Sermão de Sexta-feira – A recordação de Deus e o donativo pela causa de Deus – Seyyed Ali Mousawi – 01/01/2021

Primeiro Sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, sendo que o significado do temor a Deus é se distanciar dos atos ilícitos e praticar aquilo que satisfaça a vontade de Deus.

Antes de mais nada parabenizamos todos pelo ano novo e pedimos a Deus que proteja todos e que afaste de todos vocês o mal e as calamidades.

Vamos começar o ano com esta linda oração: “Ó aquele que muda os corações e visões. Ó aquele que muda o dia para a noite. Ó aquele que muda os estados de um para o outro. Mude o nosso estado para o melhor”. Ó Deus nosso, faça que cada hora e cada momento seja cheio de devoção a ti!

O Tasbih (Recordação) a Deus

Enquanto estamos vivendo no ano novo, gostaria de falar sobre o que é a recordação e qual é o seu significado. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Tudo quanto existe nos céus e na Terra glorifica Deus, o Soberano, o Augusto, o Poderoso, o Prudentíssimo.” (62:1)

Qual o significado desta recordação? Esta recordação não significa apenas citar ou mencionar Deus e sim considera-Lo totalmente distinto das características humanas e das demais criaturas. Este é o principal ponto. Imaginem: Deus é o criador e nós somos as criaturas, Deus é o enriquecedor e nós somos só enriquecidos, Deus é o alimentador e nós somos os alimentos. Deus é totalmente isento de toda e qualquer característica e atributo humano tais como o sono, esquecimento ou demais características.

Há um tempo atrás eu disse e volto a dizer, este terço que está em nossas mãos vale mais a penas ser usado para ser um meio para a recordação e citação de Deus do Istikhara. O mesmo para o Alcorão cujo foi enviado para que entendemos o poder de Deus e meditemos e aprendamos com ele, e não usarmos ele apenas para fazer a istikhara. Este grandioso livro deve ser usado para meditar e aprender, e não só para Istikhara.

É de extrema importância que após cada oração a pessoa faça 30 vezes ou 100 vezes a seguinte oração: “Subhanallah Wal Hamdolillah Wa La Ilaha Illah Allah Wallahu Akbar”. Esta é a mais nobre e melhor das recordações. Deus disse no Alcorão Sagrado: “… Nada existe que não glorifique os Seus louvores!…” (17:44). Mas as pessoas não sabem que tudo neste mundo está glorificando e recordando a Deus. Recordem a Deus, meus amigos, todos os dias, após a oração façam no mínimo 30, 60 ou 100 vezes o Subhanallah.

Uma narrativa da história

Narra-se que na época do Califado de Omar vieram três rabinos judeus ao califa e perguntaram se ele era o sucessor do Mensageiro de Deus. Ele respondeu que sim. Os rabinos então disseram: “Iremos fazer algumas perguntas. Se souber responder ficaremos convictos de que o vosso profeto é verdadeiro”. O Califa disse então para eles perguntarem e eles começaram a perguntar:

Nos diga o que tranca o céu (Misericórdia divina).

Nos diga o que é a chave do céu (Misericórdia divina).

Nos diga 5 coisas que caminharam sobre a terra sem serem criadas num ventre.

Nos diga qual foi o túmulo que andou com seu dono.

Nos diga o que o francolim diz em seus gritos.

Nos diga o que o galo diz em seu grito.

Nos diga o que os cavalos dizem em seus gritos.

Nos diga o que o burro diz em seus gritos.

Nos diga o que a rã diz em seus gritos.

Nos diga o que a alaudidae diz em seu grito.

Depois de ouvir as perguntas Omar abaixou a cabeça em direção ao chão e disse: “Não tenho vergonha de dizer que eu não sei”. Depois de ouvir o que Omar disse os rabinos disseram: “Agora sabemos que a sua doutrina (Islam) é falsa”.

Na verdade, os rabinos já sabiam as respostas destas perguntas, mas queriam testar e saber quem tinha o conhecimento e dominava o conhecimento das coisas. Naquele encontro um companheiro fiel do Imam Ali (A.S.) e do Profeta Mohamamd (S.A.A.S.) estava presente. Ele pediu para eles se sentarem pois iria trazer alguém que responderia todas as perguntas deles. Eles se sentaram para aguardar enquanto Salman foi trazer o Imam Ali (A.S.) para aquele encontro.

Salman foi ao Imam Ali (A.S.) e o explicou o ocorrido. Ali (A.S.) vestiu o manto do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e foi até a mesquita onde o encontro estava ocorrendo. Quando chegou lá todos se levantaram em respeito a Ali (A.S.). Os rabinos repetiram as perguntas para o Imam Ali (A.S.). Antes de responde-las o Imam Ali (A.S.) disse aos rabinos: “Se eu vos responder todas as suas perguntas, vocês ingressarão na nossa religião?” Os rabinos disseram: “É justamente por isso que nós viemos”. Imam Ali (A.S.) então começou as respostas das perguntas e disse:

A idolatria fecha o céu perante a pessoa.

As chaves do céu é testemunhar que não há divindade além de Deus e que Mohammad é Seu mensageiro.

Já os 5 que andaram sobre a terra sem terem sido criados num ventre são: Adão, Eva, a bengala de Moisés, o Camelo de Salé e o carneiro de Abraão.

Já o túmulo que andou com o seu dono, foi o profeta Jonas, filho de Matta, o qual foi engolido por uma baleia e ficou nadando com ela nos oceanos.

Sobre o que diz o francolim em seus gritos, ele diz: “Do Clemente, Que assumiu o Trono”.

Sobre o que diz o cavalo em seus gritos, ele dize: “Ó Deus, conceda a vitória aos fiéis contra os infiéis”.

Sobre o que o burro diz em seus gritos, ele diz: “Ó Deus, amaldiçoa os corruptos”.

Sobre o que o galo diz em seu grito, ele diz: “Recordem a Deus, ó desatentos”.

Sobre a rã, ela diz em seus gritos: “Glorificado seja o meu senhor, o devotado”.

Sobre o que a alaudidae diz em seu grito, ele diz: “Ó Deus amaldiçoa aqueles que odeiam Mohammad e Seus Ahlul bait”.

Segundo sermão

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

O efeito do donativo

Certo dia o profeta Jesus Cristo (A.S.) recebeu dois jovens recém-casados. Naquele momento Deus o inspirou e lhe disse que aqueles jovens não iriam estar vivos no dia seguinte, iriam morrer naquela mesma noite. Jesus soube daquilo mas nada disse para aqueles jovens. No dia seguinte, pela manhã, o jovem voltou e viu o Profeta Jesus. O Profeta ficou surpreso pois o que lhe tinha sido revelado por Deus é que aqueles jovens iriam morrer naquela mesma noite. O Profeta Jesus (A.S.) perguntou a aquele jovem o que ele tinha feito naquela noite. O jovem disse não lembrar de ter feito nada muito relevante, mas lembrou que um pobre tinha batido em sua porta durante a noite e lhe pediu alimento. Ele então serviu aquele pobre com comida e foi só isso. Naquela mesma noite e na casa deles havia uma grande serpente que atacaria aquele casal e os mataria, mas aquele donativo que foi feito a aquele pobre fez que Deus afastasse as calamidades e tragédias deles.

Os donativos são uma forma de esforço pela causa de Deus e certamente que Deus abençoará os doadores e os agraciará com suas bênçãos.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção e Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

«
»