Atualizado em 02/02/22

Ba´thah: É um termo utilizado para marcar a nomeação de Deus ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) com a responsabilidade da profecia. Deus concedeu esta responsabilidade a Mohammad (S.A.A.S.) com o objetivo de divulgar a Sua mensagem para toda a humanidade e convocá-la para o caminho da orientação. A Ba´thah ocorreu na gruta de Hira´, localizada na montanha de Al-Nur nas proximidades de Meca, e isso ocorreu no dia 27 do mês de Rajab do ano 13 hejrita, enquanto o Profeta (S.A.A.S.) estava com 40 anos de idade. 

Babilônia: Uma antiga metrópole iraquiana, que era a capital da Mesopotâmia durante o governo de Hamurabi. 

Bahira: Bahira foi um monge que vivia na região de Busra, localizada no sul de Sham. Ele conhecia os sinais que indicavam a proximidade do surgimento do último profeta na Península Arábica. 

Bani Afra´: Da tribo de Khazraj. 

Bani al-Mustalaq: É uma tribo árabe. 

Bani Hashem: Os descendentes de Quraish os quais sua descendência chega a Hashem (Amro) ibn Abed Munaf ibn Qusai ibn Kallab. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) é descendente desta ala da tribo. Os Hashemitas eram uma das maiores tribos árabes e considerados seus nobres senhores. Os Bani Hashem tinham um importante desempenho especialmente durante a chefia do Abu Taleb (A.S.) em Meca. Eles apoiavam o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e defendiam sua mensagem, e assim continuaram depois do falecimento dele e durante a vida dos Imames dos Ahlul Bait (A.S.), apoiando-os e ficando sempre ao lado deles. 

Bani Nizar: Os descendentes de Nizar ibn Ma´ad, ancestral do Profeta Mohammad ibn Abdillah (S.A.A.S.).

Bani Salem ibn Ouf: Uma das tribos de Medina. 

Bani Udai ben Al-Najjar: Uma das tribos árabes que possuía membros muçulmanos, cristãos e drusos. A origem da tribo é de Sham, Egito, do norte da África e também da Península Arábica. Os tios (maternos) do profeta Mohammad (S.A.A.S.) são de Bani Najjar. 

Barzakh: é o mundo que separa esta vida da outra, ou seja, a vida terrena da eterna. Em outras palavras podemos dizer que o Barzakh é a vida após a morte, e antes do dia da ressurreição. Este termo foi utilizado muitas vezes no Alcorão Sagrado. No Barzakh vivem as almas apenas, sem os seus corpos. Várias tradições islâmicas, tanto versos do Alcorão Sagrado quanto passagens do profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Imames (A.S.) citam e afirmam a existência dele e abordam quais seriam suas características. A mais comum das explicações de como seria o mundo do Barzakh é que o mesmo seria um conforto e aconchego para os bondosos, os virtuosos e os fiéis, já para os infiéis, incrédulos e os maldosos seria uma vida de muitos sofrimentos e dores. É afirmado que logo após o enterro e no primeiro dia no túmulo dois anjos virão para fazer o interrogatório inicial da pessoa falecida.

Basra: É a terceira maior cidade do Iraque, e é a capital administrativa e política do estado de Basra, e também a capital econômica do país. Fica no extremo sul do Iraque, a beira do Rio Xatalárab, considerado a primeira hidrovia do Iraque.

Batalha de Badr: Foi uma das primeiras batalhas entre os muçulmanos e os incrédulos de Quraish após a migração do profeta (S.A.A.S.) para Medina. Nesta batalha o exército dos muçulmanos foi comandado pelo próprio Mensageiro do Islã (S.A.A.S.), sendo que ela ocorreu no dia 17 de Ramadhan do ano 2 Hejrita, o equivalente a 13 de março de 624 d.C. Foi chamada Batalha de Badr pois aconteceu numa região com este nome. O nome é de uma famosa fonte de água localizada entre Meca e Medina. Nesta batalha os muçulmanos venceram seus inimigos matando-os e aprisionando um grande número deles. Os muçulmanos se destacaram após esta batalha e ganharam mais força e moral em Medina.

Batalha de Khaibar: Uma das batalhas do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) contra os judeus situados na região de Khaibar. Iniciou em Muharram do ano 7 hejrita e foi finalizada em Safar, com a conquista da fortaleza de Khaibar. O motivo desta batalha foi que os judeus de Khaibar abrigaram os chefes judeus da Bani Nazir, os quais foram expulsos pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) de Medina, e eles começaram a agitar as tribos árabes contra os muçulmanos. 

Batalha de Ohud: É uma das mais importantes batalhas do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), na qual os muçulmanos foram derrotados e perderam grandes companheiros, entre eles Hamzah, tio do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Além disso alguns companheiros fugiram durante a batalha deixando o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) numa situação de risco. Já o Imam Ali (A.S.) destacou-se com sua bravura e coragem nesta batalha e seu papel foi crucial, pois evitou a chegada dos incrédulos ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Ele era apoiado por poucos soldados que ficaram ao seu lado. O motivo da derrota militar dos muçulmanos nesta batalha foi a desobediência de um grupo de muçulmanos, pois se apressaram e queriam juntar os lucros de guerra sem terem ganhado a batalha totalmente. Nesta batalha Khalid ibn Al-Walid, que liderava uma brigada de cavalheiros e se localizava atrás das montanhas, atacou os muçulmanos pela retaguarda e desta forma aconteceu uma reviravolta e o rumo da batalha ficou a favor dos Quraishitas. Nesta batalha o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) sofreu um ferimento grave e ocorreu um boato que ele tinha sido morto, o que causou mais desordem ainda. 

Bent: significa “filha de”.

Bid´ah: É introduzir algo na religião cujo não faz parte de seus ensinamentos, como por exemplo: permitir algo ilícito, proibir algo permitido ou obrigar algo que não seja obrigatório. 

Bihar Al-Anwar: Bihar Al-Anwar li durar Akhbar Al-Aimatol Athar, é classificada como uma das mais importantes coletâneas de tradições para os muçulmanos da vertente xiita. Da autoria do Allamah Mohammad Baquir Al-Majlesi, nascido em 1627 d.C. e falecido em 1699 d.C. em Isfahan (Irã), um grande pesquisador e historiador, que aprendeu as primeiras disciplinas religiosas com seu pai o Marje Mohammad Taqi Al-Majlesi e depois com grandes mestres como Sheikh Al-Hor Al-Ameli, Fadh Al-Kashani e Ali Khan Madani e Mohammad Saleh Mazandarani, entre outros. Alguns de seus alunos mais famosos são Sheikh Al-Baha´ei, Mula Abdullah Al-Shushtari e Mirdamad. Sua família era conhecida como uma família de eruditos e sábios, e seus irmãos e irmãs eram igualmente conhecidos pelo alto grau de conhecimento.

Bilqis: Foi a Rainha de Sabá e seu nome foi citado nos livros sagrados e até mesmo no Alcorão. A Rainha de Sabá foi ao encontro do Rei Salomão em Jerusalém, e ela vivia no Iêmen.

- voltar -