As narrativas seguintes foram transmitidas do Imam Ali ibn Al Hussein (A.S.), o senhor dos adoradores.

Seu conselho aos companheiros e seguidores em todas as sextas-feiras

Ó povo, temei a Allah e sabei que inevitavelmente retornareis a Ele. Será quando cada um de vós verá suas más e boas ações diante de seus olhos, desejará então que o mais longo período o separe de suas más ações. Allah vos adverte sobre Ele próprio. Ai de ti, filho de Adão. És negligente mas não és negligenciado. Tua morte é a coisa mais rápida a vir sobre ti. Se aproxima de ti com passos decididos. Almeja a ti e está prestes a atingir-te, assim, em breve completarás o teu tempo; o anjo da morte arrebatará a tua alma e estarás só no túmulo. Ali, tua alma será devolvida a ti e os dois anjos, Munkar e Nakir, entrarão em teu túmulo para te examinar e interrogar de maneira muito séria. Primeiramente, indagarão a ti sobre o senhor que adoraste, o profeta que te foi enviado, a religião que seguiste, o livro que recitaste e que tomaste por orientação, e o imam a quem lealmente aderiste. Ademais, indagarão sobre de que maneira findaste teu tempo no mundo, a fonte de teus recursos e em que gastaste tua riqueza. Sê cauteloso, observa a ti mesmo e prepara as respostas para o teste, o exame e o interrogatório.

Se fores el, consciente de tua religião, leal aos fiéis e seguidor dos escolhidos de Allah, Allah te auxiliará nas respostas para que forneças uma confirmação aceitável e te fará falar corretamente e dar as respostas certas aos anjos. Então, receberás a boa nova da futura obtenção do Paraíso, da aceitação de Allah e da recepção dos anjos com conforto e bem-aventurança. Se não fores el, não conseguirás articular as palavras, tua prova será rejeitada, serás incapaz de responder, o Inferno será aproximado de ti e os anjos te receberão com a angustiante morada de água fervente e calor do Fogo infernal.

Além disso, deves perceber, ó filho de Adão, que o que está por vir no Dia da Ressurreição será ainda mais terrível e angustiante. Naquele dia, todos os humanos serão reunidos e outros testemunharão. Allah, naquele lugar, reunirá as gerações antigas e as gerações que vieram depois. Naquele dia, a trombeta soará e os túmulos serão revolvidos. Eis o dia que se aproxima quando, em razão do sofrimento e da frustração, os corações quase chegarão às gargantas. Naquele dia, o que caiu não será erguido, os resgates não serão aceitos, os pedidos de desculpa não repararão o mal cometido, e o arrependimento não será admitido. Não haverá nada exceto a recompensa para as boas ações e a punição para as más. Todo crente que tiver feito uma boa ação, mesmo que seja do peso de um átomo, encontrará a recompensa por ela; e todo crente que tiver feito um mal, mesmo que seja do peso de um átomo, encontrará o castigo por isso.

Cuidado, pois, ó povo, com os pecados e atos de desobediência a Allah sobre os quais Ele vos alertou e admoestou no Livro Fiel e na retórica articulada. Não vos acheis seguros da retribuição e da destruição por parte de Allah quando Satã vos incita às paixões transitórias e aos prazeres mundanos. Allah diz: “Quanto aos tementes, quando alguma tentação satânica os acossa, recordam-se de Allah e ei-los iluminados”. (Alcorão Sagrado, C.7 – V.201) Tomai o temor a Allah como o lema de vossos corações e sempre recordai o que Allah vos prometeu quanto às recompensas e quanto ao que vos advertiu de um sofrimento doloroso quando retornares a Ele; Aquele que teme algo certamente toma precauções contra isso, e aquele que é precavido em relação a alguma coisa, se afastará dela. Não sejais como os inadvertidos que se inclinam para os prazeres efêmeros deste mundo e tramam planos malévolos. Allah o Exaltado diz: “Aqueles que urdiram maldades estão, acaso, seguros de que Allah não fará com que os trague a terra ou lhes surpreenda o castigo quando menos esperarem? Ou que os surpreenda, em seu caminho errante, uma vez que não podem impedí-Lo de fazer isso? Ou que os alcance com um processo de aniquilamento gradual?” (Alcorão Sagrado, C.16 – V.45 a 47)

