Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A negligência, suas razões, seus sinais e como se prevenir dela – Sheikh Taleb Khazraji – 18/06/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus, recomendo a todos a temência a Deus que é o único caminho para a salvação. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Aproxima-se a prestação de contas dos homens que, apesar disso, estão desdenhosamente desatentos” (21:1).

Neste sermão gostaria de falar resumidamente sobre a questão da “Ghaflah” que é a negligência ou desatenção.

Inicialmente o que significa Ghaflah? Este termo significa desatenção, distração, não dar importância, entre outros significados. Ghaflah não é esquecimento, pois esquecimento é quando a pessoa deixa algo ou o esquece sem querer, sem propósito. Às vezes a pessoa esquece de um encontro ou compromisso. A Ghaflah não é esquecimento e sim distração, como por exemplo: o muçulmano sabe da obrigatoriedade da oração, mas ele não reza, sabe das obrigações religiosas, mas não as cumpre. Isso não é esquecimento e sim Ghaflah, ou seja, desatenção. Deus disse no Alcorão Sagrado: “São aqueles aos quais Deus selou os corações, os ouvidos e os olhos; tais são os desatentos” (16:108).

Ou seja, os corações, os ouvidos e os olhos são cobertos. Sendo assim a Ghaflah é um resultado e não motivo. Por isso, vamos falar aqui um pouco sobre os motivos da Ghaflah e como o ser humano, grupo ou povo chega a este nível. Um dos grandes problemas que hoje toda a humanidade vive não é uma crise econômica ou política e sim a distração que ela vive de seus deveres religiosos. É a crise do apego nesta vida e em suas belezas e riquezas.

Os motivos da Ghaflah são:

Primeiro: Se apegar nesta vida

A pessoa imagina que esta vida é tudo. Não tem julgamento e nem cobrança na outra vida. As pessoas saem de manhã para trabalhar e trabalham como animais, e só voltam no final da noite com os bolsos cheios, não importando de onde conseguem estas riquezas, se for do caminho lícito ou ilícito. Este apego a esta vida é um dos motivos para levar o homem a Ghaflah. Deus o Altíssimo disse: “… porém, a maioria dos humanos o ignora (6) Distinguem tão-somente o aparente da vida terrena; porém, estão alheios quanto à outra vida (7)”. (30).

Esta Ghaflah é de propósito e não por esquecimento. Estas pessoas referidas no versículo acima são negligentes com a outra vida e não esquecidas. Se perguntarem para elas sobre a outra vida todas sabem que existirá, mas simplesmente ignoram.

E pior de tudo é que a grande maioria das pessoas são assim. A maioria, quando a pessoa começa a crescer na vida e subir e alcançar níveis altos, chega um momento que está disposta a matar milhares de outras pessoas para se manter em seu cargo. Guerras, intrigas e crises internacionais podem acontecer quando as pessoas forem negligentes.

A questão da Ghaflah é muito importante e pode levar a tudo isso. Esta questão é tão importante que foi citada no Alcorão Sagrado em mais de 35 pontos espalhados em muitos versos. Não apenas no Alcorão e também nas tradições. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia sobre os pecados e as falhas cujo o homem pratica um atrás do outro sem pedir o pedir o perdão. O profeta dizia: “Fiquem atentos com a embriaguês dos pecados, pois os pecados levam a um estado de embriaguês como o da bebida, ou até pior:  São surdos, mudos, cegos, porque são insensatos. (2:171)”. Ou seja, as pessoas pecam e pecam e pecam e no fim isso acaba sendo tão normal para elas que negligenciam o pedido de perdão e retorno a Deus. Desta forma elas se tornam embriagadas.

Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A mais negligente das pessoas é aquele que não aprende com as mudanças da vida”. Este discurso é para todos nós. Todos estamos vendo está vida mudar as condições as pessoas. Ontem fulano era rico, famoso, poderoso, e hoje ele não vale nada. Isto não é uma grande lição para nós? Não devemos aprender com isso tudo?

Segundo: Ignorar a Deus

Quando a pessoa ignora e desconhece a seu Senhor e a grandeza de Deus e nem busca conhecer, isso leva à Ghaflah. O cara é um pedaço de carne, bem vestido com boa aparência mas quando você fala com ele não sai nada de bom da sua cabeça e nem de sua boa. Por isso uma das mais belas tradições do Imam Ali (A.S.) é quando ele disse: “As pessoas são de três categorias: um sábio, um aprendiz ou parte de um rebanho que corre atrás de todo pastor e segue qualquer voz”. Olhem só quanto nós temos de rebanho hoje. Na verdade é o que mais existe no mundo e ainda por cima os governos e os estados e algumas organizações querem que esta categoria de pessoas aumente cada dia mais. Eles lucram com a ignorância e o desconhecimento das pessoas. Por isso o Príncipe dos Fiéis (A.S.) dizia: “Se as pessoas pensassem ante de agir a respeito do que não sabem não iriam ter ídolos ou descrer em Deus”. Ou seja, se a pessoa quando não sabe procura conhecer e saber não haveria esta ignorância toda.

