O que segue foi transmitido do Imam Abu Ja’far Mohammad ibn Ali Al Baqer (A.S.)
Narrou-se que o Imam Al Baqer (A.S.) disse a Jabir:
Ó Jabir, conseguirás cinco coisas dos indivíduos de tua época: eles não saberão quando estiveres presente numa reunião, não sentirão a tua falta quando estiveres ausente, não buscarão te consultar quando testemunhares algo, não darão ouvidos a ti quando deres uma opinião e não consentirão que cases quando estiveres comprometido. Eu te aconselho a te firmar em cinco coisas: não oprimas a quem te oprimiu; não traia aquele que te trair; não te enfureças quando for desmentido; não te deixes car satisfeito quando for elogiado e não te sintas triste quando for reprovado. Pensa sobre a reprovação que for lançada sobre ti. Se for verdadeira, então será algo mais grave para ti ser reprovado por Allah do que reprovado pelas pessoas quando tiveres abandonado o que é direito. Se for incorreta, então será uma recompensa que terás obtido sem qualquer esforço. Fica sabendo que se todas as pessoas de tua região disserem que tu és ruim, tal coisa não deverá te abalar, e se todas disserem que és bom, isso não deverá te deixar contente nem fará de ti um de nossos seguidores. Para um dos nossos, deves medir a ti mesmo de acordo com o critério do Livro de Allah. Se tomares o caminho do Livro, afasta-te do que o Livro ordena que te afastes, almeja aquilo que o Livro estimula, e teme as coisas que o Livro alerta, então sejas firme e alegra-te. Nesse caso, tudo o que for dito contra ti não poderá te prejudicar.
Se te opores às instruções do Alcorão Sagrado, então do que poderás te orgulhar? O crente el deve se concentrar na luta contra seus desejos para vencer as paixões. Ora ele vence e se opõe às suas paixões, por Allah, ora suas paixões o vencem. Assim, segue seus caprichos, mas viverá novamente já que Allah lhe concederá uma nova vida e então, recordará que Allah perdoa suas faltas. Desde que busque o refúgio do arrependimento e do temor a Allah, será provido com a orientação e o conhecimento, tanto quanto tema a Allah. Assim é porque Allah diz: “Quanto aos tementes, quando alguma tentação satânica os acossa, recordam-se de Allah e ei-los iluminados”. (Alcorão Sagrado, C.7 – V.201)
Ó Jabir, considera o parco sustento de Alllah como muito, para que seja capaz de agradecer a Ele. Considera os teus muitos atos de obediência como sendo poucos para que te humilhes perante Allah e busque o Seu perdão. Refuta o mal presente com o conhecimento presente. Emprega o conhecimento presente para adquirir a sinceridade em tuas ações. Na sinceridade das ações, proteja a ti mesmo contra a grande inadvertência por meio da vigilância. Produz a tensão própria da vigilância com a sinceridade do temor. Fica precavido sobre o conteúdo da ornamentação com a presença da vida. Fica atento quanto às aventuras dos desejos consultando as indicações do intelecto. Interrompe o triunfo do desejo buscando a orientação do conhecimento. Conserva os atos bem intencionados até o Dia do Julgamento. Estimula a ti mesmo na direção da satisfação te protegendo da ganância. Refuta a ganância desmedida com a opção pela satisfação. Adquire a doçura da abstinência por meio do abandono da expectativa. Anula as razões da avareza com a calma da ausência de expectativas. Bloqueia o caminho da arrogância com o autoconhecimento. Aperfeiçoa o conforto interior pela correta delegação dos assuntos a Allah. Busca o relaxamento emocional livrando-te da preocupação. Consegue tal libertação cometendo poucos erros. Consegue um coração afetuoso por meio da constância no dhikr (recordação de Allah). Alcança a iluminação do coração pela contínua tristeza em razão dos pecados. Proteja a ti mesmo do Satã pelo sincero temor a Allah. Fica atento com a falsa expectativa, porque é uma armadilha que te lança no medo. Adorna a ti mesmo, por Allah, mantendo a sinceridade nas ações.
Aproxima-te de Allah pedindo que não demore o encontro com Ele. Toma cuidado com a negligência, pois é um oceano no qual o desventurado se afogará. Toma cuidado com a inadvertência, pois é a fonte da dureza de coração. Toma cuidado com a indolência no trato dos assuntos que não podem ser justificados, pois é o caminho dos que lamentam. Lembra os pecados passados com pesar e a abundância de pedidos de perdão. Encontra a misericórdia e o perdão de Allah pelo bom exame diante Dele. Busca o auxílio das súplicas sinceras e dos pedidos feitos em particular na escuridão da noite para que alcances o bom exame com Allah. Alcança o grau elevado de gratidão considerando o pouco sustento como sendo muito e os muitos atos de obediência a Allah como sendo poucos. Atrai o aumento das graças pelo grau mais elevado de gratidão. Implora o grau mais elevado e gratidão temendo a diminuição das graças. Busca a permanência do respeito eliminando os sentimentos de avareza. Refuta a humilhação da ganância pela honra de não alimentar expectativas. Consegue a honra desse estado de não ter expectativas pela força do intelecto. Adquire a provisão necessária deste mundo pela desconsideração da esperança. Toma a iniciativa de agarrar as oportunidades quando surgirem. Nenhuma oportunidade se compara ao tempo livre e a boa saúde. Toma o cuidado de não confiar nos desonestos. O mal é um hábito como o hábito de comer.
Saiba que nenhum conhecimento é igual à busca por segurança, nenhuma segurança se compara à segurança do coração, nenhuma inteligência se iguala à oposição aos desejos, nenhum temor se compara ao medo daquele que se afasta do pecado, nenhuma esperança se compara à esperança do apoiador, nenhuma pobreza se iguala à pobreza do coração, nenhuma riqueza é como a auto suficiência, nenhuma força se compara a superação dos desejos, nenhuma iluminação é como a iluminação da convicção, nenhuma convicção é como a atitude de desprezar os prazeres mundanos, nenhum conhecimento é como o autoconhecimento, nenhuma graça se compara à saúde, nenhuma saúde se compara ao apoio para a prosperidade, nenhuma honra é igual à força de vontade, nenhuma abstinência é como o abandono da expectativa, nenhuma diligência se compara à competição para o alcance das posições mais elevadas, nenhuma justiça é como a equidade, nenhuma agressão é como o prejuízo, nenhum prejuízo se compara à aquiescência aos caprichos, nenhuma obediência se compara ao cumprimento dos rituais obrigatórios, nenhum medo é como a angústia, nenhum infortúnio se compara à falta de inteligência, nenhuma falta de inteligência é como a pequenez da convicção, nenhuma pequenez da convicção é igual à perda do medo, nenhuma perda do medo é como a diminuta angústia em razão da perda do medo, nenhum infortúnio se compara à desconsideração do pecado e a satisfação pessoal com as condições presentes, nenhuma virtude se compara ao jihad, nenhum jihad se compara à luta contra os desejos, nenhum poder é igual ao poder de parar a ira, nenhuma desobediência se compara ao apego à sobrevivência, e nenhuma humilhação é igual à humilhação da ambição.
Toma cuidado com a negligência das oportunidades oferecidas, pois se trata do campo onde se encontram os derrotados.
1 Foi um dos companheiros do Imam (A.S.) que o serviu por vários anos até o seu falecimento em 128 Hejrita.