Atualizado em 02/02/22

Ma´az ibn Jabal: Um dos companheiros do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Era um sábio, recitador do Alcorão e narrador dos ditos do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Se converteu ao Islã aos 18 anos. 

Mada´en: Uma cidade iraquiana que está a alguns quilômetros de distância da capital Bagdá e é onde está sepultado Salman Al-Falersi, o companheiro do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Mãe dos Fiéis: Toda mulher cujo o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) casou recebeu o título de “Om Al-Mo´menin”, ou seja, a Mãe dos Fiéis, mesmo que o Profeta tenha se divorciado dela em seguida. Esta categoria de mulheres possui suas regras exclusivas, entre tais: Elas jamais poderão se casar com outros homens, e devem ser respeitadas e reverenciadas. O termo “Mãe dos Fiéis”, na verdade significa que os muçulmanos devem tratá-las com devido respeito, como se fossem suas próprias mães, ou seja, falar com elas com respeito e tratá-las com reverência. Tudo isso porque elas foram as esposas do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e por respeito a ele os muçulmanos devem respeitá-las e reverenciá-las. Nenhum muçulmano pode casar com nenhuma das esposas do Profeta (S.A.A.S.), pois elas são como as mães dos muçulmanos.

Maharem: São as pessoas ou parentes com os quais não se pode casar, os interditos. 

Mahmoud: Um nome originário da palavra “Hamd”, cujo a tradução é “louvor”. Este nome é um dos nomes de Deus e também um dos nomes do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Mahram: São pessoas ou parentes, homens ou mulheres, com os quais não se pode casar.  

Majlis: São encontros religiosos nos quais se recorda os infortúnios vividos pelos Ahlul Bait (A.S.). Os Majlis são realizados em memória de todos os Imames (A.S.), principalmente sobre o Imam Al-Hussein (A.S.), que foi tragicamente assassinado junto com seus familiares e companheiros na tragédia de Karbala, que é sem igual e por isso é mais recordada entre os muçulmanos.

Majus: Um povo seguidor da doutrina de Zoroastro. Viveu em algumas regiões do Irã e possuía templos no Irã, Índia, China e etc. 

Makkah ou Meca: É uma cidade sagrada do Islã. A cidade natal do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), e nela há a Masjed Al-Haram e a Sagrada Caaba. Nela os muçulmanos realizam a peregrinação anual (Haj). A cidade localiza-se 89 Km ao leste de Jedah, cidade saudita na costa do Mar Vermelho.

Malik Al-Ashtar: Malik ibn Hareth Al-Nakha´i, conhecido também como Al-Ashtar, foi um dos mais destacados comandantes do exército do Imam Ali (A.S.) e um dos conhecidos e corajosos homens do Iraque. Al-Shtar era conhecido como um dos companheiros íntimos e muito próximos do Príncipe dos Fiéis (A.S.). Ele foi um comandante de muito destaque nas batalhas do Camelo e Seffin. Ele tinha sido nomeado pelo Imam Ali (A.S.) para governar o Egito, mas foi martirizado antes de chegar a seu destino. Foi ele quem recebeu a famosa carta chamada de “O pacto de Malik Al-Ashtar” quando o Imam (A.S.) o nomeou para chefiar o Egito. 

Mariam bent Imran: Maria, a mãe do Profeta Jesus Cristo (A.S.) 

Marje: É a autoridade religiosa suprema no Islã. Um jurista que estuda as ciências islâmicas a vida toda para extrair as leis islâmicas de suas fontes, ou seja, o Alcorão Sagrado e as tradições do Profeta e dos Ahlul Bait (A.S.). O Marje possui amplos poderes para decretar leis religiosos e destinar os tributos religiosos, entre outros poderes.

Maruan ibn Al-Hakam: Quarto califa do estado omíada. 

Marwa: É um nome feminino árabe que se refere a um monte em Meca localizado ao nordeste da Masjed Al-Haram, próximo do Bab Al-Salam (O portão da paz).

Mashhad: Cidade localizada no nordeste do Irã, a 891 Km de distância da capital Teerã. É uma cidade sagrada, pois nela encontra-se sepultado o Imam Ali ibn Mousa Al-Redha (A.S.), o oitavo da sequência de 12 imames da descendência e sucessores do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Esta cidade é destino de milhões de peregrinos e visitantes, que vão até o Santuário do Imam (A.S.) para a aproximação a Deus e pedir a bênção dos Ahlul Bait (A.S.). Registra-se que já ocorreram milhares de casos de cura de doenças graves ou terminais, fruto das orações atendidas ao longo das décadas.

Masjed Al-Aqsah: Uma das maiores e mais importantes mesquitas do mundo e uma das três mais antigas. Também foi a primeira mesquita para a qual os muçulmanos oravam em sua direção. Esta mesquita está localizada na antiga cidade de Jerusalém, na Palestina. Todo o espaço que está demarcado com um muro pertence ao território da Mesquita de Al-Aqsah, que se localiza no canto sudeste do centro histórico da cidade. 

