A Verdadeira Dimensão da Fé

Por Ahmed Ismail

Diz DEUS, O ALTÍSSIMO em seu sagrado ALCORÃO:

“CHEGASTE A TÍ A HISTÓRIA DE MOISÉS, QUANDO CHAMADO POR SEU SENHOR NO VALE SAGRADO DE TAWA E LHE DISSE: IDE AO FARAÓ, POIS EM VERDADE É UM REBELDE E DIZ-LHE: ACASO TE ENCAMINHARÁS À PURIFICAÇÃO E TE ORIENTARÁS PARA TEU SENHOR E TEMERÁS?” (C.79 – V.18 e 19)

Compreendemos com estes versículos que a missão dos enviados de DEUS foi a convocação à senda da retidão, a senda da purificação pelo arrependimento, a busca da orientação divina. Os mensageiros de Deus jamais convocaram os humanos a adotarem uma mera convenção criada pelos homens, quer seja uma organização, igreja ou seita.

ISLAM (submissão a vontade de DEUS) não se assemelha a participar ou adotar esta ou aquela orientação religiosa, freqüentar este ou aquele templo, uma vez que a convocação dos profetas é a adoção à FÉ MONOTEISTA, o sincero arrependimento e a submissão voluntária às ordens de DEUS, ou seja, a devoção conforme a orientação fiel e correta revelada por DEUS. O que também consiste no abandono das distorções forjadas pelos demônios dentre os gênios e os humanos; o politeísmo, a idolatria e os desvios que acorrentam a humanidade à ignorância espiritual. A questão é que todo ser humano tem a liberdade para buscar a orientação à senda reta ou negar-se a isso. O princípio da razão que nos orienta nessa questão é o de que Deus é o Senhor de todas as coisas, não tem nenhuma necessidade enquanto nós, os seres humanos, dependemos em tudo Dele e carecemos de sua Orientação para que possamos guiar nossa vida pelo caminho da felicidade neste mundo e no além. De modo que essa mensagem (ISLAM) é antes de tudo fruto da misericórdia e bondade infinitas de DEUS para com a humanidade e a concedeu como uma oportunidade de remissão ao gênero humano. A orientação divina é para a felicidade e o bem do homem , não para sobrecarregá-lo ou puni-lo.

Assim, é pois, que o primeiro passo é reconhecer que como humanos, somos nós que necessitamos de orientação e luz para encontrar o caminho e somos nós que precisamos da graça e da misericórdia de DEUS ao passo que ele, o Senhor do universo é auto-suficiente; a devoção, as preces, os jejuns, as caridades de toda a humanidade não lhe acrescentam em coisa alguma. Diz Deus, o Altíssimo no sagrado Alcorão:

“EIS QUE VOS CHEGOU AS EVIDÊNCIAS DE VOSSO SENHOR, QUEM AS OBSERVE SERÁ EM BENEFÍCIO PRÓPRIO E QUEM NÃO O FAÇA, SERÁ EM SEU PRÓPRIO PREJUÍZO.” (C.6 – V.104)

A fé que esta mensagem provém de DEUS é condição fundamental para que pela misericórdia divina alguém seja orientado para a senda da verdade como evidencia o sagrado Alcorão:

“DEUS É O GUARDIÃO DOS QUE CRÊEM, É QUEM OS TIRA DAS TREVAS E OS CONDUZ A LUZ, AO CONTRÁRIO, DOS QUE DESCRÊEM OS GUARDIÕES SÃO OS SEDUTORES (DEMÔNIOS) QUE OS ARRASTAM DA LUZ PARA AS TREVAS…”(C.2 – V.257)

Essa fé deve se pautar em sinceridade de intenção e devoção autêntica, livre de simulações pois DEUS conhece o coração dos humanos e ele decerto guia a quem lhe apraz e desvia a quem lhe apraz.

