A História de Talut e Jalut

Por Kamal al-Sayyd
Traduzido por Ismail Ahmed Barbosa Júnior

Os profetas Harun e Mussa (A.S.) morreram. Deixaram atrás deles a herança da Missão Divina. Mussa (A.S.) legou aos filhos de Israel a Torah e as Tábuas Sagradas. Ele as colocou numa arca e então entregou-as a seu sucessor Youshi Bin Noon (Josué), o jovem companheiro que Mussa havia levado com ele quando fez sua jornada a Majjma Al Bahrain.

Quarenta anos se passaram, os filhos de Israel ainda caminhavam no deserto do Sinai. Eles temiam guerrear com os gigantes pagãos que governavam a Terra Sagrada. Quando Youshi Bin Noon se tornou um profeta, muitos dos filhos de Israel tinham morrido. Um nova geração surgiu. Esta não temia a guerra nem os gigantes pagãos. Por isso, Youshi conclamou-os a libertar a Terra Sagrada e eles atenderam sua conclamação. Youshi liderou os crentes na luta contra os descrentes. Ele derrotou os descrentes e entrou na Terra Sagrada. Os filhos de Israel estabeleceram seu estado, mas este estado não durou por muito tempo. Depois da morte de Youshi Bin Noon, os filhos de Israel retornaram à seus crimes e ao desdém em relação ao Testamento Sagrado. Quando a fé dos israelitas se enfraqueceu, se tornaram uma nação frágil, de modo que não foram capazes de resistir aos ataques dos egípcios, que derrubaram seu estado e os escravizaram. Jalut governava a Terra Sagrada. Ele assassinava os filhos de Israel e escravizava suas mulheres. Então ele os baniu da Terra Sagrada e tirou a arca do Testamento deles. Naquela época, Deus escolheu Armyia (A.S.) como Profeta e enviou-o aos israelitas. Assim, Armiya pregou aos filhos de Israel e recordou-os dos ensinamentos da Torah. E disse a eles: “Vós vos tornastes fracos porque a fé em vossos corações se tornou fraca. Amais o ouro mais do que a Deus, o Senhor dos Mundos. Temeis os pagãos, mas não temeis a Deus, o Glorioso.”

Os israelitas se voltaram arrependidos a Deus, e voltaram aos ensinamentos de sua religião, assim, a fé retornou a seus corações. Um dia, alguns crentes vieram a Armiya e disseram: “Jalut derrotou e humilhou-nos com sua opressão. Portanto, pede a Deus para que nos envie um líder e rei para que lutemos sob seu comando na senda de Deus.”O Profeta Armiya (A.S.) disse: “Se Deus vos ordenar a luta, obedecereis?” “Sim,” responderam, “Nós lutaremos. Por que não lutaríamos na senda de Deus já que fomos expulsos de nossos lares ?” O profeta Armiya disse: “Eu orarei a Deus por vós.” Algum tempo se passou e os filhos de Israel ainda esperavam pela ordem de Deus, o Glorioso. Um dia, o Profeta Armiya veio e anunciou a boa nova, dizendo: “Em verdade Deus vos enviou Talut como rei.” Quem era Talut? Qual foi sua história com os filhos de Israel?

Talut (Saul)

Talut era um jovem pobre. Era um dos descendentes de Benjamin, irmão de Yussuf. Talut trabalhava numa propriedade agrícola com seu pai. Um dia, seus dois jumentos fugiram e Talut saiu a procura deles. Ele caminhou ao longo da margem do rio. Caminhou por milhas e milhas até chegar a uma outra aldeia. Naquela aldeia vivia o Profeta Armiya (A.S.). Por isso, Talut veio ao Profeta (A.S.) para ouvir seus ensinamentos. O Profeta anunciou a boa nova aos israelitas de que Deus tinha enviado a eles Talut para que fosse seu rei. À distância, os filhos de Israel viram um homem alto, caminhando na direção deles, e souberam que aquele homem era Talut. Talut era um homem musculoso, porém não se deixava iludir por sua força física. Seus olhos brilhavam com a luz celestial. Sua luz refletia a fé e a humildade em seu coração. Saudando-o, o Profeta Armiya disse: “Tu és benvindo, Talut. Deus enviou-te à nós para salvar os crentes da opressão.” Talut disse: “Ó Profeta de Deus, eu vim à procura de meus jumentos.” O Profeta disse: “Deus quis que tu viesses aqui. Em verdade Deus designou-te como rei sobre os israelitas para resgatá-los da opressão dos inimigos.”

Talut respondeu: Como vês, sou um jovem pobre. O povo não dá ouvidos aos pobres, obedece somente aos ricos.” O Profeta Armiya disse: “Não há nenhuma relação entre dinheiro e liderança. Em verdade Deus agraciou-te com um corpo forte e grande sabedoria, e escolheu a ti para esta tarefa.”

