Suas palavras a Harun Ar-Rashid2

O Imam Al-Kadhem (A.S.) visitou Harun Ar Rashid que tinha a intenção de prendê-lo por falsas acusações propagadas sobre o Imam. Ar Rashid entregou-lhe uma lista contendo muitas afirmações atribuídas ao Xiismo. Depois de ler o conteúdo daquela lista, o Imam (A.S.) falou:

Ó Emir dos Crentes, somos a gente da Casa que tem enfrentado mentiras. Nosso Senhor é perdoador e cobre muitas coisas. Ele não aceita revelar os segredos de Seus servos antes do Dia em que acertará contas com eles. “Dia em que de nada valerão bens ou filhos, salvo para quem comparecer ante Allah com um coração sincero”. (Alcorão, C.26 – V.88 e 89) Meu pai me informou que seu pai informou a ele que Ali disse que o Profeta (S.A.A.S.) disse: “Quando dois indivíduos de uma mesma família se tocam, o laço consanguíneo é estimulado e eles se tranquilizam”. Então, Emir dos crentes podes fazer com que o nosso laço consanguíneo seja estimulado apertando minha mão”.

Assim que ouviu essas palavras, Ar Rashid saltou de onde estava sentado e estendeu sua mão ao Imam. Então, ele pegou sua mão direita, o abraçou e pediu a ele que se sentasse à sua direita. Em seguida, falou: “Eu declaro que és honesto, teu pai foi honesto, teu avô foi honesto e o mensageiro de Allah (S.A.A.S.) foi honesto. Quando me visitaste pela primeira vez, eu estava cheio de rancor e irritado contigo em virtude do que tinham me falado sobre ti. Contudo, quando proferiste tuas palavras e me apertaste a mão, fiquei aliviado e minha ira se transformou em satisfação”.

Depois de algum tempo, Ar Rashid disse ao Imam (A.S.): “Eu gostaria de perguntar sobre a razão pela qual Ali (A.S.) precedeu Al Abbas na questão da herança do Profeta (S.A.A.S.), quando Al Abbas3 era tio do Profeta, irmão de seu pai”.

O Imam (A.S.) pediu a Al Abbas que o desobrigasse de responder a essa pergunta. “Não!”, insistiu o califa, “Por Allah, não permitirei que deixes de responder essa pergunta. Deves respondê-la agora”. O Imam disse: “Sendo assim, se não me permite deixar de respondê-la, garantirás minha segurança?” “Sim”, disse Ar Rashid, “garantirei tua segurança”.

O Imam (A.S.) falou: “O Profeta (S.A.A.S.) não deixou herança para aqueles que não migraram para Medina quando eram capazes de fazê-lo. Al Abbas, teu pai, creu, porém, não migrou enquanto Ali creu e migrou. Allah diz: “Quanto aos fiéis que não migraram, não vos tocará protegê-los, até que o façam”. (Alcorão Sagrado, C.8 – V.72)

A face de Harun mudou de cor. Então, ele perguntou: “Por que não sois atribuídos a Ali, vosso pai, mas ao Mensageiro de Allah, vosso avô?” O Imam (A.S.) respondeu: “Allah atribui Jesus o Messias à Abraão (A.S.), o amigo de Allah, pela parte de sua mãe a Virgem Maria (A.S.), que nunca foi tocada por ser humano algum. O que está evidente nas palavras de Allah: “Agraciamo-lo com Isaac e Jacó, que iluminamos como havíamos iluminado anteriormente Noé e sua descendência, Davi e Salomão, Jó e José, Moisés e Harun (Aarão). Assim recompensamos os benfeitores. E Zacarias, Yahia (João Batista), Jesus e Elias, pois todos eles se contavam entre os virtuosos”. (Alcorão Sagrado, C.6 – V.84 e 85) Allah atribui Jesus a Abraão somente da parte de sua mãe. Da mesma maneira, Allah atribui Davi, Salomão, Jó, Moisés e Harun a Abraão tanto do lado de seus pais como de suas mães, de modo que Allah deu a Jesus uma característica exclusiva e uma elevada posição, igualmente exclusiva, à sua mãe. Eis o que Allah diz sobre Maria (A.S.): “(os anjos disseram) “Ó Maria, é certo que Allah te elegeu, te purificou e te preferiu a todas as mulheres da humanidade”. (Alcorão Sagrado, C.3 – V.42)

Allah deu uma distinção a Maria sobre todas as mulheres pelo Messias que nasceu sem a participação de um pai. De modo idêntico, nosso Senhor escolheu Fátima (A.S.), purificou-a e deu distinção a ela sobre todas as mulheres por meio de Al Hassan e Al Hussein (A.S.), os senhores dos jovens do Paraíso”.

Harun ficou confuso com o que ouviu. Assim, ele perguntou ao Imam:

Tu afirmas que possa ocorrer um nascimento ilegítimo, por parte das mulheres ou dos pais, a um homem que não estabeleça o khums?” O Imam (A.S.) disse: “Nenhum governante, nem Taim (Abu Bakr), Edi (Omar) ou os omíadas, jamais levantou tal questão, somente tu o fizeste. Assim, nenhum dos meus pais falou sobre isso. Então, não me faças divulgar isso”. Harun o ameaçou: “Cancelarei minha promessa de segurança a ti se souber que tornaste pública a questão”. “Estou de acordo”, disse o Imam (A.S.).

