco junto com os demais cabelos pretos de sua cabeça. Então olhou pra ele e disse: “Você é Shaibah (velho)?”. A partir daí lhe foi atribuído este apelido.

Sham: Existem vários significados que envolvem o nome “Sham”. Alguns interpretadores alegam que este nome é atribuído a Salm, um filho de Noé (A.S.) que viveu nesta região e construiu a cidade de Damasco. O que se refere mais com o nome “Sham” hoje em dia é a região geral onde estão situados os países Síria, Palestina, Líbano e Jordânia, pois são muito próximos e com clima e ambientes muito parecidos. “Sham” também pode significar uma pinta que aparece sobre a pele.

She´eb Abi Taleb: Um local próximo de Meca localizado entre as montanhas de Abu Qubais e Khindamah. Este vale pertencia a Abdel Mutaleb e serviu de abrigo para os muçulmanos e os Bani Hashem durante o cerco econômico e social imposto pelos Quraishitas sobre eles do ano 6 ao ano 9 após a revelação. Este cerco de três anos foi imposto sobre os muçulmanos porque eles não tinham desistido e nem abriram mão do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e de sua mensagem.  

Sheikh Abbas Al-Qomi: um grande sábio religioso nascido na cidade de Qom, no Irã, em 1877, e falecido na cidade iraquiana de Najaf, em 1941. Ele está sepultado dentro do sagrado Santuário do Imam Ali (A.S.). Foi um grande especialista em História, tradições islâmicas e locução. Entre suas obras mais famosas está o livro de coletâneas de orações e súplicas chamado Mafatih Al-Jenan (As chaves do Paraíso). Dificilmente um muçulmano xiita não conhece esta obra, pois as principais súplicas e orações estão todas registradas nela. Outros livros famosos deste grandioso sábio são “Safinat Al-Najaf” e “Muntaha Al-Amal”.

Sheikh Abul Fath Mohammad ibn Ali ibn Othman Al-Karaji: Foi um grande sábio e estudioso do século 10 d.C. Possui diversas obras e é muito respeitado pelos muçulmanos xiitas. Era um homem que participava de muitos debates sobre diferentes temas com os seguidores das demais religiões e vertentes islâmicas, especialmente os Ismailitas.

Sheikh Abul Hassan Al-Mazandarani: nascido no ano de 1785 em Teerã e falecido em 1856, e enterrado em Najaf, no Iraque, foi um grande estudioso de sua época. Sua formação em estudos religiosos foi em Teerã, Isfahan, Karbala entre outras cidades, e ele foi autor de diversas obra sobre jurisprudência e princípios das legislações islâmicas.

Sheikh Al-Baha´i: Nascido em 1547 no Líbano e falecido em 1621 no Irã, foi um grande sábio, químico, matemático e especialista em ciências islâmicas. Seu pai morava em Balbaque no Líbano, onde ele nasceu, e depois se mudou para o Irã, onde continuou seus estudos. Ele viveu na época do rei Abbas Al-Safawi e se tornou próximo dele até ser nomeado chefe do poder religioso da época.

Sheikh Al-Hurr Al-Ameli: Um dos grandes sábios do mundo islâmico e autor de inúmeros livros.

Sheikh Assaduq: Um dos maiores sábios muçulmanos. Nascido em Qom (Irã) no século 9 d.C. Sua principal obra é um livro considerado um dos principais para a formação dos eruditos e religiosos, chamado “Man La Yahdhorohu Al-Faqih”, entre outras 300 obras que escreveu ao longo de sua vida. Dois de seus principais alunos foram o Seyyed Morteza e o Sheikh Al-Mofid. Ele está enterrado no Irã, próximo ao santuário do Seyyed Abdel Azim Al-Hassani, em Teerã.

Sheikh Hussein Al-Nouri Al-Tabrasi: nascido em 1829 na região de Tabestan, no Irã, e falecido em 1902 em Najaf, no Iraque. Foi um dos grandes estudiosos e sábios islâmicos. Se estabeleceu em Teerã para realizar estudos religiosos, como também passou por Najaf Al-Ashraf, Karbala e Kadhemiyah. Alguns de seus mestres foram Sheikh Morteza Al-Ansari (K.S.) e Mohammad Hassan Al-Shirazi (K.S.), entre outros grandes eruditos. Alguns de seus alunos foram grandes estudiosos e eruditos islâmicos entre eles o Sheikh Abbas Al-Qomi (K.S.), o compilador do livro “As chaves do Paraíso”, uma obra extraordinária e muito famosa no mundo islâmico. Outros alunos deste grandioso sábio são o Seyyed Abdel Hussein Sharaf Al-Din (K.S.) e Mohammad Hussein Kashef Al-Ghita´ (K.S.). O Sheikh Nouri foi autor de diversas obras e inúmeros livros que até hoje são estudados e pesquisados no mundo islâmico.