Talut ficou em silêncio, pois percebeu que Deus tinha inspirado o Profeta para que dissesse aquelas palavras. Alguns dos israelitas ficaram satisfeitos com Talut, outros demonstraram má intenção em relação a ele. Talut era um jovem pobre, e para estes somente os ricos tinham o direito de governar. Os ricos perguntaram: “Como será ele um rei sobre nós? Somos mais dignos de autoridade do que ele.” Armiya (A.S.) respondeu: “Deus o escolheu para exercer a autoridade, pois é mais forte e mais sábio do que vós.” Eles disseram: “Se Deus o escolheu para esta tarefa , queremos uma prova disso.” O Profeta Armiya (A.S.) disse: “Seu sinal será que ele trará de volta a Arca do Testamento na qual está a herança de Mussa e de Harun.” Eles perguntaram: “Como?” O Profeta Armiya disse:”Ide ao deserto e vereis isso com vossos próprios olhos.” Os israelitas se calaram. Tinham que se submeter a vontade de Deus, ainda assim perguntavam entre si: “Como a Arca do Testamento virá?” O Profeta respondeu: “Os anjos virão a vós carregando a Arca. Quereis um sinal maior do que este?” Os israelitas foram ao deserto para ver a emocionante chegada da Arca. O momento aguardado chegou, e os israelitas viram a Arca do Testamento refletindo a luz dos anjos. Os anjos colocaram com cuidado a Arca Sagrada no chão. Então os filhos de Israel sentiram a tranquilidade e a fé entrando em seus corações. A Arca do Testamento, o sinal de sua glória, retornava a eles. Assim, Talut se tornou o rei dos israelitas, e a lei prevaleceu em suas vidas.

O Teste

Talut anunciou que havia se preparado para lutar na causa de Deus e que os israelitas teriam que fazer o mesmo para lutar contra Jalut, o opressor. Novamente os israelitas quebraram sua promessa. Eles tinham pedido ao Profeta Armiya para que recorresse a Deus para lhes fosse enviado um rei, para que lutassem sob seu comando na causa de Deus, Deus os atendeu e designou Talut como seu rei. Quando Talut anunciou que lutaria na Causa de Deus, os israelitas recuaram e quebraram sua promessa. Apenas poucas pessoas atenderam a Talut, pois tinham fé em Deus e obedeciam a seu Profeta e a seu rei. Quanto a maioria, se inclinavam para uma vida de subserviência e escravidão, entretanto Talut e os crentes conseguiram formar um exército dos filhos de Israel. Talut declarou que lideraria suas forças pela manhã. Quando o sol se ergueu os soldados se aprontaram para avançar em direção do inimigo. Eles acreditavam firmemente que derrotariam os descrentes e retomariam sua terra.

Em seu caminho as forças inimigas, Talut disse: “Soldados, nós chegaremos a um rio. Deus, o glorioso, deseja vos testar.” Um dos combatentes perguntou: “Ó comandante, qual é o teste?” Talut respondeu: ” Aquele que se saciar da água do rio não será dos meus, se-lo-á quem não tomar mais do que couber na concavidade de sua mão.” O exército continuou sua caminhada até alcançar o rio. Muitos soldados correram na direção da água. Alguns beberam apenas um bocado, outros se lançaram na água e beberam até se saciarem. Apenas poucos soldados permaneceram com Talut e não beberam mais do que o permitido. Talut liderou-os e eles cruzaram o rio. Os soldados avistaram o exército de Jalut à distância. Viram Jalut montando um elefante e centenas de soldados marchando em fileiras bem organizadas. O exército de Jalut era numeroso e contava com os melhores armamentos. Jalut estava temível pois usava uma armadura e um elmo em sua cabeça, de modo que se assemelhava a um pedaço de ferro. Aqueles que não tinham se saciado com a água do rio, disseram com confiança: “Quantas vezes um pequeno grupo derrota um grande com a permissão de Deus, e Deus está com os perseverantes.” Todos os israelitas perceberam que Deus tinha testado sua vontade com a água do rio. Aqueles de vontade fraca se saciaram com a água do rio, assim, sua moral se tornou fraca. Quanto àqueles de virtude e fé, não se saciaram com a água do rio, de modo que sua moral se tornou forte.

Os dois exércitos se encontraram. Quanto a Jalut, pensou que derrotaria o exército de Talut. O que aconteceu?

A Pedra da Vitória

Um ancião e seus quatro filhos viviam na aldeia de Belém. Quando Talut anunciou a luta na senda de Deus, o ancião enviou seu filhos mais velhos para tomarem parte na luta, e disse a seu filho mais novo: “Quanto a ti, Dawud, deves permanecer comigo.” Dawud perguntou a seu pai: “Por que? Pai, não sabes que eu amo a luta na Causa de Deus?” O pai respondeu: “Tu não tens nenhuma experiência na guerra. Porém, permitirei que leves comida a teus irmãos e que tragas notícias das batalhas a mim.” Dawud ficou contente com isso, agradeceu a Deus e então seguiu o exército de Talut.