Como segunda condição está a fé integral em todos os profetas de DEUS; evidencia o Alcorão:

“POR CERTO QUE QUEM NEGA DEUS E SEUS MENSAGEIROS PRETENDEM SEPARÁ-LO DE SEUS MENSAGEIROS E DIZEM; CREMOS EM ALGUNS E NEGAMOS OUTROS E COM ISSO TEMOS PREPARADO PARA ELES UM CASTIGO IGNOMIOSO”. (C.4 – V.150 e 151)

Esses versículos foram revelados sobre os judeus e cristãos que por se apegarem as crenças errôneas de seus sacerdotes e por não desejarem sinceramente submeter-se a DEUS,logo não tendo verdadeira fé; afirmavam sua descrença ora em JESUS(as) ora em MOHAMMAD(SAAW) crendo que poderiam por meio disso ludibriar a DEUS.
Alguém que adote tal posição não encontrará a orientação divina,pois não a encontra senão aquele que sinceramente a busque.

Diz DEUS O ALTÍSSIMO NO SAGRADO ALCORÃO:

“APARTAREI DE MEUS VERSÍCULOS A QUEM SE ENCHER DE SOBERBA SEM RAZÃO NA TERRA E AINDA QUE VEJA TODO PRODÍGIO NÃO CRERÁ NELE E AINDA QUE VEJA A SENDA DA RETIDÃO, NÃO A ADOTARÁ POR GUIA, AO INVÉS DISSO, SE VER A SENDA DO ERRO, A TOMARÁ POR GUIA. ISTO PORQUE DESMENTIU NOSSOS VERSÍCULOS E SE AFASTOU DELES”. (C.7 – V.146)

A humildade perante a mensagem divina é outra condição fundamental para o humano. Há os que levados pelo orgulho colocam-se numa posição de importância diante de DEUS e inclinados a manter-se no erro renegam o ISLAM em seus corações afastando-se do que poderia conduzi-los a retidão, adotam desculpas e subterfúgios e mesmo apontam os erros alheios como se isso pudesse isentá-los de sua própria responsabilidade e obediência para com DEUS.

Diz DEUS O ALTÍSSIMO NO ALCORÃO:

“NÃO CRIEI OS GÊNIOS E OS HUMANOS SENÃO PARA QUE ME ADORASSEM”. (C.51 – V.56)

Pelo orgulho Satã rebelou-se e seduz os humanos para que façam de suas paixões seus ídolos desprezando a obediência e escolhendo manter a fidelidade a seus costumes desconsiderando as leis divinas.

DIZ DEUS O ALTÍSSIMO NO ALCORÃO:

“E QUANDO SE LHES DIZ SEGUE O QUE DEUS TEM REVELADO, DIZEM: SEGUIREMOS O QUE VIMOS A PRATICAR NOSSOS PAIS COMO SEGUIRIAM TAL QUANDO SATÃ OS INDUZ AO CASTIGO DO TÁRTARO (FOGO INFERNAL)?” (C. 31 – V.121)

A estes, a senda da salvação é selada e são entregues aos seus próprios caprichos e paixões e aos sedutores (os demônios entre os gênios e os humanos) que os iludem com falsas doutrinas a cerca de DEUS e todo tipo de mistificações.

Declara DEUS o ALTÍSSIMO no ALCORÃO:

“É O ALCORÃO ORIENTACÃO E CURA PARA OS QUE CRÊEM PORÉM OS DESCRENTES ESTÃO ENSURDECIDOS E É INCOMPREENSÍVEL PARA ELES COMO SE LHES CHAMASSEM DE UM LUGAR DISTANTE”. (C.41 – V.44)

E ainda: “HAVERÁ ALGUÉM MAIS INÍQUO DO QUE QUEM QUANDO É EXORTADO COM OS VERSÍCULOS DE SEU SENHOR OS DESDENHA ESQUECENDO O QUE COMETE? POR CERTO QUE SELAMOS SUAS MENTES E ENSURDECEMOS SEUS OUVIDOS PARA QUE NÃO O COMPREENDAM E AINDA QUE OS CONVIDE A RETIDÃO JAMAIS SE ENCAMINHARÃO”. (C.18 – V.57)