Numa outra passagem o Príncipe dos Fiéis (A.S.) dizia: “O ignorante é como uma pedra, e dela não sai agua, e é como uma árvore sem frutos e também como uma terra que não dá colheita alguma”.

Numa outra passagem o Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Um dos sinais do ignorante é responder antes de ouvir a pergunta, contar antes de entender e julgar o que não sabe. A pior das ignorâncias é a ignorância da pessoa contra si mesma”.

Terceiro: Os pecados

Quando o indivíduo comete muitos pecados e chega a um nível cujo Deus diz no Alcorão Sagrado: “Qual! Em seus corações há a ignomínia, pelo que cometeram”. (82:14)

Quarto: A má companhia

Deus nos mostrou como o homem se arrepende por ter má companhia nesta vida. Ele diz no Alcorão Sagrado: “Será o dia em que o iníquo morderá as mãos e dirá: Oxalá tivesse seguido a senda do Mensageiro! (27) Ai de mim! Oxalá não tivesse tomado fulano por amigo (28) Porque me desviou da Mensagem… (29)” (25)

Quinto: Longa esperança

Este é mais um dos motivos que levam à Ghaflah. A pessoa acha que vai viver muito ou uma longa vida e acha que sua morte está distante. Por isso que há uma nobre tradição que diz: “As piores das coisas cujo eu temo sobre vocês são duas: seguir as paixões e ter uma longa esperança. Seguir as paixões é um obstáculo para alcançar a verdade e a esperança em longa vida te faz esquecer a outra vida. Em verdade que esta vida deu as costas a vocês”.

O sábio Luqman dizia para o seu filho: “Ó filho, desde o momento que você nasceu você ficou de frente para a outra vida e de costas para esta. Portanto, a vida para a qual você vai está mais próxima do que a que você está saindo”.

Sexto: Falar muito e zombar

Mais um dos motivos que levam à Ghaflah é falar muito e bater muito papo e zombar da religião e fazer piadas. Existem pessoas que gostam de passar tempo fora, ficam zombando dos outros, fazendo piadas, desrespeitando os valores e princípios da religião, tudo isso aos poucos leva o indivíduo à Ghaflah. Quando ele menos perceber estará sendo negligente com os princípios de Deus e dando as costas para a religião.

Rogamos a Deus para que não sejamos incluídos entre os Ghafelin e os negligentes e desatentos.

Louvado seja Deus, o senhor do universo. Que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus.

Neste sermão irei citar os sinais de uma pessoa que é negligente e desatenta.

Os sinais dos Ghafelin

Primeiro: Dar as costas para os versos de Deus

Deus disse no Alcorão Sagrado: “E quando lhe são recitados os Nossos versículos, volta-se, ensoberbecido, como se não os tivesse ouvido, como se sofresse de surdez; anuncia-lhe, pois, um doloroso castigo” (31:7). Numa outra passagem Deus disse no Alcorão Sagrado sobre os sinais dos negligentes: “E quantos sinais há nos céus e na terra, que eles contemplam desdenhosamente!” (12:105)

Os sinais de Deus são observados por todos. Para os racionais é motivo de meditação e pensamento já para os negligentes e desatentos não faz nenhuma diferença para eles. Eles enxergam os sinais de Deus, mas isso não muda nada neles.

Segundo: Não gostar de ouvir a verdade

Um dos sinais dos negligentes é não gostar de ouvir o certo, a verdade, a palavra de Deus, igual ao povo de Noé. Cada vez que Noé falava eles colocavam suas mãos sobre seus ouvidos para não ouvir o que ele dizia. Deus citou eles no Alcorão Sagrado dizendo: “E cada vez que os convocava ao arrependimento, para que Tu os perdoasses, tapavam os ouvidos com os dedos e se envolviam com as suas vestimentas” (71:7). Numa outra passagem Deus disse sobre esta categoria de pessoas: “Nunca lhes chegou uma nova mensagem de seu Senhor, que não escutassem, senão com o fito de escarnecê-la (2) Com os seus corações entregues à divagação… (3)” (21)

É um dos piores fins que o homem pode ter, ser incluído entre os desatentos. Não como Salman Al-Mohammadi. Sabem o quanto ele buscou e viajou e foi em busca da verdade? Ele era um dos adoradores do fogo mas viajou e buscou a verdade em vários lugares até chegar ao profeta (S.A.A.S.) e ser um dos seus fiéis companheiros. Foi este senso e este apego que ele tinha em alcançar a verdade que o fez alcançar um grau e posição respeitados, e o profeta (S.A.A.S.) dizia: “Salman é um de nós, um dos Ahlul Bait”.