A Armadura de Mussa

Deus inspirou Talut o conhecimento de que aquele que mataria Jalut vestiria a armadura de Mussa. Talut anunciou isto, assim muitos soldados vieram e vestiram a armadura de Mussa, mas a armadura não serviu em nenhum deles. Nisso, Dawud, o jovem, chegou. Ele presenciou o exército de crentes de Talut lutando contra o exército de pagãos de Jalut. Jalut fora enganado por sua força física, ele tinha matado muitos heróis. Jalut dizia ao exército de Talut que avançasse de novo contra ele, mas, nenhum soldado ousava fazê-lo. Dawud perguntou aos soldados sobre Jalut e eles disseram: “Olha, lá está ele!” Dawud viu um homem bem alto vestido numa armadura de ferro e com um elmo cobrindo toda sua cabeça, exceto seus olhos. Uma lança e uma espada estavam em suas mãos. Dawud disse: “Se Talut me permitir tomar parte na batalha, eu matarei a Jalut , o descrente.” Alguns soldados riram dele e perguntaram: “Como tu o matarás se não tens arma alguma? Tu, um garoto, o matará?” Dawud respondeu: “Eu não temo ninguém senão a Deus, o Glorioso, e creio Nele.” Jalut zombava de Talut e seus soldados, pois nenhum o atacava. Naquele momento, Dawud caminhou na direção de Talut e disse: “Eu estou pronto para lutar contra Jalut!” Talut disse: “És ainda muito jovem e não tens nenhuma experiência de combate!” Dawud disse: “Eu matei um lobo que queria atacar meu rebanho e não tinha arma alguma comigo. Então, deixa-me vestir a armadura de Mussa.” Talut se admirou com a bravura e a fé de Dawud, assim, tirou a armadura de Mussa da Arca do Testamento e deixou que Dawud a vestisse. Talut ficou surpreso ao ver que a armadura havia se ajustado perfeitamente no corpo de Dawud. Portanto, ele soube que Deus tinha escolhido Dawud, o jovem, para enfrentar a Jalut, o descrente. Dawud avançou na direção de Jalut com o coração cheio de fé e coragem. Ele não levava nada consigo, exceto uma atiradeira e uma pedra. Jalut se surpreendeu ao ver aquele jovem avançando contra ele sem uma espada ou uma lança. Jalut disse: “Sem dúvida, desejas morrer, rapaz! Pensas que brincamos com meninos?” Dawud respondeu: “Quem disse isso? Eu vim para mata-lo!” Jalut perguntou a Dawud: “Onde estão sua espada e sua lança?” Dawud respondeu: “Minha arma é minha fé e eu luto contra ti em nome de Deus.” Dawud pôs uma pedra na atiradeira e se aprontou para lutar contra Jalut. Jalut estava coberto por sua armadura. Quando ele se movia, o chão tremia a seus pés. Dawud não teve medo dele, ele era tão duro quanto as montanhas. Jalut se aproximou de Dawud. Dawud se aprontou para lançar a pedra contra Jalut. Todo o corpo de Jalut estava protegido pela armadura, exceto seus olhos e a fronte. Os soldados assistiram um confronto emocionante. Os crentes oravam a Deus para que concedesse a vitória a Dawud. Dawud lançou a pedra em Jalut. Ninguém viu a pedra quando ela cruzou o ar, mas todos os soldados ouviram o som impressionante. A pedra havia atingido Jalut na cabeça.

Momentos cruciais se passaram, Jalut não conseguia caminhar. Ele cambaleou e por fim, tombou sem vida. Os descrentes ficaram em pânico quando viram Jalut caindo, de modo que o ânimo deles se desfez. O jovem crente Dawud derrotou o grande comandante militar. Foi o poder da fé que derrotou as armas. Portanto, o exército de Jalut foi batido, e Talut e seus soldados triunfaram. A paz prevaleceu e abriu suas asas sobre a terra, a fé retornou aos corações. Quando Talut sentiu que sua morte se aproximava, ele designou Dawud (A.S.) como rei dos israelitas.

“Então, seu profeta lhes disse: Deus vos designou Talut por rei. Disseram: Como poderá ele impor a sua autoridade sobre nós, uma vez que temos mais direto do que ele à autoridade, e já que ele nem sequer foi agraciado com bastantes riquezas? Disse-lhes: É certo que Deus o elegeu sobre vós, concedendo-lhe superioridade física e moral. Deus concede a Sua autoridade a que Lhe apraz, e é Magnificente, Sapientíssimo. E o seu profeta voltou a dizer: O sinal da sua autoridade consistirá em que vos chegará a Arca da Aliança, conduzida por anjos, contendo a paz do vosso Senhor e algumas relíquias, legadas pela família de Moisés e de Aarão. Nisso terei um sinal, se sois fiéis.” (Alcorão C.2 – V.247 a 248)

«
»