Allah, o Deus de Abraão (A.S.), de Isaac (A.S.) e de todos os profetas

Por: Ahmad Ismail

Uma das muitas difamações lançadas na web contra o Islam e os muçulmanos é a bizarra hipótese de que Allah seria um outro deus e não o Deus Verdadeiro, de Abraão (A.S.) e dos demais profetas. Essa propaganda difamatória com a clara intenção de acirrar as diferenças entre muçulmanos e cristãos tem sido levada a cabo pelos movimentos islamofóbicos com forte apoio de seitas evangélicas (em geral, ligadas ao sionismo).

Segundo esses grupos, Allah seria uma divindade pagã, adorada pelos árabes pre-islâmicos – uma divindade ligada a lua ou à guerra. Na realidade, e talvez intencionalmente, buscam confundir Allah com a deusa Al Lati ou com Hubal, ídolos ou (falsas) deidades do panteão mitológico árabe pre-islâmico.

Do ponto de vista histórico e das fontes sérias de pesquisa não há como sustentar tal hipótese, há uma abundante literatura que confirma:

a) Que os idólatras da Arábia pre-islâmica conheciam perfeitamente a existência de um Deus Criador (o Deus de Abraão, Allah) e nunca poderiam confundi-lo com a divindade lunar (Al Lati); não há qualquer registro histórico que nos permita supor que em alguma época os árabes pagãos consideraram isso de forma diferente.

b) o uso do nome Allah pelos cristãos árabes desde o século II d.C., em todas as bíblias em árabe consta o nome Allah (Deus).

Antes de demonstrar essa prova histórica do uso do termo Allah no cristianismo pre-islâmico, vejamos como, do ponto de vista etimológico, é impossível confundir os dois termos (Allah e Al Lati):

A palavra al lát deusa lua (em árabe: “alif – lam – alif – ta” não pode ser confundida com ALLAH (Deus) “alif – lam (duplo) – alif – há”, são palavras, segundo a gramática, totalmente diferentes, de fontes diferentes, e possuem significados diversos. Allah é a palavra árabe para Deus, é possivel usar ilah – como divindade. Já Alát ou Al láti é um substantivo (nome próprio) não tem plural.

O Nome Allah e o Cristianismo

O único termo do idioma árabe para Deus, é Allah. Assim, desde o início do cristianismo entre as populações falantes do árabe, o nome Allah tem sido usado em todos os textos e cultos. Se Allah fosse um outro Deus – teríamos que destruir todas as bíblias e hinários das igrejas cristãs árabes. O nome Allah está registrado desde as primeiras bíblias em árabe (séc. III), em todo o texto bíblico em árabe o nome de Deus (Elohim) é traduzido por Allah.

O nome Allah entre os primeiros cristãos

A palavra Allah foi usada por árabes de diferentes religiões desde os tempos pré-islâmicos. O termo é ainda hoje usado por árabes e não-árabes, por baha’is, cristãos, judeus e muçulmanos.

A palavra aramaica para “Deus” na língua dos cristãos assírios é ‘Ĕlāhā, ou Alaha. Falantes do árabe de todas as religiões abraâmicas, incluindo cristãos e judeus, usam a palavra “Allah” como “Deus”. Os árabes cristãos de hoje não têm outra palavra para “Deus” do que “Allah”. (Mesmo a língua maltesa árabe-descendente de Malta, cuja população é quase inteiramente católica romana, usa Allah para “Deus”.) Os cristãos árabes, por exemplo, usam os termos Allāh al-ab para Deus pai, Alláh al-ibn para o Filho e Allāh al-rūḥ al-quds para Espírito Santo.  Os cristãos árabes usaram duas formas de invocações que foram afixadas no início de suas obras escritas. Eles adotaram o bismillāh muçulmano, e também criaram seu próprio Bismillāh Trinitário no século 8.

bismillāh muçulmano lê: “Em nome de Deus, o Compassivo, o Misericordioso”. O bismillāh trinitrito lê: “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, um só Deus”.  De acordo com Marshall Hodgson, parece que, nos tempos pré-islâmicos, alguns cristãos árabes fizeram peregrinação à Caaba, um templo pagão naquela época, honrando a Deus ali como Deus o Criador.

Algumas missões de escavações arqueológicas levaram à descoberta de antigas inscrições pré-islâmicas e túmulos feitos por cristãos árabes nas ruínas de uma igreja em Umm el-Jimal, no norte da Jordânia, que continha referências a Allah como o próprio nome de Deus e alguns dos túmulos continham nomes como “Abd Allah”, que significa “o servo de Allah”.

O nome de Allah pode ser encontrado inúmeras vezes nos relatórios e nas listas de nomes de mártires cristãos no sul da Arábia, conforme relatado por antigos documentos siríacos dos nomes desses mártires da era dos reinos Himyarite e Aksumite.

Um líder cristão chamado Abd Allah ibn Abu Bakr ibn Muhammad foi martirizado em Najran em 523, como ele usou um anel que dizia: “Allah é meu senhor”.  Em uma inscrição de martírio cristão datado de 512, as referências a Deus podem ser encontradas em árabe e aramaico, que o chamaram de “Alá” e “Alaha”, e a inscrição começa com a afirmação “Com a Ajuda de Deus”. Nos evangelhos pré-islâmicos, o nome usado para Deus era “Allah”, como evidenciado por algumas versões árabes descobertas do Novo Testamento escritas por cristãos árabes durante a era pré-islâmica no norte e sul da Arábia.  Os cristãos árabes pré-islâmicos teriam levantado o grito de guerra “Ya La Ibad Allah ” (ó escravos de Allah) para invocar uns aos outros na batalha.

“Allah” também foi mencionado em poemas cristãos pré-islâmicos por alguns poetas Ghassanid e Tanukhid na Síria e no norte da Arábia.

 

 

«
»