Observação: A descrição das espadas foi excluída por não ter relevância nos dias atuais.

Admoestação

Um dia, o Imam Al Baqer (A.S.) estava ensinando e admoestando um grupo de seus seguidores, que o rodeava. Se encontravam distraídos, o que o irritou. Portanto, ele abaixou a cabeça e em seguida a levantou e disse:

Se uma pequena parte de minhas palavras tivesse caído no coração de algum de vós, ele certamente teria morrido. Sois somente fantasmas sem espírito e pavios sem lume. Por que não tirais ouro das pedras? Por que não tomais um pouco de luz da mais brilhante lâmpada? Por que não retirais do mar a preciosa pérola? Adotai a boa palavra daquele que a profere mesmo se ele não a aplicar para si mesmo. Allah diz: “Que escutam as palavras e seguem o melhor delas, são aqueles a quem Allah encaminha…” (Alcorão Sagrado, C.39 – V.18) Ai de vós, enganadores. Por que não agradecem a Aquele que vos oferece o que é permanente enquanto dais a Ele o que é passageiro? Um dirham desaparecerá, quando será recompensado de dez à setecentas vezes pelo Generoso, o Beneficente. Allah vos remunera quando é ele quem vos alimenta, fornece água, veste, cura, protege e guarda contra aquele que vos persegue. Além disso, Ele vos ampara dia e noite, vos atende nos infortúnios e pretende vos orientar por meio de testes. Ao que parece, esquecestes das noites de dor e medo. Suplicastes a Ele e Ele vos atendeu. O que vos obriga a demonstrar gratidão a Ele por Suas graças. E no entanto, esqueceis Dele, quando é o único que é merecedor de recordação, e violais Suas leis. Ai de vós, sois somente um bando entre os bandos de ladrões de pecados. Apressai-vos a cometer qualquer ato passional ou pecado que surgir diante de vós. Devido a vossa ignorância, cometeis os pecados como se não fosseis vistos por Allah ou como se Allah não estivesse vos observando. Ó vós que buscais o Paraíso, vosso sono é muito longo, vossa montaria é muito lenta e vossa determinação é muito débil.

Que tipo de aspirantes ao Paraíso sois! Ó vós, os que tentam se afastar do Inferno, vossa montaria está vos levando rapidamente na direção do Inferno e estais conseguindo o que vos lançará nele ainda mais rápido. Olhai para os túmulos. Suas estruturas estão próximas uma da outra, enquanto seus habitantes estão muito distantes um do outro. Eles construíram e então se destruíram, ficaram tranquilos e em seguida sentiram-se solitários, pousaram algum tempo e em seguida foram incomodados e moraram, e então partiram. Já ouvistes falar de vizinhos, quase isolados, construtores destruídos, hóspedes incomodados ou habitantes que partiram como os que agora se encontram nos túmulos? Sois os filhos dos três dias; do nascimento, do dia em que forem levados para o túmulo e do dia em que sereis trazidos novamente a vida para o encontro com o vosso Senhor. O qual será um dia terrível.

Ó vós donos de volumes admiráveis e de camelos abaixados perto das fontes! Por que não percebeis que vossos corpos são construtores enquanto seus corações são destruidores? Por Allah, eu juro, se vossa visão pousasse naquilo que inquestionavelmente encontrareis, diríeis: “Quisesse Allah fossemos devol- vidos à terra. Então, não desmentiríamos os versículos de nosso Senhor e nos contaríamos entre os fiéis!” (Alcorão Sagrado, C.6 – V.27). Allah, o Majestoso, diz: “Porém, se revelará a eles tudo o que anteriormente tinham ocultado. No entanto, ainda que fossem devolvidos à vida terrena certamente reincidiriam em lançar mão de tudo o que lhes foi vedado, porque são mentirosos”. (Alcorão Sagrado, C.6 – V.28)

- voltar -