Estes, abdicam da razão e tentam encontrar atalhos adotando crenças forjadas pelos homens na ilusão de que DEUS lhes aceitará as obras e a fé que julgam e declaram ter. Desde que nem MOISÉS (A.S.), nem ABRÃAO (A.S.), nem JESUS (A.S.) ou qualquer outro mensageiro jamais fundaram igrejas ou seitas e nem pregaram algo senão a fé monoteísta e a submissão a DEUS (ISLAM) declara O ALTÍSSIMO no ALCORÃO:

“E QUEM QUER QUE ADOTE OUTRO CULTO, QUE NÃO SEJA O ISLAM (SUBMISSÃO) JAMAIS LHE SERÁ ACEITO E NA OUTRA VIDA SE CONTARÁ ENTRE OS DESVENTURADOS.” (C.3 – V.85)

E DEUS por amor as suas criaturas enviou seus profetas como admoestadores para alertar os humanos e em seu ALCORÃO aconselha-os para que não promovam sua própria ruína e diz:

“E NÃO SEJAIS COMO AQUELES QUE DIZEM: ESCUTAMOS! QUANDO NA REALIDADE NÃO OUVEM PORQUE AS PIORES CRIATURAS AOS OLHOS DE DEUS SÃO OS SURDOS E MUDOS QUE NÃO RACIOCINAM.” (C.8 – V.21 e 22).

Todavia aquele que se dirige a DEUS com o coração sincero e humilde se guiará à purificação, à adoção do ISLAM e ao temor. Àquele que o fizer, o ALCORÃO será orientação e DEUS lhe concederá a compreensão e assim DEUS diz:

“ESTE ALCORÃO É UMA DECLARACÃO PARA A HUMANIDADE, GUIA E EXORTAÇÃO PARA OS TEMENTES.” (C.3 – V.138)

Para esses, a senda reta se torna clara em amor, justiça, caridade, devoção, afastamento do mal e do que DEUS decretou como ilícito.

Disse o profeta MOHAMMAD (S.A.A.S.): “ADORA O TEU SENHOR COMO SE O VISSE POIS NA VERDADE ELE O VÊ”. Em nossa curta existência neste mundo ambicionamos muitas coisas, acalentamos sonhos e esperanças, isso faz parte da natureza humana. O bom senso está em desejar o melhor, não apenas naquilo que a morte tirará de nós, mas também almejar a bem-aventurança eterna que DEUS nos oferece por sua misericórdia.

Queira DEUS incluir-nos entre os que raciocinam e se esforçam pelo melhor.

DIZ DEUS O ALTÍSSIMO NO ALCORÃO:

“ESTE É O LIVRO NO QUAL NÃO HÁ DÚVIDA, ORIENTAÇÃO PARA OS TEMENTES, OS QUE CRÊEM NO INVISÍVEL, QUE CUMPREM A PRECE E CONCEDEM DAQUILO COM QUE LHES AGRACIAMOS. OS QUE CRÊEM NO QUE LHE FOI REVELADO E NO QUE FOI REVELADO ANTES DE TÍ, ESTES SÃO OS GUIADOS POR SEU SENHOR E ESTES SÃO OS VITORIOSOS (BEM AVENTURADOS).” (C.2 – V.2 a 5).

O conjunto desses versículos sagrados apresenta-nos a autêntica natureza da fé, tal como é requerida por DEUS de suas criaturas. Aqui a divina orientação nos orienta no sentido de compreendermos a abrangência da fé em todas as suas características. A humanidade no decorrer dos tempos gerou inúmeras concepções de fé. As mais variadas culturas e religiões têm enfatizado e propagado diversos pontos de vista quanto ao que é a fé, entretanto, os pontos de vista humanos não são absolutamente confiáveis e a mensagem divina se fundamenta no CONHECIMENTO SUPERIOR que emana de DEUS revelado aos profetas e enviados afim de orientar o homem naquilo em que as opiniões e crenças humanas são incapazes de definir. A razão fundamental da profecia e das escrituras divinas é exatamente essa: trazer a luz à compreensão humana para guiá-la em direção a verdade.