Masjed Al-Haram: O mais importante local de devoção e mais importante mesquita no Islã, que se localiza no meio da cidade de Meca. No centro da Mesquita está a Santa Caaba, que é considerada o primeiro templo para a adoração de Deus. De acordo com a crença islâmica, este templo foi erguido sobre a Terra para a adoração a Deus, o altíssimo, e representa para os muçulmanos o ponto mais grandioso e santo sobre a Terra. A Masjed Al-Haram é a direção para a qual os muçulmanos oram e onde peregrinam todos os anos. Foi nomeada de Masjed Al-Haram pois desde quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) conquistou a cidade está proibido o combate nesta região. Os muçulmanos acreditam que a oração neste ponto vale por mais de 100 mil orações. A região de Al-Haram refere-se a região de aproximadamente 20 km em volta da Sagrada Caaba em Meca. Esta região possui regras de paz específicas entre tais não entrar armado, não matar um animal ou arrancar uma árvore, entre outras regras.

Masjed Al-Nabawi: Uma das maiores mesquitas do mundo e o segundo ponto mais sagrado no Islã após a Masjed Al-Haram, em Meca. É a mesquita erguida pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.) no primeiro ano da Hejira, equivalente a 622 d.C.. Ao lado da Mesquita o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) construiu e viveu numa casa simples e humilde. Esta foi a segunda mesquita a ser construída na história do Islã.

Medina: A primeira capital da história do Islã e a segunda cidade mais sagrada para os muçulmanos depois de Meca. Medina está localizada a 400 km ao nordeste de Meca, e a 150 km do Mar Vermelho.

Mensageiro de Deus: um título atribuído ao Profeta Mohammad (S.A.A.S).

Mihrab: é um termo que designa um nicho de oração. Também tem como função indicar a direção da Caaba (em Meca), para a qual os muçulmanos se orientam quando realizam as cinco orações diárias.

Mita: É o animal cujo a morte se deu fora dos meios religiosos de abate. 

Mizan Al-Hikmah: Uma coletânea de 12 volumes de autoria do Ayyatullah Sheikh Mohammad Reishahri, um grande sábio contemporâneo, nascido em Rei (no Irã) em 1946 d.C. Esta coletânea apresenta várias tradições divididas em temas políticos, econômicos, morais, sociais, educacionais, entre outros.

Mohsen: Um nome oriundo de “Ahsan”. Significa aquele que “concede a bondade”. É um dos nomes de Deus. 

Moisés: Um dos profetas do povo de Israel. Seu nome é formado por duas palavras e é oriundo de “Ma´ Al-Shajar”, que é a seiva da árvore ou em outras palavras a essência. 

Monat: Um dos ídolos mais famosos da época da ignorância. Alguns juravam que ele era o filho do Uzzah e irmão de Lat. Para os ignorantes este ídolo era o Deus das dádivas e abundâncias. 

Montanha de Abi Qubais: Uma montanha ao leste da Masjed Al-Haram, localizada na cidade de Meca, e que está a cerca de 375 metros do nível do mar. Foi chamada de Abu Qubais, pois esta foi a primeira pessoa que construiu algo sobre esta montanha. 

Montanha de Thor: Uma montanha que possui uma gruta na qual o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) se abrigou durante sua migração de Meca para Medina. Na entrada desta gruta Deus fez um de seus milagres com teias de aranha e o ninho de um pássaro para incutir na cabeça dos incrédulos que ninguém havia entrado naquela gruta, enquanto Mohammad (S.A.A.S.) estava dentro dela e escutava as falas deles do lado de fora dela. Este milagre divino preservou a vida do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), que ficou na gruta por três dias e em seguida seguiu viagem para Medina. 

Mu´awiyah: Primeiro governante do estado omíada. Se converteu ao Islã na conquista de Meca e foi um daqueles que o Profeta (S.A.A.S.) lhes atribuiu o título de “Tulaqa´” ou, seja, “Os Libertados”. Ocupou o califado após o pacto assinado com o Imam Al-Hassan (A.S.) e permaneceu no poder até o ano 60 hejrita. Acordo este cujo ele mesmo descumpriu logo após sua assinatura. 

Mubah: É tudo aquilo que é permitido fazer. 