Harun perguntou: “O número de malfeitores está aumentando no Islam. Os malfeitores que são trazidos a nós são atribuídos a ti como seus seguidores. Para vós, a família do Profeta, o que é um malfeitor?” O Imam (A.S.) respondeu: “Os malfeitores são todos aqueles que renegam a Allah e a Seu mensageiro. São os que se opõem a Allah e a Seu mensageiro. Allah diz: “Não encontrarás povo algum que creia em Allah e no Dia do Juízo Final que tenha relações com aqueles que contrariam a Allah e a Seu Mensageiro, ainda que sejam seus pais ou seus filhos, seus irmãos ou parentes. Para aqueles, Allah lhes firmou a fé nos corações e os auxiliou com o Seu Espírito… (Alcorão Sagrado, C.58 – V.22) Os malfeitores também são os que abandonaram a fé, o monoteísmo, e se tornaram descrentes”.

Harun perguntou ao Imam sobre o primeiro dos que abandonaram a fé e se tornaram descrentes. O Imam (A.S.) respondeu: “O primeiro que abandonou a fé e se tornou descrente nos céus foi Iblis, o maldito. Ele se tornou arrogante e orgulhoso diante de Adão (A.S.), o escolhido que recebeu a confiança de Allah. O maldito disse, como foi mencionado no Alcorão Sagrado: “Sou superior a ele (Adão); a mim criaste do fogo e a ele, do barro”. (Alcorão Sagrado, C.7 – V.12) Assim, renegou as ordens de Allah e se tornou descrente. Sua descendência herdou a descrença dele”.

Harun ficou surpreso e quis saber se Iblis possuía descendência. O Imam (A.S.) disse: “Iblis possui descendência. Allah diz: “Quando dissemos aos anjos: Prostrai-vos ante Adão! Prostraram-se todos, menos Iblis, que era um dos gênios, e que se rebelou contra a ordem de seu Senhor. Acaso obedecereis a ele e à sua descendência, em vez de Mim, apesar de serem vossos inimigos? Que péssima troca a dos iníquos! Não os tomeis por testemunhas na criação dos céus e da terra, nem na sua própria criação, porque nunca tomei por assistentes os sedutores”. (Alcorão Sagrado, C.18 – V.50 e 51) Eles desviaram a descendência de Adão mediante suas ilusões e mentiras. Ao mesmo tempo, a firmam que não há outro deus senão Allah. Allah os descreve: “E se lhes perguntares quem criou os céus e a terra, dirão: Allah. Dize: Louvado seja Allah! Porém, a maioria dos humanos o ignora”. (Alcorão Sagrado, C.31 – V.25) O que quer dizer que eles declaram apenas com a língua pois declaravam isso como um dos seus costumes. Aquele que não acredita, mesmo se declarar com a língua, será dubitável, invejoso e obstinado. Os árabes, portanto, costumavam dizer: Aquele que não tem conhecimento de alguma coisa, será contrário a ela, e aquele que não pode compreender alguma coisa a desrespeitará e desacreditará nela. Por que é ignorante, não é instruído”.

Então, Harun Ar Rashid pediu: “Pelo direito de vossos antepassados eu te peço, apresenta-nos breves e abrangentes sentenças a respeito do que discutimos”. O Imam aquiesceu. Um tinteiro e folhas de papel foram trazidos. O Imam (A.S.) escreveu: “Em Nome de Allah o Clemente o Misericordioso. Primeiramente, há o que é unânime; o consenso da comunidade islâmica nas questões necessárias que é preciso enfrentar. Em segundo lugar, há as narrativas aceitas de modo geral. Todos os assuntos duvidosos são apresentados com tais narrativas, e todo resultado é deduzido delas, pois são consensuais para a comunidade. Em terceiro lugar, há aquilo que é passível de dúvida e negação. Esse item deve ser tratado mediante a apresentação de evidência proveniente do Livro de Allah, contanto sua interpretação seja unânime, ou, de uma evidência proveniente da tradição do Profeta, contanto que seja unanimemente aceita. Em quarto lugar, há a lei que os sensatos concordam com sua justiça e que nem os sábios tampouco as pessoas comuns podem suspeitar ou negar. Essas duas coisas, se referem à questão do monoteísmo e de tudo o que se encontra abaixo e à questão da retaliação de um arranhão e de tudo o que se encontra acima dela. O item anterior implica questões para as quais os assuntos religiosos são apresentados. Deveis escolher somente o que for claramente comprovado e deveis afastar-vos do que for suspeito ou obscuro. Qualquer uma dessas três coisas, o Livro de Allah, a tradição do Profeta e a lógica jurídica, é a autoridade final a respeito da qual Allah diz: “Só a Allah pertence o argumento eloquente. Se ele quisesse, ter-vos-ia iluminado a todos”. (Alcorão Sagrado, C.6 – V.149) A autoridade final é entendida por ambos, pelo ignorante mediante sua ignorância e pelo instruído mediante seu conhecimento. A razão disso é que Allah é justo e nunca tratará alguém injustamente. Ele proporciona às Suas criaturas argumentos compreensíveis e as conclama a conhecer, a não ignorar nem negar”.

Ao fim, Harun Ar Rashid ofereceu presentes ao Imam (A.S.).


2 Harun al Rashid foi o quinto califa abássida (763-809). Escolhemos as principais sentenças desta longa narrativa.

3 Al Abbas era tio do Profeta (S.A.A.S.) e antepassado direto de Ar Rashid.

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