DIZ O ALTÍSSIMO:

“ESTE É O LIVRO NO QUAL NÃO HÁ DÚVIDA, ORIENTAÇÃO PARA OS TEMENTES…”

DEUS EXALTADO SEJA declara pois sua orientação divina por esse ALCORÃO afirmando a integridade dessa mensagem e dessa escritura e sua distinção no que diz respeito a isenção de quaisquer contradições. O Alcorão que ao contrário das escrituras sagradas anteriores que se destinavam a um determinado povo e que foram vigentes por um determinado período ou época, se destina a toda humanidade e é Lei Divina até o dia do juízo, como tal é uma mensagem clara, compreensível para todos os povos e níveis de intelecto humano.

Imam Ali (A.S.) narra que o Mensageiro de DEUS (S.A.A.S.) lhe disse: “ELE (O ALCORÃO) É A DECLARAÇÃO QUE SEPARA O CERTO DO ERRADO, É UMA PALAVRA DECISIVA, NÃO ALGO VÃO.(…) E A PESSOA QUE BUSCA A ORIENTAÇÃO DIVINA EM QUALQUER LUGAR QUE NÃO SEJA NO ALCORÃO SERÁ DESVIADO POR DEUS”.

“E DEUS O MAJESTOSO afirma que esse Alcorão é orientação para os tementes. Ou seja, para os que sejam sinceros em sua busca e que reconheçam a autoridade Divina sobre o homem, esse Alcorão o guiará na senda divina, se tornará luz em sua vida em todos os assuntos. De maneira que o temor a DEUS é uma das características da fé, uma crença desprovida desse temor é incapaz de chegar a verdade, tal crença é guiada pelo orgulho e pelo apego ao erro e por essa razão o Alcorão se torna incompreensível para aqueles que não são tementes.

E DIZ O ALTÍSSIMO:

“OS QUE CRÊEM NO INVISÍVEL, QUE CUMPREM A PRECE E CONCEDEM DAQUILO COM QUE LHES AGRACIAMOS”.

Nesse versículo sagrado 3 componentes da fé são destacados. O primeiro deles é a crença no invisível. O termo “ghaibi” (o que está oculto) refere-se a realidade transcendente que está além dos sentidos humanos exatamente para que o coração humano seja testado. Portanto, a fé ou crença no que se vê não é absolutamente fé. Comumente as pessoas que afirmam crer são as que baseiam sua crença em algum sinal, benção recebida ou o que julgam como tal, perante DEUS essa crença não é fé. O Alcorão cita essa característica humana com essas palavras:

“QUANTO AO HOMEM, QUANDO SEU SENHOR O TESTA, HONRANDO-O E AGRACIANDO-O, DIZ ; MEU SENHOR ME HONRA ! PORÉM QUANDO O PROVA, RESTRINGINDO A SUA GRAÇA, DIZ : MEU SENHOR ME AFRONTA!” (C.89 – V.15 e 16)

Essa crença condicionada a satisfação da vontade e da necessidade humana está muito longe de ser fé, não se baseia em temor, não reconhece que a vontade Divina está acima da vontade do homem e por isso aquele que possui esse tipo de crença estará fatalmente a mercê da astúcia de Satã, que ilude o homem com sinais visíveis, operando curas, previsões e melhorias materiais para satisfaze-lo e afasta-lo da senda Divina. Por outro lado, A FÉ NO INVISÍVEL requer do homem a perseverança diante das dificuldades naturais da vida e a confiança no socorro divino segundo a vontade de DEUS, aquele que a possua não será iludido por Satã e seus truques. Na verdade, DEUS dispôs os bens e as graças desse mundo para todos como um teste para prová-los. Isso explica que mesmo os descrentes, os ingratos, os injustos e maldosos freqüentemente gozem de bem estar e dos confortos da vida, sendo assim, nenhum bem visível serve de prova para a fé. Conseqüentemente, todos os fundamentos da mensagem divina pertencem a dimensão do Invisível (a existência de DEUS, DOS ANJOS, A RESSURREIÇÃO, O JULGAMENTO FINAL, A EXISTÊNCIA DO PARAÍSO E DO INFERNO). Todas essas realidades estão além dos sentidos humanos para que os corações sejam testados na autenticidade de sua fé.

