Atualizado em 02/02/22

Ohud: É uma região próxima de Medina, aproximadamente 7 km da Mesquita do Profeta (S.A.A.S.), onde ocorreu a batalha de Ohud, uma das mais importantes do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e na qual os muçulmanos foram derrotados e perderam grandes companheiros, entre eles Hamzah, tio do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Após a batalha o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) enterrou os mártires ali mesmo naquele local, e visitava aqueles mártires frequentemente. Hoje o local é visitado por milhões de peregrinos que visitam a cidade de Medina e saúdam os que defenderam a vida do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) com suas almas.

Olhar proibido: É o olhar malicioso e com desejo de um homem para uma mulher estranha ou vice-versa. Este olhar pode ser também através de fotografias ou vídeos, e todas as suas formas são proibidas no Islã.

Om Ayman: Natural da Etiópia ela foi aprisionada pelos Quraishitas quando o exército de Najjashi invadiu Meca e queria destruir a Caaba. Depois disso ela viveu em Meca, e quando Abdullah, pai de Mohammad, faleceu e sua esposa Ameneh bet Wahab teve Mohammad (S.A.A.S.), Om Ayman cuidou dele até ele crescer. Quando Mohammad (S.A.A.S.) casou com a senhora Khadija libertou Om Ayman e disse sobre ela: “Depois da minha mãe Om Ayman foi como uma mãe”. 

Om Hani: Uma prima do mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e seu nome foi Fakhitah bent Abi Taleb ibn Abdel Mutaleb ibn Hahsem ibn Abdel Mufan ibn Quasi. Sua mãe foi Fátima bent Asad ibn Hashem ibn Abde Munaf ibn Qusai.

Omar bin Abdel Aziz: Foi o 8º califa omíada. Nasceu em 681 d.C. e faleceu em 720 d.C. Seguidor da vertente sunita do Islã, governou por 2 anos e alguns meses durante o imamato dos Imames Assajad (A.S.), o 4º Imam, e Imam Al-Baquir (A.S.), o 5º Imam.

Omar: Ou Omar ibn Al-Khattab, nascido em 590 em Meca e falecido em 644 em Medina, foi o 2º califa após o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e um dos companheiros dele. Se converteu ao Islã em Meca e assumiu o califado sendo escolhido diretamente por Abu Bakr, seu antecessor. Seu califado durou 10 anos.

Omíadas: Quem é integrante da tribo de Bani Umaya ou alguém associado ao partido e Estado deles. 

Omrah: Literalmente significa a intenção da visita. Religiosamente é um termo que significa a visita ao Masjed Al-Haram em Meca para a prática de alguns rituais específicos, entre tais o Tawaf em volta da Caaba e a caminhada entre os montes Safa e Marwah, além de raspar a cabeça. 

Orações: Um dos pilares do Islã, e refere-se as cinco orações diárias obrigatórias que todo muçulmano e muçulmana púbere devem realizar seguindo as condições e regras determinadas pela jurisprudência islâmica. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia sobre sua importância: “A oração é a base da religião, se ela for aceita as demais ações serão aceitas também”. As cinco orações diárias são: a oração da manhã, de duas genuflexões (Salat Al-Fajr); a do meio-dia, de quatro genuflexões (Salat Al-Dhohor); a da tarde, de quatro genuflexões (Salat Al-Asr); a do crepúsculo, de três genuflexões (Salat Al-Maghreb); e a da noite, de quatro genuflexões (Salat Al-Isha). 

Os infalíveis: Ou, em árabe, Al-Ma´sumin. É um termo que se refere a uma categoria de pessoas que não comete erros ou pecados. São os profetas e mensageiros, e neste caso em especifico refere-se ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.), sua filha Fátima Azzahra (A.S.), o Imam Ali, Hassan, Hussein, Assajad, Al-Baquir, Assadiq, Al-Kadhim, Al-Redha, Al-Jawad, Al-Hadi, Al-Askari e Al-Mahdi. Todos são classificados como infalíveis e nunca cometeram ou nem pensaram em cometer um pecado ou qualquer ato ilícito. A crença na infalibilidade deles se dá com base nos versículos do Alcorão Sagrado e nas nobres tradições.

Otbah ibn Rabi´ah: Um dos homens respeitados de Meca e um dos membros dos clãs de Quraish, e além de tudo uma personalidade de destaque durante o surgimento do Islã. Ele interrompeu as guerras de Fujar e abrigou o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) em seus pomares quando fugia do povo de Ta´ef. 

Othman ibn Affan: Um dos companheiros do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e terceiro califa após o Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Se converteu ao Islã por intermédio de Abu Bakr e foi o primeiro a migrar para a Etiópia e em seguida Medina. O Profeta (S.A.A.S.) o enviou como embaixador a Quraish antes do acordo de Hudaibiyah no ano de 6 hejrita. Participou na batalha de Ohud e foi um dos que fugiram da batalha. 

Ous: Uma das principais tribos árabes da cidade de Medina, participante de uma coalisão que se tornou os Ansar, ou seja, os auxiliadores e apoiadores do Profeta (S.A.A.S.) após sua migração para Medina.

- voltar -