O que é lícito

É lícito às pessoas comer quatro tipos de alimento que a terra produz: o primeiro é o dos grãos, o trigo, a cevada, o arroz, grão-de-bico, e todos os demais gêneros de gergelim e legumes semelhantes, todos esses são licitamente comestíveis já que compõem a alimentação das pessoas e fortalecem o corpo. Exceto nos casos de emergência, é ilícito consumir tudo o que prejudica o corpo humano. O segundo tipo é composto de todos os frutos que formam a alimentação humana e fortalecem o corpo. Todos os gêneros de frutos são lícitos para o consumo. Só são proibidos os frutos que causem algum mal. O terceiro tipo é formado de todos os gêneros de verduras e plantas que beneficiam o ser humano e que formam sua alimentação. Todos são lícitos para o consumo. Os vegetais que prejudicam o corpo, tais como os legumes e plantas venenosas, são ilícitos para o consumo.

A carne lícita para o consumo é a carne dos bovinos, dos caprinos, dos camelídeos e das demais bestas, com exceção das que possuem presas ou garras. Quanto aos pássaros, a carne de todo pássaro que possui moela é lícita para o consumo. Por conseguinte, a carne de qualquer pássaro que não possui moela, é ilícita. Não há nenhum mal em consumir os diferentes tipos de gafanhoto.

Todo ovo cujas extremidades são irregulares (desiguais) é lícito para o consumo, enquanto que todo ovo cujas extremidades são iguais é ilícito consumi-lo.

Quanto aos pescados, é lícito comer da carne de todo peixe que possuir escamas enquanto que é ilícito consumir a carne de todo peixe que não possuir escamas.

Quanto às bebidas, é lícito consumir qualquer bebida que, se consumida em grande quantidade, não afetará a mente. Assim, é ilícito consumir mesmo uma quantidade mínima de uma bebida que, se consumida em grande quantidade, afetará a mente.

Quanto às vestimentas, é lícito vestir e usar durante o cumprimento das preces qualquer roupa que seja feita de vegetais. Também é lícito vestir roupas feitas de pele, lã ou pelos dos animais que são lícitos para o consumo e que tenham sido Sacrificados corretamente. É admissível vestir ou cumprir as preces usando vestimentas que sejam feitas de lã, pelo ou penas de animais abatidos corretamente. É ilícito cumprir as preces ou se prostrar durante as preces sobre qualquer coisa que seja comestível, ou que seja uma bebida ou vestimenta. Somente é lícito se prostrar durante as preces sobre vegetais não-comestíveis antes que sejam processados na ação. Exceto nos casos de necessidade, é ilícito se prostrar sobre vegetais transformados no processo de ação.

Quanto às formas legais de matrimônio, existem quatro: o matrimônio em que se herda (o matrimônio em caráter permanente), o matrimônio em que não se herda (o matrimônio temporário), o matrimônio cativo (em que se casa com uma serva), e o matrimônio cativo autorizado (em que se casa com uma serva com a permissão de seu senhor).

Quanto à propriedade legal, existem seis formas de posse legal, que são: a posse dos espólios de guerra, a posse por compra, a posse por herança, a posse por doação, a posse por empréstimo e a posse por aluguel (arrendamento).

São esses os gastos lícitos, recomendáveis ou obrigatórios.

- voltar -