30 dez, 2020

Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – As recomendações de viagem – Seyyed Al-Mousawi – 25/12/2020

30 dez, 2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, é o testamento e conselho dos Ahlul Bait (A.S.) a todos nós, e Deus ama os tementes.

Antes de tudo parabenizamos ao nosso Imam Al-Mahdi (A.F.) e a toda a nação islâmica pelo nascimento do profeta Jesus Cristo (A.S.), rogando a Deus que nesta data dê a todos nós muita alegria, felicidade, saúde e muita benção.

As recomendações da viagem

Hoje gostaria de falar um pouco sobre as recomendações da viagem e do viajante. A nossa doutrina, a religião islâmica, não deixou de citar nenhuma recomendação ou questão sobre a vida cotidiana do fiel. Recomendações e condutas ligadas a vários aspectos da vida como viagem, alimentação, bebida, caminhada, trabalho, abate religioso, evacuar e etc. Sobre tudo isso a nossa doutrina citou uma opinião e um parecer para que a pessoa possa agir corretamente, e hoje vamos falar a respeito das recomendações e conduta do fiel na viagem.

Dificilmente alguém entre nós não faz uma viagem de vez em quando, e é muito importante que sigamos as recomendações determinadas pela nossa doutrina. Além de tudo todo o ser humano está em uma viagem sendo que esta vida não é eterna, e todos devemos nos preparar para a viagem para a outra vida, a qual será eterna. É um dever de todos nós nos preparamos para esta viagem da melhor forma possível, e uma das formas as quais a pessoa se prepara é com a devoção e agindo de acordo com a satisfação e vontade de Deus. Há uma passagem que afirma que certo dia o profeta Jesus Cristo viu sua mãe no seu sonho e perguntou a ela como ela se sentia. A nossa senhora Maria então lhe respondeu: “Meu filho, está viagem (após a morte rumo à vida eterna) é muita longa e difícil, e é como um longo túnel, e precisa-se de uma luz para que possamos ver o seu caminho. Minha vontade era eu ter acordado numa noite escura e fria enquanto eu estava viva para me abluir e orar a meu Deus, pois certamente esta ação me ajudaria aqui nesta fase”. Estes são os nossos guias e exemplos cujo devemos seguir.

As recomendações da viagem

Istikhara

O que é a Istikhará? A Istikharah é um tipo de Dua no qual a pessoa faz sua escolha e pede a Deus que lhe conceda o sucesso na decisão que tomou. A pessoa pode fazer Istikhara de várias formas como com o Alcorão ou depois de fazer um Salat, ou outros meios, mas a melhor forma e mais confiável cujo a narrativa é mais forte é da forma que eu citei acima. É quando a pessoa faz uma escolha e em seguida faz a seguinte oração suplicando: “Peço a Deus com sua Misericórdia que me abençoe”. Esta é a melhor forma de fazer a Istikhara e pode fazer para qualquer coisa, definitivamente qualquer coisa, sair de casa, ir ao trabalho, fazer uma compra, ir a mesquita, comprar um carro, escolher alguma coisa, comer ou beber, ou qualquer outra coisa. A Istikhará é assim, fazendo o Dua e agindo. É lógico que a Istikhará deve ser feita para as coisas lícitas apenas.

Escolher dia da semana para viagem

Os melhores dias para viajar na semana são sábado, terça-feira ou quinta-feira. O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Se uma pedra for removida de uma montanha num sábado a mesma retornará com segurança a ela”.

Mas e se a pessoa precisar viajar e só tem voo em outros dias? Os Ahlul Bait (A.S.) nos afirmaram que a pessoa pode viajar, mas que é melhor fazer uma Sadakah (Caridade) antes da viagem para evitar um mal. E é sempre bom fazer esta Sadakah, pois como todos sabem a Sadakah evita as calamidades e tragédias. Deus ama aqueles que pagam a Sadakah e fazem a caridade. O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Faça uma Sadakah e viaje quando quiser”.

Não apenas antes das viagens e sim para várias coisas como por exemplo a cura, pois como as nobres tradições afirmama: “Curem vossos enfermos com a Sadakah (Caridade)”.

Horário da viagem

É recomendado que se faça a viagem no final da noite e não no início dela, como por exemplo 22:00 horas em diante.

Sadakah no início da viagem

Mesmo que esteja viajando num dia recomendado como sábado, terça-feira ou quinta-feira, é muito recomendado que a pessoa faça uma caridade antes do início de sua viagem, e faça a seguinte oração: “Ó Deus nosso, eu compro com esta caridade a minha saúde e bem estar. Ó Deus nosso, me proteja e proteja o que há comigo…”

Deixar um testamento

É recomendável que a pessoa esteja sempre com seu testamento pronto, pois ninguém sabe a hora que vai partir. Especialmente antes de viajar, é recomendável que a pessoa escreva e deixe o seu testamento pronto.

Se despedir da família

É recomendável que a pessoa viaje e se despeça antes da família, e faça a seguinte oração: “Ó Deus nosso, Tu és protetor e guardião sobre …”

Comunicar aos amigos e aos irmãos

O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “O direito do muçulmano quando quiser viajar é de comunicar os irmãos e seus amigos”. Este é um direito. Agora se há motivos e exceções para não comunicar tudo bem, mas em geral é recomendável que a pessoa comunique os outros sobre sua viagem. Em seguida quando ele retornar é recomendável que os irmãos e amigos o visitem.

Recitar alguns versos

Suratas Al-Qadrs, Al-Falaq, Al-Nas, Al-Tauhid, Al-Fatiha, Versículos do trono (Capítulo 2 – Versículo 255 a 257) e versículo da Submissão (Capitulo 43 – Versículo 13) no qual Deus diz: “…Glorificado seja Quem no-los submeteu, o que jamais teríamos logrado fazer”. O Imam Al-Redha (A.S.) dizia: “Se sair de sua casa em uma viagem então digas: Em nome de Deus, e com Deus, apoio em Deus e não há forças nem poder senão com Deus. Desta forma os anjos te protejerão com estas palavras de todo mal seja de Satã, dos gênios ou dos humanos” . O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia ao Imam Ali (A.S.): “Se quiser viajar a uma cidade então diga: ó Deus nosso, lhe peço o melhor desta cidade e peço lhe refúgio do mal desta cidade. Ó Deus nosso façamos ser amados por seu povo e faça com que os bondosos desta cidade nos amem” . Numa outra passagem ele dizia: “Se tu descer num local então diga: Ó Deus nosso faça com que minha estadia seja abençoada e tu és o melhor refúgio”.

Escolher uma companhia

É recomendado que a pessoa não vá a sós e que tenha uma companhia, pois há uma tradição que diz o seguinte: “Três foram amaldiçoados, aquele que come sozinho, aquele que mora sozinho e aquele que viaja sozinho”. Se a pessoa tiver que viajar a sós então ela pode viajar, mas que faça a seguinte oração antes da viagem: “Ó Deus nosso, me assegure e me proteja em minha solidão”.

Levar a comida

Havendo condições é recomendável que a pessoa leve a sua comida ou que coma e se hospede em bons lugares se tiver condições financeiras. Não é recomendável que a pessoa seja avarenta nesta questão durante a viagem. Tudo dentro das condições. Especialmente nas viagens de peregrinações a Meca. Já a viajem para Karbala não é recomendado, e o que se recomenda é que apenas se contente com algo bem limitado, pois é uma viagem acompanhada de tristeza e angústia.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

«
»