Sua admoestação à Mohammad bin Muslim Az Zuhri3

Que Allah proteja a ti e a nós das questões que subvertem a religião e que te guarde do Fogo do Inferno com Sua misericórdia. Tens ocupado uma posição pela qual és merecedor de que qualquer um que te conheças demonstre compaixão por ti.

Foste sobrecarregado com as graças de Allah Que te concedeu boa saúde física e vida longa. Ele, portanto, constituiu Seus argumentos contra ti a quem encarregou com a responsabilidade sobre Seu Livro, o fez compreender Sua religião, apresentou a ti as tradições de Seu Profeta, Mohammad (S.A.A.S.). Também impôs a ti a responsabilidade de todo favor que tem conferido e de todo argumento que ele instituiu contra ti. Ele testou tua gratidão em todo assunto que preparou a ti e toda graça com a qual demonstrou Seu favorecimento a tua pessoa. Ele diz: “…se Me agradecerdes, multiplicar-vos-ei; e se fordes ingratos, sem dúvida que o Meu castigo será duríssimo”. (Alcorão Sagrado, C.14 – V.7).

Avaliai sobre qual partido serás reunido quando fores intimado a comparecer diante de Allah. Que te inquirirá sobre Suas graças; como agiste em relação a eles, e sobre Seus argumentos, como trataste com eles. Nunca penses que Allah aceitará desculpas tolas ou que ele se satisfará com a tua negligência. Muito longe disso! Muito longe disso! definitivamente não será desse modo. Allah ordenou aos eruditos demonstrarem o rumo às pessoas e não esconder nada dele. Fica sabendo que a mínima omissão do conhecimento e o mais leve fardo é acolher a desavença de um injusto ou preparar o caminho da sedução a ele atendendo seu capricho quando buscar sua proximidade e ajuda. Temo muito que venhas a reconhecer teus pecados com os traidores amanhã quando serás inquirido sobre tudo o que ganhaste com a tua ajuda aos injustos na opressão. Uma vez que tomaste de um benefício que não te pertencia, estás próximo daquele que não restitui o que é direito de outrem. Não rejeitaste um malfeitor quando ele se aproximou de ti, antes, atendeste àquele que é um antagonista de Allah.

Quando os injustos te convidaram, zeram de ti o eixo da moenda de suas ações malignas, a ponte sobre a qual atravessam seus infortúnios e os degraus da escada de seu extravio. Foste o propagador da tentação deles quando adotaram tal procedimento. Eles te usaram como instrumento por meio do qual levantaram dúvidas sobre os eruditos e atraíram os corações dos ignorantes. O melhor indivíduo no governo deles ou o mais forte não poderia ser bem-sucedido com o que alcançaste demonstrando seus assuntos corruptos como se fossem honestos e atraindo a atenção tanto dos homens de destaque como do povo comum. Se comparares o que tens feito para eles com o que deram a ti, descobrirá que isso foi muito pouco. Da mesma maneira, eles construíram para ti algo muito trivial enquanto arruinavam o que era grandioso que estava em tua posse. Olha para ti mesmo, pois ninguém olhará senão tu, e sustenta um julgamento sobre tua pessoa como se fosses o juiz. Examina tua gratidão a Aquele que te proveu com Suas graças quando eras pequeno e quando te tornaste maduro. Temo que serás um daqueles sobre quem Allah diz em Seu Livro: “Sucedeu-lhes uma geração que herdou o Livro, a qual escolheu as futilidades deste mundo, dizendo: Isto nos será perdoado…” (Alcorão Sagrado, C.7 – V.169).

