Atualizado em 02/02/22

Nahjul Balaghah: uma obra compilada pelo Seyyed Al-Radhi (K.S.) no século 10 d.C. São sermões, palavras e cartas do Príncipe dos Fiéis, Imam Ali ibn Abu Taleb (A.S.), ao longo de sua vida. Além desta obra há também outras que contém palavras e discursos do Imam Ali (A.S.), mas o Nahjul Balaghah é a mais antiga, clássica e famosa. A obra foi traduzida para inúmeros idiomas do mundo, inclusive o português. No Brasil foi traduzida em 1996 por Samir Al-Hayek, e sua 2ª edição foi publicada pelo Centro Islâmico no Brasil em 2011.

Najaf: cidade localizada ao sul do Iraque a 179 km da capital Bagdá. Nesta cidade está sepultado o Imam Ali ibn Abu Taleb (A.S.), primeiro sucessor do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e nela se localiza o mais antigo Seminário Islâmico (Hawzah), fundado no século 11 pelo Sheikh Al-Tusi, e onde se formaram grandiosos sábios e renomeados eruditos do mundo islâmico. Todos os Marje e grandes sábios estudam e passam por este seminário islâmico. É uma cidade histórica e muito antiga, e grandes profetas como Adão, Noé, Salé, Hud, entre sábios e líderes grandiosos foram enterrados nesta cidade. Na mesma também encontra-se o cemitério de Wadi Al-Salam, o maior cemitério do mundo com mais de 6 milhões de pessoas sepultadas. Há tradições que narram que este local é abençoado e por isso muitos antes de falecer pedem para que seus corpos sejam enterrados lá. Até o momento centenas de funerais são realizados dia e noite neste cemitério, de falecidos provenientes de vários países.

Najes: Algo não purificável, tal como o sangue, a urina e as fezes.

Najjashi: Ashamah ibn Abjar, chamado de “Najjasji”, era o rei governante de Habasha (Etiópia) e este tíitulo era atribuído exclusivamente aos reis deste local, como por exemplo “César” que era atribuído ao rei de Roma, “Kisra” que era atribuído ao rei da Pérsia, “Khagan” para o rei da Turquia ou “Faraó” para o rei do Egito. 

Nakhlah: A tamareira. Uma árvore da família das palmeiras, cumprida e alta, e há uma coroa em seu topo. Nasce em regiões quentes e produz a tâmara. 

Naqi: Puro e limpo, sem contaminações. 

Nassiben: Uma cidade histórica da região da Mesopotâmia superior. Hoje ela se localiza na fronteira da Turquia e Iraque, e pertence ao estado de Madrin, ao sul da Turquia e norte do Iraque. 

Nawfal: Irmão de Mutaleb, Abed Cham e Hashem ibn Abed Munaf. 

Neynawa: Uma cidade histórica e considerada uma das mais antigas do mundo. Está localizada ao norte do Iraque ao lado direito do rio Tigre. Esta cidade foi a capital do império Neoassírio. 

Nimrod ou Nimrud: O rei e o tirano que viveu na época do Profeta Abraaão (a.s.) na Babilônia, e o qual pretendeu cremar o mesmo por ter confrontado ele e destruído os ídolos do templo. Nimrod foi um dos mais cruéis reis da Terra e um dos mais arrogantes, que alegava ser divino. Ele dizia a seu povo que podia conceder e tirar a vida das pessoas, e foi um dos quatro reis citados no Alcorão Sagrado, como também foi o primeiro rei a usar uma coroa na história. Há uma história citada na Surata Al-Baqara que relata como ele tratou o Profeta Abraão (A.S.).

- voltar -