A Súplica

Traduzido por Ali Sivonaldo Alexandre da Silva

Quando os irmãos de José, filho de Jacó, cheios de inveja por sua beleza física e da alma, o lançaram no poço, o anjo Gabriel foi até José e perguntou-lhe: “Desejas que eu tire-te daqui”? Se é da vontade de Deus, O Altíssimo, Ele me resgatará, respondeu José. Teu senhor solicita que supliques por esta oração para salvar-te: “Ó senhor nosso, peço-te, todos os louvores te pertencem e não há divindade além de Ti, Aquele que concede as mercês e é dono do esplendor, grandeza e generosidade, peço-te que abençoe Mohammad e sua família, e me salve desta situação que encontro-me”.

O Imam Assadeq (A.S.) disse que José recitou esta suplica e foi retirado do poço por uma caravana que passava pelo lugar.

Ter esperança no momento da suplica

Ahmad ibn Muhammad visitou o Imam Redha (A.S.) e disse-lhe: “Faz alguns anos que tenho uma necessidade, tenho pedido a Deus e Lhe suplicado, mesmo assim não fui atendido. Por isso meu coração entrou dúvida a respeito da efetividade da suplica”. O Imam Redha (A.S.) disse: “Ó Ahmad, tenha cuidado para que Satã não se apodere de ti iludindo-te, deforma correta o Imam Baqer (A.S.) dizia: “O crente suplica sua necessidade para Deus, mas Deus atrasa sua resposta porque ama escutar a sua suplica e o seu choro”.

O Imam Redha (A.S.) disse: “Juro por Deus que o atraso na resposta das súplicas e das orações mundanas dos crentes é melhor para eles que respondê-las rapidamente no que tange as coisas desse mundo?”

Dizia o Imam Baqer (A.S.): “É importante que a suplica do crente nos momentos de prosperidade seja igual às suplicas nos momentos de aflição. E se sua suplica tem sido respondida que não se debilite depois (e continue sua comunicação com Deus)”.

Então, não te canses de suplicar, pois a suplica para Deus tem uma importância elevada, Seja paciente e esforça-te por obter um sustento licito, ajude os teus parentes, nunca expresses inimizade para com eles, pois nós familiares do profeta somos pessoas que nos unimos mesmo com aqueles que cortam relações conosco, somos bondosos mesmo com aqueles que nos tratam com maldade, por Deus obtivemos bons resultados por observar esta conduta. Certamente, quem goza neste mundo das mercês divinas, se pedisse a Deus e sua suplica fosse respondida, pediria novamente outra suplica e os favores divinos pareceriam pouca coisa diante de seus olhos; não ficaria satisfeito. Neste caso da abundância de riqueza o mulçumano estará em perigo neste caminho pelos direitos que deverá pagar, e será submetido à prova.

Diga-me, perguntou o Imam Redha, se eu te digo algo confiarás em sua veracidade? Se não confio em tuas palavras em quem posso confiar, tu és a prova de Deus na terra, seguramente que tua palavra é veraz, disse o interlocutor. Se confias em mim, deves ter mais confiança na palavra de Deus, pois Ele sempre cumpre a sua promessa. Por acaso Deus não disse no Alcorão: “Quando meus servos perguntarem por mim, Eu estou próximo para escutar a suplica daquele que me invoca”? (2:185) E por acaso não diz: “Não se desespera da misericórdia de Deus”?Então, tua confiança em Deus tem que ser maior que a dos outros. Não abra teu coração senão para o bem, pois neste caso, serás perdoado.

Usul al Kafi, tomo 2

«
»