As outras duas características citadas como distintivas da verdadeira fé são o cumprimento da prece (sallah) e a concessão do zakat. Em vários versículos o ALCORÃO deixa claro que esses dois preceitos divinos foram ordenados em todas as escrituras sagradas anteriores como ibadat (culto, adoração a DEUS), AÇÕES QUE TESTEMUNHAM E EXPRESSAM A FÉ.

Da mesma maneira que o mero pronunciar da palavra “água” não sacia a sede de uma pessoa, a fé que não seja expressa por ações não alcança a meta superior da religiosidade. Para DEUS não é suficiente que o homem diga: eu creio. A fé deve necessariamente ser expressa pela obediência, devoção sincera, boas ações, generosidade e caridade. A fé e a conduta são indissociáveis. Disse o Profeta (S.A.A.S.): “DEUS NÃO ACEITA A FÉ QUE NÃO SEJA CONSOANTE AS AÇÕES, E NÃO ACEITA AS AÇÕES QUE NÃO SEJAM CONSOANTES A FÉ”.

A crença que não se baseie nesses princípios e que não seja suficiente para que uma pessoa obedeça a DEUS, cumprindo o que lhe é ordenado e se abstendo do que tenha lhe sido proibido, não é de modo algum fé.

DIZ O ALTÍSSIMO: “OS QUE CRÊEM NO QUE LHE FOI REVELADO E NO QUE FOI REVELADO ANTES DE TÍ.”

Nesse versículo sagrado DEUS especifica que a fé deve ser guiada pelo conhecimento espiritual correto, ou seja, com base na ORIENTAÇÃO DIVINAMENTE REVELADA POR MEIO DOS PROFETAS. Esse é um ponto vital para definir a fé verdadeira e distingui-la das crenças humanas. A FÉ deve necessariamente ser conduzida para a verdade e estar em conformidade a mesma. Crença desprovida desta orientação é inteiramente nula perante DEUS do mesmo modo de que não importa o quanto alguém creia que o sol gire em torno da terra, isso não alterará o fato de que é a terra que gira em torno do sol. Uma crença afastada da verdade, ao invés de fé é tão somente apego ao erro e a ignorância espiritual. O homem dotado dessa espécie de crença é o que crê no que lhe convém enquanto lhe convém ou crê no que lhe dizem para crer em qualquer dos casos não é a orientação divina que ele adota, e não é no que DEUS revelou que ele crê, mas sim, em suas próprias opiniões ou nas opiniões de outros. É condição fundamental para a validade da fé que esta se conduza pela MENSAGEM DIVINA, a verdade única TRAZIDA E ANUNCIADA POR TODOS OS PROFETAS (desde que não existe “a verdade de Moisés”, ou “a verdade de Jesus”, ou a “verdade de Mohammad”, mas, uma única e indivisível verdade divina).

A fé deve com clareza e convicção se baseia:

– NO MONOTEÍSMO

POIS TODOS OS PROFETAS E ESCRITURAS AFIRMARAM QUE DEUS É ÚNICO, NÃO TEM PARCEIROS EM SEU REINO E É O CRIADOR, SUSTENTADOR E SENHOR DO UNIVERSO, DETÉM O PODER E TODAS AS BENÇÃOS. Portanto, a crença que associe algo ou alguém a Deus na adoração ou que recorra a outro senão Ele, é crença contrária a dos profetas e das escrituras divinas, não será aceita por DEUS, sendo inteiramente desprovida da luz da Orientação Divina.

– NA ACEITAÇÃO DA JUSTIÇA DIVINA

(O reconhecimento de que Deus (Deus) é absolutamente justo em todos os seus decretos).

– NA ACEITAÇÃO DE TODOS OS PROFETAS ENVIADOS E DE SUAS MENSAGENS.
A descrença em um enviado de DEUS é a descrença naquele que o enviou e em sua orientação. Assim é condição para que a fé seja aceita crer na mensagem e na verdade de Moisés, de Jesus e de Mohammad e de todos os demais mensageiros e enviados de DEUS.

