Porque Shiah?

E apeguem-vos, todos, ao Vínculo com Allah e não vos dividais. (Alcorão 3:103)

O termo “Shi`ah” é um adjetivo usado pelos muçulmanos que seguem os Imames da Família do Profeta (Ahl al-Bayt). Eles não usam o termo por razões de sectarismo ou para causar divisão entre os muçulmanos. Eles o usam porque o Alcorão o usa, o Profeta Mohammad o usou e porque os primeiros muçulmanos também o usaram, antes mesmo que palavras como Sunni ou Salafi viessem a existir.

Shi’ah no Alcorão

A palavra “Shi`ah” significa “seguidores; membros de um partido”. Allah menciona no Alcorão que alguns de Seus servos honrados eram Shi`ah de outros de Seus servos honrados.

Certamente Abraão estava entre os Shi`ah dele. (Alcorão 37:83)

E (Moisés) entrou na cidade, em um momento de descuido por parte de seus moradores, e encontrou nela dois homens brigando, um era de sua Shi’ah e o outro um de seus adversários, e o que era de sua Shi`ah pediu-lhe ajuda contra o que era um de seus adversários. (Alcorão 28:15)

Portanto, Shi`ah é uma palavra oficialmente usada por Allah em Seu Alcorão para se referir a Seus Profetas estimados assim como aos seus seguidores.

Se alguém é um Shi`ah (seguidor) dos mais honrados servos de Allah, então não há nada de errado em ser Shi`ah. Por outro lado, se alguém se torna Shi`ah de um tirano ou de um desviado, ele irá encontrar-se com o destino de seu líder. O Alcorão indica que no Dia do Julgamento as pessoas irão vir em grupos, e cada grupo irá ter seu líder (Imam) na frente do mesmo. Allah diz:

Um dia convocaremos todos os seres humanos, com os seus (respectivos) Imames. (Alcorão 17:71)

No Dia do Julgamento, o destino dos “seguidores” de cada grupo depende do destino de seu Imam (desde que eles realmente seguiram o Imam). Allah menciona no Alcorão que existem dois tipos de Imames:

E os designamos Imames cuja função é levar ao fogo, e no Dia da Ressurreição eles não serão socorridos. E os perseguimos nesse mundo com uma maldição e, no Dia da Ressurreição, estarão entre os execrados. (Alcorão 28:41-42)

E o Alcorão também lembra que existem os Imames que são apontados por Allah como Guias para a humanidade:

E fizemos deles Imames para guiar segundo Nosso comando, porque eles eram pacientes e se persuadiram com as Nossas comunicações. (Alcorão 32:24)

Certamente, os verdadeiros seguidores (Shi`ah) desses Imames serão o povo realmente próspero no Dia da Ressurreição.

Shi’ah na Hadith

Na história do Islam, o termo “Shi`ah” tem sido especialmente usado para designar os seguidores do Imam `Ali (A.S.). Esta não é uma interpretação que foi inventada posteriormente! O primeiro indivíduo que usou esse termo foi o próprio Mensageiro de Allah. Quando o seguinte verso do Alcorão foi revelado:

… os fiéis, que crêem e praticam o bem, são certamente as melhores das criaturas. (Alcorão 98:7)

O Profeta (S.A.A.S.) disse para `Ali (A.S.): “Isto é para você e sua Shi`ah”.

E depois ele disse: “Eu juro por Aquele que controla minha vida que esse homem (`Ali) e sua Shi`ah terão uma sentença segura no Dia da Ressurreição”.

O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Oh `Ali! (No Dia do Julgamento) você e sua Shi`ah irão rumo a Allah prazerosos e dando prazer à Ele, e seus inimigos irão à Ele raivosos e puxados à força”.

O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Boas novas, Oh `Ali! Certamente você e sua Shi`ah estarão no Paraíso”.

Mas como poderia o Profeta (S.A.A.S.) ter usado esse termo tão divisor?

O Profeta Abraão era sectário? E os Profetas Noé e Moisés? Se o termo Shi`ah fosse separatista ou sectário Allah não o usaria para designar Seus estimados Profetas e nem o Profeta Mohammad iria respeitá-los.

Deve ser enfatizado que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) nunca desejou dividir os muçulmanos em grupos. Ele ordenou a todo o povo que seguisse o Imam `Ali (A.S.) como seu agente durante sua vida, e como seu Sucessor e Califa após sua morte. Infelizmente, aqueles que obedeceram ao desejo do Profeta foram poucos e eram conhecidos como “a Shi`ah de `Ali’. Eles foram sujeitos a todos os tipos de discriminação, perseguição e sofrimento desde o dia em que a Misericórdia para a Humanidade, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), faleceu. Se todos os muçulmanos tivessem obedecido ao que o Profeta desejou, então não teria existido nenhum grupo ou escola de interpretação dentro do Islam. Numa tradição, o Profeta (S.A.A.S.) disse:

“Logo após mim a discórdia e ódio irão aparecer entre vocês, quando essa situação aparecer, vão e procurem por `Ali, pois ele sabe separar a Verdade do Erro”.

A respeito do verso Alcorânico citado anteriormente, alguns juristas Sunni narraram do Imam Ja’far al-Sadiq (A.S.), o sexto Imam Shi’ah da Família do Profeta (Ahl al-Bayt), o seguinte dito a respeito da mesma (a Ahl al-Bayt):

“Nós somos o Vínculo com Allah sobre o qual o mesmo (Allah) disse: E apeguem-vos, todos, ao Vínculo com Allah e não vos dividais”.

Portanto, se Allah denuncia o sectarismo, Ele denuncia aqueles que se separaram do Seu Vínculo, e não aqueles que se apegam ao mesmo.

Conclusão

Nós mostramos que o termo Shi`ah tem sido usado no Alcorão para designar os seguidores dos grandes servos de Allah, e nas tradições (hadith) do Profeta (S.A.A.S.) para designar os seguidores do Imam `Ali (A.S.). Aquele que segue tal Guia divinamente apontada está salvaguardado das disputas na religião e segurou firmemente o Forte Vínculo com Allah, e foram-lhe dadas as boas novas do Paraíso.

Fonte: Al-Islam.org (Ahlul Bayt Digital Islamic Library Project)

«
»