Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O mês de Ramadhan – Sheikh Youssef Ajordi – 16/04/2021

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Felicitações a todos vocês por estes dias, horas, noites e por estes minutos sagrados ao longo do mês de Ramadhan, o mês do perdão e o mês da libertação do fogo do inferno. Que Deus aceite vosso jejum e a vossa devoção. Oremos para que Deus nos aceite em sua mesa.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de orientação e Discernimento…” (2:186)

Que bela característica esta do mês de Ramadhan. Foi o mês em que foi revelado nele o Alcorão. O mês e que a nossa constituição religiosa e doutrina religiosa foram reveladas. Esta revelação neste mês nos faz observar que há uma conexão especial entre este mês abençoado e este livro sagrado.

O Alcorão Sagrado é a bênção e da paz das almas. É a doutrina e a continuação da vida, é o livro que nos índica o caminho. É o livro cujo nele tem a solução de todos os nossos problemas. E este livro está 100% conectado a este mês abençoado e é por isso que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que recitar um verso neste mês é como se tivesse recitado o Alcorão inteiro em outro mês”.

Nossa doutrina, o grande milagre do Islam e a eterna mensagem de Deus foi revelada na noite mais sagrada do mês. Com isso entendemos que é a nossa obrigação e dever perante este mês entendemos que esta mensagem não é pequena e sim muito profunda.

A primeira mensagem é: “A orientação para a humanidade”. O objetivo final da revelação do Alcorão Sagrado neste mês abençoado é que ele é orientação para a humanidade, toda a humanidade. Quando o ser humano se orienta alcançará o grau do temor a Deus, que é algo que se conquista por meio do jejum como dizia o Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus” (2:183).

Nós, ao longo do mês de Ramadhan, nos absteremos da comida e da bebida seguindo a ordem de Deus. Mas qual o objetivo disso? É para conquistar o temor e a orientação cujo Deus nos prometeu? Será que o objetivo do jejum é apenas abster-se da comida e da bebida? Ou há um objetivo maior que isso? Claro que há outro objetivo além da fome e da sede. Este jejum nos leva a abster-se de nossas paixões. Quando o ser humano se empenha para não comer e não beber seguindo a ordem de Deus ele começará um treinamento para abster-se dos pecados. A língua por exemplo, ao longo do mês de Ramadhan deve aprender a abster-se da mentira, da Ghibah, da fofoca e de outros pecados. Quando sinto fome e eu sinto a presença de Deus é como eu estar perante a Ele, eu me empenho em colocar todo o meu corpo e meus membros a serviço da satisfação de Deus e jamais praticar algo que o insatisfaça.

O objetivo final do jejum é a orientação e alcançar o temor a Deus. Jamais a fome e a sede física foram os objetivos do jejum. Felicitações àqueles cujo sua língua está de jejum da mentira, seus olhos do que é pecado, seu sustento do que é ilícito, e felicitações àquele que todo seu corpo jejua daquilo que desagrada a Deus. É só aí que nossa ação será aceita, nossa respiração será como devoção e nosso sono será como oração.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

«
»