28 jul, 2014

Carta de Repúdio – Revista Veja e Charges.

28 jul, 2014

São Paulo, 06 de Fevereiro de 2006.

À Redação da Revista Veja e Editora Abril S/A,

Em nome da comunidade Islâmica e árabe do Brasil viemos expressar nosso repúdio e decepção com a Revista Veja e a Editora Abril, que ao re-publicar algumas das infames caricaturas que intencionam por retratar a imagem do Profeta Mohammad de forma ofensiva, mais uma vez infelizmente desrespeitaram o Islam, os muçulmanos e o povo árabe.

Exigimos que a Revista Veja e a Editora Abril se retratem de forma pública e oficial pelos seus atos, que em hipótese alguma podem ser considerados como parte da liberdade de imprensa ou expressão, e que ceda à comunidade Islâmica um espaço para esclarecimento da sua posição.

Diversos órgãos da imprensa, nacional e internacional, veicularam a notícia, mas, no entanto, foram respeitosos ao não publicar imagens que agridem e desrespeitem a opção e a liberdade religiosa dos demais. Sendo assim, seria de se esperar que a revista Veja tomasse as mesmas medidas em nome da ética no jornalismo e do profissionalismo. Salientamos que agredir e ofender a religião e crença dos demais se caracteriza como um ato ilegal de acordo com a constituição nacional e a constituição da ONU. E com base nisso expressamos nosso profundo descontentamento e exigimos pedidos de desculpas públicas e um espaço na própria revista Veja para que coloquemos nossa posição.

Acreditamos que as relações entre os Muçulmanos e a imprensa devam sempre se basear no respeito e no diálogo, buscando sempre a aproximação e o entendimento entre as pessoas, povos e civilizações, principalmente neste momento onde o diálogo é tão necessário, e mais uma vez afirmamos que estas são as bases reais ensinadas e estimuladas pelo Islam no nosso relacionamento com todas os órgãos, nações e suas crenças.

Sem mais,

Centro Islâmico no Brasil

«
»