O Imam Al-Hussein (A.S.) quando saiu de Medina tinha muitos companheiros. Mas quando eles souberam do martírio de Muslim ibn Aquil em Kufa desistiram no meio do caminho. Até mesmo os soldados inimigos, os quais lutaram contra o Imam Al-Hussein (A.S.), poucos acataram a mensagem do Imam Al-Hussein (A.S.). Tantos encontros e discursos que ele fez em Karbala, mas o resultado foi que apenas Hur e alguns companheiros se redimiram e se aliaram a Hussein (A.S.).

Terceiro: Seguir a paixão

Esta categoria de pessoas não segue a verdade e sim suas paixões e seus interesses. Eles não seguem ou praticam o que a religião manda e sim o que querem. Deus disse sobre eles: “ … Não escutes aquele cujo coração permitimos negligenciar o ato de se lembrar de Nós, e que se entregou aos seus próprios desejos, excedendo-se em suas ações” (18:28).

Quarto: Se interessar pela distração e pelo passatempo

O Príncipe dos Fiéis (A.S.) dizia: “Os de distração estragam a fé”. Ou seja, quem gosta de participar dos encontros de brincadeiras, de folia e de distração, estes são sinais dos negligentes. Um fiel deve amar os encontros de conhecimento, de fé, e se quiser se distrair deve fazer isso moderadamente e no que é permissível por Deus.

Quinto: Ansiedade

Um dos sinais dos negligentes é a ansiedade e a preocupação. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Em troca, quem desdenhar a Minha Mensagem, levará uma mísera vida, e, cego, congregá-lo-emos no Dia da Ressurreição (124) Dirá: Ó Senhor meu, por que me congregastes cego, quando eu tinha antes uma boa visão? (125) E (Deus lhe) dirá: Isto é porque te chegaram os Nossos versículos e tu os esqueceste; a mesma maneira, serás hoje esquecido! (126)” (20). O indivíduo que é negligente e desatento tem ansiedade e vive a preocupação sempre. Ele está inquieto e não vive a paz mesmo que viva dentro de um grande palácio ou nos melhores lugares e tenha tudo que desejar. Mesmo assim ele vive a insegurança.

Sexto: Transgredir os limites de Deus

Um dos sinais do indivíduo que é negligente e desatento é que ele ultrapassa os limites estabelecidos por Deus. Ele oprime, rouba, mata e faz o que for possível para alcançar o poder ou permanecer nele.

Como se prevenir da Ghaflah?

Primeiro: Recordar de Deus

Numa passagem Deus disse no Alcorão Sagrado: “E recorda-te do teu Senhor intimamente, com humildade e temor, sem manifestação de palavras, ao amanhecer e ao entardecer, e não sejas um dos tantos negligentes” (7:205). Esta é uma das soluções cujo Deus nos dá. A recordação de Deus. Recordar a Deus não tem limites. A oração que praticamos diariamente 5 vezes é um dever e possui um limite, mas recordar de Deus é em todos os dias e em todo momento.

Segundo: Leitura do Alcorão Sagrado

Imam Mohammad Al-Baquir (A.S.) dizia: “Quem recitar 10 versos numa noite não será incluído entre os negligentes. E quem recitar 50 versos será incluído entre os recordadores de Deus. E quem recitar 100 versos será registrado entre os louvadores. E quem recitar 200 versos será registrado entre os devotos. E quem recitar 300 versos será registrado entre os vencedores”.

Vejam só como o Imam (A.S.) quer nos conectar com o Alcorão, mesmo que com 10 versos apenas.

Numa passagem o Profeta (S.A.A.S.) dizia para Salman: “Ó Salman, leia o Alcorão pois assim você pagará por seus pecados e se protegerá do inferno, e será privado do castigo, sendo que a recompensa do leitor do Alcorão por cada verso é a mesma recompensa que é dada para 100 mártires, e por cada surata recitada ele receberá a recompensa de um profeta. Esta leitura fará descer a misericórdia sobre o leitor. Leia o Alcorão e recorde de Deus, pois se Deus te recordar nos céus isso será uma luz para ti na Terra”.

Imam Assajad (A.S.) dizia: “Leiam o Alcorão, pois Deus criou o paraíso com suas mãos, um tijolo de ouro e outro de prata, o chão é de Misk (um perfume), e sua grama é açafrão, suas pedras de pérolas, e fez degraus no paraíso na mesma quantidade dos versos do Alcorão Sagrado. Quem ingressar no paraíso será dito a ele: leia e se erga…”. Então, cada vez que a pessoa ler mais subirá mais no paraíso. O paraíso não tem um nível só, e sim vários, e todos são definidos pela quantidade de leitura do Alcorão.

Terceiro: Os encontros de recordação de Deus

Quarto: Súplica e oração

Todos estes e outros meios são as formas com as quais iremos nos proteger da Ghaflah e da negligência. Quando recordamos de Deus, praticamos os atos recomendados, recordamos da morte, tudo isso nos ajuda a ficar mais atentos com nós mesmos e com a nossa outra vida.

Louvado seja Deus, o senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

 

«
»