Seu pronunciamento sobre a abstinência

O Imam Ali Assajad (A.S.) disse:

A peculiaridade dos abstinentes em relação aos prazeres mundanos e dos que almejam a vida futura é que abandonam qualquer companheiro, colega ou amigo que não siga a tendência deles. O que deseja a recompensa da vida futura é o que se abstém dos prazeres efêmeros do mundo, o que está pronto para a morte, o que se esforça sinceramente e adianta a precaução ao advento da morte, ao inevitável evento. Allah, o Majestoso, diz: “… quando a morte surpreender algum deles, dirá: “Ó Senhor meu, manda-me de volta para que eu possa praticar o bem que negligenciei…” (Alcorão Sagrado, C.23 – V.99 e 100). Considereis vossa estada neste mundo como a estada daquele que quer ser devolvido a ele e sente remorso pela negligência passada. Ó servos de Allah, sabei que aquele que pressente a emboscada abandona o travesseiro, não adormece e deixa a comida e a bebida. Assim são os que temem alguém que tem força neste mundo. Ai de ti, ó filho de Adão, como deves te comportar quando pressentires a emboscada dos pecados e da desobediência a Ele, e também os ataques da morte de dia ou de noite? Essa é, decerto, uma emboscada da qual não se escapa e que para qual não há rota de fuga ou proteção. Ó crentes, sigais o exemplo dos convictos e tementes em seu medo a respeito da emboscada de Allah, pois Ele diz: “Isso, para quem temer o comparecimento diante de Mim e temer a advertência”. (Alcorão Sagrado, C.14 – V.14)

Estejais atentos aos prazeres, ao engano e aos males deste mundo e recordai o prejuízo que se origina da inclinação para ele, pois seu ornamento é um teste e a afeição a ele é um pecado. Ai de ti, ó filho de Adão! A intensidade da avidez, a natureza da inclinação ao mundo, a embriaguez da saciedade, o engano da autoridade, todas essas coisas provocam a preguiça e a indisposição para a ação, fazem o indivíduo esquecer a referência a Allah e o distraem da iminência da morte. Aqueles que são acometidos da afeição a este mundo são como os que enlouquecem de embriaguez. Os atentos a Allah, os tementes a Ele e os que se empenham sinceramente em buscá-Lo são os que se preparam e se acostumam a tolerar a privação, de modo que não anseiam por saciedade, do mesmo que os cavalos de corrida são treinados para as competições.

Ó servos de Allah, temei a Ele com o mesmo temor daqueles que desejam obter Suas recompensas e daqueles que buscam fugir de Sua punição. Allah, em verdade, tem tido su cientes justificativas, tem avisado, orientado e ameaçado de modo su ciente. Ainda assim, vós não tendes almejado a abundantes recompensa que Ele vos prometeu nem tendes se esforçado para isso, tampouco temeis o doloroso castigo com o qual Ele vos ameaçou, para interromper o erro. Em Seu Livro, Ele vos informou que, “Anotamos todos os vossos esforços”. (Alcorão Sagrado, C.21 – V.94) Ele, o Exaltado, em seguida citou exemplos para vós em Seu Livro e simplificou as evidências de maneira que pudésseis tomar precaução acerca dos prazeres transitórios deste mundo. Ele disse: “Vossos bens e vossos filhos constituem uma tentação para vós. Mas sabei que Allah vos reserva uma recompensa magnífica”. (Alcorão Sagrado, C.64 – V.15)

Temei a Allah tanto quanto possível, escutai e obedecei. Temei Allah e colhei lições dos exemplos que Allah cita. Tenho certeza que a maior parte de vós se cansou das consequências da desobediência antes que pudesse tomar precauções. Ademais, tais atos de desobediência ofenderam a religião da maioria antes que os detestásseis. Deveis ter ouvido Allah censurando e reprovando esses atos quando Ele disse: “Sabei que a vida terrena é somente jogo e diversão, veleidades, mútua vanglória e rivalidade, com respeito à multiplicação dos bens e dos filhos; é como a chuva que compraz os cultivadores, por vivi car a plantação; logo, completa o seu crescimento e verás amarelada e transformada em feno. Na outra vida haverá castigos severos, indulgência e complacência de Allah. Que é a vida terrena senão um prazer ilusório? Emulai-vos, pois, em obter a indulgência do vosso Senhor e o Paraíso. Cujas dimensões igualam as do céu e da terra, reservado para aqueles que creem em Allah e em Seus mensageiros, tal é a graça de Allah, que a concede a quem Lhe apraz, porque é Doador por excelência”. (Alcorão Sagrado, C.57 – V.20 e 21) “Ó fiéis, temei a Allah. E que cada alma considere o que tiver oferecido para o dia de amanhã; temei, pois, a Allah, porque Allah está bem inteirado de tudo o que fazeis. E não sejam como aqueles que se esqueceram de Allah, e por isso mesmo, Ele os fez esquecerem de si mesmos. Esses são os depravados”. (Alcorão Sagrado, C.59 – V.18 e 19)

Ó servos de Allah, temei a Allah, meditem sobre Ele e esforçai-vos para (realizar) o objetivo para o qual fostes criados. Allah não vos criou por divertimento e não vos deixará ao léu depois que Se apresentou a vós, enviou Seus mensageiros e revelou Seu Livro, no qual apresentou os assuntos lícitos e ilícitos além de expor Seus argumentos e exemplos. Temei a Allah, Quem testemunhou contra vós! Ele disse: “Não o dotamos de dois olhos, de uma língua e de dois lábios, e Lhe indicamos os dois caminhos?” (Alcorão Sagrado, C.90 – V.8 a 10). Este é o testemunho de Allah contra vós. Fazei, pois, o melhor no que se refere ao temor a Allah, uma vez que todo poder pertence a Ele e tudo há de ser encomendado a Ele. Que Allah abençoe Mohammad, o Profeta, e a sua família.

- voltar -