Atualizado em 02/02/22

Fadak: São grandes porções de terra localizadas ao norte de Medina cujo foram entregues ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) no ano 7 hejrita após a ofensiva de Khaibar. Narrativas históricas afirmam que após as ter recebido ele concedeu a propriedade das terras de Fadak para sua filha Fátima Azzahra (A.S.) no ano 630 d.C. como presente e uma forma de a honrar por tudo que sua mãe Khadijah tinha concedido de fortuna em prol do Islã. O problema é que mesmo sendo de propriedade de Fátima (A.S.) as terras foram confiscadas pelo 1º califa Abu Bakr sob o pretexto que o Profeta (S.A.A.S.) não deixara herança, pois profetas não deixam heranças, e tudo que ele tinha era da propriedade da nação islâmica. Esta tese foi rebatida, pois a alegação de uma possível passagem desta afirmada pelo Profeta (S.A.A.S.) só tinha sido ouvida pelo próprio califa e a mesma contraria o próprio Alcorão, que afirma que vários profetas haviam sim deixado herança.

Faddhah: Ou Fadda, foi uma empregada que trabalhou na casa do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e quando Fátima (A.S.) precisou de uma ajudante o profeta (S.A.A.S.) a indicou para sua filha. Ficou na casa da Fátima (A.S.) para ajudá-la nas tarefas de casa e permaneceu com os Ahlul Bait (A.S.) até após a tragédia de Karbala. Em seguida migrou para Sham onde faleceu e foi enterrada. Seu apelido era “Al-Noubiyah”.

Fadhl: Virtude. 

Fatemiyah: É uma época de luto que os xiitas, os seguidores dos Ahlul Bait (A.S.), observam em memória do martírio de Fátima Azzahrá (A.S.). Como não há uma narrativa exata do dia do martírio dela os xiitas celebram durante todo um período entre o dia 13 de Jamadi Al-Awal e o dia 3 de Jamadi Al-Thani. Ou seja, durante vinte dias são realizados diversos Majlis sobre o martírio de Fátima Azzahrá (A.S.).

Fater: Um dos nomes de Deus e o seu significado é: “O criador de tudo, o qual ninguém se iguala a Ele”.

Fátima Azzahra: A filha do Profeta Mohammad (s.a.a.s.) com Khadijah bint Khuwailed, e cujo dela continuou a descendência do Profeta. 

Fátima bent Açad: Esposa de Abu Taleb (Abed Mufat) e mãe do Imam Ali (A.S.).

Fátima bent Al-Zubair ibn Abdel Muttalib: Prima do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Ela migrou junto com Fátima Azzahra (A.S.) para Medina, na Caravana das “Fatemitas”.

Fátima bent Hamzah: Prima do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). 

Fátima Bint Murrah: Uma mulher que ficou interessada em Abdullah, o pai do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), quando viu a luz da profecia refletindo em seu rosto. Ele rejeitou-a. 

Ferdows: É o nível mais alto do Paraíso.

Fidyah: A expiação. Se apaga um erro com ela ou se paga por uma falha. Pode ser uma oferenda a Deus por ter falhado em uma devoção. 

Futuh Al-Buldan: obra de autoria de Al-Balazari, um historiador do século 8 nascido e falecido em Bagdá, e que viveu na época da dinastia abássida. Seu livro é considerado um dos primeiros livros de História Islâmica. Ele foi seguidor da vertente sunita do Islã.

- voltar -