Não estás a viver numa morada permanente; estás numa casa temporária que em breve terás que abandonar. Como um homem ca depois da partida de seus pares? Abençoado sejam aqueles que não confiam neste mundo. Quão miseráveis aqueles que morrem e deixam seus pecados em seu rastro! Tem cuidado; foste informado. Toma a iniciativa; a ti foi dado um tempo. Estás tratando com Aquele que nunca ignora. Aquele que registra tuas ações e nunca descuida. Provê a ti mesmo; a longa jornada está se aproximando de ti. Corrige tua culpa; foste acometido de uma doença incurável. Não penses que desejo somente censurar, reprovar ou desonrar-te. Apenas desejo que Allah reavive as opiniões que esqueceste e que te devolva as questões religiosas que perdeste. Por isso é que recordo o que diz Allah: “E admoesta-os, porque a admoestação será proveitosa para os fiéis”. (Alcorão Sagrado, C.51 – V.55) Negligenciaste a referência aos seus anciões e aos amigos que se foram enquanto continuaste a segui-los como um carneiro sem chifre. Vê se eles sofreram o que sofreste ou se enfrentaram o que tu enfrentaste. Negligenciaram uma boa ação que zeste ou estavam inconscientes de alguma coisa que guardaste em tua memória? A única diferença entre ti e eles e que ocupaste uma posição distinta no conceito das pessoas que seguiam tuas opiniões e executavam tuas ordens. Consideravam lícito algo que tu considerasses lícito e consideravam ilícita qualquer coisa que tu considerasses ilícita. Não és su ciente preparado para isso. Na realidade, o abandono de seus sábios, o predomínio da ignorância sobre eles e sobre ti, o apego apaixonado à liderança, e a busca dos prazeres mundanos que eles, como tu, possuem, tais questões zeram com que eles te sobrepujassem por meio do desejo deles de possuir o que tens em tua posse. Não és capaz de perceber a ignorância e o engano em que vives, enquanto as pessoas caem no infortúnio e na sedição? Tens exposto essas pessoas aos infortúnios e tentado impedi-las de conseguir seu sustento em razão do que têm visto de ti. Por isso, anseiam alcançar o nível de conhecimento que tu alcançaste e o que obtiveste com isso. Portanto, mergulharam num oceano insondável e num incomensurável infortúnio. Allah concede a ti e a nós, Ele é Aquele cujo auxílio é procurado.

Então, abandona tudo em que estás ocupado para que possas alcançar os virtuosos que foram sepultados com seus farrapos quando seus ventres se encontravam colados em suas colunas, por seu ascetismo. Nenhuma cortina foi posta entre Allah e eles. Os prazeres mundanos não puderam encantá-los e não receberam nenhuma atenção de sua parte. Eles ansiavam por Allah, buscavam por Ele e então, com brevidade, conseguiram o que desejavam. Se este mundo te torna dessa maneira, quando estás envelhecendo, possuindo um conhecimento profundo e estando tão próximo da morte, como pode então um adolescente ser poupado dos prazeres mundanos, quando é ignorante, de intelecto fraco e insensato? Somos de Allah e para Ele retornaremos. Em quem depositaremos confiança? A quem devemos culpar? Devemos nos queixar de nossa tristeza e do que sofremos apenas a Allah. Encomendamos a Allah o nosso infortúnio em relação a ti. Examina tua gratidão a Aquele Que te proveu com Suas graças quando eras pequeno e quando amadureceste; atenta para a tua glorificação Daquele que te tornou belo entre as pessoas por intermédio de Sua religião; examina também a tua preservação da veste Daquele que te cobriu entre as pessoas com a Sua veste e examina ainda a tua proximidade ou distanciamento Dele Que te ordenou a aproximação e a modéstia diante Dele. Por que não desperta de teu sono e reforma a ti mesmo depois de teu tropeço? Devias ter dito: Por Allah, eu juro, não tenho praticado ato algum por Allah e nem estimulado os rituais de Sua religião tampouco tenho posto um ponto final em qualquer um dos costumes errados. Demonstra gratidão a Aquele que atendeu todas as necessidades em teu caminho? Eu temo que estejas entre aqueles sobre quem Allah, o Exaltado, disse: “(uma geração) que abandonou a oração e se entregou as concupiscências. Porém, logo terão o merecido castigo”. (Alcorão Sagrado, C.19 – V.59). Allah te ordenou preservar o Seu Livro e depositou Seu conhecimento em ti, e no entanto, tens desperdiçado as duas coisas. Agradecemos a Allah que nos protegeu daquilo com que Ele te afligiu. Salam.

3 Era um dos desviados da companhia do Imam Ali (A.S.) e seus filhos (A.S.). Seu pai e seu avô integraram o exercito dos incrédulos na batalha de Badr e ele sempre foi um súdito a família de Marwan e foi o professor dos filhos do Hisham ibn Abdel Malik.

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