Eu vos aviso para que não encontreis a mesma retribuição que Allah impôs aos injustos e mencionou no Livro. Não vos sintais isentos de sofrer parte da aflição com a qual Allah ameaçou os injustos em Seu Livro. Decerto que Allah fez com que os outros servissem de admoestadores a vós. O venturoso é aquele que extrai lições a partir dos outros. Allah, em Seu Livro, chamou vossa atenção para as punições que Ele impôs aos injustos que vos precederam. Ele diz: “Quantos povos de cidades exterminamos por sua iniquidade, e suplantamos por outros? Porém, quando se deram conta do Nosso castigo, eis que tentaram fugir dele precipitadamente. Não fujais! voltai ao que vos foi concedido e às vossas moradas, a fim de que sejais interrogados! Disseram: ai de nós, em verdade fomos iníquos”. (Alcorão Sagrado, C.21 – V.11 a 14) Vós, podeis afirmar que esses versículos se referem somente aos politeístas. Allah diz: “E instalaremos as balanças da justiça para o Dia da Ressurreição. Nenhuma alma será defraudada no mínimo que seja; que se for do peso de um grão de mostarda, tê-lo-emos em conta. Bastamos Nós para o cômputo”. (Alcorão Sagrado, C.21 – V.47) Sabei, ó servos de Allah, que as balanças justas não serão instaladas nem os registros serão abertos para os politeístas, pois eles serão levados para o Inferno em hordas. As balanças e os registros serão para os muçulmanos. Temei a Allah, ó servos, e sabei que Allah o Exaltado não gostava que qualquer um de seus escolhidos gozasse deste mundo. Além disso, Ele não atraiu a atenção deles para os prazeres mundanos, as diversões transitórias ou os passatempos fugazes. Na realidade, Allah criou este mundo como um campo de teste para as pessoas, de modo que Ele visse quais delas seriam as mais virtuosas na ação.

Por Allah, eu juro, exemplos vos foram citados e uma variedade de evidências foi apresentada para os atentos. Ó crentes, estejais entre os atentos! Todo poder pertence a Allah. Abstende-vos dos prazeres transitórios deste mundo, dos quais Allah ordenou a abstenção. Ele, o Fidedigno, diz: “A semelhança da vida terrena é a da água que enviamos do céu, a qual mistura-se com as plantas da terra, de que se alimentam os homens e o gado; e quando a terra se enfeita e se engalana, a ponto de seus habitantes crerem ser seus senhores, a açoita o Nosso desígnio, seja à noite ou de dia; deixando-a desolada como se, na véspera não houvesse sido verdejante, Assim elucidamos os versículos àqueles que refletem”. (Alcorão Sagrado, C.10 – V.24) Não sejais inclinados para este mundo, pois Allah disse a Mohammad (S.A.A.S.): “E não vos inclineis para os iníquos, porque o fogo se apoderará deles; e não tereis, fora de Allah, protetores, nem sereis socorridos”. (Alcorão Sagrado, C.11 – V.113)

Não adotais o exemplo daqueles que são inclinados para este mundo como se fosse sua morada ou pousada permanente. Este mundo é uma pousada efêmera, uma casa transitória e uma estância destinada ao esforço. Equipai-vos com boas ações antes da dispersão dos dias deste mundo e antes que Allah permita a destruição dele. Como Ele o criou e o originou, Ele é capaz de destruí-lo. Ele é seu custódio e pode dá-lo como herança a quem desejar. Allah provê a vós e a nós com o auxílio no sentido do temor e do ascetismo, torna a vós e a nós abstinentes a respeito dos prazeres passageiros do mundo e desejosos da recompensa da vida futura. Somos somente para Ele, e por meio Dele somos capazes disso. A misericórdia, a paz e as bênçãos de Allah estejam convosco.

- voltar -