Mubahala: Foi um evento ocorrido no ano 632 d.C. em Medina quando um grupo de cristãos foi ao encontro do Profeta (S.A.A.S.) e dentro da mesquita começaram um debate com ele. Eles insistiam em suas ideias de forma radical, e então o Profeta (S.A.A.S.) os desafiou para um duelo no qual o mentiroso seria amaldiçoado por Deus. Segundo fontes islâmicas, a delegação cristã era da região de Najran e o evento ocorreu no mês islâmico de Dhul Hijjah, 12º mês do ano islâmico, no ano de 632 d.C. O duelo então foi marcado para desmascarar quem estivesse mentindo. Então, o Profeta (S.A.A.S.) levou sua família mais próxima, Ali, Fátima, Hassan e Hussein, para o dia do duelo e os cristãos quando os viram se assustaram e ficaram com medo, pois se ele não estivesse certo e convicto de sua fé, porque levaria as pessoas mais próximas e amadas por ele para o duelo para que a maldição caísse sobre eles?! Os cristãos então recuaram e abriram mão do duelo, e aceitaram viver sob o governo islâmico pagando um tributo anual ao tesouro, pois de acordo com a declaração do próprio líder deles, se aquele duelo acontecesse os cristãos seriam “extintos” da face da Terra, já que o rosto radiante do profeta (S.A.A.S.) e de quem o acompanhava refletia luz e pureza, e ele tinha certeza que Deus atenderia a prece deles mesmo se pedissem para mover uma montanha do seu lugar. Este evento foi registrado no Alcorão Sagrado, e tanto as fontes e interpretadores sunitas como xiitas o reconhecem.

Mughirah ibn Shu´bah: É um dos inimigos do Imam Ali (A.S.), que foi nomeado por Omar ibn Al-Khattab como o governante do Bahren, Basra e Kufa. Durante o governo de Mu´awiyah ibn Abu Sufiyan ele foi o governante de Kufa. Ele era um daqueles que insultavam o Príncipe dos Fiéis (A.S.) e seus seguidores sobre os púlpitos da Mesquita de Kufa. Ele teve um filho chamado Abu Lu´lu´, que assassinou Omar ibn Al-Khattab. 

Muhajerin: são os primeiros muçulmanos, que abraçaram a fé islâmica ainda em Meca e depois migraram, antes ou depois do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), para Medina. O termo significa “migrantes”. 

Mujahedin: Combatente pela causa de Deus. Quem luta e se esforça militarmente para defender a causa e a nação islâmica. Pode significar também alguém que se empenha na luta.

Mulher estranha: Este termo é utilizado para classificar as mulheres cujo o muçulmano pode se casar, sendo que as mulheres não estranhas são mulheres cujo ele está proibido de se casar. O relacionamento e contato com toda e qualquer mulher estranha deve ser cuidadoso, delicado e respeitoso, pois o ser humano é perseguido pelos sussurros do Satã, o que pode levá-lo a se abrir a relações ilícitas.

Mushaf: Registro, manuscrito. 

Muslim: Muslim ibn Hajjaj Al-Qushairi Al-Nishaburi, nascido em 822 d.C. e falecido em 875 d.C. em Nishabur, no atual Irã. É um pesquisador muçulmano e seguidor da vertente sunita, autor da 2ª obra mais importante para os muçulmanos sunitas, chamada Sahih Muslim. Sua obra possui 8 volumes e segundo o que alega todas as narrativas são verídicas e corretas, só que esta alegação é contestada por vários sábios da própria vertente sunita, como também por sábios e pesquisadores xiitas. Ele passou pelo Hijaz, Iraque, Sham e Egito.

Mustadrak Al-Masa´el: Uma grande coletânea em 18 volumes de autoria do grande sábio iraniano Sheikh Mirza Hussein Al-Nuri Al-Tabrasi (1829 – 1902 d.C.). Ele foi um grande mestre do seminário islâmico do Irã, um grande sábio e erudito e um grande pesquisador e autor. Foi o mestre de grandes sábios como Agha Bozorg Al-Tehrani, Sheikh Abbas Al-Qomi, Abdel Hussein Sharaf Al-Din, Mohammad Hussein Kafeh Al-Ghita´ entre outros. Um de seus mestres foi o grande sábio e mestre dos grandes mestres, Sheikh Mortaza al-Ansari. Sua obra ganhou destaque pois apresenta mais de 23 mil Hadith de 75 fontes e é considerada uma das mais relevantes entre as demais, e também é a mais elogiada pelos sábios. O autor possui dezenas de outras obras sobre diversos assuntos. O nome completo do livro é “Mustadrak Al-Masa´el, wa Mustanbat Al-Masa´el”. 

Muttaleb: Irmão de Abed Chams e Hashem ibn Abed Munfa. Foi o tio de Shibah, o avô do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), o qual em seguida começou a ser chamado de Abdel Mutaleb, pois o seu tio Mutaleb tinha dito para as pessoas: “Este é meu Abd (Servo)”, e por isso as pessoas começaram a chamá-lo de Abdel Mutaleb. 

Muzakkah: É o animal cujo o consumo de sua carne é licito através destes métodos religiosos descritos a seguir, sendo assim animais cujo seu consumo é Halal. Já os animais que não são Halal com este procedimento a sua carne ou pele se tornam Taher (exceto porcos e cães). Seguem os modos: 1. Aqueles que são caçados por cães dentro de algumas condições. 2. Aqueles que foram caçados por meio de instrumentos como flechas ou lanças. 3. Tirados vivo da água tais como os peixes. 4. Capturados vivos como o gafanhoto. 5. Por meio do abate cortando as quatro principais vias, tais como cordeiros, frangos, bois e etc. 6. Por meio do Nahr, que é um tipo de abate específico para os camelos.

- voltar -