– NA ACEITAÇÃO DO FUNDAMENTO DO IMAMATO (liderança espiritual legada a humanidade com o fim do ciclo da profecia)

– NA ACEITAÇÃO DA ORIGEM DIVINA DA TORÁH, DOS SALMOS DO INJIL (EVANGELHO ESPIRITUAL DE JESUS) E DO ALCORÃO. (muito embora no que diz respeito as escrituras anteriores ao Alcorão, terem sido maculadas parcialmente pelas palavras humanas ou perdidas devemos crer que em sua forma original essas escrituras eram verídicas e divinas).

– NA ACEITAÇÃO DA VERDADE DA RESSURREIÇÃO, DO DIA DO JUÍZO, DA EXISTÊNCIA REAL DO PARAÍSO E DO INFERNO. (desde que essas verdades foram afirmadas e anunciadas por todos os profetas de Deus em todas as escrituras divinas).

E DIZ O ALTÍSSIMO:

“ESTES SÃO OS GUIADOS POR SEU SENHOR, SÃO ELES OS VITORIOSOS (BEM- AVENTURADOS)”.

Esses cuja fé seja íntegra e correta compreendendo as características aqui apresentadas são os que são guiados pela misericórdia divina; pois essa orientação é Baraka (benção divina) DEUS é o guardião dos que crêem e abraçam a senda da verdade revelada, ELE os redime de suas culpas e afasta-os da ignorância e dos desvios engendrados por Satã, e essa benção divina está ao alcance de todo aquele que se dirija a DEUS com o coração humilde e com sincera devoção.

No decorrer de sua vida no mundo um homem pode apegar-se a qualquer das muitas crenças produzidas pela mente humana e conformar-se com isso, porém, DEUS em sua justiça revelou ao homem sua senda e deu-lhe a compreensão para aceita-la, temos diante de nós o poder de escolha e essa escolha resulta da medida de nossa fé e no que há dentro de nossos corações.

A CONVERSÃO AO ISLAM

A criatura humana, sob o ponto de vista do Islam possui como natureza original uma essência pura, uma origem sublime a qual é denominada fitrat muslim, ou seja, originalmente todo homem e mulher nasce muçulmano (muslim – submisso a seu Criador). Eventualmente, segundo a educação que recebe, a tradição e cultura em que se desenvolve, afasta-se de sua natureza original e por conseguinte, adota esta ou aquela crença, este ou aquele modo de vida que não corresponde as diretrizes divinas para as quais foi criado por Deus. Assim, ao alcançar a consciência dessas diretrizes e aceitar em seu coração a fé, escolhendo livremente o Islam (submissão a vontade de Deus) a criatura retorna a sua natureza original de “muçulmano”. Esse é sem dúvida o passo mais importante da vida de uma pessoa, pois ao abraçar o Islam com sinceridade, buscando a Deus seu criador e Senhor, com amor e obediência, adotando a senda verdadeira anunciada por todos os profetas e mensageiros (a paz esteja sobre eles) ela se elege entre aqueles que a esperança na misericórdia divina alcança. Ao declarar conscientemente o testemunho de fé: ÁXADU AN LA ILAHA ILLA LLAH UA ÁXADU ANNA MOHAMMAD RASULULLAH (eu testemunho que não há outra divindade senão Deus e que Mohammad é seu profeta) a criatura retoma imediatamente a sua condição original de muçulmano. Aquele que o faça (se possível diante de testemunhas muçulmanas) deve repetir o testemunho 3 vezes com profunda reverência e sinceridade, deve então com a firme intenção de se purificar de seus pecados passados realizar o banho ritual lavando seu corpo completamente com água pura (do alto da cabeça até os pés, inclusive a boca e as narinas) e depois ao sair do local de banho, vestir uma roupa limpa e então repetir o testemunho.

Já como muçulmano, deve iniciar o aprendizado do Sallah (prece) e dos demais princípios do Islam, buscar o conhecimento da vontade de Deus, se empenhando no bem e se afastando daquilo que ELE tenha proibido ao ser humano. Queira Deus iluminar e apiedar-se de todo aquele que caminhe por essa senda abençoada.

«
»