Sheikh Mohammad Al-Kermanshahi: Um sábio falecido em aproximadamente 1877 d.C..

Sheikh Qara´ati: Um sábio e estudioso iraniano, e muito próximo do líder da revolução islâmica do Irã, Ayyatullah Imam Khomeini (K.S.). Nascido em 29 de janeiro de 1945 na cidade de Kashan, e que foi nomeado como Presidente da Organização de Alfabetização do Irã e é o atual presidente do Comitê da Oração no Irã. O mesmo é um grande sábio e tem programas de interpretação do Alcorão Sagrado por todo o Irã. Seu programa mais famoso é um que vai ao ar na TV iraniana nas noites de quinta-feira desde os anos setenta.

Sheikh: um título dado a um estudioso que obteve conhecimento religioso. Este título é dado a ele por questão de respeito. Literalmente Sheikh significa idoso, um ancião. 

Silb: Refere-se a geração e a descendência. Também é a medula espinhal.

Siqayah Al-Haj: Sua tradução é: “Dar de beber para os peregrinos”. Era uma nobre função e um titulo muito consagrado de Quraish durante o Haj e a visita dos peregrinos à Meca. Eles preparavam e disponibilizavam água para os peregrinos que iam até Meca realizar o ritual do Haj. 

Sistan: Sistão é uma região fronteiriça no sudeste do Irã e sudoeste do Afeganistão.

Sobh: É a alvorada, o início da manhã. 

Soht: Tudo que é conquistado ou ganho por meios ilícitos como jogos de azar, apostas, canções e etc.

Sojud Al-Sahu: É formada por duas prostrações, um Tashahod e um Taslim, tendo nela a intenção de aproximação a Deus como obrigatória. Ela é obrigatória sobre o devoto que erra em alguma parte da oração, e ao mesmo tempo é recomendada no caso de exceder ou abater as quantidades de algumas das partes da oração. O devoto deve dizer: “Bismillah wa billah Asalamu alaika ayuhal nabiyo wa rahmatullahi wa barakatoh” ou “Bismillahi wa billahi wassalam”…

Subhana Rabial ‘A’la Wabihamdeh: Significa: “Meu senhor está acima de tudo e é isento de todas as falhas e defeitos. Eu o agradeço por tudo”. 

Subhanallah: Glorificado Seja Deus. É uma das formas de recordar de Deus.

Sumayah: Sumayah é um diminutivo de “Sima” que significa uma característica destacada e normalmente refere-se a uma característica moral de uma donzela. Sumayah foi também a filha de Khayat e a primeira mulher a ser martirizada pela causa do Islã. Ela foi espancada até a morte por Abu Jahl por ter abraçado o Islã em Meca. 

Sunah: Dizeres, práticas do Profeta Mohammad (s.a.a.s.). Também significa formas, métodos, uma tradição seguida por um grupo ou as pessoas de uma região. A Sunnah do Profeta (S.A.A.S.) é tudo que ele disse ou fez.

Sura: Ou Surata, é um capítulo do Alcorão Sagrado e se inicia com o termo “Bismillah Arrahman Arrahim” (Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso). Cada surata é composta de diversos versículos.

Surata Al-Fatiha: A primeira Surata (capítulo) do Alcorão sagrado, chamada de Al-Fatiha (Abertura) pois é a Surata de abertura do Alcorão Sagrado. A oração se inicia com a sua leitura. 

Surata Al-Qadr: É a Surata de número 97 na sequência do Alcorão Sagrado, e ela possui 5 versículos.

Surata Al-Tawhid: Surata Al-Ikhlas, um capítulo alcorânico de 4 versículos, e que é o capítulo de número 112 do Alcorão Sagrado. Esta surata possui diversas virtudes, sendo que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Será que alguém deixaria de recitar um terço do Alcorão em uma noite?”, ou seja, ele (S.A.A.S.) quis demonstrar o valor desta surata ao dizer que valeria por um terço do Alcorão Sagrado. É um capítulo que fala a respeito da unicidade de Deus.

- voltar -