Palavras de admoestação, ascetismo e sabedoria

Allah proteja a vós e a nós contra as tramas dos opressores, a tirania dos invejosos e a violência dos déspotas. Ó crentes, não sejais desviados pelos governantes tiranos ou por seus seguidores que desejam somente os prazeres deste mundo; que se inclinam para ele, iludidos por seus atrativos, que se aproximam dele e de sua destruição e esmagamento, o qual, certamente terá fim e será arruinado em breve. Alertai-vos sobre tudo aquilo que Allah vos advertiu. Abstende-vos de tudo o que Allah ordenou a abstenção. Não imiteis a inclinação daqueles que consideraram este mundo uma morada permanente. Tudo o que está neste mundo evidencia a inferioridade dele. Sua ornamentação, a mutabilidade dos costumes, a variabilidade das condições, das lições e da diversão das pessoas, tudo isso prova a inferioridade deste mundo. O mundo exalta os de caráter vil e rebaixa os nobres.

O mundo fará algumas pessoas entrarem no Inferno. Essa é uma lição proveitosa, uma prova e um aviso aos atentos. As condições cotidianas, incluindo as tristes questões da rebeldia contra a verdade, as heresias, os consecutivos governantes da injustiça, os infortúnios, o medo dos governantes, a tentação satânica – tudo isso abala as intenções puras do coração, constitui obstáculo à orientação correta existente e ao reconhecimento do que é justo, exceto para aqueles cujo coração é protegido por Allah, o Majestoso. Em verdade, ninguém senão os que são protegidos por Allah, podem perceber a mutabilidade e a instabilidade das condições do mundo, como também os resultados de sua maligna tendência à rebelião. Esses, a quem Allah protege, são os que adotam a verdadeira senda reta e a seguem sem hesitação. Em seguida, buscam o auxílio da abstinência completa e meditam sobre as coisas tirando lições a partir do exemplo dos outros. Assim, se abstêm dos prazeres efêmeros do mundo, abandonam a luxúria, almejam a graça da vida futura, se esforçam arduamente para obtê-la, estão atentos acerca da morte e recusam a vida ao lado dos opressores. Portanto, olham para este mundo com uma visão ampla e profunda percepção; compreendem os eventos da rebelião contra a verdade, o desvio herético e a injustiça dos governantes.

Por minha vida, recebestes provas su cientes, mediante os infortúnios que caíram sobre os povos antepassados, sobre a necessidade de evitar o extravio, os hereges, a tirania e a perdição pela prática dos pecados nesta terra. Buscai o socorro de Allah e retornai a obediência a Ele, e aqueles que O obedecem devem ter precedência àqueles que atualmente são seguidos e obedecidos. Sede muito cautelosos antes da lamentação e da tristeza quando fordes conduzidos e apresentados ante Allah. Por Allah, eu juro, qualquer pessoa que preferir os prazeres mundanos à vida futura sofrerá um fim penoso e um mau destino. O reconhecimento de Allah e a obediência a Ele estão interligados. Aquele que reconhece Allah e aquele O teme sentirão um forte ímpeto para obedecê-Lo. “Os sábios e aqueles que os seguem só a Ele temem, porque sabem que Allah é Poderoso, Indulgentíssimo”. (Alcorão Sagrado, C.35 – V.28)

Não recebereis nada dos prazeres mundanos por meio da desobediência a Allah. Gastai vosso tempo na prática dos atos de obediência a Allah, agarrai as oportunidades deste mundo, e esforçai-vos nas coisas pelas quais sereis poupados do castigo de Allah. Desse modo, diminuireis vossos pecados, vossas desculpas se tornarão mais aceitáveis e aumentarão as oportunidades de salvação. Adiantai-vos no cumprimento das instruções de Allah e dos atos de obediência a Ele, bem como da obediência para com aqueles a quem esta seja compulsória a vós nos demais assuntos. Não vos adianteis à obediência aos governantes tiranos e aos prazeres mundanos em detrimento da observância das instruções de Allah e da obediência a Ele e àqueles cuja obediência é compulsória para vós. Sabei que vós, e nós também, somos todos servos de Allah, que prevalece sobre nós e será o Único Juiz amanhã quando Ele nos submeterá à interrogatório. Preparai-vos para esse interrogatório antes que chegue a Hora e antes que sejais apresentados diante do Senhor dos mundos. Naquele dia, ninguém falará sem que Ele o permita.

Deveis saber também que Allah não acreditará nos mentirosos, desmentirá os fiéis, recusará a apresentação de desculpas seja aceitável ou não. Pertencerá a Allah o argumento integral contra as criaturas por meio de Seus mensageiros e seus sucessores. Temei a Allah e continuai vos reformando, praticando os atos de obediência a Ele e aos Seus representantes. Se alguém sentir-se triste por sua negligência passada ou omissão dos direitos e obrigações a Allah, que busque o Seu perdão e se arrependa diante Dele, pois Allah aceita o arrependimento, perdoa os pecados e conhece bem tudo o que fazeis. Não vos associeis com os desobedientes, não presteis apoio aos opressores nem solidariedade aos corruptos. Acautelai-vos dos assuntos sediciosos de tais indivíduos e afastai-vos de seus campos de ação. Sabei que aqueles que se opõem aos escolhidos de Allah, que adotam uma crença diferente da religião de Allah, preferindo suas próprias opiniões às opiniões dos escolhidos de Allah, os Imames, serão supliciados no Fogo ardente do Inferno que consumirá seus corpos, dos quais as almas se ausentaram; aqueles cuja dureza de coração os dominou, portanto, são como mortos que não sentem o calor do Inferno. Tirai lições, ó povo de percepção, e agradecei a Allah por Sua orientação. Sabei que não sois capazes de vos afastar do controle do Poder de Allah recorrendo a qualquer outra coisa. Allah vigiará vossas ações e vos reunirá perante Ele. Beneficiai-vos com as lições e imitai a ética dos virtuosos.

- voltar -